Esportes, lazer e turismo

Musculação para cadeirantes: conheça 7 exercícios

A musculação para cadeirantes é ideal para aqueles que procuram saúde, autonomia e ainda desejam fortalecer a musculatura e diminuir as dores musculares. Contudo, apesar dos desafios, é possível encontrar academias adaptadas.

Estudos mostram que a musculação evita a perda de massa muscular, assim como deixa o corpo mais definido e modelado, ajuda a perder e manter peso, fortalecer os ossos, aumentar a força e resistência, controlar o estresse, melhorar a saúde cardiovascular, humor, raciocínio, além de regular a pressão arterial, glicemia e queimar mais gordura.

Portanto, não perca tempo e comece a fazer exercícios de musculação que melhoram sua condição física, emocional e no ganho de mais independência. Confira!

Exercícios de musculação para cadeirantes

Primeiramente, antes de realizar qualquer atividade física, é fundamental passar por uma avaliação médica para checar se você está apto(a). Bem como contar com o acompanhamento de um profissional que tenha conhecimento sobre as técnicas ideais e os melhores exercícios para cada tipo de necessidade.

O programa de treinamento é pessoal e, portanto, deve ser adaptado à aptidão física, objetivos e limites de cada pessoa. No entanto, alguns exercícios são básicos e costumam fazer parte de todos os treinos.

Os alongamentos, por exemplo, são muito importantes para reduzir as chances de lesões, aumentar o fluxo sanguíneo e diminuir as dores musculares. Portanto, não se esqueça de esticar todos os principais músculos da parte superior como coluna, cabeça, pescoço e braços, antes ou após o treinamento.

Sabendo disso, veja a seguir alguns exercícios de musculação para cadeirantes que podem ser realizados nos aparelhos da academia ou na própria cadeira de rodas e encontre o tipo certo para a sua situação. Os vídeos do exercícios não são exclusivos para usuários de cadeiras de rodas, porém eles podem ser adaptados e realizados dependendo da mobilidade da pessoa e do suporte dado pelo instrutor físico.

1. Bíceps na máquina

Exercícios de bíceps servem para ativar a musculatura do braço, simultaneamente melhorando a qualidade deste músculo e interferindo no treino de dorsais. São indicados para quem deseja fortalecer e definir essa parte do corpo conquistando braços firmes.

https://www.youtube.com/watch?v=qaIr9STQheI

2. Supino

O supino é um dos mais famosos exercícios no treino dos membros superiores, ideal para quem quer ganhar massa muscular e força. Ele pode ser realizado com barra ou halteres, permitindo a amplitude total do movimento por promover o alongamento e encurtamento da musculatura.

3. Mergulho de tríceps na máquina

Esse exercício trabalha o tríceps, peito e ombros, e a carga deve ser selecionada de acordo com a meta desejada. Durante o exercício, é importante manter os braços ligeiramente dobrados para evitar lesões no músculo.

4. Cicloergômetro de braços

O cicloergômetro de braços ajuda a melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a perder peso. Ajuste a altura e mantenha os ombros confortáveis. Preocupe-se em sempre manter a postura ereta.

5. Extensão do tríceps acima da cabeça com corda

Esse exercício é indicado para acionar a cabeça longa do tríceps com foco na força. A fim de evitar lesões em exercícios para o tríceps, os cotovelos devem permanecer fechados. Na posição correta, estenda os cotovelos até que suas mãos fiquem acima da cabeça, mantendo os braços estendidos na posição vertical.

6. Remada na máquina

A remada na máquina é um dos exercícios mais procurados nas academias por ser o melhor para ganhar costas largas. Esse exercício trabalha músculos dorsais dos braços, quase todos da parte superior das costas, a cintura escapular e a região lombar. Para evitar lesões, mantenha sempre o peito para frente, os cotovelos para trás e coloque apenas o peso que seu corpo aguenta.

Sinta o trabalho dos músculos na região das costas, respire devagar e volte à posição inicial. Na hora de puxar o peso, a coluna não pode em hipótese alguma arquear.

Uma variação da remada para trabalhar mais os músculos das costas é continuar puxando até que suas mãos cheguem mais próximas ao peito.

7. Lat pull down

O Lat pull down é a puxada pela frente na polia alta, também conhecido como cabo puxado pela frente. Esse exercício move as articulações do cotovelo e ombro, trabalhando os músculos das costas de forma eficiente. O tronco deve ficar ereto e os braços totalmente esticados.

Falta de acessibilidade nas academias

Entretanto, infelizmente, para realizar atividades diárias, os usuários de cadeira de rodas se deparam com uma série de desafios, geralmente por conta da falta de acessibilidade. Nas academias, além da pouca oferta de equipamentos adaptados e de profissionais qualificados, existe a falta de adaptação do espaço.

Porém, a cadeira de rodas não deve ser um empecilho para quem deseja se exercitar. Acredite, com persistência, dedicação, disciplina e hábitos saudáveis é possível alcançar os benefícios da musculação para cadeirantes criando resistência, força no corpo, definição e diminuindo as dores sentidas no dia a dia.

Contudo, para todos os exercícios listados aqui, a pessoa deve ser observada por um instrutor físico. Assim como recomenda o Instituto de Defesa do Consumidor, todo e qualquer aluno de academia deve exigir instrutor durante os treinos.

Agora é com você! Procure um local de treino que atenda suas necessidades, de preferência com profissionais especializados, para não correr risco de lesões e garantir a prática correta dos movimentos.

De antemão, antes de escolher a academia é fundamental verificar se existem condições de locomoção para conseguir circular livremente e assegurar sua independência, afinal subir escada com cadeiras de rodas ou não conseguir usar o banheiro não tem nada a ver com acessibilidade e autonomia.

Uma dica são as academias ao ar livre com equipamentos híbridos que ajudam a melhorar sua qualidade de vida e promovem a socialização.

E aí, gostou deste conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a também conhecer os benefícios da musculação para cadeirantes e ajudar na independência de pessoas com deficiência.

2 thoughts on “Musculação para cadeirantes: conheça 7 exercícios

  • Mauro José Silva

    Bom dia , porfavor Façam uma matéria com indicação de cursos de prescrição de exercícios físicos para LME.desde já agradeço.muito obrigado.

    Resposta
    • Olá, Mauro.
      Obrigada por contribuir com temas para nosso blog 😃
      Deixa eu entender melhor, você sugere um tema com cursos para preparar profissionais para prescrever exercícios?

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.