Saúde e Qualidade de Vida

Superação e inspiração: conheça Rob Mendez, coach de futebol americano

Muitas pessoas com deficiência acabam se tornando uma referência quando o assunto é superação e inspiração. Normalmente, essas pessoas possuem muito mais dificuldades para superar os limites e alcançar uma qualidade de vida plena, ou simplesmente para realizar seus sonhos. E é o alcance da independência dessas pessoas que inspira tantas outras.

Foi assim com Rob Mendez, mesmo sem braços e sem as pernas, driblou os desafios da deficiência física e escolheu uma direção diferente. Tornou-se treinador de futebol americano, virando inspiração para que outras pessoas possam se espelhar e superar suas próprias dificuldades.

Então, para falar sobre como a superação da pessoa com deficiência pode servir de inspiração, trouxemos a história de Rob, e outros exemplos brasileiros de quem superou as limitações físicas, tornando-se inspiração para que outras pessoas possam superar também os próprios limites.

Quem é Rob Mendez, treinador de futebol americano

Parece impossível alguém que nunca conseguiu jogar futebol, se tornar treinador de um time americano. Ainda mais se essa pessoa não tiver os braços, nem as pernas. Mas Rob Mendez conseguiu. As dificuldades impostas pela deficiência física não o impediram de seguir sua paixão pelo jogo como treinador.

Rob Mendez tornou-se treinador principal do time da Prospect High School. Sua experiência comandando atletas da escola próxima à Saratoga, na Califórnia, foi documentada em um especial da ESPN, em fevereiro de 2019.

“Talvez seja algo de ego, mas quando alguém me diz que eu não consigo fazer algo, ou tenta me separar, eu apenas quero provar que ele está errado”, disse Mendez, que explicou durante a reportagem, como chegou até este momento.

Qual a deficiência de Rob Mendez

Rob Mendez nasceu com tetra-melia, síndrome rara que causa a ausência completa de braços e pernas durante o desenvolvimento embrionário. Contrariando as expectativas da medicina, de que recém nascidos nestas condições costumavam viver por horas ou dias, Rob nasceu saudável. Apesar dos obstáculos que a família iria encontrar pela frente, não demorou muito para que os pais percebessem que precisavam integrar o filho ao máximo à sociedade, e não aceitar que o rotulassem.

“Esta é uma palavra que meu pai nunca gostou: especial. Especial é besteira. Todos somos especiais. Os outros tipos de crianças são especiais também. O que diabos isso quer dizer? Meu pai me dizia: ‘Você não é especial, Rob. Você é diferente. E ser diferente não é ruim. Compreenda isso. Supere os limites. E qualquer um que tiver problema com isso, mostre que está errado’”, contou Rob em entrevista à ESPN.

Enfim, graças a tecnologia, Rob Mendez se move controlando a cadeira de rodas motorizada com a cabeça e o pescoço. E foi assim que ele cresceu, se desenvolveu e pôde seguir os seus sonhos, como qualquer pessoa. Na vida dele, tudo foi uma questão de adaptação.

Como Rob Mendez se tornou treinador de futebol americano

Tudo começou quando a irmã, Jackie, apresentou o videogame para Rob. Ela colocou o controle do PlayStation sob o queixo do irmão e o incentivou a experimentar algo novo. Ele apertava os botões com o queixo e a clavícula. Assim começou o contato com o futebol.

“Soa ridículo, mas é verdade. É como os humanos são, eles se adaptam. Eu não sabia dizer qual era a sensação de receber uma bola em uma rota flat, mas sabia o que era isso e o motivo disso funcionar”, afirmou Rob, à ESPN. Ele ficou em segundo lugar em um campeonato de videogame de 32 times organizado por um colega.

Sendo assim, Rob montava planos de jogos no videogame e saia para praticar com um amigo calouro do time de futebol americano do colegial. Dessa forma, começou o sonho de fazer isso pelo resto da vida.

Desde então, Rob Mendez trabalhou por 12 anos como auxiliar em cinco colégios, na espera de ser mencionado para uma comissão. Até que Mike Cable, responsável pelo programa esportivo de Prospect, leu o currículo de Rob. A ideia era mudar a cultura da escola.

Contudo, a chegada de um treinador tão diferente agitou o grupo de jogadores. Mas logo compreenderam aquilo que Rob exigia: respeito, contato visual e responsabilidade. Ele sabe como tudo funciona, desenha as jogadas com a boca para que todos possam entender e executar as jogadas.

Por fim, Prospect terminou a temporada com campanha de oito vitórias e duas derrotas. O desempenho chamou atenção de diversos outros programas que lhe ofereceram oportunidades como técnico principal, mas a meta de Rob é voltar ao time.

Como a superação da pessoa com deficiência pode servir de inspiração

Ao contrário do que muitos acreditam, pessoas com deficiência não querem ser colocadas como exemplos de superação. Como qualquer pessoa, Rob Mendes enfrenta desafios diariamente e precisa encontrar meios de superá-los, para poder seguir com sua vida normalmente.

Todos os dias, o treinador Rob entra em campo e mostra a seus jogadores que os sonhos são alcançáveis quando você aparece, faz o trabalho e acredita em si mesmo. E é por isso que Rob Mendez virou uma inspiração, não pela superação da deficiência, mas sim por mostrar que todos podem chegar onde quiser.

Portanto, assim como Rob, muitas pessoas estão buscando driblar as suas próprias dificuldades, sejam elas emocionais ou físicas, profissionais ou financeiras. E reconhecer no próximo que é possível, é uma forma de motivação e inspiração para escolher um caminho diferente e também superar os próprios limites.

Outros exemplos de superação de pessoas com deficiência que são inspiração

Todo mundo conhece alguém que, de alguma forma, superou os próprios limites e virou inspiração. No Brasil, também temos grandes exemplos de quem quebra as barreiras diariamente, e faz do trabalho uma forma de inspirar outras pessoas.

Conheça pessoas com deficiência que superaram seus limites e também viraram inspiração:

Tiago Link

Tiago Link, natural de Tiradentes do Sul/RS, também nasceu com a síndrome tetra-amelia e, assim como Rob Mendez, não tem braços e nem pernas – ele tem apenas uma pequena extensão da perna esquerda com o pé. E é com a boca e o pé, que Tiago desenvolve diversas atividades, desde escovar os dentes, escrever, desenhar, jogar videogame e as tarefas da escola. Ele utiliza uma cadeira de rodas motorizada Compact 13 Freedom para se locomover.

Apesar da limitação física, Tiago não deixa de seguir a vida normalmente. E é por meio da sua independência que ele motiva as pessoas, realizando palestras motivacionais por diversas partes do Brasil e demonstrando a partir do seu dia a dia, que é possível acreditar e nunca desistir.

Fernando Fernandes

Fernando Fernandes já foi citado em muitos temas no Blog da Freedom como exemplo de inspiração. Ele é conhecido por ter participado do programa Big Brother Brasil, em 2002. Mas seu nome passou a ser ainda mais lembrado, quando em 2009, sofreu um acidente que o fez perder o movimento das pernas.

Apesar da limitação, Fernando apostou no esporte e fez disso a sua carreira, tornando-se atleta paralímpico – se consagrou como tetracampeão Mundial (2009, 2010, 2011 e 2012), Tricampeão Panamericano, Tetracampeão Sul-americano e Tetracampeão Brasileiro de Paracanoagem.

Assim, devido ao espírito aventureiro e amante do esporte, ele experimenta diversas atividades radicais e também virou apresentador de tv, mostrando na prática suas aventuras com o esporte adaptado.

Por fim, Fernando inspira a todos que o acompanham por mostrar que apesar da limitação física, tudo é possível. 

Moacir Rauber

Moacir Rauber também já foi assunto no Blog da Freedom por inspirar outras pessoas. Ele é professor universitário, palestrante, escritor e atleta de remo. Assim como os exemplos citados acima, ele também possui deficiência física, devido a um acidente de carro que o fez perder os movimentos das pernas.

Moacir trabalha com palestras em organizações explorando a questão comportamental, aspecto motivacional, formação de equipes e área de vendas. Ele também é professor sobre temas de comportamento organizacional e gestão de recursos humanos, e já escreveu cinco livros. Além disso, foi atleta paralímpico de remo e já participou da seleção brasileira nessa mobilidade, participando de campeonatos mundiais. Hoje tem o remo adaptado como lazer.

Além disso, Moacir participou de uma aventura ao fazer uma travessia de 220 km a remo, tendo a cadeira de rodas Off Road da Freedom como protagonista dessa aventura. E é através dessas experiências que ele motiva outras pessoas a superar os próprios limites.

E você, conhece alguma história inspiradora? Nos conte nos comentários! Aproveita e compartilha esse conteúdo com outras pessoas que também possam se interessar pelo assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.