Esportes, lazer e turismo

Paralimpíadas de Tóquio 2021: tudo o que você precisa saber para entrar no clima dos jogos

Você sabia que os Jogos Paralímpicos são o segundo maior evento do mundo? O acontecimento, que é pura emoção, vai muito além da competição. E nós, da Freedom, já estamos ansiosos para torcer pelos atletas brasileiros.

Pensando nisso, resolvemos falar tudo sobre o assunto do momento. As Paralimpíadas, além de gerar visibilidade ao tema, são muito importantes para mostrar e incentivar as pessoas com deficiência.

O evento, marcado para 2020, mas adiado para 2021 devido à pandemia do coranavírus, começa em agosto, 24, e se estende até o dia 5 de setembro. Neste ano, 253 atletas vão representar o Brasil em 20 modalidades paralímpicas.

Sendo assim, saiba tudo sobre as Paralimpíadas de Tóquio: desde modalidades até curiosidades para entrar no clima dos jogos e torcer muito pelos nossos atletas!

Sobre os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021

Os Jogos Paralímpicos fazem parte de um evento multiesportivo que nesta edição serão realizados em Tóquio, no Japão. A eleição da cidade-sede ocorreu em setembro de 2013 na 125ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, em Buenos Aires, capital da Argentina.

Anteriormente marcado para 2020, o evento foi adiado para 2021 devido aos efeitos da pandemia de Covid-19. Esta será a primeira vez na história que um evento olímpico é adiado e que ocorre em um ano ímpar, fora do ciclo olímpico.

Sendo assim, a Paralimpíadas começa no dia 24 de agosto e vão até o dia 5 de setembro. Nesse período, cerca de 253 atletas – incluindo atletas sem deficiência, como guias, calheiros (bocha), goleiros (futebol de 5, para deficientes visuais) e timoneiro (remo) – vão competir em 20 das 22 modalidades que compõem o programa paralímpico. Assim, o Brasil mira o Top 10 no quadro de medalhas.

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, estimou que o Brasil deve conquistar entre 60 e 75 medalhas em Tóquio, voltando a afirmar que a meta é ficar entre as 10 maiores potências do mundo.

Além disso, o CPB almeja alcançar a centésima medalha de ouro – faltam conquistar apenas treze para atingir a meta. Da mesma forma, a expectativa é superar as conquistas dos Jogos Rio 2016, quando foram 14 medalhas de ouro, 29 de prata e 29 de bronze.

Um pouco da história

A primeira Paralimpíada ocorreu em Roma, na Itália, em 1960. Foram cerca de 400 atletas de 23 países participando em oito modalidades. Entretanto, foi preciso 10 anos para que esse acontecimento pudesse se concretizar.

primeira paraolimpíada da historia
Primeira paraolimpíada da historia. Foto: International Paralympic Committee (IPC)

Nesse sentido, em 1948, Ludwig Guttman organizou um evento no Reino Unido com o objetivo de criar uma competição para os veteranos da Segunda Guerra Mundial que ficaram com lesões na coluna vertebral. Além da reabilitação, essa era uma forma de melhorar a autoestima dos competidores. Com isso, 10 anos depois, os jogos começaram a ser organizados como Olimpíadas, recebendo atletas de diversos países.

Assim, as primeiras modalidades presentes na competição passavam por arco e flecha, atletismo, dardos, sinuca, até natação, tênis de mesa, esgrima em cadeira de rodas e basquete em cadeira de rodas. Desde então o evento ocorre a cada quatro anos, assim como os Jogos Paralímpicos de Inverno, que tiveram sua primeira edição em 1976, com sede em Örnsköldsvik, na Suécia.

Em 2000, os Jogos Paralímpicos que ocorreram em Sydney, capital do estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, receberam mais de 3.840 atletas de mais de 120 países.

Diferentemente, em 2021, cerca de mais de 5 mil atletas dos cinco continentes participam dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, disputando entre as 22 modalidades presentes na competição.

Jogos Paralímpicos e a Covid-19

Devido ao avanço da pandemia de Covid-19, o Comitê Olímpico Internacional (COI), juntamente com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o governo japonês e o Comitê Paralímpico Internacional (IPC), adiaram o evento para 2021, levando em conta a proteção da saúde dos atletas e todos os envolvidos. Além disso, o papel da vacinação na realização do evento durante a pandemia foi o principal fator a ser considerado.

Sendo assim, o adiamento dos Jogos Olímpicos foi uma forma de melhorar ainda mais os cuidados de prevenção para evitar a propagação do coronavírus. Assim como, as novas datas proporcionaram às autoridades de Saúde Mundial e a organização dos jogos, mais tempo para realizar todas as mudanças necessárias geradas pela pandemia.

Da mesma forma, além dos cuidados com o evento esportivo em si, os organizadores precisaram rever demais cuidados como hospedagem e aspectos logísticos para atender todos os atletas, que se distribuem entre mais de 300 eventos realizados em mais de 40 locais.

Quais são os protocolos?

No caso de algum atleta testar positivo para o Covid-19, este será isolado e não poderá competir. Da mesma forma, o não comprimento dos protocolos de segurança poderá gerar a exclusão dos jogos e a deportação do Japão.

Além disso, pela primeira vez os jogos não terão torcedores estrangeiros para apreciar as competições. Apenas o público local poderá comparecer, cumprindo os protocolos de higiene que ficaram ainda mais rigorosos.

Os atletas precisam se vacinar?

Apesar de não ser necessário ter tomado a vacina para prestigiar os jogos, há uma série de restrições para evitar a disseminação do coronavírus, como o uso obrigatório de máscara e a proibição do contato físico, como abraços, além da venda e consumo de bebidas alcoólicas nos locais de competição – no site oficial dos Jogos, os organizadores disponibilizam uma relação diariamente atualizada de casos confirmados de Covid-19 entre os credenciados (atletas, membros de delegações e entidades esportivas, imprensa, funcionários, prestadores de serviços e voluntários).

Por fim, umas das principais alterações do evento está em relação ao pódio, já que não haverá a tradicional entrega das medalhas aos vencedores, que serão os próprios a pegar o prêmio.

Quais as modalidades das Paralimpíadas?

A delegação brasileira paralímpica irá competir em 20 das 22 modalidades que fazem parte do programa paraolímpico. O Brasil só não terá representantes nas modalidades do basquete em cadeira de rodas e no rugby em cadeira de rodas.

Saiba mais sobre o Basquete em Cadeira de Rodas.

No geral, as principais regras entre as competições se encontram no ciclismo, dividido em modalidades de pista e estrada; as provas coletivas de goalball, voleibol sentado e basquetebol em cadeiras de rodas seguem sendo disputados tanto por homens como mulheres; o rugby em cadeira de rodas continua uma modalidade mista; e o futebol de 5 será uma competição exclusivamente masculina.

Então, para entrar no clima do esporte, fizemos uma lista com todas as modalidades que fazem parte do programa paralímpico. Confira!

Atletismo – BadmintonBasquetebol em cadeira de rodas – Bocha – Canoagem – Ciclismo (estrada e pista) – Esgrima em cadeira de rodas – Futebol de 5 – Goalball – Hipismo – Judô – Levantamento de peso – Natação – Remo – Rugby em cadeira de rodas – Taekwondo – Tênis de mesa – Tênis em cadeira de rodas – Tiro – Tiro com arco – Triatlo – Voleibol sentado

Saiba detalhes sobre as principais modalidades das Paralimpíadas.

Quem pode participar dos Jogos Paralímpicos

Os Jogos Paralímpicos possuem vagas para diferentes deficiências, entre as principais, atletas que possuem cegueira, amputações, mobilidade reduzida, paralisia cerebral ou deficiência mental. A comissão organizadora do evento é formada por vários Comitês Paralímpicos Nacionais e mais quatro federações desportivas internacionais.

Nesta edição, os atletas brasileiros que vão disputar os jogos em Tóquio fazem parte da maior delegação paralímpica para uma edição fora do Brasil – 159 homens e 94 mulheres.

A modalidade com maior número de competidores segue sendo o atletismo, com 64 representantes e 18 atletas-guia. Em seguida, a natação com 35 atletas. Inclusive, os atletas convocados para as modalidades de natação e halterofilismo estão entre os oito melhores do ranking mundial.

Bolsa Atleta

Cerca de 95% dos atletas que vão participar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio recebem o Bolsa Atleta, um programa de auxílio financeiro, dividido em categorias de acordo com o nível de cada atleta, para que possam se dedicar à preparação dos jogos. Nesse sentido, são eleitos atletas de alto rendimento praticantes de esportes que compõem os programas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. 

Quem são os atletas paralímpicos

Agora que você já sabe quais as modalidades do programa paralímpico e quem pode participar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, confira os nomes daqueles que vão representar o Brasil na edição deste ano:

  • Futebol de 5

Atletas convocados: Cássio Reis, Damião, Gledson Barros, Jardiel Vieira, Jefinho, Luan Lacerda, Matheus Bumussa, Nonato, Ricardinho e Tiago Paraná.

  • Goalball (masculino)

Atletas convocados: Alex “Labrador”, Emerson da Silva, José Roberto Ferreira, Parazinho, Leomon Moreno e Romário Marques.

  • Goalball (feminino)

Atletas convocados: Ana Carolina Duarte, Ana Gabrielly Brito, Jéssica Vitorino, Katia Ferreira, Moniza de Lima e Victória Amorim.

  • Vôlei sentado (masculino)

Atletas convocados: Anderson Rodrigues, Daniel da Silva, Daniel Yoshizawa, Diogo Rebouças, Fabrício Pinto, Gilberto da Silva, Leandro Henrique, Leandro Santos, Renato Leite, Samuel Arantes, Wellington Platini e Wescley de Oliveira.

  • Vôlei sentado (feminino)

Atletas convocados: Adria Jesus, Ana Luísa Soares, Bruna Lima, Camila Leiria, Edwarda Oliveira, Gizele Costa Dias, Jani Freitas, Laiana Rodrigues, Luiza Fiorese, Nathalie Filomena, Nurya Almeida e Pamela Pereira.

  • Ciclismo

Atletas convocados: Ana Raquel Lins, André Grizante, Carlos Soares, Jady Malavazzi e Lauro Chaman.

  • Canoagem

Atletas convocados: Adriana Azevedo, Caio Ribeiro, Debora Benevides, Fernando Rufino, Giovane Vieira, Luis Carlos Cardoso e Mari Santilli.

  • Remo

Atletas convocados: Ana Paula Souza, Cláudia Santos, Diana Barcelos, Jairo Klug, Josiane Lima, Michel Pessanha, Renê Pereira e Valdeni Junior.

  • Parataekwondo

Atletas convocados: Débora Menezes, Nathan Torquato e Silvana Fernandes.

  • Hipismo

Atletas convocados: Rodolpho Riskalla e Sérgio Oliva.

  • Tiro esportivo

Atleta convocado: Alexandre Galgani.

  • Atletismo

Atletas convocados: Alan Fonteles, Alessandro Rodrigo, Alex Pires, Ana Cláudia Silva, Ariosvaldo Fernandes, Aser Ramos, Christian Gabriel, Cícero Nobre, Claudiney Batista, Daniel Martins, Daniel Mendes, Edenilson Floriani, Edilene Boaventura, Edneusa Santos, Edson Cavalcante, Elizabeth Gomes, Emanoel Victor, Fábio Bordignon, Fabrício Ferreira, Felipe Gomes, Fernanda Yara, Flavio Reitz, Francisco Jefferson, Gustavo de Oliveira, Izabela Campos, Jardênia Silva, Jeohsah dos Santos, Jerusa Geber, Jhulia dos Santos, João Victor Teixeira, Joeferson Marinho, Júlio Cesar Agripino, Julyana Silva, Kesley Teodoro, Ketyla Teodoro, Leylane Moura, Lorena Spoladore, Lucas LimaLucas Prado, Marco Aurélio Borges, Marivana Oliveira, Mateus Evangelista, Michel Gustavo, Paulo Guerra, Petrúcio Ferreira, Poliana Sousa, Raíssa Rocha Machado, Rayane Soares, Ricardo Mendonça, Rodrigo Parreira, Samira Brito, Silvania Costa, Táscitha Oliveira, Thalita Simplício, Thiago Paulino, Thomaz Ruan, Tuany Barbosa, Vanessa Cristina, Vinícius Rodrigues, Vitor de Jesus, Viviane Ferreira, Wallace Antônio, Washington Júnior e Yeltsin Jacques.

  • Natação

Atletas convocados: Ana Karolina Soares, Andrey Garbe, Beatriz Carneiro, Bruno Becker, Caio Amorim, Cecília Araújo, Daniel Dias, Débora Carneiro, Douglas Matera, Edênia Garcia, Eric Tobera, Esthefany Rodrigues, Felipe Caltran, Gabriel Bandeira, Gabriel Cristiano, Gabriel Geraldo, Gabriel Melone, Joana Neves, João Pedro Brutos, Laila Suzigan, Lucilene Sousa, Maiara Barreto, Maria Carolina Santiago, Mariana Gesteira, Matheus Rheine, Patrícia Pereira, Phelipe Rodrigues, Roberto Alcade, Ronystony Cordeiro, Ruan Souza, Ruiter Silva, Susana Schnanrdorf, Talisson Glock, Vanilton Filho e Wendell Belarmino.

  • Bocha

Atletas convocados: Andreza Vitória, Eliseu dos Santos, Ercileide da Silva, Evani Calado, Evelyn Oliveira, José Carlos Chagas, Maciel Santos, Marcelo dos Santos, Mateus Carvalho e Natali Faria

  • Tiro com arco

Atletas convocados: Andrey Muniz, Fabíola Dergovics, Helcio Perilo, Heriberto Roca e Jane Karla.

  • Tênis de mesa

Atletas convocados: Bruna Alexandre, Carlos Carbinatti, Cátia Oliveira, Danielle Rauen, David de Andrade, Israel Stroh, Jennyfer Parinos, Joyce Oliveira, Lethicia Lacerda, Luiz Manara, Marliane Santos, Millena França, Paulo Salmin e Welder Knaf.

  • Parabadminton

Atleta convocado: Vítor Tavares.

  • Triatlo

Atletas convocados: Carlos Viana, Jéssica Ferreira, Jorge Fonseca e Ronan Cordeiro.

  • Esgrima em cadeira de rodas

Atletas convocados: Carminha Oliveira, Giovani Guissone, Mônica Silva e Vanderson Chaves.

  • Judô

Atletas convocados: Alana Maldonado, Antônio Tenório, Arthur Silva, Harlley Pereira, Lúcia Teixeira, Meg Emmerich, Thiego Marques e Wilians Araújo.

  • Tênis em cadeira de rodas

Atletas convocados: Ana Caldeira, Daniel Rodrigues, Gustavo Carneiro, Maurício Pomme, Meirycoll Duval, Rafael Medeiros e Ymanitu da Silva.

  • Halterofilismo

Atletismo convocados: Ailton de Andrade, Bruno Carra, Evânio Rodrigues, João França Júnior, Lara Aparecida, Mariana D’Andrea e Tayana Medeiros.

Importância dos Jogos Paralímpicos

Os Jogos Paralímpicos representam a importância da inclusão social e da valorização dos atletas com deficiência. Além de mostrar histórias de superação, dão visibilidade e reforçam o debate sobre diferentes questões que envolvem o direito da pessoa com deficiência na sociedade.

Agora que você já sabe tudo sobre as Paralímpiadas de Tóquio, conta para a gente nos comentários qual das modalidades você mais se identifica e para quem vai a sua torcida!

3 thoughts on “Paralimpíadas de Tóquio 2021: tudo o que você precisa saber para entrar no clima dos jogos

  • Sybille de Carvalho

    Amo as paraolimpíadas. Tive a honra de assistir o campeonato mundial de paratletismo em Dubai e tive a felicidade de ver o brasileiro ganhar, torço para todos, , são os meus heróis neste mundo.

    Resposta
  • Qual canal vai transmitir o evento na tv aberta e tv paga?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.