fbpx
Afinal, o que é acessibilidade digital?

Afinal, o que é acessibilidade digital?

A Internet (como conhecemos hoje) nos dá a sensação de uma força sem limites, sem fronteiras. No meio deste conceito, a acessibilidade digital é a prática que visa igualar a impressão de liberdade.

De fato, o alcance da Internet não respeita barreiras políticas ou mesmo geográficas. Cidadãos de dois países declaradamente “inimigos” podem acessar as mesmas páginas (ao mesmo tempo) na rede mundial de computadores.

Mas, será que as pessoas com deficiência, que já enfrentam vários obstáculos no mundo real, têm o direito a essa autonomia “oferecida” pela Internet? Qual a importância da acessibilidade digital para esses grupos? Entenda melhor sobre o assunto nas próximas linhas deste artigo.

O que é acessibilidade digital?

O conceito de acessibilidade se baseia no direito e na facilidade de todas as pessoas gozarem de atividades, serviços, produtos e conteúdos disponíveis na sociedade sem nenhum tipo de impeditivo – independendo de possíveis limitações físicas, sociais, culturais, entre outros.

Assim, a acessibilidade digital engloba todas as diretrizes convencionais somadas à questão digital. Os usuários devem ter o máximo de experiência com o mínimo de interferência externa.

Por exemplo, se existem usuários com dificuldades visuais, os desenvolvedores de site precisam criar ferramentas e saídas para que esse grupo consiga usufruir ao máximo dos serviços oferecidos pela plataforma, da mesma forma que outros usuários o fazem.

Qual a importância de promover a acessibilidade digital?

A existência de uma iniciativa voltada para facilitar a experiência do próximo é importante, no mínimo, para uma reflexão geral. Porém, quando falamos do meio digital, e principalmente da Internet, as empresas já enxergam a acessibilidade com um olhar de mercado.

Se a sociedade entende que é preciso investimento e práticas voltadas para tornar o mundo digital mais agradável para quem acessa, e as empresas se veem na obrigação de seguir este caminho, então a promoção da acessibilidade digital se torna imprescindível para todos.

Como a acessibilidade digital está sendo realizada?

Para que a acessibilidade digital possa funcionar na prática é preciso que os donos de sites invistam em tecnologia assistiva e outras ferramentas voltadas para facilitar o acesso do usuário a todas as opções disponíveis em um website.

Hoje, muitos empreendedores e desenvolvedores já entendem a importância da acessibilidade e utilizam recursos para que o conceito seja aplicado na Internet. Abaixo apresentaremos atitudes digitais que podem e são utilizadas no mercado em termos de acessibilidade.

Apresentando uma descrição alternativa das imagens

Para os usuários que têm deficiência visual parcial ou completa, a descrição alternativa das imagens é uma ótima opção para lhes proporcionar uma experiência igualitária. A ferramenta trabalha descrevendo as imagens que surgem na tela por meio de textos alternativos.

Porém, é importante que o sistema seja inserido para descrever as imagens e não eventuais produtos e serviços oferecidos pela empresa. A escolha de entender melhor sobre esses deve ficar a cargo do usuário.

Simplificando os textos

Um texto bem escrito não precisa ser formado por palavras complexas e pouco usuais. A maioria das pessoas acham cansativos textos muito técnicos com alto grau de dificuldade.

Para usuários com deficiências, tipo dislexia, a experiência pode ser ainda mais desagradável. Por isso, é importante utilizar o conhecimento e facilidade de escrita para desenvolver textos simplificados e de melhor entendimento. Algumas dicas neste sentido:

  • utilize parágrafos curtos (no máximo três linhas);
  • caso precise aplicar termos técnicos sempre explique o significado;
  • palavras em inglês também precisam ser traduzidas ou explicadas;
  • utilize links externos caso necessite de uma explicação mais detalhada.

Evitando funções acessíveis apenas pelo mouse

Alguns usuários têm limitações motoras e não podem utilizar o mouse livremente. Então é importante que o mouse não seja impedimento para uma livre navegação. É essencial que o site garanta livre acesso sem uso de uma ferramenta única. Existem vários opções de atalho no teclado que substituem a função do mouse, mas é necessário que o site aceite esse tipo de configuração.

Além disso, atualmente no mercado já são encontrados softwares de tecnologia assistiva que permitem o controle do teclado e cursor do mouse apenas com comando de voz ou movimentos de cabeça, transformando o próprio usuário nas ferramentas de acesso convencionais.

Quais os benefícios para o site que pratica a acessibilidade?

Mesmo que os benefícios da acessibilidade digital pareçam claros para muitas pessoas, ainda existem aqueles que não entendem ou duvidam das razões de praticar esse conceito. Claro que, acima de qualquer coisa, temos a empatia, a satisfação de se colocar no lugar de outrem e saber que a sua atitude está melhorando o mundo.

Mas, falando em termos de produtividade digital, temos como exemplo o melhor ranqueamento nos mecanismos de buscas da empresa. Muitas organizações investem milhões para que profissionais de SEO apliquem técnicas para assegurar melhores colocações dos web sites.

O que muito empresário pode desconhecer é que aplicar a acessibilidade digital pode impulsionar o ranqueamento de seus sites. Isso é até de fácil entendimento. Se os usuários com deficiência acessam um site frequentemente, com o público geral, naturalmente, os números de tráfego aumentarão.

Além disso, os robôs de busca (do Google, por exemplo) são considerados usuários cegos. Se o maior número de portas estiver aberta para acesso desses usuários, o site automaticamente terá mais prestígio e melhor posicionamento.

Enfim, a acessibilidade digital já não é mais um assunto restrito a um grupo de pessoas. Ainda que seja essencial o conhecimento dos direitos por parte das pessoas com deficiência, é preciso uma participação maior da sociedade e o interesse real das empresas. Afinal, quanto mais facilidade e liberdade de acesso, melhor para todos.

Gostou de saber sobre acessibilidade digital? Curta a nossa página no Facebook e fique sempre atualizado!

Receba nossos conteúdos por e-mail e amplie seus horizontes!

É só cadastrar seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

4 Comentários

    Eu sei que temos recurso para acessibilidade digital na minha freedom, mas até hoje ainda não esperimentei, quem sabe uma hora a gente, se conecta.
    grato
    Abs .
    Recomendo freedom.

    Esse Artigo foi excelente. Os especiais precisam se sentir na condição de contribuir na construção de um mundo melhor para todos. E a inclusão Digital faz parte disso. Parabéns pela iniciativa.

      Moro rua Léo de Morais 231. Na calçada aqui de frente , ou melhor o quarteirão inteiro é sujeira(lixo) e mato e calçadas ruins e aqui muitos idosos não saem pq caem nessas ruas ruins . Espero q venham atender este pedido. Aqui é paróquia v merces, colégio e Ame e tudo muito feio as calçadas. Por favor …

        Oi, Voinice. Indicamos que você entre em contato com a prefeitura do seu Município, o direto a acessibilidade é de todos e é dever da prefeitura garantir isso em espaços públicos!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.