Esportes, lazer e turismo

20 filmes com a inclusão de pessoas com deficiência

Todo mundo sabe que a inclusão de pessoas com deficiência é muito importante, para isso existem leis, garantindo que pessoas com deficiência estejam totalmente inseridas na sociedade, seja no mercado de trabalho, nas ruas, ou até mesmo nos filmes!

Cada vez mais, filmes com personagens com deficiência, que falam ou não sobre inclusão, estão aparecendo na tela dos cinemas. Isso, além de ser um ótima forma de trazer identidade para esse grupo, garante oportunidades para pessoas com deficiência estarem nas telinhas conquistando espaço e influência.

Pensando nisso, selecionamos algumas opções de filmes que falam sobre deficiência ou tem personagens com deficiência para que você que gosta de ver inclusão até mesmo nos cinemas, boa leitura!

1. Colegas

Um filme nacional que conta a história de três amigos em uma grande aventura! Inspirados nos filmes que assistiam na videoteca local, Stallone, Aninha e Márcio decidem fugir para viver seus sonhos. Os três viviam juntos em um instituto para portadores de síndrome de Down.

Além de ser uma história divertida e original, os atores principais são pessoas com deficiência!

Confira o trailer:

Você pode assistir Colegas pela plataforma GloboPlay.

2. Sobre Rodas

Outro filme sobre amigos fugindo para viver uma aventura, contudo, em Sobre Rodas, Lucas e Laís partem para encontrar o paradeiro do pai da menina.

Laís encara a jornada com sua bicicleta e Lucas, com sua cadeira de rodas manual com um motor acoplado.

Confira o trailer:

Você pode assistir Sobre Rodas pela plataforma Apple TV.

3. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Fugindo do tema aventuras, vamos falar sobre romance. Nesse filme, você vai conhecer Leonardo, um adolescente cego que busca pela sua independência e Gabriel, seu par romântico, além de outros personagens interessantes. É uma linda história de descoberta e auto afirmação, falando sobre o primeiro amor, sobre deficiência e muito mais.

Confira o trailer:

Você pode assistir Hoje eu quero voltar sozinho na plataforma Netflix.

4. Intocáveis

Um filme clássico que muita gente gosta. Nessa história, você vai conhecer Phillippe, um homem rico que é tetraplégico e precisa de um assistente, ele então contrata Driss, um jovem de origem humilde meio problemático. A história mostra como Phillippe se afeiçoa a Driss justamente pelo jovem não o tratar com inferioridade por conta de sua deficiência.

Confira o trailer:

Você pode assistir Intocáveis na plataforma Telecine.

5. Uma Lição de Amor

Um filme clássico sessão da tarde, que trás uma história linda sobre paternidade de pessoas com deficiência. Sam é um homem com uma deficiência que o faz ter a capacidade intelectual de uma criança de 7 anos, ele é pai de Lucy, uma menina de 7 anos que está ultrapassando o pai intelectualmente.

A trama começa quando uma assistente social entra na história para colocar Lucy em um orfanato, considerando que o pai não tem condições de educá-la. Então, Sam e seus amigos se juntam para lutar pela guarda da menina.

Confira o trailer:

Você pode assistir Lição de Amor na plataforma HBO Max.

6. O Filho Eterno

Mais um filme nacional, inspirado no livro de Cristovão Tezza. Nessa história, conhecemos Roberto, pai que descobre que seu filho, Fabrício, tem Down e não lida muito bem com a situação. O filme também mostra todos os problemas vindos da revolta de Roberto e como esse sentimento afeta toda a vida dessa família.

O filho eterno aborda a Síndrome de Down na sociedade dos anos 80, quando ainda havia pouca informação sobre o assunto e o preconceito era muito generalizado.

Confira o trailer:

Você pode assistir na plataforma Netflix.

7. Andar Montar Rodeio – A Virada de Amberley

Um filme emocionante e motivador inspirado na história real de Amberley Snyder, conta como a atleta conseguiu desafiar o impossível e voltar a competir em rodeios após perder o movimento das pernas.

Apaixonada por animais e pelas competições em rodeios, desde cedo Amberley já buscava seu lugar no esporte. Mesmo sendo uma modalidade muito dominada por homens, ela nunca desanimou e sempre provou ser capaz de encarar qualquer desafio.

Porém, o destino lhe reserva outros caminhos. Um dia, enquanto dirigia em direção a mais uma competição, Amberley sofre um acidente, que a deixa sem o movimento das pernas. Mesmo que para muitos isso significasse o fim de seu sonho, não foi assim para ela, que continuou a lutar para se adaptar e seguir em frente.

Confira o trailer:

Você pode assistir Andar Montar Rodeio na plataforma Netflix.

8. Forjando Campeões

Filme espanhol bem humorado e inspirador, conta a história de Marco, um treinador de basquete que acaba sendo sentenciado a prestar serviço comunitário como treinador de um time de basquete formado por pessoas com deficiência.

O filme mostra tanto a evolução do time nas competições, quanto a evolução na relação do treinador com os jogadores. Se tornando assim, uma linda história de empatia e superação.

Confira o trailer:

Você pode assistir Forjando Campeões no Youtube.

9. Dança das Cadeiras

Nesse filme, você vai conhecer a história de Mia, uma dançarina que acaba sofrendo um acidente e fica paraplégica. Ela acredita que nunca mais poderá dançar, contudo, Armando, um aspirante a dançarino, lhe mostra outra opção: a dança em cadeira de rodas.

Reunindo no estúdio vários dançarinos em cadeira de rodas, eles conseguem treinar e até mesmo entrar em uma competição. Mostrando a importância de nunca desistir e de se trabalhar com a inclusão.

Confira o trailer:

Infelizmente, Dança das Cadeiras ainda não está disponível em nenhuma plataforma de streaming oficial.

10. Margarita com Canudinho

Um filme indiano aclamado pela crítica. A personagem principal, Laila, tem paralisia cerebral, é uma menina muito independente e ativa, frequenta a universidade, participa de uma banda, tem amigos e vida amorosa e sexual ativas.

O filme ainda traz outra personagem com deficiência: Khanum, a namorada de Laila, que é cega. Ambas as personagens são cheias de personalidade: estudam, produzem, praticam esportes, viajam. A limitação física não as define.

Confira o trailer:

Você pode assistir Margarita com Canudinho na plataforma Netflix.

11. Jardim Secreto

Um clássico! O filme é uma adaptação do conto de fadas de Frances Hodgson Burnett. A história conta sobre a vida de Mary, uma menina que fica órfã ainda muito nova, e vai morar na mansão de seu tio. Lá, ela conhece seu primo Colin, um menino muito doente, que nunca sai de seu quarto.

Juntos, as crianças passam a desbravar os espaços da mansão e descobrem um jardim secreto. Eles desafiam as regras da casa e resolvem reformar o velho jardim, transformando-o em um lugar mágico e único para eles.

Confira o trailer:

Você pode assistir Jardim Secreto na plataforma Telecine.

12. Encontro às Escuras

Mais um romance, esse conta a história de Danny, um homem cego que está sempre tendo encontros mal sucedidos, isso, até conhecer Leeza.  O filme trata sobre o preconceito e as dificuldades que a pessoa com deficiência sofre ao buscar um relacionamento. Tudo isso de forma leve e, até mesmo, cômica.

Confira o trailer:

Você consegue assistir Encontro às Escuras no Youtube.

13. Crip Camp

Dessa vez, vamos conhecer um documentário sobre um lugar incrível. Você vai conhecer a história de um acampamento de verão nos Estados Unidos para pessoas com deficiência. O que fez esse acampamento tão especial para seus frequentadores, foi porque nesse lugar não sentiam os preconceitos e a segregação com pessoas com deficiência, tão presente nos anos 70.

Lá, todos eram tratados igualmente, independentemente de suas deficiências, e ninguém era definido por sua limitação.

Confira o trailer:

Você consegue assistir Crip Camp na Netflix.

14. A Família Bélier

Nesse filme, conhecemos uma família do interior pouco convencional, afinal, todos os seus integrantes são surdos e mudos, exceto a filha mais velha, Paula. 

Paula é responsável por ser a intérprete da família, contudo, Paula tem um grande talento para música e tem a oportunidade de estudar em uma concorrida escola de canto em Paris. É uma oportunidade única, mas, para isso, ela precisa ir embora da cidade, deixando a família sem apoio.

Confira o trailer:

Você pode assistir A Família Bélier na plataforma Telecine.

15. Arranha-céu

Esse é para quem gosta de ação, estrelado por Dwayne Johnson (The Rock), o filme conta a história de Will Ford, ex-agente do FBI, após perder a perna de forma trágica em um resgate. 

Quando começa um serviço como supervisor de segurança do maior prédio do mundo, Will se vê em situação de perigo quando um grupo de criminosos invadem o prédio.

Ele tem que enfrentar muitos desafios que vão além da sua limitação física. Assim, o foco não está na sua deficiência, mostrando que o agente é muito mais do que suas limitações.

Confira o trailer:

Você pode assistir Arranha-céu na plataforma Prime Video.

16. Meu pai, meu herói

Um filme sobre companheirismo entre pai e filho, inspirado na vida dos atletas Dick e Rick Hoyt. 

Na história, Paul é um pai ausente que tem dificuldade em aceitar o fato de que seu filho vive em uma cadeira de rodas, porém, com os esforços de Julien para se aproximar do pai, os dois acabam encarando juntos uma missão que parecia impossível: competir no triathlon “ironman”, uma prova que envolve várias modalidades esportivas e que leva uma média de 16 horas para ser concluída.

Confira o trailer:

Infelizmente, Meu pai, meu herói ainda não está disponível em nenhuma plataforma de streaming oficial.

17. No Fim do Túnel

Um thriller com um protagonista usuário de cadeira de rodas ativo! Nesse filme argentino, Joaquín decide alugar um quarto no segundo andar de sua casa para a stripper Berta e sua filha, Betty.

O problema surge quando ele descobre que está sendo enganado, e o namorado de Betty é um criminoso que está cavando um túnel por baixo da casa para roubar um banco vizinho.

Confira o trailer:

Você pode assistir No Fim do Túnel na plataforma Globo Play.

18. Os Melhores Dias de Nossas Vidas

Um filme que mescla comédia e drama muito bem, nessa história conhecemos Rory e Michael, que são dois jovens com deficiência que acabam se cruzando em uma clínica e se juntam com objetivo de ter uma vida mais agitada e independente.

Confira o trailer:

Infelizmente, Os Melhores Dias de Nossas Vidas ainda não está disponível em nenhuma plataforma de streaming oficial.

19. Uma Razão para Viver

Mais um romance sensível, contando a história de Robin, que é diagnosticado com poliomielite e fica confinado a uma cama. Contudo, ele e sua esposa decidem ir contra as recomendações médicas e viver fora do hospital.

Um romance leve e inspirador, inspirado em uma história real. 

Confira o trailer:

Você pode assistir Uma Razão para Viver na plataforma Prime Video.

20. A Teoria de Tudo

Terminando nossa lista com a história de um dos maiores cientistas do século! Nesse filme, acompanhamos a vida de Stephen Hawking e sua esposa, Jane Wilde.

O filme, além de contar sobre as realizações profissionais do astrofísico, também mostra o romance dos dois.

Confira o trailer:

Você pode assistir A Teoria de Tudo na plataforma Globo Play.

Gostou? Deixe seu comentário indicando um filme que acha que faltou aqui. 🗨

Opa, perai, isso também pode ser legal…

Continue por aqui e confira nossa lista de livros que falam sobre deficiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.