Esportes, lazer e turismo

Dia Nacional do Vôlei: conheça 7 atletas do Vôlei Sentado para acompanhar nas redes sociais

Dia 27 de junho é celebrado o Dia Nacional do Vôlei, esporte dos quais as seleções masculinas e femininas brasileiras possuem grande destaque mundial.

O Vôlei Sentado não fica de fora dessas grandes conquistas para o Brasil, a participação brasileira na modalidade estreou na disputa dos Jogos em Pequim 2008, com a seleção masculina terminando em 6.º lugar na competição.

Em Londres 2012, houve a participação das seleções masculinas e femininas, ambas ficando em quinto lugar na competição. Já nos jogos paralímpicos no Rio 2016, a seleção feminina conquistou a medalha de bronze.

Nos jogos em Tóquio 2020, que devido à pandemia aconteceu em 2021, o feito se repetiu, novamente a seleção feminina conquistou a medalha de bronze na competição e a seleção masculina ficou em 4.º lugar.

Além disso, diversos atletas do nosso país conquistaram medalhas em jogos Parapan-americanos, estaduais e brasileiros, demonstrando que o esporte adaptado se destaca como qualquer outro esporte.

Por isso, nesse texto listamos alguns atletas da modalidade para você seguir nas redes sociais e ficar por dentro das preparações para campeonatos, inclusive os próximos jogos Parapan-Americanos no Chile em 2023 e a Paralimpíada em Paris 2024.

Confira nossa homenagem ao vôlei sentando no Dia Nacional do Vôlei!

1. Luiza Fiorese: @luizafiorese

Reprodução Instagram
Reprodução Instagram

Natural de Cachoeiro de Itapemirim (ES), a jovem jornalista estreou na seleção feminina de Vôlei Sentado em Tóquio e já garantiu a primeira medalha da carreira com o bronze.

2. Giba: @giba01volei

Foto: Ale Cabral/CPB
28.08.21 – Volei sentado masculino Brasil X China no Makuhari Messe Hall. Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. Foto: Ale Cabral/CPB. @alecabral_ale

Sim, também existe um Giba no vôlei sentado masculino. O Giba, atleta paralímpico, atua na seleção desde os jogos Parapan-americanos do Rio 2007. O atleta é tetracampeão Parapan, no campeonato estadual em 2005, ganhou medalha de bronze e eleito o melhor jogador da competição.

3. Marciana Seiler Piske: @marci_volei

Foto: Smart Filmes
Foto: Smart Filmes

A catarinense conheceu o voleibol sentando em fevereiro de 2020 e logo se apaixonou pelo esporte, mesmo na pandemia não deixou de treinar, seguiu as recomendações de seu treinador treinando em casa. Marciana faz parte do time de Blumenau (SC), uma iniciativa recente promovida pela prefeitura da cidade, seu objetivo é chegar à seleção brasileira.

4. Samuel Arantes: @samuel_arantes_11

Foto: Reprodução Internet

O atleta mineiro já participou de duas Paralimpíadas pela seleção brasileira, em Pequim, na China 2008 e em Tóquio 2020. O ponteiro atua na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) de Barueri e é tricampeão Paulista, bicampeão brasileiro e também bicampeão parapan.

5. Laiana Rodrigues: @laianarodrigues12

Foto: Reprodução Facebook

Laiana começou na modalidade em 2014 quando foi vista pelo então presidente da Associação Brasileira de Vôlei Sentado (ABVP) enquanto praticava o esporte. Na época, Laiana foi convidada para realizar testes para conseguir uma vaga na seleção, até que foi finalmente convocada para ser uma das representantes do vôlei sentado feminino. 

Laiana é Vice Campeã Brasileira pelo ADAP GO (2015), 5 Vezes Campeã Brasileira pelo SESI SP (2016 a 2020), Prata nos jogos Parapan-americanos de 2015 e 2019, os dois bronzes da seleção feminina nos Jogos Paralímpicos do Rio e Tóquio, entre outras grandes conquistas.

6. Leandro Santos: @leandrosantosatleta_oficial

Foto: Reprodução Facebook

Leandro conheceu o vôlei sentado em 2014 através de um amigo, logo, se apaixonou pela modalidade e foi construindo sua história. Atualmente, Leandro joga pelo Sesi Suzano (SP) e pela seleção brasileira. Conquistou três vezes o Campeonato Paulista de Vôlei Sentado e a medalha de ouro nos Jogos Parapan-americanos de Lima 2019.

7. Daniel Silva: @danielsilvavolei

Foto: Reprodução Internet

O atleta Curitibano começou a praticar o esporte em 2004, conforme ganhava experiência descobriu a existência da seleção brasileira em 2006, focou e participou de diversas competições, até conseguir sua primeira convocação em 2007. Daniel participou das Paralimpíadas de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e foi a Tóquio.  

Por fim, esses foram alguns dos atletas representantes do vôlei sentado, existem outros competidores de diversas regiões do país, por isso, indicamos que você também siga o perfil oficial da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD) para acompanhar a preparação de todos os atletas.  

Caso possua curiosidade sobre o esporte, em outro texto explicamos o que é o vôlei sentando e suas regras, clique aqui para ler depois desse texto.

Se gostou, comente e compartilhe esse texto, vamos aumentar a rede de apoio de nossos atletas paralímpicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.