Esportes, lazer e turismo

Esporte Adaptado: Pesca para pessoas com deficiência

A pescaria é uma alternativa de esporte adaptado que existe em diversos países, inclusive no Brasil. Seja como um hobby ou como esporte, essa prática proporciona bem estar, alivia o stress e pode desenvolver habilidades de foco e concentração.

A atividade funciona com adaptações para possibilitar o acesso a todas as pessoas, como acontece no caso de usuários de cadeira de rodas.

Vamos mostrar pra você tudo sobre esse esporte, que além de relaxante, pode trazer benefícios para a saúde.

Pesca adaptada

A pesca é uma ótima opção para quem quer relaxar e se conectar com a natureza. Esse esporte garante diversos benefícios para os seus praticantes.

A pesca é geralmente praticada no mar ou na beira de rios, lugares de difícil acesso para quem possui mobilidade reduzida. Portanto, a adaptação surge como uma alternativa para os amantes do esporte que possuem alguma deficiência.

Com as adaptações certas, a modalidade pode incluir pessoas com diferentes tipos deficiência, inclusive tetraplégicos e paraplégicos.

Além disso, os ambientes de pesca adaptada oferecem acessibilidade nos acessos aos barcos, lagos e demais estruturas do local, como banheiros e áreas de convivência.

Diferentes cidades no Brasil contam com esse tipo de pesca. Torneios de pesca adaptada acontecem no Brasil desde o final da década de 80 no Rio de Janeiro.

Ou seja, cada vez mais pessoas conhecem essa possibilidade e entram para o grupo de pessoas que amam pescar, independentemente de qualquer barreira de mobilidade.

O que eu preciso para praticar o esporte?

Para praticar esse esporte adaptado, existe uma gama de equipamentos com adaptação, que ajudam o esportista a conquistar o máximo de autonomia e praticar com conforto o esporte.

A princípio, você pode encontrar varas de pescar que lancem e recolham a linha através de um motor, suportes para apoiar a vara na cadeira de rodas e vários outros acessórios que possibilitem ao praticante maior acessibilidade para a pescaria.

Além disso, existem diversos tipos de cadeiras de rodas utilizadas em pescas adaptadas. Entretanto, ter um modelo de cadeira de rodas leve e fácil de transportar, pode facilitar a atividade.

Por fim, não se esqueça que é necessário escolher um local que você conhece bem antes de preparar o seu equipamento.

Quais são as modalidades desse esporte adaptado?

As duas modalidades principais são em dupla e individual.

A categoria de dupla é composta pelo usuário de cadeira de rodas e um padrinho. O padrinho é um acompanhante designado para auxiliar a pessoa com deficiência durante a atividade.

Esse padrinho normalmente é um profissional treinado para oferecer segurança e total acessibilidade ao participante da pesca. Geralmente é escolhido pelo próprio torneio ou pelo local de esporte. 

Já a categoria individual é praticada somente pelo cadeirante. Quem opta por essa modalidade se sente preparado para participar da pesca sem acompanhamento para auxílio e utiliza seus próprios equipamentos.

Essa categoria geralmente é praticada por cadeirante ou pessoas com deficiências menos severas.

Contudo na modalidade da pesca individual, na maioria das vezes, o praticante não fica completamente sozinho, uma equipe sempre fica nos arredores para garantir a sua segurança. 

No Brasil, promovido pela Confederação Brasileira de Pesca Desportiva Submarina, o paredão da Urca, no Rio de Janeiro, recebe o Torneio de Pesca Adaptada.

A competição, que acontece anualmente, atrai competidores de todo o país. O evento é aberto a todos, sejam amadores ou profissionais, experientes ou iniciantes. Ao fim, os três primeiros colocados são premiados com medalhas.

Benefícios da pesca adaptada

Em geral, a pesca adaptada traz  benefícios tanto para o corpo, dentro das possibilidades individuais, quanto para a mente.

Além de promover a inclusão de pessoas que, de outra forma, não poderiam praticar pesca sem um ambiente estruturado e com a devida acessibilidade.

Outros benefícios são:

  • Promove a autonomia do cadeirante;
  • Aumenta a interação com a natureza;
  • Reduz o estresse;
  • Auxilia na descontração;
  • Proporciona diversão;
  • Melhora o foco e a concentração;

Onde eu posso praticar esse esporte adapatado?

Infelizmente, como outros lugares públicos, encontrar pontos de pesca adaptados pode ser uma tarefa difícil. Você deve entrar em contato com campings e clubes de pesca perto de onde você mora e checar condições de acessibilidade

Primeiramente, esses locais devem possuir condições básicas de acessibilidade, como rampas de acesso, passarelas e banheiros adaptados. Além disso, é muito importante checar se o local é totalmente seguro, se por exemplo, há relatos da presença de animais peçonhentos na região.

A prática esportiva é muito importante, através dela é possível desenvolver habilidades, melhorar a qualidade de vida e a saúde, tanto física quanto mental. Se você gostou da ideia de praticar um esporte, veja os 17 tipos de esportes adaptados que separamos para você! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.