Esportes, lazer e turismo

Como planejar uma rota acessível

Nem todos os lugares possuem adaptações acessíveis às pessoas com deficiência física. Seja para deslocar-se por locais externos, como ruas e avenidas, ou por ambientes fechados, como restaurantes, é preciso planejamento de rota para encontrar locais acessíveis para que assim seja garantida a plena mobilidade.

Nesse sentido, você sabia que é possível encontrar rotas e locais adaptados através de aplicativos para celular? A fim de facilitar a vida de quem possui dificuldade na locomoção, a tecnologia tem se tornado grande aliada para tornar possível o direito do ir e vir de todos.

Portanto, separamos algumas dicas sobre como planejar uma rota acessível para que os usuários de cadeiras de rodas possam evitar barreiras pelo caminho antes mesmo de sair de casa!

Importância da tecnologia para acessibilidade das pessoas com deficiência

Normas e legislações têm contribuído para que o direito do ir e vir das pessoas com deficiência física seja garantido e o acesso aos lugares seja cada vez mais acessível. Mas, infelizmente, a arquitetura inclusiva no Brasil ainda precisa evoluir muito para romper com todas as barreiras que dificultam a mobilidade para essas pessoas.

Do mesmo modo, muitos usuários de cadeiras de rodas ainda se sentem inseguros para se deslocarem por ruas e avenidas devido à falta de estrutura. Muitas vezes, essas pessoas se recusam a sair de casa por receio de não saber se vão encontrar rotas com rampas alternativas no caminho, por exemplo.

É nesse cenário que a tecnologia entra em ação e tem contribuído cada vez mais para melhorar a rotina das pessoas com deficiência. Através de aplicativos desenvolvidos especialmente para atender esse público, é possível encontrar estratégias para ter uma vida com mais autonomia e independência. Nesse sentido, é através das soluções tecnológicas que a inclusão é reforçada e a qualidade de vida alcançada.

Por fim, um bom exemplo são as opções que ajudam a planejar rotas acessíveis antes mesmo de sair de casa. Dessa forma, pessoas conseguem descobrir por quais ruas vão ter dificuldades em trafegar devido à falta de estrutura e por onde encontrarão rampas de acesso.

Como planejar uma rota acessível utilizando o Google Maps

Atualmente não basta saber por qual rota optar para chegar ao destino, mas sim, o quanto acessível para pessoas com mobilidade reduzida ela é. Para usuários de cadeiras de rodas, um mapa ou GPS pode não ser suficiente, por isso, através da tecnologia, ter como visualizar as vias de acesso antes de sair de casa pode contribuir para se encontrar um caminho mais assertivo, evitando mudanças no trajeto e outros tipos de problemas que impeçam a plena mobilidade.

Para facilitar o deslocamento, o Google Maps pode se tornar um grande aliado por auxiliar no planejamento do trajeto. Nele é possível ter acesso a mapas estáticos e dinâmicos, imagens do Street View e visualizações das vias urbanas em 360º. Além disso, através do recurso de traçar uma rota, é possível encontrar trajetos com informações até sobre as condições do trânsito.

Do mesmo modo, o Google Maps faz 99% da cobertura no mundo, através de dados confiáveis e abrangentes, contando mais de 200 países e territórios. A plataforma recebe cerca de 25 milhões de atualizações por dia, com informações de trajetos e locais de maneira precisa e em tempo real.

Devido essa praticidade, a solução acabou atendendo também as pessoas com dificuldades para se locomover e que usam cadeira de rodas. Através do Google Maps é possível encontrar caminhos mais acessíveis, além de outras informações de acessibilidade em diferentes locais.

Passo a passo para traçar rotas acessíveis com Google Maps e Street View

Para saber se o caminho a ser percorrido será totalmente acessível ou se você pode encontrar terrenos irregulares no percurso, é possível analisar o trajeto antes de sair de casa através do computador ou celular. Portanto, siga o passo a passo para planejar seu caminho e não ser pego de surpresa!

1.    Acesse o Google Maps (essas informações são referentes ao acesso através do computador, mas você também pode baixar o aplicativo no celular);

2.    Na barra de pesquisa do canto superior esquerdo, escreva o nome do local ou endereço do qual deseja;

3.    Assim que a página direcionar para o mapa de toda localização da região, acesse imagens por Street View acionando o boneco amarelo no canto inferior direito (basta arrastá-lo até o ponto desejado);

4.    A página será direcionada para imagens reais da localização e o usuário pode navegar pelas vias urbanas para identificar pontos acessíveis nas ruas e avenidas.

Dessa forma, os usuários podem descobrir por quais ruas é possível trafegar com uma cadeira de rodas sem dificuldades, e por quais precisará encontrar um caminho alternativo caso a via não apresente a acessibilidade adequada. Ou seja, através desses recursos é possível planejar o melhor caminho possível até o destino final.

Alternativas do Google Maps para descobrir rotas acessíveis

Além do recurso por Street View, o Google Maps disponibilizou uma ferramenta de navegação com a opção para traçar “rotas acessíveis” com opções de “partida” e “destino”. Entretanto, a opção “acessibilidade” do aplicativo, que é disponível para versões recentes em Android e IOS, ainda não é disponível para todos os lugares do Brasil.

Em suma, a informação pode ser encontrada de forma simples, dentro da opção “rotas” do aplicativo Maps. Para saber se o recurso funciona na sua região, siga o passo a passo:

  1. Acesse o Google Maps no computador ou baixe o aplicativo no celular;
  2. Acesse o círculo com uma seta em azul. Você traçará sua rota, inserindo o local de partida e o destino;
  3. Na lista de resultados, acesse no local da sua escolha;
  4. Acesse “Rotas” e selecione a que deseja;
  5. Acesse “Opções”;
  6. Em “Trajetos”, acesse “Acessibilidade”;
  7. Escolha seu trajeto.

Serão apresentadas opções de roteiro e meios de transporte. Dessa forma, é possível identificar se, além do trajeto, a escolha possui condições de acessibilidade, através da presença do ícone de uma cadeira de rodas.

Local Guides do Google Maps

Não basta descobrir apenas se os trajetos percorridos serão acessíveis. Saber se os locais de destino também possuem acessibilidade em seus ambientes é de suma importância para garantir que o passeio seja o mais agradável possível.

Pensando nisso, o Google Maps disponibiliza o aplicativo Local Guides para que as pessoas possam descobrir estabelecimentos que apresentam acessibilidade. Assim, antes de sair de casa é possível conferir se aquele restaurante que você tanto deseja conhecer, possui pontos com rampas de acesso ou recursos para cadeiras de rodas.

A iniciativa começou em 2017 e promove o conceito da colaboração dos usuários da plataforma, que respondem algumas perguntas a respeito da acessibilidade dos locais frequentados. Para saber mais, acesse aqui.

Aplicativos para descobrir lugares com acessibilidade

Existem outros aplicativos que também contribuem para descobrir se determinado estabelecimento possui acessibilidade para circulação de uma cadeira de rodas ou banheiros adaptados. Confira alguns deles:

Wheelmap

Wheelmap.org é um mapa mundial online que auxilia pessoas a encontrarem lugares acessíveis para cadeira de rodas. A plataforma também é colaborativa, sendo possível adicionar locais públicos e classificá-los com muita ou pouca acessibilidade.

Guia de Rodas

O Guia de Rodas foi desenvolvido por uma startup brasileira que mapeia mundialmente a acessibilidade dos locais. Do mesmo modo, essa também é uma plataforma colaborativa que permite que os usuários façam classificação e compartilhem as informações dos locais.

Por fim, se você ficou interessado em saber mais sobre outras tecnologias que estão mudando a rotina das pessoas com deficiência e contribuindo para uma vida com mais qualidade e autonomia, acesse esse artigo que preparamos com outros exemplos muito interessantes!

Agora que você já sabe como traçar uma rota acessível antes mesmo de sair de casa, que tal compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais? Aproveite e envie para um amigo que também precisa saber mais sobre essa dica prática para garantir a plena mobilidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.