Notícias

11 Aplicativos para Auxiliar Pessoas com Deficiência

A cada ano, mais tecnologias assistivas estão sendo desenvolvidas. Rampas de acesso, pisos táteis, banheiros adaptados e outras diversas modificações são incorporadas na estrutura de nossas cidades. Contudo, a acessibilidade não deve ser apenas material, mas digital também.

A acessibilidade digital se baseia no direito e na facilidade de todas as pessoas desfrutarem de atividades, serviços, produtos e conteúdos disponíveis na internet sem nenhum tipo de impeditivo.  

Como um tema cada vez mais discutido, a acessibilidade digital vem tomando espaço e facilitando a interação de muitos PCDs com o meio digital.

Pensando nisso, diversos aplicativos são desenvolvidos para o colaborar com pessoas com deficiência, ajudando na acessibilidade digital e na qualidade de vida.

Nesse post, vamos falar um pouco de alguns aplicativos para auxiliar pessoas com deficiência, que prometem ser facilitadores no dia a dia.

Pacote de Acessibilidade do Android

Produzido pelo Google, esta aplicação é um complemento para o sistema operacional Android. É um aplicativo para cegos, que facilita o uso de aparelhos com gestos e recursos inteligentes que facilitam o uso.

Algumas funcionalidades deste aplicativo são:

  • Menu de acessibilidade: Possibilita, com um menu grande, bloquear o smartphone, controlar o volume, selecionar o brilho, tirar captura de telas e muito mais.
  • Selecionar para ouvir: A leitura de texto é ativada ao selecionar itens na tela.
  • Leitor de tela TalkBack: Receba feedback falado e controle o dispositivo com gestos.

Esse aplicativo está disponível na Play Store.

Guia de Rodas

Criado por Bruno Mahfuz, que é cadeirante , o Guia de Rodas é um aplicativo que permite que diferentes usuários possam avaliar os locais de uma determinada cidade.

Assim, quem visitar um shopping, hotel, restaurante ou o estabelecimento que for poderá relatar qual foi a experiência de se locomover com a cadeira no espaço. Inclusive, aplicando notas!

E se você acha que isso é pouco, esse aplicativo ainda conta com uma equipe formada por arquitetos que falam sobre questões de mobilidade. Dessa forma, é possível mensurar toda a acessibilidade e gerar uma qualificação.

Disponível para: Android, iOS e Windows Phone.

CittaMobi

Você já considerou o quanto pode ser complexo se locomover com transporte público em uma metrópole? E para as pessoas com deficiência, como seria esta experiência?

É analisando este cenário que o CittaMobi fornece informações para os que precisam utilizar ônibus, apontando as paradas, as principais linhas e até mesmo os terminais adaptados para esta condição.

Além disso, o aplicativo consegue até mesmo identificar se o automóvel que está se aproximando é apropriado para quem utiliza cadeiras de rodas – o que é um verdadeiro facilitador para evitar que o indivíduo faça sinal e acabe não embarcando.

Disponível para: Versão Web e Mobile, para Android e iOS.

Civida

Idealizado por Lucas Humberto Reinhardt, o Civida é um aplicativo a serviço da saúde que se mescla com uma espécie de projeto social. Isso porque seu principal interesse é ajudar o próximo, permitindo que pessoas que não possuem condições financeiras consigam receber equipamentos emprestados ou doados.

Assim, tanto pessoas pertencentes à população quanto empresas e organizações podem contribuir e mudar a vida de um indivíduo com deficiência que precisa de suporte em um momento de tanta dificuldade.

A ideia, inclusive, é auxiliar sujeitos que tenham mobilidade reduzida ou que, por alguma razão, dependam de muletas e cadeiras de rodas. Ademais, os que precisarem também de aparelhos auditivos e outros itens similares também poderão contar com o apoio do aplicativo.

Vale lembrar, aliás, que o Civida não está sozinho nesta empreitada. Portanto, outros locais estão nos bastidores da iniciativa, como o Instituto 3M e a Faculdades Integradas de Taquara. 

Disponível para: Android

BioMob

Já pensou se o GPS do seu celular jogasse a seu favor e ajudasse a encontrar os melhores locais para frequentar como uma pessoa com deficiência? O BioMob pode te ajudar com este processo!

Isso porque a plataforma pode detectar a sua localização e sugerir diferentes lugares que estão próximos de onde você está, desde que sejam adaptados. Logo, academias, restaurantes e até ambientes culturais podem ser recomendados para o seu lazer.

E não pense que somente empreendimentos entram no conceito. Paradas de ônibus, terminais e estações de metrô seguem na lista. Não é à toa que ele se tornou o aplicativo primordial para brasileiros e turistas que visitaram o Brasil para a Paralimpíada. Haja destaque!

Disponível para: Android.

Táxi Para Cadeirantes

O objetivo deste aplicativo é prestar um atendimento exclusivo para as pessoas com deficiência que vivem na cidade de São Paulo e nas regiões que também estão próximas a ela.

Assim, é possível que o usuário solicite um automóvel próprio para sua locomoção, que seja adaptado para as suas necessidades e facilite toda a mobilidade pela cidade.

Afinal, nós sabemos que é complicado encontrar um táxi normal que comporte a cadeira e ainda seja gentil com o indivíduo, não é mesmo? Por isso, esta plataforma surge como uma verdadeira salvadora e pode te ajudar ao máximo.

Disponível para: Android

HandTalk

O aplicativo Hand Talk é um tradutor automático para Libras muito inovador e útil. Nele você consegue traduzir textos ou áudios para a libras com a ajuda de Hugo, um assistente virtual em 3D.

Além de ser bastante prático de usar, o aplicativo  é muito intuitivo e conta com outras diversas funcionalidades. Através dele, é possível tornar qualquer site acessível em libras em alguns minutos, inserindo um botão.

Dentre suas funcionalidades, é possível realizar videochamadas em todo o território nacional, com intérpretes que vão fazer a tradução no mesmo instante.

O HandTalk é um aplicativo gratuito para surdos, e foi eleito pela ONU como o melhor aplicativo social do mundo. Tal título demonstra o quão efetivo é o app no universo da acessibilidade para pessoas com redução ou ausência de capacidade de ouvir. Vale destacar que o recurso está disponível no sistema operacional iOS e Android.

Be My Eyes

Esse aplicativo permite que usuários cegos identifiquem objetos ou textos através de videochamadas com uma espécie de rede solidária. Essa tecnologia aliada a generosidade, gera um resultado incrível.

A pessoa cadastrada na plataforma pode solicitar ajuda quantas vezes forem necessárias, geralmente haverá alguém disposto a auxiliá-la  — seja para descrever uma imagem, para ler rótulos de produtos ou para procurar algum item perdido em casa.

Atualmente, o aplicativo está em 150 países, contando com milhares de usuários. Importante frisar que as chamadas são feitas levando em consideração a língua e o fuso horário do solicitante. Isto é: não há perigo da pessoa incomodar o voluntário em um horário inapropriado e nem de ficar perdida em relação ao idioma.

Envision Ai

Esse aplicativo tem uma proposta parecida com outros aplicativos, como o Be My Eyes, afinal, sua proposta é identificar objetos, imagens ou textos, em auxilio a pessoas cegas, contudo, o Envision Ai, se utiliza de uma inteligência artificial que faz o reconhecimento e o informa ao usuário. 

Além de possuir outras funções, essa aplicação é muito efetiva para a leitura. Ao baixar o aplicativo você recebe 14 dias de uso grátis.

Big Launcher

O Big Launcher foi desenvolvido para pessoas idosas ou com baixa visão utilizarem smartphones com mais autonomia. Através dele, a tela inicial é alterada para uma interface com ícones maiores.

Com isso, os aplicativos ficam maiores na tela, com maior contraste, assim, mesmo com baixa visão é possível localizá-los sem dificuldade. É possível fazer algumas personalizações também, para deixar o celular ainda mais adaptado para o usuário em questão.

O Big Launcher está disponível para Android.

TelepatiX CAA e LetMe Talk,

Dois aplicativos para pessoas com deficiência que disponibilizam uma forma de comunicação alternativa. Ambos possuem boas avaliações e funcionalidades semelhantes.

Teclados otimizados, sugestões de palavras e opções de vozes alternativas para traduzir o que o usuário escreve em falas.

Esses aplicativos contam com opções rápidas de “Sim” ou “Não” e figuras que representam as ações. 

Ambos estão disponíveis para download para Android.

Você conhece ou usa outros aplicativos para facilitar seu dia a dia? Comente e ajude a tornar o dia a dia de outras pessoas mais simples. E não deixe de se inscrever em nossa newsletter para receber conteúdos como este. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.