Esportes, lazer e turismo

Turismo acessível em Brasília: 6 locais para você visitar

O turismo acessível em Brasília tem estado em alta nos últimos anos. Afinal, como a sede do Governo Federal, a cidade passou por várias obras com a finalidade de cumprir as leis de inclusão criadas pelo Congresso Nacional. Assim, os principais monumentos e locais públicos contam com uma boa infraestrutura de acessibilidade.

Existem várias leis que protegem o direito das pessoas com deficiência. A Legislação mais ampla é emitida pelo Governo Federal e, para dar o exemplo, a capital nacional adequou sua infraestrutura turística para oferecer mais acessibilidade aos visitantes.

Por isso, separamos 6 pontos turísticos bastante diversos para você. Na nossa lista, você encontrará uma igreja, prédios históricos e um parque urbano. Buscamos atender todos os gostos! Quer saber mais? Então, não deixe de acompanhar!

1. Catedral de Brasília

É considerada uma das principais obras do arquiteto Oscar Niemeyer em todo o mundo. Nela, ele testou seus conceitos mais arrojados e inovadores de forma em que essa igreja é considerada, até hoje, uma das principais obras de arte do mundo.

Em seu interior, o turista encontrará uma abóboda única com uma vidração colorida em cinza, branco e azul em um padrão modernista de estampa. No centro, uma estátua de um anjo esculpida em estilo barroco tira o fôlego dos observadores.

No lado externo, há uma rampa ampla que sobrepõe a igreja em relação ao plano da Esplanada dos Ministérios. Além disso, obras recentes garantiram adaptações à pessoa com deficiência locomotora. Assim, você não deve se preocupar muito com limitações.

2. Parque da Cidade

O Parque da Cidade de Brasília é um dos maiores parques urbanos do mundo, sendo o maior da América Latina. Além de ser uma excelente opção verde, ele também é um dos mais bonitos projetos paisagísticos humanos. Com isso, torna-se um excelente ponto tanto para os moradores quanto para os turistas.

Ele também ficou muito famoso devido a um dos maiores sucessos da MPB, a música “Eduardo e Mônica” do Legião Urbana. Em um dos trechos, o cantor diz: “se encontraram então no Parque da Cidade, a Mônica de moto e o Eduardo de camelo”. Para quem não sabe, naquela época, camelo era uma expressão regional para a bicicleta.

Para os turistas com alguma deficiência, o parque também é uma excelente opção. Em 2017, houve a inauguração de uma grande obra para que o local atendesse a todas as exigências das normas brasileiras de acessibilidade. Assim, foram instalados passeios firmes, contínuos, sem degraus e com pisos antiderrapantes.

Ademais, toda a superfície é regular e conta com uma largura mínima de 1,2 metro. Assim, há conforto para os usuários de cadeiras de rodas, para pessoas com deficiências visuais, idosos etc.

3. Praça dos Três Poderes

A Praça dos Três Poderes é o coração do turismo em Brasília. Afinal, além de ser uma atração por si só, abriga os principais prédios turísticos ao seu redor. Toda a estrutura foi reformulada para facilitar o acesso das pessoas com deficiência. Os passeios contam com rampas próprias para auxiliar a locomoção com cadeiras de rodas.

Além disso, a praça abriga vários museus importantes, como o Centro Cultura da Praça dos Três Poderes, o Espaço Lúcio Costa, o Museu Histórico da Cidade, o Panteão da Pátria e da Democracia etc. Todos eles passam por reformas recentes para garantir a acessibilidade.

Todos eles contam com elevadores para cadeirantes nas escadarias e rampas. Em alguns deles, há também a disponibilização de um scooter elétrico para aumentar o conforto do visitante. Em todos eles, também houve uma reformulação completa dos banheiros com a finalidade de facilitar o uso e evitar a ocorrência de acidentes.

4. Congresso Nacional

Esse prédio abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, sendo a casa legislativa de onde emanam todas as leis federais de nossa nação. Ou seja, todos os principais estatutos sobre acessibilidade foram criados lá. Portanto, o cumprimento das leis a respeito desse assunto servem de exemplo para as demais esferas de poder da nação.

Nesse sentido, o visitante pode esperar várias facilidades para melhorar o acesso, como:

  • rampas;
  • elevadores de acesso;
  • marcação de piso;
  • transcrição de placas informativas em linguagem escrita de Braille;
  • banheiros adaptados;
  • guias turísticos especializados no atendimento de pessoas com deficiência.

5. Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Brasília é um dos mais bonitos do mundo, pois conta com um projeto paisagístico único, focado principalmente nas plantas do Cerrado. Periodicamente, várias atividades culturais e esportivas são disponibilizadas no local, de forma a atender também o público de pessoas com deficiência.

Uma das principais facilidades é a disponibilização de carrinhos para locomoção. Desse modo, é possível favorecer a visitação de todos, permitindo acesso facilitado a algumas trilhas com maiores desafios de mobilidade

6. CCBB

O Centro Cultural do Banco do Brasil no Distrito Federal é uma das principais atrações artísticas na cidade de Brasília. Todas as semanas há diversas atrações de teatro, artes plásticas, música, entre outros.

Além disso, periodicamente, o CCBB disponibiliza uma série de eventos especiais focados nos mais diversos tipos de deficiência. Por exemplo, no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual tem sido feita uma sessão de cinema com filmes adaptados, com audiodescrições e comentários feitos por profissionais especializados.

Em relação à infraestrutura, você encontrará as seguintes facilidades:

  • acesso por rampas ao Teatro e às Galerias;
  • elevador entre as Salas de Exposições;
  • vagas exclusivas de estacionamento;
  • banheiros adaptados atrás do balcão de informações.

Como você deve ter percebido, o uso de equipamentos como elevadores, scooters e rampas elétricas pode melhorar bastante o acesso das pessoas com deficiência. Alguns pontos de turismo acessível em Brasília já contam com eles para aumentar a qualidade da visitação. Se você quer otimizar ainda mais as suas viagens, é possível adquirir cadeiras de rodas motorizadas e scooters de altíssima eficiência. Desse modo, você ganha mais liberdade quando os locais não disponibilizarem essa facilidade.

Quer saber mais sobre os equipamentos de mobilidade que ajudam bastante a melhorar a qualidade de vida das pessoas com restrições de locomoção? Então, não deixe de conferir as vantagens das scooters para os idosos!

One thought on “Turismo acessível em Brasília: 6 locais para você visitar

  • Artigo com ótimas dicas de viagem em Brasília.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.