fbpx
baterias para cadeiras de rodas motorizadas

Como funcionam as Baterias de Cadeira de Rodas Motorizadas

Você já sabe que para que a sua cadeira de rodas funcione, ela precisa estar com carga em sua bateria, mas já se perguntou como essas baterias armazenam energia?

As baterias são um acumuladores elétrico que armazenam energia em forma química. Ao converter isso em corrente elétrica, atende as necessidades de energia para o funcionamento dos veículos elétricos, como a sua cadeira de rodas.

Nesse post, vamos tirar algumas dúvidas e responder algumas perguntas sobre o funcionamento de baterias para cadeiras motorizadas. Continue lendo!

Como a Bateria faz a Cadeira Funcionar?

As cadeiras de rodas motorizadas funcionam através de um controlador eletrônico que comanda os motores, que são alimentados por baterias.

Para o usuário conseguir se locomover, é preciso que haja uma carga mínima de bateria, com capacidade que garanta o seu deslocamento completo pelo trajeto desejado.

Portanto, para garantir a energia para a cadeira de rodas funcionar, a bateria precisa armazenar e fornecer energia necessária.

Como é o trabalho realizado pelas baterias?

As baterias funcionam a partir de reações químicas, que armazenam energia elétrica.

Seu interior é construído com uma ou mais células eletroquímicas e cada uma constitui-se de dois eletrodos: um positivo e outro negativo.

No eletrodo negativo há excesso de elétrons, e no eletrodo positivo, há a falta desses elétrons. Para ocorrer o processo de transformação de energia da bateria, esses eletrodos são interligados por um cabo através de um circuito eletrônico, e os elétrons do eletrodo negativo, passam para o positivo.

Dessa forma, a energia liberada por esse fluxo de elétrons pode ser utilizada para realizar diversos tipos de trabalho, inclusive, no caso de veículos elétricos, para gerar o movimento do motor.

Como a bateria descarrega?

Conforme o processo descrito acima ocorre, a energia da bateria vai sendo consumida. O sistema só irá parar de produzir energia elétrica, quando o número de elétrons do eletrodo negativo se igualar às lacunas do eletrodo positivo, ocasionando o equilíbrio do sistema. Nesse momento, a carga da bateria terá acabado.

As baterias trabalham em ciclos de carga e descarga nas cadeiras de rodas motorizadas.

Sempre que estão conectadas ao carregador, estão em ciclo de carga e recebem energia da rede elétrica através do carregador. Quando estão desconectadas do carregador, ficam em ciclo de descarga e perdem carga, mesmo que desconectadas da cadeira de rodas.

Saiba mais sobre carregar as baterias de sua cadeira de rodas lendo esse post.

Exemplo

Trouxemos um exemplo para explicar como funciona o consumo de baterias em relação a amperagem.

A amperagem é a capacidade nominal de carga energética das baterias, e corresponde a Ampere x Hora (Ah). Quanto maior o valor de Ah da bateria, maior será a capacidade de armazenamento de carga, dando mais autonomia para a cadeira de rodas motorizada.

O tamanho das baterias geralmente tem relação com a sua capacidade de armazenamento.

Para que a cadeira de rodas motorizada se locomova, as baterias precisam ter uma certa quantidade de carga.

Entenda melhor a relação das baterias em Ampere x Hora (Ah):

Por exemplo, uma bateria de 50 Ah, em teoria, quando completamente carregada, pode fornecer continuamente 5 Amperes por 10 horas. Na prática, o tempo é determinado pelo consumo que varia conforme o regime de uso da cadeira de rodas.

Uma cadeira de rodas motorizada com motorização de 200 W, pneus cheios e usuário de 80 kg, consome no plano cerca de 6 a 8 Amperes.

A mudança das condições altera esse consumo de energia, caso os pneus estejam com calibração baixa, por exemplo, o consumo de energia irá aumentar.

Ou seja, a forma que você utiliza sua cadeira tem grande influência no consumo da bateria,

Se você percorre por a cadeira por terrenos acidentados ou com declives, o gasto da carga da bateria será maior.

Quanto maior o consumo, menos tempo de capacidade para a bateria.

Principais tipos de baterias utilizados em veículos elétricos

A característica mais importante das baterias para veículos elétricos é a capacidade de ser recarregada, pois esses equipamentos trabalham com ciclos de carga e descarga.

As baterias citadas até o momento são de chumbo-ácido.

Bateria de 33 Ah, chumbo-ácido.

Essa bateria oferece relação de peso e potência compatível com o tipo de sistema que a cadeira de rodas motorizada necessita, e uma boa relação de custo/benefício.

As baterias para veículos elétricos possuem estrutura construtiva capaz suportar vibrações e impactos causados pelo deslocamento do veículo.

Além disso, as baterias chumbo-ácido são recomendadas para cadeiras de rodas porque, nesse tipo de veículo elétrico, é necessário uma corrente de energia constante das baterias. Afinal, em arrancadas ou freadas bruscas, ocorrem surtos de corrente, que as baterias chumbo-ácido tem capacidade de atender.

A seguir, você vai aprender um pouco sobre os principais modelos de bateria chumbo-ácido que podem ser utilizadas nesse tipo de equipamento.

Bateria líquida

A bateria do tipo líquida, é um tipo de bateria chumbo-ácido que possui capacidade para atender grandes surtos de corrente, como é o caso dos motores de arranque de carros.

Esse modelo exige manutenção de água e é necessário observar o nível do líquido e repor com água destilada quando fica abaixo do nível mínimo.

É conhecida por estar presente em carros, tendo como principal função alimentar o motor de arranque no momento da partida do motor a combustão.

Essa bateria, embora tenha um custo menor, não é recomendadas para cadeiras de rodas motorizadas. Em veículos elétricos, é exigido muitos ciclos de carga e descarga da bateria, além de descargas profundas, e as baterias liquidas não foram projetadas para isso.

Bateria Selada

Muito semelhantes as baterias líquidas, contudo, as baterias seladas não exigem manutenção.

Atualmente a maior parte dos automóveis são equipados com baterias de seladas, desenvolvidas especificamente para atender os grandes fluxos de corrente da partida no motor de arranque.

A bateria selada não exige manutenção pois foi projetada para evitar que água presente em sua composição evapore.

Além disso, essa bateria também gera oxigênio e hidrogênio, que combinados, forma água. Logo, o nível da água permanece o mesmo durante a vida útil do produto.

Se usada corretamente, a bateria selada pode ser utilizada por até quatro anos. Contudo, como ela não pode passar por uma manutenção, em casos de sobrecargas, a água da bateria é consumida completamente, portanto, a bateria fica inutilizável.

Outro ponto importante é que apesar de ser chamada de “selada” no mercado, essa bateria vaza caso seja mal utilizada ou armazenada de forma incorreta, pois possuem válvula de alívio de pressão.

Bateria Estacionária

As baterias Estacionárias chumbo-ácido devem ser utilizadas somente em equipamento que não sofrem deslocamentos, como os no-breaks, que são aparelhos que fornecem eletricidade a eletrônicos quando há uma queda brusca de energia.

Esse tipo de bateria não possui robustez para aguentar impactos e vibrações, portanto, em veículos elétricos que sofrem deslocamentos, ela não deve ser utilizada.

A estrutura interna não possui grande robustez porque

As baterias estacionárias possuem prevenção para o acúmulo de material em seu fundo, evitando que as placas entrem em curto circuito. Sua estrutura interna não necessita de grande robustez porque trabalha de forma estática e não sofre impactos da caixa plástica.

Por conta disso, ela é utilizada em no-breaks.

Válvula Regulada – AGM

As baterias AGM válvula regulada são baterias de chumbo-ácido não possuem líquidos livres internamente.

Essa bateria possui uma válvula de alívio e trabalha com baixo volume de eletrólito, esse por sua vez, umedece a fibra de vidro que separa as placas de chumbo.

Portanto, essas baterias não vazam.

Bateira de 40 Ah, chumbo-ácido, válvula regulada AGM.

A válvula foi a solução encontrada para que a bateria pudesse ser fechada e tivesse ao mesmo tempo a capacidade de liberar os gases produzidos nas transformações de energia sempre que a pressão interna crescesse.

Essa válvula é acionada automaticamente, sempre que há aumento de pressão interna na bateria.

Em caso de rompimento da caixa, a bateria válvula regulada libera, no máximo, gotículas de ácido. Isso acontece por ela contar uma quantidade menor de eletrólito, que fica preso à fibra.

Esse tipo de bateria é muito utilizado em cadeiras de rodas motorizadas, afinal, foi projetada para lidar com as vibrações e os impactos da utilização em veículos elétricos e suporta os ciclos de descarga e recarga.

Válvula Regulada AGM – Ciclo Profundo

As baterias de válvula regulada AGM Ciclo profundo tem todas as vantagens das baterias de válvula regulada e foram desenvolvidas para sofrerem descargas mais profundas sem perder tanta capacidade.

Quantos mais vezes uma bateria for totalmente descarregada, menor será o número de ciclos que ela poderá realizar. Para fugir desse problema, as baterias de ciclo profundo são projetadas para descarregar entre 50% e 80% de sua capacidade, dependendo de sua construção.

Já que descargas profundas diminuem a vida útil da bateria, os modelos de ciclo profundo não permitem uma descarga tão intensa, dessa forma, sua vida útil fica maior.

Bateria de AGM VRLA – Ciclo Profundo

Caso as descargas tenham profundidade de 30% e sejam frequentes, a bateria de ciclo profundo será capaz de realizar cerca de 1700 ciclos, chegando a 60% da sua capacidade. Uma bateria geral teria realizado apenas 1200 ciclos.

A bateria de ciclo profundo pode ser descarregada abaixo de 20% de carga, porém, para manter um tempo longo da vida útil do produto, o ciclo de descarga médio deve ser mantido em 50%. Ou seja, a bateria deve ser consumida só até a metade de sua capacidade.

As baterias de ciclo profundo entregam o melhor custo-benefício para veículos elétricos, pois aceitam um maior número de ciclos de carga e descarga, portanto, possuem maior vida útil.

Válvula Regulada AGM – Gel

A bateria gel é outro tipo de bateria válvula regulada com eletrólito em forma de gel. Ela possui emissão de gases significativamente reduzida. Apesar da grande eficácia e qualidade, seu custo é mais elevado.

O interior dessa bateria é preenchido com gel de eletrólito e não com ácido na forma líquida, por conta disso, não corre o risco de vazamento.

O gel eletrólito é composto por ácido sulfúrico com sílica, em forma de gel imóvel, que não precisa do acompanhamento de água ou outras soluções mais líquidas, como normalmente ocorre em outros tipos de baterias.

A bateria de gel possui maior vida útil, por conta da resistência e da composição química, gerando o aumento da capacidade por hora do produto. A pressão interna é controlada por válvulas.

Esse tipo de bateria não é utilizada para aplicações de arranque automotivo, porque as temperaturas elevadas de funcionamento dos motores dos veículos geram aumento significativo do volume do geral, o que pode comprometer o desempenho elétrico e a duração da bateria.

Além disso, elas não tem tanta capacidade de fornecimento instantâneo de corrente elétrica necessária para o motor de arranque.

Capacidade de bateria

Conforme o uso da cadeira de rodas motorizada, a bateria acaba “envelhecendo”. Ela perde capacidade de armazenar energia. Mas há outros aspectos que acabam diminuindo a capacidade da bateria.

O uso diário

Sempre que a bateria é recarregada, alguns elétrons acabam se perdendo e não voltam para o eletrodo negativo. Dessa forma, acaba perdendo capacidade de armazenamento de energia e a vida útil do produto é reduzida.

Consumo interno parasita

Cabe salientar que a bateria tem um consumo interno parasita, caso ela seja armazenada por muito tempo, a energia será consumida. Uma bateria sem ser recarregada por muitos dias também se estraga permanentemente.

É importante explicar que, a bateria perderá totalmente sua capacidade, quando pouquíssimos elétrons passarem a retornar para o eletrodo negativo.

A utilização da cadeira

Outro aspecto que influencia na capacidade das baterias, é o seu uso. Quanto maior o fluxo de corrente, mais rápido a carga termina. Ou seja, quanto maior a corrente elétrica (Amperes), mais rápido a energia cessa.

Em cadeiras de rodas motorizadas, vários são os fatores que afetam nesse aspecto. O terreno por qual o indivíduo percorre com o produto, o peso do usuário, potência de motor, a calibragem dos pneus ou o número de acessórios na cadeira. Todas essas características podem afetar o tempo gasto da energia da bateria.

Por exemplo: quanto maior o peso do usuário, maior será a corrente consumida; quanto mais íngreme a subida enfrentada, maior será a carga também.

Além disso, em uma bateria comprometida ou deteriorada, o carregador encerra o ciclo de carga muito mais rápido, pois não consegue repor mais energia na bateria.

Recarregando a energia da bateria

Um dos principais ponto para garantir uma maior vida útil da sua bateria é recarregadas diariamente, dessa forma, as descargas profundas são evitadas.

Contudo, há outros fatores que fazem muita diferença para evitar danos a bateria e até mesmo ao produto na qual estão sendo utilizadas.

Para saber mais sobre como carregar suas baterias, quais cuidados devem ser tomados e pontos importantes sobre o carregamento das baterias, leia nosso post completo clicando aqui.

Está com problemas com a sua bateria Freedom? Entre em contato com nosso SAC para conseguir ajuda técnica.

Receba nossos conteúdos por e-mail e amplie seus horizontes!

É só cadastrar seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

73 Comentários

  1. ganhei uma cadeira motorizada carbom modelo ssx quero comprar as baterias e nao encontro

    1. Olá, Hilario.
      Você pode solicitar a peça que necessita, clicando no link abaixo para que possamos melhor atendê-lo:
      http://materiais.freedom.ind.br/rd-comprar-peca

      Caso queira outra opção de contato, acesse:
      http://www.freedom.ind.br/contato/

      1. Boa tarde, meu nome é Paulo e gostaria de saber como que eu faço para comprar um carregador de bateria?

        1. Olá, Paulo.
          Você pode solicitar a peça que necessita, clicando no link abaixo para que possamos melhor atendê-lo:
          http://materiais.freedom.ind.br/rd-comprar-peca

  2. Muito boas essas informações!

  3. Olá;Boa noite
    Eu gostaria de saber o valor das baterias,para cadeiras motorizada. Estou fazendo uma pesquisa,preciso de duas baterias novas com o valor do frete tbm. Caso contrario comprarei aqui em Florianópolis mesmo!! Desde ja agradeço e aguardo resposta,obrigada.

    1. Olá, Rosemeri.
      Pegamos seu e-mail e em breve entraremos em contato para melhor lhe atendermos.
      Se tiver outras dúvidas, pode acessar nossos canais de atendimento: http://www.freedom.ind.br/contato/

  4. Exatamente o que eu procurava, obrigada

  5. Boa noite ; sou francisco jose moro em fortaleza e tenho uma cadeira de rodas b400 desde do dia 1 de maio de 2017 . só gostaria de saber qual o tempo exato pra bateria esta recarregada ou seja quando vou saber se ela esta totalmente recarregada, porque ate hoje não tenho essa informação completa.aguardo resposta .

    1. Oi Francisco

      Você precisa observar a corrente (amperes) do seu carregador e a capacidade da bateria. Por exemplo, uma bateria de 50Ah (ampere-hora) de capacidade totalmente descarregada terá carga completa em 10 horas caso o carregador seja de 5A (amperes). Como na prática a bateria em uso nunca fica totalmente descarregada esse tempo sempre será menor. Como regra geral 8 horas de carga costumam ser suficientes. É importante conheceres bem o carregador, pois ele indicará quando a carga estiver completa.

      Espero ter ajudado, se tiver mais dúvidas, entre em contato.

      1. bom dia ; abri o notebook hoje 04/10/2018 e me deparo com uma resposta maravilhosa que achava que não iria receber sobre o tempo de carregamento da minha cadeira de rodas b 400. obrigado pela resposta maravilhosa . a pergunta é como faço pra ter essas resposta no meu celular . aguardo resposta .

        1. Olá Francisco! Que bom que a nossa resposta lhe foi útil, estamos sempre em busca de informações que possam melhorar a vida de pessoas com mobilidade reduzida. Infelizmente não temos como enviar as respostas do blog para o seu celular mas, normalmente, quando respondemos sua pergunta você é notificado no e-mail que cadastrou para enviar o comentário. Outro meio em que você pode falar conosco é a nossa Página no Facebook. Além disso, você pode cadastrar seu e-mail em nosso blog, e receber material informativo toda semana. Obrigada pelo contato, abraço!

  6. Ola eu Sou o Adelson Lima.
    Comprei 2 baterias de 12v-26amp e não sei se é preciso q eu faça a primeira carga com o Carregador q também comprei junto a elas.

    Obrigado

    1. Oi Adelson

      Se o carregador que você comprou é original, pode carregador as baterias com ele ou com o carregador que foi entregue junto da sua cadeira.

      Obrigado por sua mensagem e estamos a disposição caso tenha mais dúvidas.

  7. Ganhei uma cadeira ja deixei 12 horas carregando mas não liga

    1. Olá Edna, nós enviamos uma mensagem para você através desse email que cadastrou para comentar no blog. Se esse email não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através dessa página: http://materiais.freedom.ind.br/tire-suas-duvidas, para que possamos nos comunicar melhor sobre o seu problema e tentar te ajudar. Obrigado pelo contato.

  8. Boa noite tenho uma.cadeira de.rodas da Freedom motorizada que ganhei. Deixo carregando por mas de.10 horas.mas ela não funciona, não segura carga, somente se deixa conectada ao carregador. Podem me.informa se pode ser problema no carregador ou na bateria??
    Desde já agradeço.

    1. Olá Leticia, tudo bem? nós enviamos uma mensagem para você através desse email que cadastrou para comentar no blog. Se esse email não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através dessa página: http://materiais.freedom.ind.br/tire-suas-duvidas, para que possamos nos comunicar melhor sobre o seu problema e tentar te ajudar. Obrigado pelo contato.

  9. ACHEI MT IMPORTANTE POIS TB SOU USUARIO DE CADEIRA FREEDOM MIRAGE SX PARABENS E OBRIGADO

  10. Corro uma cadeira motorizada Março de 2.018
    No começo a bateria agurntava hrs.Agora edta durandouito pouco inclusive fiquei na rua sem bateria um dia As baterias ainda estao na garantia.O que sers que esta acontecendo
    vcs poderiam me informar qual é o preço das baterias??
    Meu nome éaria Antonia.

    1. Olá Maria Antonia, nós enviamos uma mensagem para você através do email que cadastrou para comentar aqui no blog. Se esse email não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através dessa página: http://materiais.freedom.ind.br/tire-suas-duvidas. Obrigado pelo contato.

  11. Exatamente o que eu estava procurando, obrigada!

  12. Para o pessoal da Freedom. olá sou Josenildo Gomes de Maceió-Al.Tenho uma cadeira motorizada freedom porém a bateria só durou um ano e cinco meses. Não gostei dessa durabilidade da bateria freedom e queria saber que outro tipo de bateria eu poderia botar na cadeira. email- josenildomusicbr@gmail.com.br

    1. Olá Josenildo, nós enviamos uma mensagem para você através do e-mail que cadastrou para comentar aqui no blog. Se esse e-mail não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através dessa página: http://materiais.freedom.ind.br/rd-comprar-peca

  13. Posso colocar bateria de carro na cadeira motorizada?

    1. Olá Lucas. Não recomendamos o uso de baterias automotivas, pois a vida útil dessas baterias na aplicação de cadeiras de rodas é baixa e entendemos que as que possuem válvula regulada oferecem um melhor desempenho. E, apesar de serem mais baratas, não representam um bom custo-benefício no médio prazo. Espero ter ajudado, abraço.

  14. Adquiri uma cadeira da freedon pro meu filho .A bateria durou só 1 ano.Comprei em Campinas durou só 3 meses mas eles alegam que a garantia acabou dia 5 /12 E a bateria pifou dia 8.Como é td difícil né pra deficientes.Fico muito triste pq nesse país só é ferro pra gente.

    1. Olá Kelly, lamento que você tenha passado por esses transtornos. Entraremos em contato com você para tentar resolver sua situação. Nós enviamos uma mensagem para você através do e-mail que cadastrou para comentar aqui no blog. Se esse e-mail não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através dessa página: http://materiais.freedom.ind.br/tire-suas-duvidas. Obrigado pelo contato.

  15. Me chamo Victor tenho uma cadeira da freedom mais estou com uma dúvida em qual parte da cadeira devo carregar na bateria que estar conectada com a cadeira ou na que está solta e grudando com joitik e assim carrega tenho essa dúvida

    1. Olá Victor, nós enviamos uma mensagem para você através do e-mail que cadastrou para comentar aqui no blog. Se esse e-mail não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através dessa página: http://materiais.freedom.ind.br/tire-suas-duvidas. Obrigado pelo contato.

  16. Bom-dia, meu nome é José . Comprei uma cadeira de rodas elétrica na França , mas as baterias ficaram retidas. Agora, está chegando uma amiga que as desmontou para que pudessem ser transportadas por avião. Ela está trazendo os componentes todos , à exceção das baterias. Como faço para remonta-las aqui no Brasil?

    1. Olá José, nós enviamos uma mensagem para você através do e-mail que cadastrou para comentar aqui no blog. Se esse e-mail não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através dessa página: http://materiais.freedom.ind.br/tire-suas-duvidas. Obrigado pelo contato.

  17. Tenho uma cadeira mas ela não tem marca tenho 2 baterias nela de 45 Ampére mas meu carregador tá estourando nela

    1. Olá Breno, nós enviamos uma mensagem para você através do e-mail que cadastrou para comentar aqui no blog. Se esse e-mail não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através desse email: marketing@freedom.ind.br . Obrigado pelo contato.

  18. Olá bom dia minha cadeira está carregada e o controle não está funcionando não liga oq posso fazer pra ter certeza se é a bateria ou o controle

    1. Olá, Luciana! Preencha nosso formulário de atendimento que entraremos em contato para lhe ajudar: https://form.jotformz.com/90422825753660

    2. Olá Luciana, tudo bem?
      Nós enviamos uma mensagem para você através do e-mail que cadastrou para comentar aqui no blog. Se esse e-mail não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através dessa página: http://materiais.freedom.ind.br/tire-suas-duvidas. Obrigado pelo contato, abraços!!

  19. Boa tarde meu nome e lindaci o meu esposo tem uma cadeira motorizada a quase 7 anos mas agora não está segurando mas carga oque devo fazer?

    1. Olá, Maria Lindaci, tudo bem?
      Durante este período de 7 anos você nunca trocou a bateria? Caso não tenha trocado, ou faça mais de 3 anos da última troca, provavelmente a vida útil da bateria da cadeira pode estar no fim. Nosso setor de peças poderá lhe orientar sobre a melhor forma de solucionar o seu problema. Para que possamos entrar em contato com você, pedimos para que preencha as seguintes perguntinhas do link http://materiais.freedom.ind.br/rd-comprar-peca

  20. vou fazer uma viagem e preciso fornecer as especificações da minha cadeira, inclusive se a bateria é seca, líquida ou deramavel.
    segue o código da cadeira:
    CADEIRA DE RODAS FREEDOM MOTORIZADA COMPACT RODA TRASEIRA 13′ 41A/40E (COD. 9322)

    1. Olá, encaminhamos as orientações para o seu email cadastrado. Caso não tenha recebido você pode enviar uma mensagem através deste link: https://form.jotformz.com/90422825753660

  21. Ganhei uma cadeira motorizada B400 coloquei pra carregar é não mostra carga,é a luz do carregador ta Vermelha o que fazer

    1. Olá, Ana Maria. Infelizmente nós só conseguimos dar suporte a cadeiras produzidas pela nossa empresa. Este modelo é de outra empresa, por isso recomendamos que entre em contato com eles.

  22. bateria e ideal para cadeira de rodas? Pode ser estacionaria para uma instead up

    1. Olá, Cristiano, como vai?
      O ideal para você tirar as suas dúvidas sobre baterias, é entrar em contato diretamente com o nosso setor de peças. Assim, poderemos lhe ajudar!
      Basta você responder as perguntinhas deste link: http://materiais.freedom.ind.br/rd-comprar-peca, que entraremos em contato com você!

      Até mais.

  23. Bom dia equipe da freedom bom eu estou com uma dúvida muito grande pois comprei uma bateria freedom deixa um bolo ácido selada 12 V 44 amperes porém eu preciso fazer uma cirurgia e ela vai ficar parada por um bom tempo qual é a melhor recomendação de armazenagem quanto tempo é seguro ela ficar sem uma carga completa para que eu não possa ter perdas na minha bateria Desde já agradeço muito obrigado.

    1. Olá Heber! Para garantir uma maior vida útil da sua bateria mesmo sem uso, você deve fazer uma última carga completa e logo desconectar todos os cabos e aí então guardá-la.

      Qualquer dúvida você pode entrar em contato com a nossa assistência técnica: http://bit.ly/sacfreedom

  24. Tenho uma cadeira motorizada freendom sx modelo fabricado em 2005. Uso baterias líquida nela desde quando comprei. Minha dúvida é se posso usar baterias freendom estacionaria nela também?

    1. Olá, Graciela. Enviamos um email para orientar você!

  25. Parabenizo pelo excelente Artigo e pela gentileza ao atender, mesmo usuários de outras “marcas”… Não é a toa que uso produtos da Freedom desde 1998! Saúde para todos nós!!!

    1. Obrigado Ronaldo! Saúde 🧡

  26. foi doado uma cadeira motorizada do CCR para a minha irma e agora o carregador estourou e preciso de um outro por favor entre em contato desde ja agradeço

    1. Olá, Shirley.
      Você precisa abrir um atendimento junto ao nosso SAC.
      Basta preencher as informações deste link :http://bit.ly/sacfreedom

  27. ola, tenho uma cadeira motorizada freedom a bateria dela é free 12-38(12v,38.0Ah Ciclo profundo e gostaria de saber se essa é a melhor
    vcs vendem essas baterias

    1. Olá, Maria Zilda. Você está procurando uma bateria melhor em que sentido?
      Entre em contato com nosso setor de peças, través deste link: https://bit.ly/Comprar-Pecas-Freedom
      Nossa especialista ajudará você 😃

  28. olá, a bateria da minha cadeira é free 12-38 (12V,38.0Ah) Ciclo profundo e gostaria de saber se essa é a melhor
    vcs vendem essas baterias

    1. Olá, Maria Zilda. Você está procurando uma bateria melhor em que sentido?
      Entre em contato com nosso setor de peças, través deste link: https://bit.ly/Comprar-Pecas-Freedom
      Nossa especialista ajudará você 😃

  29. Olá. Obrigada pelo artigo. Tenho uma cadeira motorizada freedom modelo S, porém fiquei com dúvidas sobre qual seria o tipo ideal de bateria para as cadeiras da freedom. Poderia me informar?

    1. Oi Paula

      Tua cadeira deve ter baterias de 45Ah líquidas. Atualmente as baterias que temos para substituir essas antigas são de Válvula Regulada e Ciclo Profundo de 38Ah. Elas tem um custo maior que as líquidas, porém sua durabilidade é maior também.

      Caso queria fazer um orçamento, pode entrar em contato direto pelo link “Comprar Peças” na URL: https://contato.freedom.ind.br/

      Abraços

  30. Gostaria de saber se eu não usar a cadeira de rodas motorizada por uns dois dias assim mesmo tenho q por pra carregar todos os dias mesmo não usando

    1. Olá, Mara. Sim, para garantir a vida útil da bateria o recomendado é carregá-las diariamente, mesmo sem uso.

  31. Prezados boa tarde. Minha cunhada ganhou uma cadeira motorizada e infelizmente o carregador da bateria estragou. Na região onde moramos não foi encontrado um para reposição. Gostaria de saber se há a possibilidade de compra de um novo e como proceder. Aguardo retorno.

    1. Olá, Mauro. Há possibilidade da compra sim, mas também há possibilidade de conserto (dependendo do caso).
      Oriento você a abrir um atendimento com nosso setor de assistência técnica, assim um de nossos técnicos poderá auxiliá-lo.
      Para abrir o atendimento preencher seus dados neste link: http://bit.ly/sacfreedom
      Após enviar os dados, um técnico entrará em contato em até 48h

  32. Boa tarde. Tenho uma cadeira Gogo elite traveler de 3 rodas. Coloquei bateria nova nela com 12v e 18amp. Carreguei e andamos durante 1 hora. Ela deveria ter durado muito mais porém agora quando tento subir uma ladeira ou andar um pouco mais rápido ela dá 3 bipes e pára e então preciso soltar o acelerador e repetir o processo tentando me locomover. Sabe se pode ser algum conector , Motor, modulo ?? Muito grato. Orlandy

    1. Olá, Orlandy. Desculpa, mas não temos conhecimento sobre essa cadeira. O ideal é você tentar entrar em contato com o seu fabricante!

  33. Olá ganhei uma cadeira de rodas freedom e ela está desligando do nada. Será que o problema é na bateria?

    1. Olá, Daiane. Nós temos um setor técnico para ajudar você a identificar o problema. Preencha seus dados neste link: http://bit.ly/sacfreedom
      Após preencher e enviar, aguarde que um técnico entrará em contato!

  34. ola meu nome e baltazar eu posu uma cadeira eletrica da marca pursuit eu gostaria de saber se posso usar bateria estacionaria nela eu tenho duvida se baterias estacionaria pode ser usada em cadeiras de roda a minha cadeira e de 4 roda desde ja eu agradeço e qual e o valor das baterias de 45 a e 12 v

    1. Olá, Baltazar.
      Não recomendamos o uso de baterias estacionárias em sua Cadeira de Rodas Motorizada.
      Nós trabalhamos apenas com baterias VRLA-AGM de Ciclo Profundo!

  35. Qual o tempo de carga da bateria, estou carregando todas as noites mas a carga não termina toda durante o dia, devo carregar mesmo assim.

    1. Oi João, tudo bem?
      As baterias Freedom precisam ser recarregadas todos os dias, mesmo que não tenham sido totalmente descarregadas. Dessa forma você prolonga a vida útil das suas baterias.

  36. Posso acoplar uma bateria já usada com outra nova. Ou este comportamento pode danificar a nova? Scooter

    1. Oi Sergio, tudo bem?
      Não é o recomendado, a bateria nova vai acabar sendo sobrecarregada e sua vida útil será reduzida.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.