fbpx
a importancia da produção de cadeira de rodas

Importância da produção de cadeira de rodas nacional

Você já parou para pensar na importância de consumir produtos médicos e de reabilitação produzidos no Brasil? 

Escolher por produtos nacionais, além de fortalecer a indústria brasileira, reforça o desenvolvimento de tecnologias assistivas com capacidade para atender demandas locais, de acordo com a realidade do país. Sendo assim, ainda promove emprego e renda para quem é daqui. 

Portanto, optar por uma cadeira de rodas nacional, proporciona a adaptação de produtos às necessidades específicas de cada usuário. Nesse sentido, oferecendo soluções adequadas de forma ágil, sem a necessidade da dependência do exterior. 

Percebeu como é importante valorizar a produção brasileira? Entenda mais sobre a importância dos produtos nacionais e como eles podem contribuir para reabilitação das pessoas com deficiência física. 

Importância dos produtos nacionais para reabilitação da pessoa com deficiência 

Pessoas com deficiência estão cada vez mais integradas à sociedade. Com o cumprimento de leis e a conscientização, essa parcela da população está se reafirmando no mercado de trabalho e no convívio social. Ou seja, indivíduos que contribuem para o setor econômico do país e que também querem ser atendidos com produtos de qualidade. 

Sendo assim, é através da informação que essas pessoas estão fazendo prevalecer os seus direitos e tornando-se exigentes daquilo que necessitam para alcançar mais qualidade de vida. Compreender a importância de tecnologias assistivas que atendam às características individuais de cada pessoa com deficiência é o primeiro passo para que isso aconteça. 

O problema da importação

Para maioria dos usuários, as cadeiras de rodas são produtos que precisam ser customizados e desenvolvidos sob medida, atendendo as necessidades dos indivíduos. Nesse sentido, dificulta a importação de produtos específicos, já que a realidade dos importadores é seguir uma linha de produção que atenda a média da população. Ou seja, se faz ainda mais importante a fabricação de produtos assistivos no Brasil. 

Por exemplo, uma cadeira de rodas motorizada customizada com opção de controle mentoniano (acionamento através do queixo) ou para acompanhante, só terá custo viável quando é um produto nacional. Pois o custo das partes eletrônicas importadas é alto, o que não condiz com a realidade da maioria da população que necessita do auxílio. 

Além disso, a inexistência de assistência técnica especializada para toda parte eletrônica importada, torna o custo de manutenção muito elevado. Dessa forma, qualquer tipo de defeito implicaria na troca de um item completo do equipamento e não o seu conserto. 

Portanto, optar por produtos que correspondem às necessidades específicas dos usuários e desenvolvidos de acordo com o cenário do país e com a realidade de vida dos indivíduos, é essencial para desfrutar de toda funcionalidade que uma cadeira de rodas pode oferecer para uma reabilitação bem-sucedida. 

Mercado de cadeira de rodas nacional

Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a indústria brasileira da saúde é composta por mais de 90% de empresas com capital nacional. Ou seja, é possível que o país alcance o patamar de grandes empresas que desenvolvem produtos com tecnologias e com capacidade para atender cada vez mais as demandas locais. 

Estudos recentes apontam que o setor de comércio e serviços de produtos assistivos no Brasil já movimentam mais de R$ 5 bilhões ao ano. Sendo assim, são produzidas e comercializadas cerca de 400 mil cadeiras de rodas por ano. 

Apesar dos números, o setor ainda não tem o reconhecimento que almeja.

Entretanto, a eficiência dos equipamentos nacionais foi ganhando adaptação e relevância devido entidades e profissionais que trabalham para melhorar o cenário no país, como a Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva, (ABRIDEF); da Associação Brasileira de Artigos Médicos, Odontológicos e Hospitalares (ABIMO); e da Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (ABOTEC). 

A produção e o registro da cadeira de rodas nacional

O registro de produtos e a fiscalização dos órgãos responsáveis pela avaliação de equipamentos assistivos como a ANVISA e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), contribuem para que a produção de cadeiras de rodas nacional atenda parâmetros internacionais que garantam mais segurança ao usuário. Do mesmo modo, já existe mais de um laboratório que realiza ensaios complementares para cadeiras de rodas manuais, motorizadas e scooters. 

Atualmente a ANVISA também exige normas específicas para cadeiras de rodas. Há pouco tempo esses equipamentos ainda eram tratados como eletromédicos, sendo exigido uma norma geral de segurança. Portanto, a criação e a disponibilidade de laboratórios possibilitaram essa evolução e equiparou a segurança dos produtos nacionais em relação aos importados. 

Enfim, a indústria nacional evoluiu juntamente com o apoio de entidades e de profissionais para que se criassem produtos cada vez mais modernos e dotados de tecnologias. Dessa forma, seguindo parâmetros definidos para que atendam as particularidades das pessoas com deficiência física e seu estilo de vida. 

Campanha para valorização da indústria brasileira 

Recentemente a ABIMO lançou uma campanha nacional de valorização e fortalecimento da indústria brasileira: Saúde Feita no Brasil. A ação tem o objetivo de incentivar empresas, profissionais e clientes da indústria da saúde para que fiquem unidos e incentivem a compra local. 

Assim, mostrando à população a importância, qualidade e vantagens do consumo de dispositivos de saúde desenvolvidos no Brasil. A Freedom é associada da ABIMO, para saber mais sobre as ações da campanha, acesse o site oficial.

Por que escolher por produtos nacionais? 

Perto do fabricante.

As cadeiras de rodas são como uma extensão do corpo e devem ser escolhidas depois de uma avaliação detalhada junto ao profissional de saúde, aliando a reabilitação e a qualidade de vida do usuário. Entretanto, isso será possível somente através da informação, entendendo a importância dos equipamentos que são produzidos no seu local de origem, para que possam entregar toda funcionalidade necessária e que se encaixe na realidade da pessoa com deficiência física.

Produtos importados de países mais desenvolvidos e com tecnologias avançadas não são necessariamente melhores que os produtos produzidos no Brasil. Um equipamento de qualidade deve estar aliado à boa fabricação, pensado para realidade no qual será inserido.

Contribui para a economia.

Da mesma forma, o consumo de produtos nacionais contribui para o domínio da tecnologia no país, dando autonomia para que os produtos tenham melhor adaptabilidade às condições locais. Ainda mais, a indústria nacional possibilita a participação e integração com os profissionais da saúde para que prescrevam as cadeiras de rodas. Desse modo fazendo uma avaliação detalhada das necessidades físicas e de acordo com o estilo de vida do usuário, tornando o processo de escolha certeiro, permitindo toda funcionalidade do equipamento para uma melhor reabilitação. 

Através dessa escolha, os custos de importação de materiais diminuem, pois, apesar de partes serem importadas, o produto é industrializado no Brasil e não carrega uma agregação de valor fora do seu país de origem.  

Maior facilidade para manutenção.

Em alguns casos de manutenção, a troca de peças dos produtos importados pode não estar disponível, sendo necessária a modificação de conjuntos inteiros. Nesse sentido, gerando um problema ainda maior para o usuário que necessita do equipamento diariamente. 

Sendo assim, optar por cadeiras de rodas produzidas no Brasil proporciona a adaptação dos produtos às necessidades dos usuários, pois estando presente no país, consegue de forma ágil encontrar soluções específicas. Bem como a possibilidade de realizar manutenções, sem a necessidade da substituição de peças, reduzindo o custo de posse. 

Definitivamente, o consumo local promove o fortalecimento da indústria, abrindo margem para que se possa aprimorar tecnologias com características que se enquadram às necessidades específicas dos usuários. 

Cadeiras de rodas produzidas no Brasil 

Atualmente é possível encontrar um mercado vasto e com variedade em opções de produtos de tecnologia assistiva. Para tanto, nos últimos anos muita coisa mudou e evoluiu no que diz respeito à fabricação, qualidade e tecnologia em equipamentos de reabilitação física. 

São classes, modelos e categorias de produtos desenvolvidos para cada tipo de necessidade. Como cadeira de rodas manuais, esportivas, modelos monoblocos, dobráveis, clínicos, além das cadeiras de rodas motorizadas. Bem como, existem diversos acessórios que contribuem para segurança e conforto dos usuários. 

A Freedom ainda é a única empresa de cadeiras de rodas motorizadas e de veículos elétricos na América Latina, com tecnologia nacional e própria. Foi a empresa que lançou o primeiro modelo de cadeira de rodas nacional motorizada no mercado. 

Do mesmo modo, desde 1991 trabalha no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos equipamentos assistivos, acompanhando a evolução do mercado para que as tecnologias possam satisfazer e contribuir na vida das pessoas com deficiência física de forma significativa, de acordo com a realidade do usuário no país. 

Atualmente, a linha de produtos Freedom engloba várias necessidades do mercado: como elevadores individuais, andadores com rodas e equipamentos de logística.

Agora que você já sabe da importância e das vantagens de optar por produtos nacionais, conheça mais sobre as cadeiras de rodas da Freedom na nossa página de produtos! 

Receba nossos conteúdos por e-mail e amplie seus horizontes!

É só cadastrar seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    Bom dia!
    Gostaria de saber se vcs trabalham com produto pra pessoas amputadas ou é só com cadeiras de rodas.

    Desde já agradeço

      Olá, Juka. Atualmente são 6 linhas de produtos: Cadeiras de Rodas Manuais, Cadeiras de Rodas Motorizadas, Scooters Elétricas, Andadores, Elevadores de transferência e Almofadas.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.