Produtos de Mobilidade

Aprenda como fazer o transporte da sua cadeira de rodas motorizada com segurança

Nem toda pessoa com deficiência física possui veículo adaptado para o transporte de uma cadeira de rodas. Quando o assunto é o modelo motorizado, essa tarefa pode ser um pouco mais complicada.

Por isso, compreender como meios de locomoção podem transportar uma cadeira de rodas em segurança, é importante para não colocar em risco a saúde do usuário, assim como possíveis danos ao equipamento.

Portanto, separamos algumas dicas sobre como é feito o transporte da cadeira de rodas motorizada em diferentes meios de locomoção como automóveis e táxis, ônibus, metrô e avião.

Importância do transporte seguro da cadeira de rodas

Utilizar meios de transporte pode não ser uma tarefa fácil para as pessoas com deficiência física. Isso acontece porque é comum que encontremos automóveis que não comportam o tamanho de uma cadeira de rodas, principalmente os modelos motorizados.

Em suma, a maneira mais segura de locomoção – principalmente em veículos particulares –  seria a transferência do indivíduo para o assento do veículo. Quando isso ocorre, é possível reclinar os encostos dos bancos para deixar a postura do usuário o mais confortável possível.

Entretanto, nem toda pessoa com deficiência física consegue fazer esse tipo de transferência. Para pessoas que utilizam carros adaptados, o transporte normalmente ocorre na parte de trás do veículo, em que o usuário fica sentado na própria cadeira de rodas.

Da mesma forma, é o que ocorre nos transportes públicos, que reservam espaços prioritários para esses passageiros viajarem sentados na própria cadeira. Já no que diz respeito às companhias aéreas, geralmente possuem funcionários treinados para auxiliar no transporte adequado da motorizada, já que o passageiro é transferido para uma cadeira de rodas de bordo que atende as especificidades da aeronave.

Em suma, é importante saber quais os cuidados devem ser tomados no transporte de cadeiras motorizadas, para que assim se mantenha a integridade do equipamento, além de deixar a viagem confortável e segura. Para isso, siga a leitura!

Como transportar a cadeira de rodas em carros particulares

Transportar uma cadeira de rodas em um carro particular pode ser difícil, mas não é impossível. Normalmente os veículos não possuem adaptações e tamanhos suficientes que comportem uma cadeira de rodas. Sendo assim, é preciso ter alguns cuidados no momento de fazer a transferência para o veículo e transportar o equipamento.

Atualmente é possível encontrar no mercado cadeiras de rodas que são projetadas para caber em carros, através de modelos dobráveis. Em cadeiras motorizadas, por exemplo, baterias removíveis e estruturas que podem ser dobradas para caber no porta-malas são essenciais para que o transporte possa ser feito de maneira fácil e com mais segurança.

Em alguns casos, os produtos são mais pesados e necessitam de auxílio para que sejam colocados dentro do carro. Essa forma vai depender se o veículo comporta o tamanho e o peso do equipamento, assim como a capacidade física de quem vai fazer a transferência. 

Do mesmo modo, pode ser que seja necessária uma rampa para que a passagem seja feita facilmente. Nestes casos, esse tipo de suporte é utilizado para colocar a cadeira sem desmontar dentro do veículo – adaptado –, e o usuário viaja sentado na própria cadeira de rodas.

Como transportar a cadeira de rodas no táxi

Ao chamar por um táxi, é importante certificar se o veículo comporta o transporte de uma cadeira de rodas ou contempla adaptações para atender pessoas com deficiência física. Em várias cidades do Brasil, há serviços equipados com suporte para transferência do equipamento e que integram alterações para proporcionar a autonomia do usuário.

Como exemplo, adaptações que permitem a permanência do indivíduo na cadeira de rodas ao utilizar o meio de transporte; segurança redobrada com travas e barras de apoio; além de teto e portas maiores para facilitar a entrada do equipamento no veículo. Do mesmo modo, táxis adaptados também contém rampas ou elevadores que comportam o embarque e desembarque da cadeira de forma facilitada.

Em suma, é importante checar se a sua região possui serviço de táxi adaptado para pessoas com deficiência física. Dessa forma, evitando constrangimentos antes de optar por esse meio de transporte.

Como transportar a cadeira de rodas no ônibus ou metrô

Os ônibus públicos adaptados são equipados com elevadores para transferência da cadeira de rodas ao veículo. Além disso, possuem espaço apropriado e destinado somente para pessoas com deficiência física serem transportadas em segurança.

Entretanto, a quantidade de veículos adaptados ainda pode ser restrita em algumas localidades e disponibilizados conforme a necessidade da região. Por isso, é importante confirmar se na sua cidade há adaptações no transporte coletivo e os horários em que estão disponíveis.

No caso dos metrôs, determinar o melhor local para comprar as passagens e descobrir áreas acessíveis, que muitas vezes estão localizadas em vagões específicos, é uma maneira de facilitar o uso do transporte. Desse modo, evita-se a locomoção em locais e/ou horários de maior movimento.

Assim como existem plataformas que acionadas facilitam a passagem da cadeira de rodas para dentro do ônibus, em alguns metrôs é possível encontrar plataformas que reduzem o espaço entre o vão do veículo e o embarque-desembarque.

Por fim, é imprescindível observar a presença de cintos de segurança nos meios de transporte coletivo para que a cadeira de rodas fique em total segurança no deslocamento. É preciso que os itens prendam o equipamento de maneira que fique imóvel, sem que ocorra possíveis deslocamentos com os movimentos do veículo, certificando a segurança da pessoa com deficiência física e a integridade da cadeira de rodas.

Como transportar a cadeira de rodas ao viajar de avião

As companhias aéreas são equipadas com as exigências da Lei da Acessibilidade e repassam orientações aos funcionários para atender as pessoas com deficiência física. Mas para que tudo seja feito de forma adequada, é importante informar da necessidade da cadeira de rodas ao realizar a reserva das passagens.

Normalmente, as empresas aéreas disponibilizam uma cadeira de rodas especial e adequada para realizar o deslocamento do usuário até a aeronave. Posteriormente, é fornecida a cadeira de bordo para ser utilizada no corredor do avião.

Já no que diz respeito ao transporte da cadeira de rodas, algumas empresas “desmontam” o equipamento para transportá-lo. Quando possível, é importante que o próprio usuário ou o cuidador contribua nesta etapa, preparando o produto para viagem e destacando partes removíveis para evitar possíveis danos. 

Com relação às baterias, modelos em íon de lítio são considerados de material perigoso. Ou seja, para que a viagem possa ser segura, é solicitado que a bateria não ultrapasse de 300 Wh; deve estar presa com terminais protegidos e circuitos isolados; ou quando possível, retiradas e transportadas separadamente. Entretanto, é preciso ficar atento quanto às mudanças da legislação, já que a interpretação depende de cada companhia aérea.

Diferentemente, baterias de válvula regulada (VRLA) ou com solução ácida em forma de gel são permitidas. Por isso a importância de passar essas informações ao reservar as passagens para que a companhia aérea esteja preparada para realizar o atendimento adequado na viagem.

Finalmente, caso haja necessidade de trocar de avião, será utilizada outra cadeira de rodas para mover o indivíduo até o portão de embarque do próximo voo. Uma vez no destino, é preciso certificar se o equipamento foi montado corretamente e entrega toda funcionalidade. Se algo estiver errado, fale imediatamente com um representante da companhia aérea para obter ajuda.

Cadeiras de rodas fáceis de transportar

A Freedom disponibiliza no mercado cadeiras de rodas que podem ser transportadas facilmente em veículos particulares. A empresa desenvolve modelos motorizados com fechamento em “X”, compactos e mais leves, adequados para o transporte em veículos convencionais. 

As motorizadas da Freedom possuem baterias removíveis, que podem ser retiradas para diminuir o peso do produto e facilitar no transporte de veículos particulares. Além disso, um recurso disponível para carros hatch, é o encosto articulado da cadeira de rodas. Dessa forma, ela reduz a altura da cadeira para facilitar o transporte. 

Agora que você já sabe sobre os cuidados que precisa ter ao transportar sua cadeira de rodas, que tal conferir os modelos que a Freedom disponibiliza no mercado? Acesse nossa página de produtos! 

One thought on “Aprenda como fazer o transporte da sua cadeira de rodas motorizada com segurança

  • Neide de Fátima bsobota

    Por favor em ônibus escolar tem uma mãe que não aceita prender cadeira por encosto não tem segurança só por a roda … Aí ela todo dia me ofende e como vou resolver

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.