Produtos de Mobilidade

Almofada ergonômica para cadeira de rodas: como ajuda a prevenir lesões

A cadeira de rodas é o meio de locomoção das pessoas com deficiências físicas — é como uma extensão do corpo. Por essa razão, ela precisa ser adaptada para que o usuário fique confortável no seu dia a dia. A almofada ergonômica tem papel fundamental na confortabilidade da cadeira, especialmente para atletas.

Esportistas com comprometimento de mobilidade e deficiências motoras tendem a passar grande parte do dia sentados, acarretando diversos problemas e lesões, como úlceras de pressão e dores constantes nas articulações, pelve e quadril. Essas lesões, se não tratadas, podem causar problemas sérios, até o afastamento da prática esportiva.

Nesse sentido, algumas tecnologias assistivas podem prevenir essas condições, além de contribuir para mais conforto na prática de atividades físicas. Continue a leitura deste post e entenda a importância da almofada ergonômica para cadeira de rodas e como ela ajuda na prevenção de lesões. Confira já!

Por que usar almofada ergonômica para cadeira de rodas?

Muitas pessoas com deficiências físicas, que usam a cadeira de rodas, ficam muito tempo sentadas. A grande maioria se deita apenas na hora de dormir. Isso acaba sendo muito desconfortável, pois os músculos ficam lesionados e a parte óssea da região sofre muita pressão, causando dores e até machucados na pele.

A almofada ergonômica é uma tecnologia assistiva que distribui o peso do usuário sobre o assento, diminuindo essa pressão nas proeminências ósseas, que podem ocasionar lesões na pele. Em outras palavras, esse acessório reduz a sobrecarga de peso em locais de risco, evitando que se formem as temidas úlceras de pressão, conhecidas também como escaras.

Essas escaras são feridas que aparecem geralmente em uma proeminência óssea — cotovelos, atrás da cabeça, costas, quadril, cóccix e nádegas. Elas são resultados da falta de oxigenação sanguínea da região, em virtude de pressão prolongada sobre o mesmo ponto da pele. Fricção e umidade podem piorar o quadro.

Em geral, para evitar esse problema, é recomendado a troca de posição ao longo do tempo para distribuir o peso. Contudo, a almofada ergonômica é uma aliada no dia a dia, pois ajuda a prevenir que isso ocorra, especialmente em atletas, que precisam estar em plenas condições para competir.

Quais as vantagens do uso diário da almofada ergonômica?

A almofada ergonômica para quem usa cadeira de rodas é um dos principais itens que proporcionam mais conforto e qualidade de vida. Elas podem melhorar desde os problemas de má circulação e dores musculares, até a postura ao sentar.

Confira a seguir as principais vantagens do uso diário desse acessório.

Traz mais conforto

Uma das primeiras coisas que vêm a cabeça ao comprar a cadeira de rodas é uma almofada de assento confortável, o conforto é sempre prioridade. A almofada ergonômica age exatamente nesse ponto, pois, além do gerenciamento de pressão, também reduz a fadiga muscular, formigamentos e deixa a postura do usuário mais correta.

São vários os modelos desse acessório, com variadas composições. No entanto, as versões autoinfláveis são muito recomendadas, pois se moldam aos glúteos da pessoa, proporcionando ainda mais conforto.

Ficar sentado por muito tempo incomoda. Por essa razão, o uso da almofada ergonômica é muito benéfico, já que alivia esse estresse muscular e traz mais suavidade aos movimentos e manobras, seja no dia a dia ou na prática esportiva.

Previne lesões

Como mencionamos, as escaras são as principais lesões causadas pelo uso contínuo da cadeira de rodas. Para evitá-las, o recomendado é a troca de posição a cada quinze ou vinte minutos. Além disso, regiões que sofrem mais pressão — nádegas, coxas e costas, no caso das pessoas que usam cadeira de rodas — não podem ter excesso de umidade. Isso gera a piora do quadro da lesão e o risco de infecções.

A almofada ergonômica é uma tecnologia assistiva que auxilia em todos esses aspectos. Fornece proteção e alívio da pressão nas áreas de risco, diminuindo a falta de oxigenação e nutrientes do tecido. Dessa forma, previne o surgimento dessas escaras. Outro detalhe é que, a grande maioria delas, são feitas com tecido transpirante que evita o acúmulo de umidade.

Tem um ótimo custo-benefício

Como vimos, a almofada ergonômica é uma excelente opção para usuários de cadeira de rodas, já que promove praticidade, conforto e previne as tão temidas lesões na pele. Nesse quesito, a relação custo-benefício é muito vantajosa.

Esse acessório tem a funcionalidade de evitar complicações médicas sérias, além de muito dolorosas. Quando falamos em melhorar a qualidade de vida de uma pessoa com deficiência motora, é preciso analisar mais que valores: isso não é um gasto, mais um investimento.

Melhora a postura e diminui as dores nas articulações

Pessoas com deficiência física, especialmente as que praticam esportes, precisam de cadeira de rodas equipadas com acessórios que dão estabilidade para o tronco e pélvis. Essas precisam também balancear adequadamente a pressão do corpo, proporcionando movimentos suaves que não lesionem as articulações.

O conjunto da almofada ergonômica contribui para o amortecimento de batidas e agitações durante o trajeto com a cadeira em diferentes terrenos. Isso é importante em lugares pavimentados ou onde há pedras, porque diminui o impacto no usuário e também melhora a postura.

Dá mais mobilidade na prática de esportes

Pode não parecer, mas, para atletas com deficiência física, a utilização da almofada ergonômica é um diferencial que ajuda a manter o corpo em ordem para a prática do esporte. Esse acessório previne lesões que prejudicam o bom desempenho nas atividades.

Um atleta sem dores nas articulações, lombares e sem complicações por lesões de pele, poderá ter um rendimento muito mais acentuado — além, é claro, de mais conforto e equilíbrio, o que possibilitará muito mais mobilidade a essa pessoa.

Percebemos, então, que a almofada ergonômica para cadeira de rodas é mais que um simples acessório. Ela proporciona muito mais qualidade de vida para os usuários, além de mais comodidade para aqueles que dedicam suas vidas ao esporte. A almofada ergonômica Freedom foi pensada para proporcionar mais conforto a quem passa a maior parte do seu tempo sentado.

Com o modelo autoinflável, ela se molda ao formato dos glúteos do usuário proporcionando maior distribuição do seu peso. Assim, o produto também consegue absorver os impactos e prevenir as úlceras de pressão que podem lesionar os tecidos da região.

O grande diferencial dessa almofada é que ela agrega a tecnologia da espuma viscoelástica de microcélulas de ar, com a válvula de regulagem de pressão de ar interna. Isso garante maior adaptação, já que ela se molda ao formato do corpo e peso do usuário. É uma excelente opção para quem não abre mão do conforto e saúde no dia a dia!

E aí, ficou interessado em adquirir esse acessório? Então, não perca tempo e confira nossa opção de almofada ergonômica! Você não se arrependerá!

2 thoughts on “Almofada ergonômica para cadeira de rodas: como ajuda a prevenir lesões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.