Esportes, lazer e turismo

Turismo acessível no Rio de Janeiro: 6 lugares para você conhecer

O turismo acessível no Rio de Janeiro é uma boa notícia para as pessoas com deficiência, já que a cidade oferece condições para que a experiência seja completa e positiva. Desse modo, é possível visitar pontos turísticos mundialmente famosos e aproveitar as praias cariocas.

As dificuldades de mobilidade podem inibir as pessoas com deficiência de buscarem passeios e atividades diferentes. As dúvidas quanto à acessibilidade dos locais são comuns, já que muitas cidades e pontos turísticos não têm a estrutura adequada para receber esses visitantes.

Neste artigo, vamos ver como o Rio de Janeiro vem se preparando para receber turistas com deficiência. Além disso, mostraremos 6 lugares acessíveis para você conhecer. Acompanhe a leitura!

Entenda as adaptações feitas no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma das principais cidades turísticas do Brasil e do mundo, recebendo diariamente milhares de turistas, inclusive pessoas com deficiência. A percepção disso permitiu que a cidade passasse por várias adaptações, investindo em recursos que trouxeram mais acessibilidade para os pontos turísticos, tornando-os opções viáveis de passeio.

A acessibilidade é fundamental para que os turistas sejam recebidos de maneira confortável, em qualquer lugar. Rampas de acesso, vagas reservadas e piso antiderrapante são exemplos de condições essenciais para as pessoas com deficiência, sendo importante a existência delas nos pontos turísticos da cidade.

Ao se tornar sede das Olimpíadas e, principalmente, das Paralimpíadas, a cidade se preparou de forma competente para receber pessoas com deficiência. Desse modo, ela se tornou uma das principais alternativas para os passeios acessíveis, oferecendo as condições necessárias para que eles sejam feitos nos principais pontos turísticos.

Conheça 6 lugares acessíveis no Rio de Janeiro

Para que você possa planejar melhor os seus momentos de lazer, traremos 6 lugares acessíveis que são boas alternativas de passeio no Rio de Janeiro. Confira nossas dicas!

1. Cristo Redentor

Ir até o Rio de Janeiro e não visitar o Cristo Redentor é, praticamente, a mesma coisa que não conhecer a cidade. O monumento está localizado no topo do Morro do Corcovado, e é uma das sete novas maravilhas do mundo, tendo cerca de 30 metros de altura e acesso a uma vista bonita da cidade.

O local instalou elevadores, banheiros acessíveis e escadas rolantes que levam até os pés da estátua, facilitando muito o acesso. Se o turista precisar de ajuda, há funcionários preparados para fazer o acompanhamento e facilitar o passeio. No caso de usuários de cadeira motorizada, pode ser necessário usar uma cadeira manual, que é cedida pela administração. No fim do passeio, a equipe do local leva a pessoa até o equipamento próprio.

2. Jardim Botânico

O Jardim Botânico foi fundado em 1808 pela família real, sendo um lugar que tem milhares de espécies de plantas. Entre os destaques, estão as Palmeiras Imperiais, o lago das vitórias-régias, o orquidário e o jardim sensorial. É um dos locais mais bonitos do Rio de Janeiro, o que torna o passeio imperdível.

A circulação com a cadeira de rodas é boa, já que as alamedas do parque são de terra firme e o local é plano. Além disso, os banheiros são adaptados e há estacionamento com vagas para pessoas com deficiência, que ainda têm direito à meia-entrada, caso levem um acompanhante.

3. Pão de Açúcar

Assim como o Cristo Redentor, é uma das atrações mais conhecidas da cidade. O local conta com duas montanhas, o Morro da Urca e o Morro do Pão de Açúcar, que são acessados pelos famosos bondinhos. Nos morros, existem vários mirantes que proporcionam belas paisagens, além de lanchonetes, restaurantes e espaços para circulação.

Todos os locais são acessíveis por rampas e elevadores, facilitando o passeio dos turistas com mobilidade reduzida. O Morro da Urca disponibiliza banheiros adaptados. Além disso, pessoas com deficiência pagam meia-entrada.

4. Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil é um espaço importante para quem aprecia cultura e exposições, sendo um dos centros culturais mais relevantes do Brasil. O local conta com três teatros, além de quatro cabines de vídeo, um cinema, dois auditórios e salas de exposição, que trazem conteúdos diferenciados para o público.

A boa notícia é que o espaço conta com rampa e elevadores que facilitam o acesso aos andares das exposições, permitindo que a pessoa com deficiência tenha um passeio completo, explorando todas as possibilidades culturais que o centro oferece.

5. Praias da Barra e Copacabana

As praias também são opções de passeio interessantes e muito procuradas. O projeto Praia para Todos oferece banhos assistidos, facilitando o contato com a água para as pessoas com deficiência. Além disso, há esteiras que facilitam o acesso, sendo que, quando a pessoa com deficiência chega ao local, deixa sua cadeira e troca por uma anfíbia, com profissionais que a auxiliam no banho de mar.

Outras atividades adaptadas também são oferecidas, como o frescobol e o vôlei sentado. O projeto funciona nos sábados e domingos, na praia da Barra e também em Copacabana.

6. Parque Nacional da Tijuca

O Parque Nacional da Tijuca abriga a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, sendo um dos parques mais visitados do Brasil. É um local que fica no coração da cidade, tendo acesso por vários lugares diferentes.

A trilha do Caminho Dom Pedro Augusto, que fica no parque, é adaptada para cadeira de rodas, possibilitando o passeio de pessoas com mobilidade reduzida. Ela é mais larga do que os trajetos não acessíveis, tendo seu início nos Jardins dos Manacás e passando por árvores de grande porte, como Pau-Ferro e Jequitibá, até chegar ao final.

Neste artigo, conhecemos alguns locais que oferecem turismo acessível no Rio de Janeiro. Esses pontos são alternativas de passeio ótimas para pessoas com deficiência e permitem uma experiência completa. A possibilidade de utilizar cadeira de rodas na praia é algo que não era pensado no passado, sendo, agora, uma oportunidade que não deve ser desperdiçada.

Gostou de conhecer essas opções de passeio? Então, aproveite para comentar em nosso artigo, contando alguma experiência turística sua que possa ajudar mais pessoas a aproveitarem locais acessíveis!

3 thoughts on “Turismo acessível no Rio de Janeiro: 6 lugares para você conhecer

  • Olá gostaria de saber como foi feita a coleta de dados sobre a acessibilidade desses 6 atrativos, foi feita uma visita campo ou contato com a administração dos locais para a constatação da acessibilidade desses atrativos? pretendo mencionar esta matéria no meu TCC e gostaria de saber um pouco mais sobre a veracidade do conteúdo exposto na matéria.

    Resposta
    • Olá Ana, esse texto foi escrito em 2020, portanto recomendo que você entre em contato com a administração dos locais citados para consultar se houveram mudanças em questões de acessibilidade.

      Resposta
      • Elza Maria Soares

        Eu não gostei da praia de Copacabana, não tem rampa pra cadeirante, cadê o prefeito dessa cidade que não providência pelo menos a rampa na praia de Copacabana?

        Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.