Produtos de Mobilidade

Como melhorar a postura e não escorregar na cadeira de rodas

Uma cadeira de rodas segura e confortável estimula a independência e a autonomia da pessoa com deficiência física. Sua escolha deve promover o alinhamento correto do corpo, proporcionando a mobilidade do usuário e fomentando acessos e permitindo desfrutar de toda funcionalidade do equipamento.

Muitos usuários escorregam na cadeira de rodas e por vezes não sabem o quanto esse tipo de situação pode afetar gravemente a saúde, levando à postura inadequada e acarretando em lesões na pele. É possível chegar a uma solução através da escolha adequada da cadeira de rodas, assim como ajustes e configurações realizados de acordo com as características do usuário.

Tendo em vista a dimensão dos impactos da cadeira de rodas na vida do usuário -da perspectiva da locomoção, conforto, saúde e interação na sociedade- é possível notar a importância da aquisição de informações que auxiliem na integração entre a pessoa e o equipamento. Separamos informações importantes para você saber sobre o que precisa fazer para melhorar a postura na cadeira de rodas e não escorregar.

Por que escorrego na cadeira de rodas?

Existem alguns fatores que contribuem para postura incorreta na cadeira de rodas e que levam o indivíduo a escorregar quando está utilizando o equipamento. Problema que pode agravar o grau da lesão do usuário.

Quando o usuário fica escorregando na cadeira de rodas, é importante observar três principais indicativos que contribuem para esta situação indesejada. São eles:

Patologia

Pessoas com lesão medular, lesões neurológicas como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e paralisia cerebral, ou doenças degenerativas, apresentam dificuldade em manter a postura ereta. Isso ocorre porque a musculatura que deveria oferecer sustentação ao tronco está debilitada e enfraquecida.

Nestes casos, o indivíduo pode ter dificuldade em manter a postura correta no assento da cadeira, pois não tem a total sustentação do corpo, estando sujeito a escorregar na cadeira de rodas com mais frequência.

Além disso, é comum que usuários com estes diagnósticos, após escorregarem, apresentem dificuldade ou impossibilidade de retornar à posição correta na cadeira. A repetição destes eventos pode levar ao agravamento de suas lesões ou a outros problemas de saúde.

Dimensões

A cadeira de rodas deve ser escolhida de acordo com o grau da deficiência do usuário, além disso deve ter compatibilidade com suas atividades diárias e estilo de vida. Atendendo a estes requisitos, é possível promover a melhor interação do indivíduo com o ambiente, promovendo a autonomia e liberdade.

A escolha de um equipamento que não leva em conta a integração de suas dimensões com as proporções do corpo usuário pode levar à sub-utilização da cadeira de rodas, limitando a manobrabilidade do aparelho e causando prejuízos a saúde do usuário. As dimensões de profundidade do assento e altura do encosto devem ser compatíveis com as medidas do seu utilizador, pois do contrário podem interferir negativamente na postura do corpo e provocar deslizamentos na cadeira de rodas

Quando o assento excede as proporções do fêmur, é possível o usuário sinta considerável pressão na região da fossa poplítea -atrás dos joelhos- por onde passam vasos sanguíneos, artérias e tendões. Quando essa parte do corpo é comprimida, automaticamente o usuário buscará alívio deslizando o corpo para frente.

Outro fator dimensional que pode levar o usuário a deslizar o corpo para frente inconscientemente -na busca de conforto- é a medida da altura do encosto da cadeira de rodas, já que quando inadequada, pode causar desconforto aos usuários através do incremento do estresse e da fadiga.

Regulagens do equipamento

As regulagens do apoio de pés e apoio dos braços da cadeira de rodas também podem interferir na postura adequada e saudável. Se não ajustados de acordo com a altura necessária, os suportes da base de apoio ficam comprometidos e impossibilitam o uso correto.

Quando o apoio de pés é configurado abaixo do necessário, o indivíduo vai buscar apoio escorregando o corpo para frente, na tentativa de alcançá-lo. Já no caso do apoio dos braços muito baixo, a pessoa corre o risco de ficar com os cotovelos fora do suporte, em posição desconfortável. Para buscar maior suporte, o usuário acaba deslizando o corpo para apoiá-los, reforçando mais uma vez a postura inadequada e prejudicial.

Problemas de saúde devido postura inadequada na cadeira de rodas

Quando pessoas com deficiência física mantêm a postura inadequada por muito tempo, a probabilidade de lesões na pele aumenta, assim como impactos no conforto durante o uso da cadeira de rodas e danos graves à saúde.

Entre os principais impactos danosos ao corpo está o cisalhamento, nome dado ao movimento realizado quando a pele está imóvel e é estirada – escorregada – com o movimento dos músculos ou ossos.

Esse é o movimento comum que acontece com o corpo quando o usuário busca conforto deslizando-se para frente. A “mudança” na posição danifica a pele por forças de cisalhamento geradas pelo osso do ísquio, pois a pelve “gira para trás” e comprime a pele contra o encosto da cadeira de rodas. Este deslocamento do corpo gera atrito junto ao assento ou encosto, levando à danos na pele e até mesmo em vasos sanguíneos.

Os fatores que levam à postura prejudicial e danosa também podem causar dores na região lombar, compressão dos órgãos internos, dificuldade para respiração e deglutição.

Além disso, é possível que a postura incorreta comprometa o campo visual, inibindo a função, gerando dificuldade em elevar os braços e a manter a cabeça levantada, assim como para manter o corpo ereto.

Essas dificuldades e possíveis danos à saúde vão interferir diretamente na qualidade de vida do usuário e na mobilidade da cadeira de rodas. Por isso a importância de verificar os ajustes e acessórios disponíveis no mercado para escolha de um equipamento que promova o conforto e o bem-estar.

Ajustes para não escorregar

Para evitar que o corpo fique escorregando na cadeira de rodas, é essencial assegurar a escolha assertiva do equipamento. Para isso, é preciso levar em conta suas dimensões em relação às medidas do corpo do indivíduo.

Deve-se verificar a largura e a profundidade do assento, assim como a altura do encosto. Além disso, apoio dos pés e braços que apresenta ajustes, também contribui para o melhor posicionamento do corpo na cadeira de rodas.

Além dos itens básicos que garantem conforto e estabilidade postural, é possível atingir mais segurança e evitar que o corpo escorregue na cadeira de rodas através da regulagem de tilt fixo. Esse é um ajuste que poucas pessoas sabem, mas que faz muita diferença para quem passa muito tempo sentado e precisa deste recurso.

Regulagem da inclinação da cadeira de rodas: tilt fixo

A regulagem de tilt fixo interfere diretamente na manutenção da postura na cadeira de rodas. Pois é a alteração da inclinação do conjunto assento e encosto em relação ao solo.

O método de inclinação é realizado para minimizar os efeitos no corpo, devido a pressão na pele quando o equipamento é usado por um período prolongado. Esse tipo de alteração também contribui para evitar que o indivíduo escorregue e sofra os efeitos do cisalhamento.

Existem ângulos de inclinação específicos para necessidades individuais. Há usuários que necessitam estar mais eretos para se alimentar, usar as mãos e se comunicar. Já outras pessoas necessitam de um ângulo inclinado para trás, seja para descansar ou para evitar que o corpo escorre para frente.

Neste segundo caso, é preciso realizar o ajuste para inclinação traseira da cadeira de rodas. Ao optar por essa alteração, o tronco terá maior apoio e suporte no encosto. Consequentemente, conseguirá manter a postura mais ereta e confortável.

A alteração da inclinação é realizada na placa que fixa as rodas traseiras. Quanto mais se eleva a placa, maior o ângulo do assento em relação ao solo e mais inclinada a cadeira de rodas ficará.

O ajuste de tilt fixo contribui para que o indivíduo não escorregue e não sofra cisalhamento, além de:

  • Diminuição da fadiga;
  • Economia de energia para pessoas com fraqueza muscular ou limitação da na postura vertical;
  • Diminuição da pressão das áreas ósseas das nádegas;
  • Aumento do conforto;
  • Melhora a postura;
  • Retarda progressão das deformidades da coluna vertebral;
  • Controla inchaços da parte inferior do corpo;
  • Contribui para melhor respiração, circulação e digestão.

É importante ressaltar a necessidade das rodas anti-tombo quando realizada a alteração da inclinação, pois dessa forma o equipamento ficará o mais seguro possível.

Acessórios Freedom que evitam escorregar

Além dos ajustes na própria cadeira de rodas, existem acessórios específicos que contribuem para uma melhor postura, evitando que o corpo escorregue.

Os cintos de segurança são itens que promovem tanto o conforto para o usuário quanto a estabilidade do corpo na posição correta, evitando instabilidades e escorregamentos. A escolha do modelo ideal de cinto de segurança deve ser realizada a partir das necessidades individuais de cada usuário, que pode escolher entre modelos abdominais, pélvicos e peitoral, além de cintos no formato H e em X

Cintos

Cinto abdominal

É composto apenas uma faixa que atravessa o abdômen de um lado ao outro horizontalmente. Eles são capazes de manter o usuário na posição inicial, oferecendo segurança contra deslizamentos, mas não assegurando a estabilidade da parte superior do corpo.

Cinto torácico

É caracterizado pela alça única ao redor do tórax, prendendo a parte superior do corpo no encosto da cadeira. Assegurando a estabilidade e oferecendo segurança contra deslizamentos e quedas

Cinto estabilização pélvica

Um par de tiras que envolvem cada uma das pernas do usuário e assegura que a pélvis, as pernas e o glúteo estejam firmes no assento do equipamento. A particularidade deste equipamento é que ele evita completamente que o corpo desloque ou deslize

Cinto Transversal

Este modelo de cinto de segurança é composto de uma alça que parte do ombro e chega até a cintura, transversalmente sobre o peito. Assim como os cintos de segurança presentes nos automóveis, ele é capaz de impedir o movimento de projeção do tronco para frente

Cinto Camiseta

Cinto H

Cinto X

Cintos em H, em X e Camiseta Na categoria de cintos que envolvem o tórax, a Freedom disponibiliza as seguintes opções: o cinto H, o cinto X e o cinto Camiseta, eles contribuem de maneira similar para a estabilização do usuário, apoiando-se diretamente no peito do usuário e ao redor dos braços, consequentemente fixando as costas ao encosto. Desta forma promovendo ao tronco a total estabilização, impedindo oscilações, deslizamentos e quedas.

Almofada ergonômica

A almofada ergonômica também contribui para melhorar a postura, evitando que o corpo escorregue. Além do conforto, o modelo auto inflável se molda ao formato dos glúteos, contribuindo para melhor distribuição do peso e diminuição da pressão em locais de risco que possam vir a gerar úlceras de pressão. A almofada adequada melhora o posicionamento na cadeira de rodas e também evita que o corpo deslize.

Além de disponibilizar os acessórios citados, as cadeiras de rodas da Freedom também apresentam a regulagem de tilt fixo. Para ter o ajuste, basta solicitar a alteração direto de fábrica.

A utilização de acessórios e dos recursos de inclinação da cadeira de rodas, além de contribuir para saúde física, geram estabilidade, mais segurança e conforto, assim como aumentam o bem-estar e auxiliam na reabilitação da pessoa com deficiência física.

Precisa de algum acessório ou regulagem para manter a postura correta na cadeira de rodas? Acesse nossa página de produtos e conheça melhor essas e outras opções da Freedom!

2 thoughts on “Como melhorar a postura e não escorregar na cadeira de rodas

  • Eliene Pereira Xavier

    Meu pai tem mal de Parkinson a trinta anos não consegue levantar o abdome ele joga o corpo pra frente e se dobra preciso saber qual cadeira ideal para ele e sinto .e muito curvado tido torto pra baixo .

    Resposta
    • Olá, Eliene.
      O ideal é você procurar profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, para que possam avaliar a situação do seu pai e prescrever a cadeira ideal.
      Com a prescrição certinha, nós conseguimos montar a cadeira que vai dar mais conforto e qualidade de vida ao seu pai.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.