Produtos de Mobilidade

6 vantagens do elevador individual para idosos

Se você tem um idoso em casa, sabe que a dificuldade de mobilidade pode trazer adversidade nas tarefas diárias. Dessa forma, o dia a dia se torna muito trabalhoso, já que o idoso precisa de ajuda que muitas vezes requerem esforço físico.

Portanto, para facilitar a vida do cuidador e trazer mais conforto ao idoso, a melhor solução é o elevador individual. Além de não precisar de esforço do cuidador, também auxilia o idoso que não consegue se levantar sozinho.

Mas você sabe o que é um elevador individual e quais são as vantagens de adquirir um? Confira isso e muito mais no post que preparamos para você recheado de informações sobre o assunto!

O que é um elevador individual

A princípio, o elevador individual é uma acessório que permite transferir uma pessoa — seja um idoso ou pessoa com deficiência — da cama para a cadeira de rodas, para uma poltrona, cadeira de banho, etc. Também é conhecido como guincho de transferência.

Além disso, o elevador individual conta com um suporte confortável e ergonômico para acomodar o usuário. Essa característica torna muito mais fácil a sua movimentação diária.

Assim como outros elevadores, o elevador individual serve para auxiliar a mobilidade. Contudo, é importante não confundi-los. O acessório que permite subir as escadas sem precisar andar, por exemplo, é chamado de cadeira elevatória.

Além disso, existem os elevadores residenciais também. Esses são similares aos elevadores de prédios e shoppings, porém são menores. Eles tem o mesmo objetivo da cadeira elevatória: locomover-se em uma casa com mais de um andar, quando o usuário não possui mobilidade para usar as escadas.

Quais as vantagens de adquirir um elevador individual

1. Praticidade para o cuidador

Quem trabalha em clínicas de fisioterapia ou casas de repouso para idosos quase sempre conta com elevadores individuais para poder transferir os pacientes para a cama ou para a cadeira de rodas mais facilmente. Nesses casos, cada paciente tem um sellete, tecido de suporte do paciente para uso individual.

Ou seja, se os profissionais utilizam essa ferramenta, quem cuida de um idoso da família em casa também deveria usar! Isso porque, caso não haja o uso desse equipamento, será preciso contar com alguém que tenha bastante força física para carregar o idoso no colo cada vez que ele precisar ser transferido.

2. Segurança para o idoso

Carregar o idoso nos braços é uma tarefa bastante delicada; além de ser menos seguro, correndo o risco de quedas e lesões, também pode machucar a pessoa já frágil na hora de levantá-la da cadeira ou da cama.

Muitos idosos sofrem com doenças como o Alzheimer e se sentem desorientados, por isso, eles podem resistir a serem pegos no colo, e isso aumenta o risco de o idoso acabar se machucando.

3. Conforto para todos

O elevador individual é uma ferramenta que, além de trazer praticidade e segurança, também deixa tanto o cuidador quanto o idoso mais confortáveis na hora de fazer a transferência da cama para outros lugares.

Se você cuida sozinho de um idoso de sua família, o elevador individual para idosos fará uma diferença significativa na sua vida. O equipamento poupará você dos esforços físicos constantes de levantar o idoso da cama usando somente os seus braços.

4. Qualidade de vida ao idoso

Muitas vezes, quem cuida de um idoso em casa e precisa fazer a transferência carregando-o no colo acaba optando por uma movimentação mínima, para não correr o risco de machucá-lo.

Ou seja, o idoso acaba passando todo o seu tempo na cama, exceto para tarefas específicas como tomar banho ou ir a consultas médicas.

Com o elevador individual, é possível colocar o idoso em sofás ou cadeiras de rodas, o que permite que ele fique próximo à família, assista televisão, saia para tomar sol etc. Ou seja, esse equipamento traz um grande impacto positivo na qualidade de vida da pessoa debilitada.

5. Necessidade de pouco espaço

O elevador individual é um produto extremamente útil e prático, porém algumas pessoas podem ficar preocupadas que ele não caiba em uma casa ou apartamento pequeno.

Mas você pode ficar tranquilo quanto a isso, pois a maioria dos elevadores individuais são facilmente desmontáveis. O modelo Transfer da Freedom, por exemplo, pode ser desmontado para ocupar menos espaço sem o uso de nenhuma ferramenta.

6. Manutenção facilitada

O elevador individual é uma grande ajuda no seu dia a dia e é de fácil manutenção. Além disso, o produto tem grande durabilidade se você tomar cuidados simples de acordo com o manual de instruções.

Para garantir que seu produto seja corretamente limpo e utilizado, é fundamental seguir as instruções de uso do fabricante e contatá-lo em caso de dúvida.

Se por algum motivo você não precisar mais do produto, terá boas chances de conseguir revendê-lo, por ser uma ferramenta muito útil e que dura por muitos anos em perfeito estado.

Quais são os modelos de elevadores individuais da Freedom

A Freedom é uma marca que está no mercado há mais de 25 anos, atuando na fabricação e comercialização de cadeiras de rodas e produtos de conforto e ergonomia para pessoas com deficiência e idosos.

Utilizando tecnologia própria, desenvolvemos três modelos de elevadores individuais que são referência de excelência em todo o Brasil e até em outros países da América Latina. Alguns de nossos modelos contam com um dinamômetro que estima o peso do paciente. Saiba um pouco mais sobre cada um deles!

Elevador individual hospitalar e hospitalar plus

O modelo mais robusto da Freedom é indicado para uso hospitalar, mas é ideal para uso doméstico caso a pessoa com problemas de mobilidade seja obesa; isso porque, ao contrário dos demais modelos, esse suporta até 200 kg.

Elevador individual Stand-up

Esse é um tipo mais básico de elevador individual, adequado para pessoas com deficiência que preservam o tônus muscular e a mobilidade nos membros superiores, ou pessoas sem mobilidade temporária nos membros inferiores. Esse modelo pressupõe a movimentação com a pessoa na posição “em pé”, porém auxiliada por suportes.

Elevador individual Transfer

Com capacidade de até 130 kg, esse é o modelo mais adequado para o uso doméstico, seja para mover idosos seja para locomover pessoas com deficiência. Ele conta com vários tipos de ajustes que proporcionam o máximo de conforto.

Todos os modelos de elevador individual da Freedom funcionam com um par de baterias recarregáveis. Eles têm rodinhas para facilitar o transporte e sistema de travamento, além de passar por qualquer porta que tenha a partir de 60 cm de largura.

Em suma, os elevadores individuais são a forma mais segura e fácil de fazer a transferência de idosos, pessoas com deficiência e com problemas temporários de mobilidade da cama para outros lugares.

Se você gostou deste post, confira todos os produtos que a Freedom criou para auxiliar a sua vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.