Notícias

A Freedom em parceria com a UFPEL, participa do maior evento de Robótica da América Latina

Durante 5 dias, a FURG sediou o maior evento de Robótica da América Latina.

O Robótica 2019 contou com exposições de robôs que se movem de modo autônomo, que jogam futebol e até aplicações domésticas. Além disso, o evento aconteceu na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), entre os dias 22 e 26.

Dentre a programação estava a 9ª Mostra Nacional de Robótica (MRN); as finais da 13ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR); e a 17ª Competição Brasileira de Robótica (CBR). Bem como o 10º Workshop de Robótica na Educação (WRE) e o 8º Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR).

O evento contou com monitores para levar o público para conhecer o universo sobre robótica, com visitas nos espaços destinados a olimpíadas, mostras e competições.

Além disso, é a primeira vez que o evento ocorreu no Rio Grande do Sul. Juntamente a FURG, somou-se outras diversas universidades e instituições de ensino como omo IFRS, IFSUL, UFPel, UFRGS, UFSM, Unisinos e ainda a Utec do Uruguai. A realização foi da FURG, RoboCup Brasil, Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).

O evento

O evento foi além de uma feira de robótica, envolveu discussões sobre o futuro e inovação, dentre outros diversos assuntos envolvendo o tema.

A Freedom vem investindo a dois anos em um projeto conceito de robô autônomo junto à UFPEL e participou da Competição Robocup @Home. Nesta competição o robô precisa realizar determinadas tarefas dentro de um modelo de casa com medidas e espaços organizados para simular a realidade. São tarefas corriqueiras, como seguir uma pessoa, executar um trajeto específico e agarrar um objeto. O projeto deste robô conceito é importante para que tecnologias mais avançadas sejam desenvolvidas e possam gradualmente ser incorporadas aos produtos além de proporcionem a criação de novos produtos.

A RBS TV fez uma reportagem de todo evento e mostra um pouco do nosso robô, Confira!

2 thoughts on “A Freedom em parceria com a UFPEL, participa do maior evento de Robótica da América Latina

  • Luciano firmiano de Jesus

    Quantos anperes tem cada bateria da cadeia de rodas elétricas

    Resposta
    • Olá, Luciano. Para as cadeiras de rodas motorizadas as baterias variam de 18Ah a 55Ah dependendo do modelo e tamanho da cadeira 😃

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.