Entenda como funciona o Sistema de Freio de Estacionamento Eletromagnético

 

Os sistemas de freio são essenciais em cadeiras de rodas motorizadas ou scooters elétricos, pois garantem a segurança do usuário no exercício do direito de ir e vir. A cadeira de rodas é um equipamento que faz parte da vida do indivíduo quase que 24 horas no dia, garantindo mobilidade e autonomia de viver para pessoas que precisam de auxílio para conseguir melhor acessibilidade.

Quem usa cadeiras de rodas frequentemente, já deve ter percebido que, ao parar em rampas, a cadeira fica estática, não fazendo nenhum movimento para frente, nem para trás. Isso se dá, através do sistema de freio de estacionamento eletromagnético, acionado automaticamente sempre que o usuário do veículo solta o joystick e para a cadeira de rodas motorizada.

Portanto, ao trafegar em lugares com a presença de morros, por exemplo, o sistema de freio eletromagnético proporcionará que a cadeira pare em subidas e descidas, garantindo que ela não corra.

A cadeira de rodas motorizada possui dois sistemas de frenagem: (a) um sistema que atua quando o veículo está em movimento, e outro (b), depois que o veículo já está parado. A frenagem (a) é feita pelo freio regenerativo do motor da cadeira de rodas, hoje conhecido como Kers (Kinetic Energy Recovery System), sempre que o usuário desacelerar e diminuir a velocidade, fazendo com que o equipamento pare. Porém, é necessário um sistema secundário (b) de frenagem de estacionamento, para que a cadeira se mantenha parada após ter encerrado o movimento.

É deste sistema secundário que vamos falar nesse texto. Siga a leitura e entenda como funciona o sistema de freio de estacionamento eletromagnético.

Vamos enteder como funciona este sistema?

O freio de estacionamento é um elemento eletromecânico, montado em cada motorização da cadeira
de rodas e acoplado ao eixo do motor, diretamente onde acontece o bloqueio do movimento. Neste ponto, é exigido menor esforço para que esta ação seja realizada.

Quando a cadeira de rodas está em movimento, ela gasta energia mantendo a bobina energizada, para que o sistema de freio de estacionamento seja anulado por efeito magnético do eletroíma, formado pela bobina e seu bloco de aço. Em contrapartida, quando a cadeira para, o sistema não exige nenhum gasto de energia, pois essa energia é cortada para manter a cadeira freada.

Antes da cadeira se movimentar, o controlador da cadeira energiza o eletroíma do freio de estacionamento, que puxa um disco flutuante, desbloqueando o movimento do eixo do motor. Quando a cadeira para, freada pelo próprio motor, o controlador corta energia do freio e uma mola de compressão empurra o disco flutuante fazendo com que o eixo do motor seja travado.

Seu acionamento é automático, gerenciado pelo controlador eletrônico da cadeira, sempre que manuseado pelo joystick, caso das cadeiras motorizadas, e pelo gatilho, caso dos scooters elétricos.

setas

A bobina do freio eletromagnético forma junto com o bloco de aço o eletroíma que quando energizado, gera um campo magnético que atrai o disco flutuante com mais força que a mola de compressão, puxando-o com maior intensidade e abrindo um pequeno espaço para que todos os componentes girem livremente. Sempre que a energia da bobina for cortada, o campo magnético cessa, deixando de atrair o disco flutuante. Dessa forma, a mola de compressão consegue empurrá-lo contra a pastilha e o disco fixo, fazendo com que o conjunto fique freado, impedindo o giro do eixo do motor.

A pastilha fica entre o disco fixo e o disco flutuante, gerando atrito dobrado em seus dois lados, para manter o conjunto freado. A mola de compressão empurra o disco flutuante contra a pastilha, que pressionada contra o disco fixo, faz a frenagem. O conjunto gera atrito porque todos os componentes se mantém pressionados. O eixo do motor está acoplado ao eixo da pastilha, que quando gira, aciona também, o giro da pastilha.

O disco fixo tem duas funções, fixar o freio na motorização e gerar atrito com a pastilha sempre que a cadeira de rodas está freada. O disco flutuante aperta ou solta a pastilha do freio para que aconteça o acionamento ou não, da frenagem. Os dois são retificados para garantir planicidade e adquirir melhor funcionamento.

Faltou energia, e agora?

Não tem problema! Caso falte energia para cadeira ou o fusível seja rompido, o freio entra em ação mecânica, automaticamente pela mola de compressão que empurra o disco flutuante e para a cadeira de rodas.

Mesmo sem energia nas baterias, é possível destravar o freio para que a cadeira seja empurrada manualmente, através de uma alavanca que possui duas posições de uso. Em uma delas, garante que o freio de estaciomento eletromagnético funcione automaticamente. Quando fora desta posição, a alavanca inibe totalmente o funcionamento deste sistema, e aciona o uso para empurrar a cadeira manualmente. É necessário que se esteja atento com a posição da alavanca para não usar a cadeira de forma incorreta e acabar ficando sem freio de estacionamento

Sendo assim, o sistema é projetado para garantir a segurança e a praticidade do usuário ao trafegar por diversos lugares. É importante que se esteja ciente e entenda o funcionamento do freio de estacionamento, até para se certificar do bom desempenho dos freios e procurar ajuda à assistência técnica do produto, caso aconteça algum problema.

Cuidados

Os cuidados com a limpeza e manutenção são essenciais para evitar problemas de funcionamento
do sistema. O acúmulo de sujeira no compartimento impossibilita a livre ação dos materiais, impedindo que o freio seja liberado.

Vale ressaltar, que o freio de estacionamento eletromagnético funciona tanto em cadeiras de rodas motorizadas, como em scooters elétricos.

Gostou de entender como funciona os freios das cadeiras de rodas? Agora é só seguir nossas redes sociais para se manter informado e tirar qualquer dúvida sobre outros compartimentos dos nossos equipamentos.

Receba nossos conteúdos por e-mail e amplie seus horizontes!

É só cadastrar seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

16 Comentários

    Muito bom o entendimento deste sistema

    gostei muito de saber como funciona uma cadeira motorizada e como cuidar dela para ter mais durabilidade!!
    já cuidava da minha e vou cuidar mais ainda. muito obrigada pelas dicas!!

    Boa noite estou precisando de uma peça. Freio estacionamento magnético. Deste meso modelo VC postou.aguardo uma resposta.muito obrigado.

      Olá Celso Vieira, nós enviamos uma mensagem para você através do email que cadastrou para comentar aqui no blog. Se esse email não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através dessa página: http://materiais.freedom.ind.br/rd-comprar-peca. Obrigado pelo contato.

    Boa tarde, preciso de dois freios deste, vcs vendem? Se venderem qual o preço?
    Obrigado.

      Olá João Marcelo, nós enviamos uma mensagem para você através do e-mail que cadastrou para comentar aqui no blog. Se esse e-mail não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através dessa página: http://materiais.freedom.ind.br/rd-comprar-peca. Obrigado pelo contato!

    Olá, gostaria de saber se tem como colocar esse freio no scooter eletrico freedom 2002?

      Olá Cláudio, tudo bem?
      Infelizmente ainda não é viável em função do tamanho, mas já estamos trabalhamos em um projeto para que isso seja possível 🙂

      Obrigado pelo contato!

    Boa tarde, comprei uma cadeira nova freedol styles 20.
    Gostaria de saber se ela já vem com esse freio ou preciso comprar separado?

      Olá Caio,

      Todas cadeiras motorizadas atualmente vem com freio de estacionamento por padrão.

      Abraços,
      Rodrigo

        Esse freio Regenerativo (KERS) como adquirir?
        Lugar de compra, e se é viável a instalação?

          Fala Caio,

          Recomendamos preencher o formulário de compra de peças para que nosso time de vendas informe os locais de compra próximo a você e os preços:

          http://materiais.freedom.ind.br/rd-comprar-peca

          Qualquer coisa estamos aqui, beleza?

    Preciso fazer uma nova pastilha para a cadeira Fredoom correia como é qual material poso usar?

      Olá, Magno, o ideal é você conversar com o nosso atendimento relacionado a peças. Basta clicar no link, http://materiais.freedom.ind.br/rd-comprar-peca, preencher algumas perguntinhas e enviar, assim entraremos em contato com você 😀

    Meu freio magnético travou oque Faso agora

      Olá, Antonio.
      Nosso setor de SAC pode ajudar você!
      Preencha seus dados neste link: http://bit.ly/sacfreedom

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.