Como evitar acidentes domésticos

Descubra quais são os acidentes domésticos mais comuns e como evitá-los

Engana-se quem pensa que acidentes domésticos são inocentes ou não trazem consequências severas. Eles representam um risco real e estão, por exemplo, entre as principais causas de morte de crianças. Mas os riscos não se limitam apenas aos pequenos.

No Brasil, estima-se que 37% dos atendimentos a feridos em hospitais derivem de acidentes domésticos, sejam leves, médios ou graves. Nesses dados também estão inclusos jovens, adultos e idosos. Todos podem sofrer consequências severas a partir dos incidentes.

Por isso, é importante saber identificar os mais comuns e formas de preveni-los. Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto tão preocupante.

A importância de estar atento aos acidentes domésticos

Quando falamos em acidentes domésticos, pensamos em coisas cotidianas, como pequenos cortes, tombos, escorregões, entre outras situações que podem soar leves e fáceis de tratar, não é mesmo?

Porém, nem sempre são pequenos incidentes. Pense, por exemplo, em um idoso caindo no banho por conta de um piso escorregadio? Além de graves fraturas, o ato de bater com a cabeça no chão pode trazer problemas mais graves, como traumatismos.

As formas de evitar os acidentes domésticos mais comuns

Quedas

As quedas em casa estão entre os tipos de acidentes mais comuns e, infelizmente, são motivados por múltiplos fatores: pisos sem camada antiderrapante, presença de líquidos no chão, objetos espalhados que levam a um escorregão, entre outros.

É possível acompanhar algumas das principais ocorrências e verificar como evitá-las:

  • coloque barras de apoio no banheiro para que idosos e enfermos possam se segurar durante o banho;
  • mantenha os ambientes bem iluminados para que os obstáculos no chão sejam sempre identificados;
  • verifique se há vazamentos no seu banheiro ou cozinha que possam levar o piso a ficar molhado;
  • priorize modelos de tapetes antiderrapantes;
  • evite deixar itens sobre o chão, principalmente se houver crianças em casa (a tendência é ter brinquedos espalhados pelo chão rotineiramente).

Queimaduras

Normalmente, as queimaduras ocorrem a partir do manuseio de panelas ou outros utensílios na cozinha. Pode ser por um toque descuidado ou até por quedas desses itens sobre a pessoa.

As queimaduras também são muito comuns na manipulação de ferro de passar roupa, o que exige atenção. Alguns cuidados importantes para prevenir queimaduras em casa são:

  • utilize luvas térmicas para manusear panelas quentes;
  • verifique sempre o estado de conservação dos cabos das panelas para evitar que elas quebrem ou se soltem enquanto você estiver manipulando;
  • sempre deixe os cabos virados para a parte interna do fogão, de modo a evitar que um esbarrão faça a panela cair sobre você;
  • tenha cuidado durante o manuseio do ferro de passar. Tente utilizá-lo sempre em uma tábua e deixe-o esfriar antes de guardar.

Intoxicação

A intoxicação pode ocorrer de várias formas no ambiente caseiro: por meio de inalação de gás ou até pelo uso de produtos de limpeza — algo que é mais comum com crianças pequenas, mas também pode acontecer com adultos e idosos desavisados.

Isso porque os produtos de limpeza tendem a gerar gases que, em exposição prolongada, levam à intoxicação. Caso o armazenamento seja feito sem a identificação correta (como cloro colocado em garrafa pet), as substâncias podem ser consumidas por engano, causando grave intoxicação.

Asfixia

O processo de asfixia ocorre por causa de engasgamentos com alimentos ou objetos pequenos. Atinge muito crianças e idosos, de forma que aqueles que moram com pessoas dessas faixas etárias precisam ficar atentos com peças no chão (crianças) ou com alimentos em grãos. Um cuidado especial deve ser dado a idosos que já tenham problemas de alimentação ou passem por problemas como Alzheimer ou Mal de Parkinson.

Choques

Os choques elétricos podem ser evitados por meio de medidas simples, mas importantíssimas. Em caso de ausência prolongada, como durante uma viagem, desligue a energia geral. Também evite manipular equipamentos com as mãos molhadas, pois, caso o aparelho esteja com escape de energia elétrica, poderá causar choques.

Não ligue muitos equipamentos em uma só tomada porque isso também pode gerar curtos e descargas elétricas. Além disso, realize a manutenção da fiação e dos aparelhos que utiliza rotineiramente.

Explosões e incêndios

Infelizmente, são acidentes recorrentes e têm consequências mais severas. No ambiente doméstico tendem a ocorrer devido ao vazamento de gás. Caso utilize o fornecimento por encanamento, mantenha o registro sempre fechado e só abra quando for, de fato, utilizá-lo.

Assim, mesmo que tenha deixado, sem querer, uma válvula do fogão aberta ou caso tenha algum vazamento que precise de manutenção, os riscos serão minimizados.

Quem utiliza botijão de gás deve ter os mesmos cuidados, mantendo o registro fechado constantemente. Outro ponto importante é sempre evitar acender as luzes caso sinta cheiro de vazamento, pois isso poderá causar uma explosão.

Fique atento também aos equipamentos que geram calor, como aquecedores, ferro de passar roupa, chapinhas, secadores, entre outros. Caso não sejam desligados corretamente, têm potencial para causar um incêndio.

Caso tenha o hábito de utilizar velas e incensos em casa, cuidado! Evite acendê-los próximo de papéis, tecidos e outros materiais que possam pegar fogo. A mesma regra vale para quem costuma fumar em ambientes fechados.

Além disso, ter equipamentos assistivos para pessoas mais fragilizadas pode evitar muitos acidentes. Andadores, elevadores individuais, almofadas auto-infláveis e outras opções podem proteger a pessoa ou, até mesmo, aliviar dores crônicas decorrentes do problema gerado por acidentes.

Se for o seu caso, confira os produtos da Freedom. Somos especialistas em tecnologias assistivas e mobilidade e temos as melhores soluções para você. Entre em contato e converse com um de nossos atendentes!

Receba nossos conteúdos por e-mail e amplie seus horizontes!

É só cadastrar seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.