5 filmes sobre inclusão

5 filmes sobre inclusão que você não pode deixar de assistir

Cada vez mais, filmes sobre inclusão estão aparecendo na tela dos cinemas, afinal, historias assim podem não só servir como inspiração, mas trazer através de uma historia emocionante uma grande lição de vida.

Pensando nisso, selecionamos algumas opções de filmes sobre inclusão para que você possa ver mais sobre esse assunto tão importante para além das próprias vivências. Se você gostou da ideia, é só continuar a leitura e conferir cinco opções que tratam da importância e também dos desafios da inclusão. Mas, antes disso, que tal entender como funciona a inclusão no nosso país?

Entenda como a inclusão é trabalhada no Brasil

Antes de entender como a inclusão de pessoas com deficiência funciona, é importante compreender o que é entendido como deficiência.

Para o Estatuto da Pessoa com Deficiência, chamado também de Lei Brasileira de Inclusão, sancionado em 2015, trata-se de “uma restrição física, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária”.

Esse Estatuto pode ser dividido em três grandes tópicos — cada um trata de uma esfera específica, a qual envolve uma série de requisitos que devem ser cumpridos.

A primeira esfera abordada disposições gerais e também dos direitos fundamentais de pessoas com deficiência. Já a segunda aborda o acesso à informação e à comunicação. Por fim, a terceira trata de questões referentes ao acesso à Justiça, assim como a punição prevista para quem infringir as exigências.

Sobre o último tópico, vale lembrar que negar qualquer um dos direitos previstos para pessoas com deficiência é considerado crime. Um exemplo é a recusa por parte de muitas escolas na hora da matrícula de crianças.

Infelizmente, a existência da lei não significa o cumprimento absoluto dela, o que é comprovado pelos diversos desafios enfrentados no dia a dia. Entretanto, apesar dessa realidade, podemos destacar algumas conquistas, especialmente no que diz respeito à educação e ao mercado de trabalho.

Educação

Há algum tempo, não existia nenhuma proibição para a cobrança de taxa extra em matrículas e mensalidades de alunos com deficiência nas instituições de ensino. Portanto, muitas escolas e universidades adotavam tal postura.

O Estatuto, além de proibir esse tipo de cobrança, prevê multa e pena de dois a cinco anos de detenção para quem impedir ou dificultar o ingresso dessas pessoas.

Para além disso, determina também que 10% das vagas em cursos de ensino técnico, tecnológico ou superior devem ser reservadas para pessoas com deficiência.

Trabalho

No mercado de trabalho, a chamada Lei de Cotas estabelece uma regra para empresas com cem ou mais empregados: preencher uma parcela de vagas com pessoas com deficiência. Tal porcentagem varia de acordo com o número de funcionários, sendo que, geralmente, varia entre 2 e 5%.

Vale lembrar que o benefício é muito mais do que apenas o salário. O exercício profissional proporciona a interação com outras pessoas, oportunizando inclusive a reabilitação social e psicológica.

Para além dessas questões, podemos também destacar o esporte como uma excelente ferramenta inclusiva. Eventos como as Paralimpíadas vêm servindo como inspiração para diversas pessoas, além de chamarem a atenção do Governo para a necessidade de cada vez mais políticas que incluam as pessoas com deficiência nessa esfera.

Conheça cinco filmes sobre inclusão

Embora existam leis voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência, o dia a dia é muito diferente do que está no papel. Assim, os filmes desempenham um papel interessante, pois nos ajudam a pensar sobre novas possibilidades, caminhos e realidades.

Confira algumas opções que têm o tema central voltado à rotina, aos desafios e às possibilidades de indivíduos com deficiência.

1. Todos com todos

Produzido em 2011 pela Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São Paulo, o documentário traz depoimentos e situações comuns no cotidiano, abordando inclusive a questão da educação. A produção, dirigida por Marco Del Fiol, envolve alunos com e sem deficiência, além de alguns educadores.

2. Paratodos

O filme, produzido por Marcelo Mesquita, acompanha a rotina de quatro equipes de atletas paralímpicos. Além de treinamentos e competições, a produção também traz entrevistas com atletas campeões, como Terezinha Guilhermina, Alan Fonteneles e Fernando Fernandes.

De modo geral, o filme é uma excelente oportunidade para analisar e discutir a inclusão de indivíduos com deficiência na sociedade e também no esporte.

3. A pessoa é para o que nasce

Lançado em 2015, o documentário relata o cotidiano de três irmãs cegas e aborda temas como as estratégias de sobrevivência do trio e também a sua leitura de mundo. O destaque da produção fica por conta da forma como as irmãs driblam as dificuldades e conseguem deixar o talento musical aflorar.

4. Todos

Com estreia em 21 de agosto de 2017, na Mostra Gaúcha do 45º Festival de Cinema de Gramado, o documentário trata de temas como acessibilidade, inserção social, diversidade e inclusão. A produção mostra que as limitações encontradas por pessoas com deficiência não são fatores de incapacitação para o estudo, trabalho ou lazer.

5. Os Intocáveis

O filme, produzido por Eric Toledano e Olivier Nakache, resgata uma história real e promove a reflexão acerca da condição humana. Traz uma visão realista sobre a nossa fragilidade e aborda, especialmente, o sentido da existência, além da redescoberta da vida por meio de outra pessoa.

É uma opção válida para ver na telinha questões que vão além da inclusão, pois a produção trata também de redescoberta e conexão entre as pessoas.

Como vimos, opções de filmes sobre inclusão não faltam. Felizmente, todas essas obras trabalham com questões que permitem uma comparação com a realidade. Tanto nos filmes quanto nos documentários é possível ver a inclusão como um processo. Isto é, vai sendo construída aos poucos, esbarrando, aprendendo e sendo reconstruída com cada obstáculo.

É inevitável, ao falar em inclusão, não lembrar das leis que atuam para tentar garanti-la. Por isso, que tal aproveitar e conhecer quais são os direitos garantidos por lei para pessoas com deficiência?

Receba nossos conteúdos por e-mail e amplie seus horizontes!

É só cadastrar seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.