Produtos de Mobilidade

Aluguel de cadeira de rodas: saiba como fazer a melhor escolha

Você já ouviu falar em aluguel de cadeira de rodas? No Brasil, este recurso é muito utilizado por atender pessoas que necessitam de equipamentos assistivos por um período de tempo determinado.

Seja para uma pessoa se recuperar de uma cirurgia, seja para utilizar somente por um período específico até a reabilitação física por completo, o aluguel de cadeiras de rodas pode ser um serviço vantajoso por ser uma opção mais econômica. Além disso, contribui para a integridade do usuário, promovendo a autonomia da recuperação.

Entretanto, é preciso ter alguns cuidados no momento de escolher o equipamento certo. Por isso, separamos algumas dicas importantes para você saber antes de optar por este serviço, além das vantagens dessa opção.

Siga a leitura e saiba tudo sobre o aluguel de cadeiras de rodas!

Por que alugar uma cadeira rodas?

O aluguel de cadeiras de rodas pode ser um serviço vantajoso por fornecer equipamentos para pessoas que necessitam do auxílio por tempo determinado. Nesse sentido, pode ser uma escolha mais econômica, pois contribui para que indivíduos possam se recuperar de problemas de saúde com mais autonomia, garantindo a mobilidade e qualidade de vida para o tempo que for preciso.

Da mesma forma, optar pelo aluguel de equipamentos assistivos pode contribuir para pessoas se recuperarem de doenças. Assim como para idosos com mobilidade reduzida e que precisam da cadeira de rodas por necessidade temporária. 

Por fim, para pessoas que se sentem inseguras quanto às marcas existentes no mercado e que atendam suas necessidades individuais por completo, alugar cadeiras de rodas pode servir para que se experimentem diferentes modelos antes de adquirir o produto definitivo. Dessa forma, é possível experimentar diferentes equipamentos para que o usuário possa definir qual opção melhor se adapta, fortalecendo a assertividade da compra do produto mais adequado.

Cuidados ao alugar uma cadeira de rodas

Antes de optar pelo aluguel de cadeiras de rodas, é importante estar ciente de alguns cuidados que devem ser tomados na escolha do modelo. Nesse sentido, o conforto e a segurança são requisitos que devem estar no topo da lista de precauções para não errar na escolha.

Da mesma forma, separamos alguns itens para que o usuário esteja atento antes de fazer a escolha do produto para alugar. Confira:

A cadeira de rodas deve estar em bom estado

Mesmo que a utilização da cadeira de rodas seja por uma necessidade temporária, é de extrema importância que o equipamento esteja em bom estado e seja adequado para a necessidade do usuário. Dessa forma, assegura que o produto desempenhe sua função por completo, além de evitar gastos futuros com manutenção.

Além disso, uma cadeira de rodas em bom estado contribui para uma melhor reabilitação e garante a integridade física do usuário. Assim como, promove melhor autonomia na mobilidade.

Atenção ao desconforto da cadeira de rodas

Uma cadeira de rodas que não é confortável pode prejudicar a recuperação física do usuário, mesmo que o produto seja utilizado por pouco tempo. Da mesma forma, o desconforto pode agravar o diagnóstico, prolongando o tempo da reabilitação.

Por isso, esteja ciente quanto aos itens no qual a cadeira de rodas foi fabricada, verifique se é adequada ao seu biótipo, em especial observe a largura, a capacidade de peso e também o estado dos estofamentos.

Os assentos podem com o tempo ficar “celados”, ficando frouxos e não oferecendo um bom apoio. Assentos assim afetarão o conforto na posição sentada. Por isso, é interessante optar por outras alternativas de melhor qualidade. 

Da mesma forma, para que o assento se torne mais confortável e para evitar danos à pele, como “escaras”, pode ser interessante  agregar uma almofada de boa qualidade,  que se moldem aos glúteos, fortalecendo a saúde da pele e promovendo o bem-estar na posição sentada.

Além disso, considerar a opção de encosto reclinável pode ser importante para fortalecer o conforto na cadeira de rodas. Isso acontece porque, ao acionar a opção de reclínio do encosto, o usuário pode descansar o corpo na posição sentada, contribuindo também para integridade física e saúde da pele. 

Outra opção interessante em cadeiras de rodas de locação são as apoios de pé eleváveis, O item permite manter a perna na posição horizontal e pode ser útil em diversas situações de recuperação.

Por fim, existem vários modelos de cadeiras de rodas disponíveis no mercado que oferecem diferentes opções de ajustes. Eles são essenciais para que atendam às necessidades específicas de cada indivíduo. Portanto, opte por produtos que possam ser ajustados para as características do usuário, atendendo suas medidas, suas necessidades e que garantam a total funcionalidade do equipamento.

Medidas das cadeiras de rodas

Existem cadeiras de rodas em diferentes tamanhos, normalmente caracterizadas apenas pela largura do assento. Entretanto, outras medidas, como profundidade do assento, altura do assento ao solo e altura do encosto, podem ser importantes na reabilitação, mas que  podem estar ou não disponíveis dependendo do fabricante ou locador. Por isso, é essencial verificar corretamente quais as medidas que melhor atendem ao biótipo do usuário, para que assim possa ser desempenhada a melhor funcionalidade do equipamento sem gerar desconforto na mobilidade.

Por isso, para não errar na escolha, é preciso estar atento às medidas do corpo, como largura do quadril, comprimento da coxa e comprimento da perna. Assim, comparar com as medidas de partes específicas da cadeira de rodas – como largura do assento, profundidade do assento, altura do encosto e comprimento do apoio de braços – e assim optar pelo produto mais adequado possível.

Por fim, também é essencial verificar se o tamanho da cadeira de rodas é compatível com os lugares de uso. Afinal, uma cadeira maior que as medidas de largura das portas da residência, pode comprometer a mobilidade no lar. Por isso, é sempre importante pensar sobre os locais de uso dos equipamentos assistivos para que possam entregar toda funcionalidade na rotina do usuário.

Opções do Mercado

A pessoa em busca de aluguel de cadeira de rodas também deve considerar a realidade da região onde mora. Em regiões metropolitanas, onde há um número maior de moradores, lojas e ortopedias, a disponibilidade e variedade de cadeiras de rodas para aluguel vai ser maior.

Em cidades pequenas, as opções são mais restritas. 

Rodas e Pneus

Entender um pouco sobre tipos de aros e pneus para cadeira de rodas pode contribuir para  uma boa escolha. Nesse sentido, pensar sobre a rotina de utilização é essencial para que o uso da cadeira atenda ao máximo as expectativas.

As cadeiras de rodas manuais utilizadas para aluguel, geralmente terão rodas dianteiras maciças com tamanho em torno de 6″, o que é bom para um uso geral da cadeira, tanto interno quanto externo.

As dúvidas surgem quando se trata das rodas traseiras, pois podem vir basicamente em 3 opções:

  • Aro 24″ com pneu inflável
  • Aro 24″ com pneu maciço
  • Aro 12 1/2″ com pneu maciço

Aro 12”

O aro 12 1/2″ é exclusivo para quem não vai tocar a cadeira sozinho, pois o usuário não consegue alcançar a roda, que é pequena, para tocar por conta própria e precisa de ajuda para se deslocar.

Esta opção apesar de parecer ruim, pode ser muito boa para os casos em que a pessoa não tem condições de tocar sozinha a cadeira e a cadeira precisa ser transportada com frequência, pois com a roda menor, ela fica um pouco mais compacta e prática de colocar em um veículo.

Aro 24”

As cadeiras com aro 24″ possibilitam que o usuário a toque sozinho, e as opções neste caso serão entre o pneu maciço e infláveis.

Caso a pessoa more sozinha e tenha dificuldade para calibrar os pneus, o pneu maciço acabará sendo a opção mais adequada para um bom uso da cadeira. Lembre-se que uma cadeira de rodas com pneu murcho fica pesada para empurrar. Porém, caso a manutenção da calibragem não seja um problema, o pneu maciço, principalmente em uso externo, com pisos irregulares oferecerá maior conforto.

Transporte da cadeira de rodas

Estar atento sobre como serão realizados os transportes da cadeira de rodas também contribui para uma escolha mais assertiva. Afinal, esses produtos normalmente não possuem medidas compatíveis para serem transportados em automóveis convencionais, necessitando de veículos adaptados.

Sendo assim, é interessante optar por modelos mais leves e/ou que permitem serem fechados ou dobrados, assim como a possibilidade do desencaixe de partes do equipamento. Dessa forma será mais fácil acomodar o produto para o transporte ou até mesmo para guardá-lo. 

Orientação médica

Por fim, mas não menos importante, a consulta com um especialista é importante para entender qual a melhor opção de cadeira de rodas irá contribuir para a recuperação do indivíduo.

Nesse sentido, somente o profissional da saúde – como o terapeuta ocupacional – será capaz de identificar o nível de comprometimento físico do paciente e orientará sobre o produto que melhor garantirá a saúde e uma melhor mobilidade com qualidade de vida para o tempo que for preciso.  

Vantagens do aluguel de cadeira de rodas

Em caso do uso temporário, de curto a médio prazo, optar pelo aluguel de cadeira de rodas torna-se uma opção vantajosa porque evita gastos maiores com a aquisição de equipamentos que futuramente perderão sua utilidade. Além disso, é uma opção que apresenta o melhor custo e benefício, oferecendo acesso ao equipamento adequado pelo período necessário.

Sendo assim, o aluguel de cadeira de rodas promove a recuperação do usuário de maneira mais rápida, garantindo sua mobilidade nesse período. Além de contribuir para sua autonomia e fazer com que o indivíduo continue desfrutando do convívio social com qualidade de vida.

Portanto, agora que você já sabe sobre os cuidados que precisa ter para alugar equipamentos assistivos, que tal entender mais sobre a escolha da cadeira de rodas ideal para as atividades diárias? Ou como comprar o produto adequado pela internet?!

Aproveite para conferir nossa página de produtos. A Freedom disponibiliza no mercado uma vasta variedade de modelos de cadeiras de rodas para diferentes necessidades que valem a pena serem conferidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.