Doação de cadeira de rodas: saiba mais sobre o assunto

Doação de cadeira de rodas: saiba mais sobre o assunto

É direito da pessoa com deficiência física possuir uma cadeira de rodas. Para isso, existem alguns benefícios garantidos por lei, além de projetos que promovem ações para doação de cadeira de rodas e outros equipamentos assistivos. Normalmente, o objetivo desses projetos é disponibilizar o produto para quem não pôde adquiri-lo por conta própria.

Doar uma cadeira de rodas pode não ser uma ação tão simples assim. É preciso ter em mente que, quanto mais o produto se adequar as características físicas do usuário, mais benefício ele terá. Isso é algo que muitas pessoas não sabem e, assim, acabam utilizando equipamentos fora dos padrões indicados.

Por isso, resolvemos explicar alguns pontos relevantes no momento de doar ou adquirir uma cadeira de rodas que devem ser considerados para que toda ajuda seja realmente bem-vinda. Você também ficará sabendo de alguns projetos que doam cadeiras de rodas. Confira!

Lei que garante o benefício da cadeira de rodas gratuita pelo SUS

Você sabia que toda e qualquer pessoa tem direito de receber do SUS uma cadeira de rodas manual ou motorizada e uma cadeira de banho permanente, independente da renda familiar? Mas esse benefício só atende quem realmente possui alguma deficiência física e mediante comprovação de laudo médico. O auxílio é concedido pelo Sistema Único de Saúde, SUS.

Esse direito está garantido pela Lei nº 8.080 de 16.09.90, estabelecida na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Saúde, que considera o atendimento integral à saúde “um direito da cidadania e abrange a atenção primária, secundária e terciária, com garantia de fornecimento de equipamentos necessários para a promoção, prevenção, assistência e reabilitação”.

Logo, isso contribuiu para melhorar as condições de vida e para integração social das pessoas, ampliando suas possibilidades e potencialidades para as atividades diárias.

Para que isso seja colocado em prática, a Secretaria de Saúde do Estado fornece um programa de atenção integral a saúde da pessoa com deficiência, no qual visa suprir as necessidades dos usuários por meio de ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.

Como ter acesso ao programa da Secretaria de Saúde do Estado?

Para ter acesso aos serviços de reabilitação física é necessário que o paciente faça uma inscrição prévia, sendo possível na secretaria de saúde do município onde mora. Em alguns casos, esse procedimento é feito nos postos de saúde, por isso, é importante se informar na região pretendida.

Para fazer a inscrição, é preciso portar alguns documentos obrigatórios, são eles:

  •  cartão SUS;
  •  cópia de documentos e de comprovante de endereço;
  •  prescrição de um profissional de saúde da Rede SUS.

A inscrição pode ser feita pelo próprio beneficiado ou por alguém que seja responsável por ele. Feito os procedimentos, será possível ter acesso à equipamentos de órteses, próteses ou para reabilitação, conforme a necessidade.

Como faço para receber a cadeira de rodas pelo SUS?

Quando o paciente precisa utilizar uma cadeira de rodas é preciso que se dirija até um posto de atendimento do Sistema Único de Saúde para adquirir o laudo médico determinando a real necessidade do equipamento.

Depois, basta apresentar o laudo prescrito pelo médico na Secretaria de Saúde da cidade residente para explicar e comprovar que precisa da cadeira de rodas.

Atenção: o SUS disponibiliza, também, cadeiras de rodas motorizadas. Contudo, esse modelo só será liberado mediante uma avaliação multidisciplinar que envolve aspectos físicos, mentais e ambientais do indivíduo. Além disso, esse tipo de cadeira de rodas é prescrita, principalmente, para pessoas que estão impossibilitadas de conduzir manualmente o equipamento. Tudo isso será certificado pelo médico ao prescrever o laudo.

É importante ressaltar que o fornecimento de qualquer equipamento pelo SUS se restringe aos usuários deste sistema e que estejam sendo atendidos pelos serviços públicos ou que sejam conveniados dentro da área que abrange cada regional de saúde. Além disso, é preciso ter em mente que existe uma ordem de prescrições que precisa ser aguardada para retirada do equipamento.

Projetos que doam cadeiras de rodas

Existem vários projetos e campanhas pelo Brasil que realizam ações que visam a arrecadação e doação de produtos assistivos, tanto de forma individual como junto à instituições de apoio a pessoa com deficiência. Conheça algumas delas:

Eu ajudo na lata

A campanha Eu ajudo na lata é desenvolvida pela Unimed do Brasil, juntamente com as Unimeds do sistema, e já chega a sua 5ª edição. A ideia é promover a integração entre as cooperativas, beneficiários e sociedade através de um ato solidário, juntando acessibilidade com sustentabilidade.

Depois do recolhimento de lacres das latas de alumínio e entrega nos pontos de arrecadação da Unimed, o material é vendido e valor líquido é utilizado para aquisição de cadeira de rodas ou outros materiais assistivos e doado para pessoas que necessitam. Entre no site do projeto e veja se sua região faz parte da campanha e possui pontos de arrecadação.

Lacre do bem e Lacre amigo

O Lacre do bem e o Lacre amigo também são duas campanhas que têm como objetivo a arrecadação de lacres de latinhas de alumínio para venda e o valor é utilizado para compra de cadeiras de rodas.

O Lacre Amigo possui pontos de arrecadação em São Paulo, Rio de janeiro, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. O projeto funciona juntamente com a Arteris, uma das maiores companhias do setor de concessão de rodovias do Brasil. O Lacre do Bem funciona desde 2013, possui sede em Belo Horizonte (MG) e também tem pontos de arrecadação espalhados por alguns lugares do Brasil.

Para saber onde encontrar um ponto mais perto de você ou para se tornar um próprio ponto de coleta, acesse o site de cada campanha para essas e outras informações sobre como colaborar, assim como para se cadastrar e se tornar um possível beneficiado da cadeira de rodas.

Rotary

A Rotary é uma organização internacional de clubes que prestam serviços voluntários às comunidades onde atuam, normalmente com projetos de saúde e educação, com o objetivo de estimular a boa vontade e a paz mundial.

Segundo dados oficiais de 2017, a organização atua em 219 países e regiões geográficas. No Brasil, existem 2.395 Rotary Clubes, com 54.241 rotarianos atuando.

Um de seus projetos mais conhecidos é a campanha mundial de combate a poliomielite, desenvolvida desde 1980, que já ajudou a reduzir 99% dos casos mundiais. Só no Brasil, foi erradicada em 1989.

Em diversos clubes, inclusive, é comum encontrar campanhas que arrecadam cadeira de rodas e doam às pessoas com deficiência física ou para instituições relacionadas ao tema.

Atenção com a doação de cadeira de rodas

Sabemos das transformações que a cadeira de rodas pode causar na vida das pessoas com deficiência física, seja fornecendo mobilidade ou como outros benefícios para recuperação e reabilitação, além da independência e qualidade de vida alcançada.

Para que todos esses fatores possam ser atingidos, é preciso que o produto adquirido forneça total benefício ao usuário, levando em conta suas necessidades e características físicas individuais, além do ambiente no qual utiliza o equipamento. Por isso, a orientação de um profissional da saúde para a escolha do produto certo é indispensável nesse momento.

Quando uma cadeira de rodas é doada sem a devida orientação e o acompanhamento profissional adequado, o usuário pode correr o risco de estar utilizando um equipamento que não se encaixa às suas medidas ou que não seja ideal para as necessidades que sua lesão precisa.

Além disso, ao longo do tempo é possível que as próprias medidas do indivíduo se alterem, fazendo com que o equipamento perca sua eficiência e acabe necessitando alterações nas configurações.

Nos dois casos é preciso que se faça um acompanhamento com a pessoa beneficiada junto ao profissional adequado. Dessa forma, é mais fácil fornecer uma cadeira de rodas que seja utilizada da forma correta e forneça todo benefício possível para saúde e independência da pessoa com deficiência.

É preciso ter um acompanhamento especializado

De fato, muitas instituições que recebem campanhas de doação de cadeira de rodas fornecem o acompanhamento com terapeutas ocupacionais que já preveem os modelos e configurações que serão necessários aos equipamentos.

Os CERs, Centros Especializados em Reabilitação oferecidos pelo SUS, fornecem uma equipe multidisciplinar especializada pra fornecer acompanhamento às pessoas com deficiência, de forma a colher informações e saber das necessidades específicas de cada paciente, traçando um projeto terapêutico intensivo de reabilitação.

Esse tipo de trabalho acontece juntamente com o Plano Viver Sem Limite e agrega tecnologias assistivas, órteses e próteses, além de cadeira de rodas, com o objetivo de proporcionar o máximo de funcionalidade possível ao usuário.

Esses centros estão situados em diversos estados e municípios, sendo entre 2013 e 2016, 136 CERs habilitados e 78 construções de outros novos. Esse tipo de trabalho visa o acompanhamento do paciente para prescrição mais adequada de produtos assistivos doados.

Produtos Freedom com vários níveis de ajustes

Muitas cadeiras de rodas possuem níveis de ajustes diversos que atendem a demanda individual de cada usuário. A Freedom possui o maior número de configurações disponíveis para montagem, oferecendo uma ampla gama de possibilidades de acordo com as necessidades de cada pessoa.

É importante ressaltar que a escolha da cadeira de rodas precisa oferecer essa possibilidade. Como já vimos, cada pessoa possui características e níveis de lesões individuais, que podem ou não se adequar a determinadas cadeiras de rodas.

Quando o equipamento permite o ajuste da altura do apoio de braço, por exemplo, é possível oferecer ao usuário uma cadeira de rodas que condiz com o seu tamanho e que lhe proporcionará ainda mais conforto, funcionalidade e eficiência, podendo até mesmo aumentar sua reabilitação.

Os modelos de cadeiras de rodas Freedom podem ser encontrados nos tamanhos P, M e G, e dentro dessas dimensões são oferecidos amplo gradiente de medidas para:

  •  altura de assento e encosto;
  •  largura de assento e encosto;
  •  adequação postural e de seating;
  •  encosto rebatível ou reclinável;
  •  suporte para pés padrão ou articuláveis que podem ser reguláveis ou rebatíveis;
  •  possibilidades diferentes para instalação do apoio de braço, podendo mudar sua altura e posição, além de escolher em serem removíveis, articuláveis ou rebatíveis;
  •  regulagens para centro de gravidade, caster, cambagem e tilt;
  •  possibilidade da instalação de acessórios;
  •  além de uma vasta gama de possibilidades em relação aos tipos e tamanhos de rodas e pneus, e acolchoamento e espumas variadas para assento, encosto e suporte de braços.

Com tanta opção para ajustar e configurar uma cadeira de rodas, fica mais fácil acertar a necessidade de cada usuário, além de promover a melhora na sua saúde, na sua mobilidade e na sua independência.

Contudo, o SUS ainda possui opções limitadas por conta do valor limite que pode ser pago. A Freedom é a única empresa que possibilita ao usuário solicitar alterações e melhores personalizações posteriores, mediante a custos específicos para cada ajuste.

Se quiser compartilhar este assunto com amigos que também possam se interessar, fique à vontade! A ideia é promover o conhecimento sobre as alternativas da tecnologia assistiva para a maior independência da pessoa com deficiência.

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro de outros assuntos!

Receba novos conteúdos toda semana por e-mail!

É só cadastrar seu e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

21 Comentários

    Bom saber, vou indicar, mas eu estava precisando de um par de baterias,
    12v 40ah vrla freedom, um par de pneus levorin para cadeira de rodas motorizada freedom cod 309
    minha grana é curta.

      Olá Paulo, entraremos em contato com você por e-mail com os orçamentos.

    Sou voluntário de um Centro Espirita Amor e Paz , precisamos de uma cadeira de rodas para uma assistida nossa , que esta com problemas nos quadris.

      Olá Carlos Alberto, nós enviamos uma mensagem para você através do e-mail que cadastrou para comentar aqui no blog. Se esse e-mail não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através dessa página: http://materiais.freedom.ind.br/tire-suas-duvidas. Obrigado pelo contato.

    Eu to precisando de uma cadeira de rodas pra minha mae , ela ja nao anda mais … se possivel urgente

      Olá Adriana, nós enviamos uma mensagem para você através do e-mail que cadastrou para comentar aqui no blog. Se esse e-mail não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através dessa página: http://materiais.freedom.ind.br/rd-comprar-peca. Obrigado pelo contato!

    Boa tarde! Estou a procura de uma cadeira de rodas para o Sr José Mauro. Ele tem uma das pernas amputadas e não tem condição de adiquir uma cadeira. Ele tinha uma cadeira, mas já é muito antiga e quebrou. Há um bom tempo que ele não sai de casa porque não consegue sem a cadeira. A sra Maria sua esposa é idosa e não consegue carregá_lo. Eu ajudo na comunidade onde moro através de ações da Igreja de Santa Luzia. Trabalhos do Dízimo. Mas é muito carente a nossa comunidade, e pouco conseguimos fazer.
    As vezes fazemos feijoadas, beijus, algodão doce, para arrecadarmos fundos para ajudar alguém que esteja necessitando muito, mas nem sempre conseguimos ter êxito total naquilo que empenhamos para ajudar.

    Por isso venho aqui pedir encarecidamente a doação de uma cadeira. O sr José Mauro ele não é só deficiente de uma perna, ele também gasta com remédios no dia a dia.

    Desde já agradeço imensamente pela atenção, e que Deus abençoe a todos.

      Olá Jackson. Sentimos muito pela situação do Sr. José e esperamos que vocês consigam ajudá-lo. Para receber a cadeira de rodas pelo SUS: quando o paciente precisa utilizar uma cadeira de rodas é preciso que se dirija até um posto de atendimento do Sistema Único de Saúde para adquirir o laudo médico determinando a real necessidade do equipamento. Depois, basta apresentar o laudo prescrito pelo médico na Secretaria de Saúde da cidade residente para explicar e comprovar que precisa da cadeira de rodas. Existem vários projetos e campanhas pelo Brasil que realizam ações que visam a arrecadação e doação de produtos assistivos, tanto de forma individual como junto à instituições de apoio a pessoa com deficiência. Você pode tentar entrar em contato com alguma ONG da sua cidade ou perto dela.
      Qualquer dúvida ou caso você precise de um apoio, procure o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social da sua cidade. Espero ter ajudado Jackson, abraços!

    Bom dia ! Tenho um filho de 8 anos que precisa muito de uma cadeira de rodas adaptada. Já fizemos o pedido pelo sus mais estamos na fila de espera a mais de um ano.Temos o direito de receber pelo sus mais infelizmente não somos atendidos . Meu nome é Leila mãe do Emanuel.

    Gostaria de saber como conseguir uma cadeira d erodas para minha avó ,ela quebrou o fêmur e fez cirurgia e ela tem alzimer também ,precisamos muito .Agradeço desde já!

      Olá Ingrid. Sentimos muito pela situação da sua avó. Para receber a cadeira de rodas pelo SUS, ela precisa se dirigir até um posto de atendimento do Sistema Único de Saúde, para adquirir o laudo médico determinando a real necessidade do equipamento. Depois, basta apresentar o laudo prescrito pelo médico na Secretaria de Saúde da sua cidade, para explicar e comprovar que precisa da cadeira de rodas. Além dessa opção, existem vários projetos e campanhas pelo Brasil que realizam ações que visam a arrecadação e doação de produtos assistivos, tanto de forma individual como junto à instituições de apoio a pessoa com deficiência. Você pode tentar entrar em contato com alguma ONG da sua cidade ou perto dela.
      Qualquer dúvida ou caso você precise de um apoio, procure o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social da sua cidade. Espero ter ajudado, abraços!

    Olá boa tarde Estou precisando urgente de uma cadeira de rodas pelo sus como faço uma inscrição ?

      Olá Mídia, tudo bem? Para receber a cadeira de rodas pelo SUS, é preciso que você se dirija até um posto de atendimento do Sistema Único de Saúde, para adquirir o laudo médico determinando a real necessidade do equipamento. Depois, basta apresentar o laudo prescrito pelo médico na Secretaria de Saúde de sua cidade para explicar e comprovar que precisa da cadeira de rodas. Espero ter ajudado!

    Olá bom dia mim chamo maria tenho dois filhos q e cadeirante edtou precisando muito pelos homens pra minha filha ela cada vez da crencedo e ficado pesada pra carregar ela no colo ela tá com 13 ano e outro com 10 por favor mim ajudar

      Olá Maria, tudo bem? Existem algumas iniciativas que podem te ajudar a conseguir uma cadeira de rodas gratuita:

      Você pode solicitar o equipamento pelo SUS: Toda e qualquer pessoa tem direito de receber do SUS uma cadeira de rodas manual ou motorizada e uma cadeira de banho permanente, independente da renda familiar. Para isso, é preciso se dirigir até um posto de atendimento do Sistema Único de Saúde para adquirir o laudo médico determinando a real necessidade do equipamento. Depois, basta apresentar o laudo prescrito pelo médico na Secretaria de Saúde da cidade residente para explicar e comprovar que precisa da cadeira de rodas.

      Ou também, você pode procurar uma ONG em sua região que trabalhe auxiliando pessoas com deficiência: existem várias iniciativas pelo país que conseguem doar cadeiras de rodas a pessoas necessitadas. Você pode se informar sobre as ONGs da sua região junto à CRAS da sua cidade, ou outro órgão municipal.

      Espero ter ajudado, abraço!

    olá uma boa tarde,conheço uma criança que tem 2 anos de idade mais até hoje não andá e já fez vários exames que constatou uma doença que afeta seus ossos e musculatura,não tem forças nos braços e pernas,como fazer para adquirir uma cadeira de rodas pra a mesma?

      Olá Hercules, como tem passado?
      Quando o paciente precisa utilizar uma cadeira de rodas é preciso que se dirija até um posto de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) para adquirir o laudo médico determinando a real necessidade do equipamento. Depois, basta apresentar o laudo prescrito pelo médico na Secretaria de Saúde da cidade residente para explicar e comprovar que precisa da cadeira de rodas.

      É importante ressaltar que o fornecimento de qualquer equipamento pelo SUS se restringe aos usuários deste sistema e que estejam sendo atendidos pelos serviços públicos ou que sejam conveniados dentro da área que abrange cada regional de saúde. Além disso, é preciso ter em mente que existe uma ordem de prescrições que precisa ser aguardada para retirada do equipamento.

      Você também pode procurar projetos sociais da sua cidade ou região! Abraços 😉

    Gostaria de saber sobre a possibilidade de doação de cadeira de rodas para uma paciente com Esclerose Lateral Amiotrófica. É Possível.

      Olá Sandra, como você está? Indicamos que você tente a doação de cadeira de rodas das seguintes formas:

      Você pode solicitar o equipamento pelo SUS: Toda e qualquer pessoa tem direito de receber do SUS uma cadeira de rodas manual ou motorizada e uma cadeira de banho permanente, independente da renda familiar. Para isso, é preciso se dirigir até um posto de atendimento do Sistema Único de Saúde para adquirir o laudo médico determinando a real necessidade do equipamento. Depois, basta apresentar o laudo prescrito pelo médico na Secretaria de Saúde da cidade residente para explicar e comprovar que precisa da cadeira de rodas.

      Ou também, você pode procurar uma ONG em sua região que trabalhe auxiliando pessoas com deficiência: existem várias iniciativas pelo país que conseguem doar cadeiras de rodas a pessoas necessitadas. Você pode se informar sobre as ONGs da sua região junto à CRAS da sua cidade, ou outro órgão municipal.

      Espero ter ajudado, abraço!

    Gostaria de saber de quantos tempo pode ser doada nova cadeira, pois já fazem 2 anos que minha filha recebeu a cadeira, mas ela engordou nesse período e a cadeirinha dela esta muito apertada, já pode ser feito outro pedido de troca?

      Olá Marinalva ☺ De que estado e cidade você está falando? Saberia nos informar qual foi o órgão que fez a doação?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.