Produtos de Mobilidade

Veja os 4 eventos de tecnologia em reabilitação mais conhecidos

Mesmo com todos os obstáculos enfrentados pela pessoa com deficiência, devemos reconhecer que a tecnologia tem sido uma importante vertente na luta pela inclusão e respeito aos direitos dos cidadãos. E são nos eventos de tecnologia em reabilitação que esses novos métodos, aparelhos e procedimentos ganham notoriedade e se tornam acessíveis para milhares de pessoas, independentemente de qual seja sua necessidade.

Mas você sabe como participar desses encontros e como eles podem beneficiar a sua vida? Para ajudar você com essas dúvidas, listamos aqui os principais eventos de tecnologia em reabilitação que acontecem no Brasil e também na Alemanha. Acompanhe o texto.

1. Reatech

Considerada uma importante feira do setor na América Latina, a Reatech — Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade — reúne expositores e visitantes com edições desde o ano de 2003.

Esses expositores atuam nas mais diversas áreas, como: agências de emprego, fabricantes de cadeiras de rodas, indústria farmacêutica, instituições financeiras, indústrias de veículos adaptados, fabricantes de aparelhos auditivos, materiais hospitalares, terapias alternativas, próteses e órteses, entre outras relacionadas à tecnologia em reabilitação.

A Reatech é promovida pela Cipa Fiera Milano, empresa especializada em feiras de negócios e revistas técnicas. A próxima edição do evento acontece entre os dias 13 e 16 de junho de 2019 em um dos pavilhões do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.

Durante os quatro dias de realização, são apresentados produtos e tecnologias baseadas em estudos, pesquisas, inovações, assim como diversas atividades culturais e sociais. A Reatech proporciona aos visitantes uma oportunidade única de atualização e crescimento profissional, além de conhecimento e experimentação de produtos e serviços voltados para a pessoa com deficiência.

A última edição do evento, realizada em 2017, reuniu mais de 50 mil visitantes, 300 expositores do Brasil e de diversos locais do mundo. Um dos destaques apresentados na Reatech foram as inovações de tecnologia assistiva — aplicativos, cadeiras de rodas motorizadas, materiais educativos e hospitalares, entre outros.

2. Mobility & Show

Uma exposição de automóveis, veículos, adaptações, equipamentos e serviços para: pessoas com deficiência, para seus familiares, idosos, pessoas com mobilidade reduzida e que apresentem sequelas motoras. Essa é a Mobility Show, que estreou no Brasil no ano de 2015, em São Paulo.

A feira é inspirada na “Mobility Road Show”, evento do mesmo setor que é realizado há mais de 30 anos em Londres, na Inglaterra.

No seu ano de estreia no Brasil, a Mobility Show reuniu cerca de 3 mil pessoas. Já no ano seguinte, esse número dobrou e a tendência é que cada vez mais pessoas participem do evento. E em 2017 o evento teve edições no Rio de Janeiro e em Pernambuco.

A Mobility Show tem como objetivo principal tornar pública informações sobre o direito à isenção de impostos na aquisição de veículos 0 km por pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, sequelas motoras de toda ordem, idosos e também aqueles com determinadas patologias, tais como HIV positivo, câncer, diabete, e outros.

Participam como expositores do evento montadoras com segmentos para pessoas com deficiência, empresas de equipamentos e adaptações, entre outras. Uma das grandes atrações da Mobility Show é a área de teste drive, onde os usuários, acompanhados de instrutores e equipes especializadas podem sentir na prática como é utilizar um desses veículos.

3. Hospitalar

Evento líder na área da saúde na América Latina, a Hospitalar acontece no dia 22 até 25 de maio de 2018 no Expo Center Norte, em São Paulo. Durante o evento, são realizados lançamentos e apresentações de produtos, soluções e serviços para laboratórios, hospitais, clínicas, consultórios e farmácias.

A feira também é o espaço ideal para que os participantes possam gerar novos negócios, promover networking, entre outros. No último ano, a Hospitalar recebeu mais de 1.200 expositores, contou com mais de 70 países participantes, 40 eventos simultâneos e mais de 90 mil visitantes.

Os principais participantes da Hospitalar são profissionais da área da saúde, como médicos e enfermeiros, estudantes, diretores, administradores de negócios voltados para o setor, secretarias de saúde, distribuidores e representantes, entre outros.

Interessados em participar da edição 2018 já podem fazer o seu cadastramento online gratuitamente. É só acessar o site e preencher os dados solicitados.

4. Rehacare International

Realizada na cidade de Düsseldorf, na Alemanha, a Rehacare International acontece entre os dias 26 e 29 de setembro de 2018.

A feira apresenta inovações tecnológicas originárias de diversos países e que tem o mesmo objetivo: promover a acessibilidade em diversos contextos. Tanto os produtos como os artigos apresentados durante a exposição são voltados para pessoas com deficiência intelectual, visual, neuropsicomotora e auditiva.

Considerada a principal feira de tecnologia assistiva e de reabilitação na Europa, a Rehacare reúne mais de 40 mil visitantes de 47 países. O Brasil tem sido representado no evento nos últimos dois anos por diversas empresas do setor.

Novidades do mercado

Um dos pontos fortes desses eventos são a apresentação, testes e promoção de tecnologias em reabilitação. Algumas dessas tecnologias se tornam disponíveis rapidamente para o público e recebem incentivos para se tornarem viáveis e de fácil acesso para as pessoas com deficiência e também seus familiares.

Conheça algumas tecnologias apresentadas durante os eventos listados acima:

Cão-guia Lisa

Apresentado na 15ª edição da Reatech, o cão-guia Lisa é um robô com funções semelhantes a um cão-guia tradicional. Repleto de sensores, a Lisa avisa ao deficiente visual sobre os obstáculos e demais riscos durante um percurso.

Prodeaf

O Prodeaf é um aplicativo tradutor em português de Libras – Língua Brasileira de Sinais. Apresentado em 2014, a novidade permite a tradução automática de pequenas frases para Libras por meio da escrita ou reconhecimento de voz.

Banco Giratório Turny Evo

O banco Giratório Turny Evo foi apresentado pela Cavenaghi e facilita a entrada e saída de passageiros e motoristas com deficiência dos automóveis. A solução oferece maior conforto e espaço ao usuário, além de ser compatível com diversos modelos de veículos.

A tecnologia tem impactado cada vez mais as nossas vidas. Determinadas inovações tornam-se grandes revoluções quando facilitam o dia a dia das pessoas e promovem a acessibilidade e a inclusão. É por meio dos eventos de tecnologia que essas inovações chegam ao conhecimento público e podem se tornar mais acessíveis, por isso a importância de conhecê-las e, quando possível, divulgá-las.

Quer ficar por dentro de outras novidades sobre o uso da tecnologia em reabilitação? No nosso blog você encontra informações atualizadas e seguras sobre o assunto. Assine nossa newsletter e acompanhe as novidades da área!

Acompanhe outros assuntos pela Página do Facebook da Freedom.

9 thoughts on “Veja os 4 eventos de tecnologia em reabilitação mais conhecidos

  • Paulo Francisco da Silva

    Bom dia, um artigo muito interessante, não sabia que a robótica já estava ajudando os deficientes visual,
    e muitas outras coisas para a mobilidade dos deficientes.
    Gostei!!!
    Grato
    Abs.

    Resposta
  • Marcus Vinícius

    Olá, obrigado pelas importantíssimas novidades!!!
    Que maravilha. Graças à Deus estar usando estas pessoas e suas sabedorias em prol daqueles que são tratados com indiferença pelo poder público.
    Ótimo artigo.

    Resposta
  • Geraldo Bianquini Filho

    O banco giratório, é um bom começo, mas, já imaginei adaptar a própria cadeira elétrica no lugar do banco. assim, o cadeirante teria mais conforto, e, praticidade.

    Resposta
  • wagner costa pereira

    Muito legal,mas a realidade de muitos e a falta de dinheiro.Sem grana sem evoluçao.

    Resposta
  • Olá, quando será o próximo evento sobre mobilidade e reabilitação no Brasil?

    Resposta
    • Larissa Moreno

      Olá Renata, como citamos no texto a Reatech: vai acontecer no ano que vem, entre os dias 13 e 16 de junho de 2019, em São Paulo . E a Hospitalar: realizada no período de 22 a 25 de maio de 2018 no Expo Center Norte, também em São Paulo! Continue acompanhando o blog, abraços!! 😉

      Resposta
  • adilson bezerra

    muito legal. queria muito ir mas to sem dinheiro nenhum. se alguém ai tiver scooter motorizado scott quadriciculo? quero conversar c vc.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.