fbpx
centro de gravidade na cadeira de rodas

Centro de Gravidade: O que é, como funciona e como ajustar.

Você sabia que é possível alterar o centro de gravidade da cadeira de rodas? Com essa alteração, a cadeira de rodas se torna ainda mais segura, confortável e ágil.

O centro de gravidade também é conhecido como centro de massa, é a posição média considerada com relação a massa de todas as partes de um objeto ou sistema. No caso do corpo humano, o centro de gravidade do corpo humano muda conforme sua posição.

Por exemplo, uma pessoa em pé com os braços estendidos, terá seu centro de gravidade próximo ao umbigo. Já no caso da pessoa sentada em uma cadeira de rodas,  deve-se considerar o centro de gravidade do sistema, a pessoa e cadeira. De forma geral o ponto estará um pouco acima do assento, podendo estar mais para frente ou mais para trás conforme a configuração da cadeira.

Conversamos com a terapeuta ocupacional e consultora terapêutica da Freedom, Maria José Alves, para saber os benefícios e como é possível ajustar o centro de gravidade da cadeira de rodas para garantir toda sua funcionalidade. 

Ajustes no Centro de Gravidade

Muitas pessoas não sabem que existem ajustes que melhoram a estabilidade da cadeira de rodas e que podem reforçar sua finalidade. A alteração do centro de gravidade é fundamental para atender diferentes patologias e necessidades individuais da pessoa com deficiência física, desde que seja realmente preciso e realizado da forma correta. 

Para pessoas que não possuem os membros inferiores, por exemplo, é comum que ocorra desequilíbrio do corpo devido à ausência dos membros. O que faz com que ao estar sentado, a distribuição do peso fique comprometida na cadeira de rodas, gerando a sensação de instabilidade, como se fosse tombar o equipamento ao se locomover. Esse problema também pode ser resolvido com o ajuste do centro de gravidade.

Benefícios de um ajuste adequado do centro de gravidade

Além do conforto redobrado e de gerar mais segurança, os ajustes adequados da cadeira de rodas evitam possíveis acidentes ao se locomover, e podem reforçar a autonomia no dia a dia do usuário.  

Quando possível e realizados de forma adequada, os ajustes são essenciais para que o usuário possa desfrutar de todas as funcionalidades do produto com segurança, conforto e autonomia. 

As cadeiras de rodas apresentam propriedades específicas que podem ser alteradas para melhor serem aproveitadas. Como o caso do ajuste do centro de gravidade, uma configuração importante para pessoas com deficiência física utilizarem a cadeira de rodas com mais segurança e terem mais autonomia no dia a dia. 

Segundo a terapeuta ocupacional, Maria José Alves, o ajuste do centro de gravidade é uma possibilidade essencial para a estabilidade da cadeira de rodas, mas que muitas pessoas ainda não conhecem. “Quando o usuário não possui algum membro inferior, por exemplo, o seu peso é jogado totalmente para trás, próximo ao encosto da cadeira. Para melhorar o conforto e ter mais estabilidade e segurança, é indicado fazer o ajuste do centro de gravidade do equipamento”, explica a terapeuta.

Como é feita a alteração no centro de gravidade

Na teoria, o centro de gravidade de um corpo é o ponto pelo qual ele pode ser erguido sem que ocorra nenhuma rotação, estando em perfeito equilíbrio estático. Na cadeira de rodas, o ponto do centro de gravidade está próximo do colo do usuário. Em pessoas amputadas, o ponto ficará deslocado mais para trás, próximo ao eixo das rodas traseiras

Para considerar uma cadeira de rodas estável, imagine que traçamos uma linha entre o centro de gravidade e o centro da terra, e essa linha passa por um ponto que está dentro do retângulo formado pelos pontos de apoio com o solo das quatro rodas da cadeira, como na figura abaixo:

Para melhor atender as necessidades individuais de cada pessoa com deficiência física, é possível fazer a alteração das rodas tanto para frente, como para trás, alterando o equilíbrio. 

Para pessoas com membros inferiores amputados e que possuem problemas com tombamentos da cadeira de rodas, é possível fazer a regulagem do equipamento posicionando a roda um pouco mais para trás, ocasionando uma distância maior entre as rodas dianteiras e as rodas traseiras. Esse é o ajuste que dará mais estabilidade à cadeira de rodas, evitando que empine e tombe”, explica a especialista. 

Nas cadeiras de rodas da Freedom, o ajuste do centro de gravidade é feito pelo posicionamento das rodas traseiras, que podem ser montadas mais para trás ou mais para frente. Quanto mais para trás as rodas forem montadas, mais estável ficará o equipamento, pois o peso da pessoa ficará deslocado para o centro da cadeira de rodas. 

Como esses ajustes funcionam

O ajuste do centro de gravidade é padrão para todos que necessitam dessa alteração para se locomover com mais estabilidade, e é a solução ideal para que o equipamento não tombe. “O ajuste do centro de gravidade previne o problema. Imaginemos uma situação: a cadeira de rodas pode tombar ao se locomover pela rua ou ao passar por um pequeno degrau, por exemplo. Quando o usuário não possui o ajuste e nem as rodas anti tombo, ao fazer esse deslocamento a cadeira pode tombar. Um risco que pode ser evitado”, ressalta Maria José. 

O ajuste do centro de gravidade só pode ser realizado por uma assistência técnica especializada em cadeiras de rodas ou pelo fabricante, e que essa decisão só pode ser tomada depois da avaliação de um profissional da saúde. “É importante saber as necessidades e as características do usuário. Por isso que cada paciente deve ser avaliado individualmente, para que possa ter suas necessidades atendidas integralmente”, esclarece a terapeuta ocupacional.

Para realizar esse ajuste é importante ter em mente que quanto mais para frente as rodas traseiras forem montadas, mais instável o equipamento ficará. Pois o usuário está com seu peso mais próximo do eixo de giro das rodas traseiras.

Roda para trás: Maior estabilidade
Roda para frente: Menor estabilidade

Placa para a alteração de CG (Centro de Gravidade)

Nem todas as cadeiras disponíveis no mercado apresentam a possibilidade desse ajuste. Normalmente a placa que pode ser alterada é fixa ou soldada na estrutura do produto, o que inviabiliza ajustar o centro de gravidade.

Se tratando de cadeiras motorizadas, é ainda mais raro que se encontre esse tipo de ajuste. A Freedom é uma das empresas pioneiras nesse conceito

Rodas Anti tombo

Outra peça importante e que pode ajudar a evitar acidentes é o uso das rodas anti tombo. São pequenas e posicionadas na parte detrás da cadeira de rodas. Este componente também é importante para aumentar a segurança, mas somente ele não é suficiente, principalmente porque perde eficiência em aclives. 

Vantagens dos ajustes em cadeiras de rodas

Devido à falta de pesquisas e conhecimento sobre o assunto, tanto por pessoas com deficiência física e até mesmo profissionais da saúde, muitos usuários não conhecem os ajustes que podem ser feitos em equipamentos assistivos e o impacto positivo que pode gerar na reabilitação e autonomia no dia a dia. 

Muitos pacientes colocam pesos nas rodas dianteiras. É muito comum fazerem isso para compensar o peso. Porém, o usuário vai acabar carregando um peso desnecessário, que comprometerá seu desempenho ao andar na cadeira de rodas. Por isso a importância de estar bem informado. Essa possibilidade da regulagem, além de deixar a cadeira mais fácil para tocar, o usuário vai ter mais segurança ao se locomover”, conta a terapeuta.

Com o centro de gravidade ajustado de forma adequada, ocorre o aumento da estabilidade da cadeira de rodas ao se locomover. A solução é encontrar o ponto ideal que ofereça segurança e também flexibilidade para transpor obstáculos, dessa forma promovendo mais segurança ao utilizar o equipamento, evitando que empine e tombe, aumentando sua funcionalidade e autonomia no dia a dia. 

Rodas para frente

Quando as rodas do equipamento são posicionadas mais para frente, é possível tornar a cadeira de rodas mais ativa. É um ajuste para pessoas com bom controle de tronco, com lesões medulares mais baixas e que possuem somente os membros inferiores com a deficiência. 

Nestes casos, o usuário se beneficia do ajuste porque torna o equipamento mais leve. Além disso, o ajuste deixa o aro de impulsão próximo do corpo, proporcionando mais manobrabilidade, agilidade e eficiência ao se locomover.

Rodas para trás

Já quando se altera as rodas para trás, a cadeira de rodas fica mais estável. O ajuste também faz com que ocorra o aumento do peso nas rodas dianteiras, dessa forma facilitando a ultrapassagem de obstáculos, como subir uma guia, reforçando a estabilidade do equipamento.

Nesse segundo tipo de alteração, o ajuste também aumenta o raio de giro, dificultando manobras em espaços apertados, pois a cadeira “cresce” nessa situação. Por isso a importância da avaliação individual da pessoa com deficiência física para entender qual ajuste do centro de gravidade melhor se adequa à sua necessidade, avaliando como pode afetar seu dia a dia utilizando a cadeira de rodas. 

Como posso ajustar o centro de gravidade da cadeira de rodas

Ao adquirir a cadeira de rodas, o usuário pode pedir para que o centro de gravidade já venha ajustado de fábrica. “As cadeiras de rodas deveriam ter essas regulagens. Opções mais simples não possuem esse ajuste, por isso a importância da informação antes de escolher o produto”, ressalta a especialista Maria José. 

Uma boa parte dos modelos disponíveis no mercado brasileiro não são desenvolvidos com essa possibilidade, devido à falta de importância dada ao assunto. Se o usuário já possui uma cadeira de rodas e observa o problema de instabilidade ao se locomover, é essencial que entre em contato com sua assistência técnica ou com a fábrica para verificar a possibilidade do ajuste.

É importante que o usuário tenha em mente que somente as rodas anti tombo não vão resolver o problema de instabilidade da cadeira de rodas, e que é essencial informar-se sobre os ajustes do centro de gravidade do seu equipamento para acabar com a sensação de desconforto e insegurança, além de possíveis acidentes com tombamentos. 

Cadeiras de rodas Freedom com centro de gravidade alterado

As cadeiras de rodas Freedom possuem um grande número de configurações disponíveis para alterações que podem atender necessidades específicas de diferentes usuários, como o ajuste do centro de gravidade. 

Os equipamentos da Freedom apresentam essas possibilidades. Ao solicitar pelo produto, é importante pedir que a cadeira de rodas venha fabricada com o ajuste, com o centro de gravidade alterado. Além disso, ela já vem de fábrica com as rodinhas anti tombo, um conjunto de segurança muito importante para o usuário”, explica a consultora terapêutica, Maria José. 

Agora que você está bem informado e já sabe a importância do ajuste do centro de gravidade da cadeira de rodas, aproveite para acessar nossa página de produtos e conhecer melhor sobre os equipamentos assistivos da Freedom. 

Receba nossos conteúdos por e-mail e amplie seus horizontes!

É só cadastrar seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.