Esportes, lazer e turismo

Confira 11 personagens da Cultura Pop com deficiência

A Cultura Pop está em todo lugar, refletindo o que se torna popular no momento para as pessoas como a música, filmes, séries, arte, televisão, entre muito mais. E, com a internet, essa popularização cresce a cada instante através dos aplicativos e plataformas de streaming. 

O termo Cultura Pop se origina de “Cultura Popular”, sendo ligado a cultura de massa, do consumo da população, mídia e imagem a partir do final da Segunda Guerra Mundial, após as grandes mudanças culturais e sociais trazidas pelos meios de comunicação.

Afinal, o Pop não se limita apenas ao estilo musical, o pop é a representação do que está “na boca do povo”, o que viraliza e resgata sentimentos como, por exemplo, a série da Netflix, Stranger Things que retrata a história abordada em um cenário dos anos 80, um reflexo da cultura daquela época que voltou atualmente.

A partir dessa introdução histórica sobre a Cultura Pop, neste texto trazemos os personagens mais famosos da cultura pop em HQs, filmes, animes e séries com deficiência, confira!

Personagens PCDs originários de HQs:

Primeiramente, HQs é a sigla para Histórias em Quadrinhos, mas no universo dos super-heróis da Marvel ou DC, os fãs abordam essa sigla. Agora confira os personagens mais famosos que são PCDs.

Professor Xavier

Foto: Reprodução Internet

Charles Francis Xavier, o professor Xavier ou até mesmo professor X, é o mentor e líder dos X-Men, sendo considerado o telepata mais poderoso da Terra no universo da Marvel, sua história é contada já nas primeiras HQs dos X-Men.

Bom, Charles ficou paraplégico após enfrentar o alienígena Lúcifer em uma caverna, mas isso não o impediu de explorar seus poderes, encontrar outros mutantes, fundar a Escola Xavier para Jovens Superdotados e o grupo X-Men.

Ainda mais, dos 7 filmes da saga X-Men o personagem foi interpretado pelo ator Patrick Stewart, na versão clássica, e na versão moderna foi interpretado pelo ator James McAvoy, tornando uma marca para os fãs e pessoas paraplégicas por super poderoso.  

Todos os filmes e animações sobre os X-Men estão disponíveis para serem assistidos na Disney+.

Demolidor

Foto: Reprodução Internet

O advogado Matthew Murdock, ou melhor, conhecido como Demolidor, ficou cego quando ainda era criança enquanto salvava um homem cego de se envolver em um acidente por um caminhão que transportava carga radioativa, em Nova York. 

No acidente ele teve contato com essa carga, Matthew acabou perdendo a visão e os seus outros quatro sentidos foram aguçados a níveis sobre humanos, se tornando um super-herói, com nome de Demolidor e se tornando um dos personagens pcds mais importantes da Marvel.  

Além disso, existe o filme sobre o Demolidor que está na Disney+ e uma série produzida pela Marvel que está na Netflix.

Oráculo (Batgirl)

Foto: Reprodução Internet

Bom, Barbara Gordon era uma bibliotecária em Gotham City e também tinha outra vida como Batgirl, mas em um conflito com o vilão Coringa, ela levou um tiro à queima-roupa e acabou ficando paraplégica.

Contudo, mesmo com a sua deficiência física, ela continuou lutando contra o crime. Possuindo uma grande inteligência e conhecimento em computadores, ela se tornou a Oráculo, sendo uma fonte de informação para outros super-heróis.  

A personagem apenas aparece nas histórias das HQs, ainda não há nenhuma informação sobre uma possível aparição em filmes ou séries da DC.

Ciborgue

Foto: Reprodução Internet

Victor Stone era um jogador de futebol americano famoso na escola, após uma grande explosão, ele perdeu grande parte de seu corpo. Sendo que, como seu pai era cientista que estudava tecnologia alienígena, ele combinou o corpo de Victor em componentes robóticos, o tornando metade homem e metade máquina, dessa maneira, criando o Ciborgue.

No universo das HQs da DC, ele faz parte dos Novos Titãs e também foi o membro fundador da Liga da Justiça. Já na TV a versão animada do personagem em Os Jovens Titãs em Ação também faz muito sucesso, principalmente com o público infantil.   

O filme da Liga da Justiça e os Jovens Titãs podem ser assistidos na HBO Max e Os Jovens Titãs em Ação na Netflix.

Personagens PCDs de animes:

Os animes, animações japonesas que surgem a partir de Mangás, também possuem personagens com deficiência em diversas histórias, servindo de representação para a comunidade PCD. Confira!

Anime Breakers

Foto: Reprodução Internet

O anime Breakers fala especificamente sobre paratletas, são 4 personagens principais representando pessoas com deficiência física. O anime conta a preparação dos personagens no esporte que praticam e como eles se superam a cada dia para as competições. 

Os personagens principais do anime são:

  • Kai: joga basquete em cadeira de rodas;  
  • Sanguru: é amputado de uma das pernas e treina corrida e salto;
  • Emi: possuiu debilitações em sua visão e é atleta de golbol;
  • Taku: Não possui um de seus braços e participa de competições na natação.  

O Breakers representa uma grande iniciativa de inclusão e valorização dos atletas paralímpicos e de como realizam suas preparações em competições.

Shanks de One Piece

Foto: Reprodução Internet

O One Piece é um dos animes mais famosos do mundo, com 20 temporadas e lançamentos de mais novos episódios, a história do pirata Luffy para encontrar o One Piece e se tornar o rei dos piratas, envolve diversas pessoas e consequentemente muitos fãs da saga.

Um personagem importante é o Shanks, ele é um dos quatro imperadores do Novo Mundo e capitão da tripulação dos Piratas do Ruivo.

O capitão acabou perdendo seu braço enquanto salvava Luffy (personagem principal do anime) de ser atacado pelo Rei do Mar quando Luffy cai na água, o monstro acabou devorando o braço de Shanks. Porém, Shanks é um dos piratas mais fortes e importantes na história.

O anime pode ser assistido na Netflix e também na plataforma exclusiva de animes Crunchyroll.

Personagens PCDs de filmes e séries:

Diversas histórias de filmes e séries apresentaram ao público personagens com deficiência que se tornaram ícones na cultura pop, veja abaixo:

Darth Vader

Foto: Reprodução Internet

O maior vilão da franquia Star Wars, o personagem mais icônico da cultura pop, considerado um dos maiores vilões e personagens fictícios de todos os tempos, Darth Vader é biamputado das pernas e amputado do braço esquerdo. 

Por conta desses ferimentos e queimaduras que sofreu depois de uma batalha, o personagem se tornou uma espécie de ciborgue, tendo que utilizar a armadura preta, máscara  e uma capa. 

O sucesso do personagem é tão grande que existem diversos produtos sobre ele, são roupas, fantasias, bonecos, entre outros milhares de produtos que caem no gosto das pessoas. 

Lembrando que toda a saga Star Wars você pode assistir na plataforma de streaming Disney+.

General Amaya de Dragon Prince

Foto: Reprodução Internet

A General Amaya é um dos personagens mais importantes de Dragon Prince, a principal comodante militar de Católis e ela é surda.

A general se comunica através da linguagem de sinais e da leitura de lábios, demonstrando grande representação da comunidade surda. Dragon Prince é uma série de animação que pode ser assistida na Netflix.

E aí, gostou desse texto? Espero que sim, aproveite e leia o nosso outro artigo sobre A inclusão de personagens PCD nos quadrinhos. Não esqueça de compartilhar e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.