Elevadores individuais elétricos: conheça e saiba quando usar

A locomoção de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida é um desafio para os responsáveis pelos seus cuidados. Uma forma de lidar com essa dificuldade é utilizar os elevadores individuais elétricos, que são uma solução usada em hospitais e residências.

Esse acessório permite facilitar a vida e trazer mais conforto e segurança para movimentar quem precisa. Quando essa atividade é feita sem o auxílio de um equipamento apropriado, o risco de lesões para o cuidador e a pessoa ajudada aumenta, transformando essa transferência em algo perigoso.

Neste artigo, conversaremos com Maria José Alves, terapeuta ocupacional e consultora terapeuta da Freedom. Ela nos contará um pouco mais sobre os elevadores individuais elétricos e os benefícios que eles podem oferecer. Acompanhe a leitura!

O que é um elevador individual elétrico?

O elevador individual elétrico é um acessório que permite fazer a transferência de uma pessoa com mobilidade reduzida, da cama para a cadeira de rodas ou para qualquer outro móvel desejado, assim como faz o caminho inverso.

Esse equipamento conta com um suporte confortável e ergonômico para acomodar o usuário e facilitar a movimentação diária. Ele não deve ser confundido com a cadeira elevatória, por exemplo, que é usada para subir as escadas de casa sem precisar andar.

Existem também os elevadores residenciais. Esse modelo é menor, mas tem o mesmo objetivo da cadeira elevatória: permitir a locomoção em um ambiente de dois ou mais andares quando a pessoa não consegue realizá-la sozinha.

Em que situações ele é indicado?

O elevador individual é indicado para efetuar a transferência de pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida (temporária ou permanente) ou obesas para a cadeira de rodas, a cama, o sofá, o banheiro ou outros lugares que elas desejarem.

De acordo com Maria Alves, é preciso cuidado para não fazer essa locomoção de forma irregular. “Hoje, com a obesidade crescendo, vemos pessoas sendo transferidas com lençol, o que provoca machucados na mão e causa lesões na coluna, nas mãos e no ombro, além de prejudicar a saúde do cuidador”, explica.

Quais as vantagens de obter elevadores individuais elétricos?

A utilização desse equipamento traz algumas vantagens para os usuários, tanto do lado de quem faz a transferência quanto de quem é transferido. Vamos conhecer as principais!

Praticidade

A movimentação de alguém com mobilidade prejudicada pode ser muito trabalhosa, principalmente quando não há quem tenha força para fazer esse transporte. O elevador é uma forma de trazer praticidade para essa atividade, sem comprometer a saúde do cuidador e da pessoa que necessita de ajuda.

Segurança

Transferir uma pessoa de um móvel para o outro de forma manual pode causar diversos acidentes e lesões mais sérias. A utilização do equipamento garante segurança para esse transporte e evita riscos desnecessários.

Conforto

O elevador individual é uma ferramenta que, além de trazer praticidade e segurança, também deixa tanto o cuidador quanto a pessoa cuidada mais confortáveis nos momentos de fazer a transferência da cama para outros lugares.

Manutenção

A facilidade na manutenção também é uma grande vantagem. Ela é muito difícil de acontecer, ocorrendo apenas em caso de algum acidente, como cair água no equipamento. “Sempre orientamos que seja feita a manutenção preventiva. É preciso olhar a questão das baterias e colocá-las para carregar. O equipamento tem um carregador que pode ser conectado na tomada”, explica Maria.

Quais os diferenciais dos produtos da Freedom?

Existem alguns modelos diferentes de elevadores individuais elétricos. Assim, é essencial saber como fazer a melhor escolha. Segundo Maria Alves, “a segurança para fazer a transferência e a facilidade de manuseio na hora de tirar uma pessoa da cama para levá-la à cadeira de rodas, ao banheiro ou colocá-la em uma poltrona são os detalhes mais importantes”.

Elevador Individual Freedom Transfer

Esse aparelho foi desenvolvido para facilitar a transferência de pessoas com dificuldade de locomoção ou com nenhum movimento, tudo com conforto e segurança. Ele permite a redução do esforço físico do responsável, que, por meio desse recurso, consegue movimentar uma pessoa de até 130kg com um controle eletrônico.

Elevador Individual Freedom Stand Up

Essa é mais uma alternativa que possibilita a transferência com tranquilidade e segurança, facilitando o trabalho do cuidador. Uma das diferenças é que esse modelo permite posição ortostática, auxiliando nas funções circulatórias, respiratórias e digestivas. No restante, a funcionalidade é a mesma.

Elevador Individual Freedom Transfer Hospitalar e Transfer Hospitalar Plus

Esse aparelho foi desenvolvido, especificamente, para uso coletivo em clínicas, hospitais e casas de repouso, ajudando a reduzir o esforço físico do auxiliar de enfermagem e facilitando bastante o seu trabalho.

O que é preciso observar no momento de escolher o elevador individual ideal?

Todo equipamento da área da saúde precisa ter a devida qualidade e exercer com eficiência a sua função. Portanto, deve seguir as normas técnicas obrigatórias. Para isso, a certificação e o registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) são fundamentais, tanto para a empresa quanto para o consumidor, que precisa prestar muita atenção nesse quesito.

Os elevadores individuais da Freedom ainda trazem outros diferenciais, como explica Maria Alves. “São produtos que têm o acesso mais fácil, custos mais baixos em relação aos itens importados. Eles oferecem segurança, pois têm certificação da Anvisa e foram testados no Inmetro. São confiáveis, pois não oferecem riscos e estão dentro de todas as normas exigidas”, ressalta.

Outro diferencial está na praticidade. “Eles têm a facilidade de serem elétricos, visto que alguns modelos são pneumáticos e é preciso o manuseio com uma manivela. Já os nossos equipamentos são utilizados com controle remoto. Em um clique no botão, o aparelho se move de forma lenta e segura, dando tranquilidade ao usuário”, explica Maria.

Neste artigo, você conheceu as principais características dos elevadores individuais elétricos e descobriu quais são os benefícios que eles proporcionam. Lembre-se de que uma locomoção segura de pessoas com mobilidade reduzida deve ser prioridade, trazendo conforto e facilidade a esse processo.

Gostou de saber mais sobre esses equipamentos? Então, aproveite e visite o site da Freedom para conhecer nossos modelos e verificar qual deles é o melhor para o seu caso!

Receba nossos conteúdos por e-mail e amplie seus horizontes!

É só cadastrar seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    O guindaste freedom foi tudo na vida da minha mãe é tb para mim foi um sossego. Agora temos mais liberdade e não dependemos de várias pessoas para levanta-la. Obrigada freedom por ter entrado em nossas vidas.

      Que coisa boa ler isso, Maria Alice. Fazer com que nossos produtos, entreguem mais liberdade e felicidade para nossos usuários é o que nos motiva! 😀 Até mais

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.