Esportes, lazer e turismo

[Filmes do Mês] “Quero que sinta que aqui é o seu lar”

Quem acha que filmes sobre pessoas com deficiência são somente sobre dramas, está muito enganado. Viemos, neste mês de Agosto, mostrar que personagens com deficiência estão sim presentes nas histórias de superação. Mas também estão nos filmes de fantasia e, até mesmo, na ficção científica.

Isso mesmo, as nossas Dicas de Filmes para o mês de Agosto são sobre a inclusão. Tanto na vida real, como nas telonas. Prepare a pipoca e venha com a gente!

Stranger Things

Stranger Things” é uma das séries mais famosas da Netflix, as aventuras do grupo de amigos liderado por Eleven (Onze) conquistaram o público, com as aventuras no mundo invertido.

Na história, um grupo de crianças (Will, Mike, Dustin e Lucas) acaba sendo afetado pelas pesquisas misteriosas desenvolvidas no Departamento de Pesquisas da sua cidade. Eles saem atrás de respostas para os acontecimentos estranhos que estão vivendo, e acabam se envolvendo em situações que vão além do mundo que conhecemos.

Um dos personagens principais da trama, Dustin, é interpretado pelo ator Gaten Matarazzo. Ele é portador de uma doença rara, chamada de displasia cleidocraniana. Causada por uma alteração genética, essa doença afeta o desenvolvimento, principalmente de ossos e dentes. Na série, o personagem de Gaten também revela possuir a mesma síndrome.

Gattaca

Já imaginou um mundo em que as pessoas são programadas geneticamente para nascerem perfeitas? Pois é exatamente isso que acontece na sociedade do filme Gattaca, onde quem nasce de forma natural é considerado inválido, por ter predisposição a doenças.

No filme, o personagem principal, Vicent, faz parte dos inválidos, mas tem o grande sonho de ser astronauta. Infelizmente, as profissões de maior responsabilidade só são destinadas a pessoas perfeitas.

Então para, driblar o sistema, Vicent troca de identidade com Eugene, nadador premiado que fica paraplégico. E, a partir de mudanças na aparência e truques para driblar os testes de DNA, ele consegue se inserir em Gattaca. Mas um crime na empresa ameaça seu disfarce.

O Guardião de Memórias (The Memory Keeper’s Daughter)

Baseado no livro de mesmo nome, “O Guardião de Memórias (The Memory Keeper’s Daughter)” é um filme sobre preconceito e aceitação. A história, ambientada na década de 70, conta sobre a vida do médico David e sua recém-esposa Norah. Os dois viviam muito felizes, e esperava seu primeiro filho, que teve o parto realizado pelo próprio David.

Porém, no momento do parto, ele tem uma surpresa: não era apenas um bebê, eram gêmeos. O casal de bebês apresentava diferenças. Enquanto o menino era completamente saudável, a menina tinha Síndrome de Down.

Movido pelo preconceito e por experiências limitadas de seu passado, ele presume que logo a menina irá morrer. Assim, ele pede que a enfermeira, Caroline, leve a menina para alguma clínica. Porém, comovida com a pobre criança, a enfermeira a adota como sua própria filha.

Special

Há alguns meses atrás a Netflix lançou uma série que dá destaque para a diversidade: Special. Ela é quase uma autobiografia do diretor e ator principal da série, Ryan O’Connell.

Na série, Ryan tem 27 anos, paralisia cerebral moderada e ainda mora com sua mãe. Ele conta, de forma bem-humorada, como foi se assumir duas vezes: primeiro como PCD e depois como gay. Assim, a história vai tocando em pautas delicadas, como a sexualidade de pessoas com deficiência, a busca por independência e o preconceito social com quem diverge do padrão.

Cada episódio tem, em média, 15 minutos. Então a série tem um ritmo rápido, que combina com o bom humor e leveza dos episódios.

Andar. Montar. Rodeo (Walk. Ride. Rodeo)

Andar. Montar. Rodeo (Walk. Ride. Rodeo)” é mais do que emocionante, é motivador. Inspirado na história real de Amberley Snyder, o filme conta como a atleta conseguiu desafiar o impossível e voltar a competir em rodeios após perder o movimento as pernas.

Apaixonada por animais e pelas competições em rodeios, desde cedo Amberley já buscava seu lugar no esporte. Mesmo sendo uma modalidade muito dominada por homens, ela nunca desanimou e sempre provou ser capaz de encarar qualquer desafio.

Porém, o destino lhe reserva outros caminhos. Um dia, enquanto dirigia em direção a mais uma competição, Amberley sofre um acidente, que a deixa sem o movimento das pernas. Mesmo que para muitos isso significasse o fim de seu sonho, não foi assim para ela, que continuou a lutar para se adaptar e seguir em frente.

Gostou das dicas? Acompanhe a nossa Página no Facebook, lá você encontra dicas de filmes toda semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.