fbpx
Vaquinhas online

Vaquinhas online para comprar equipamentos de mobilidade

As vaquinhas online ficaram conhecidas por propagar uma onda de solidariedade e contribuir financeiramente para projetos e ações sociais. Com o sucesso da plataforma, muitas pessoas começaram a utilizá-la para conseguir doações para compra de equipamentos de mobilidade.  

Se você está precisando de uma ajudinha para trocar de cadeira de rodas ou conhece alguém sem condições financeiras para comprar uma, saiba que é possível ter auxílio através da arrecadação de dinheiro na internet. Nesse sentido, existem sites brasileiros específicos para este fim. 

Sendo assim, saiba como funcionam as vaquinhas online para compras de cadeiras de rodas e outros equipamentos de mobilidade e como fazer uma! 

O que são vaquinhas online?

Em algum momento da vida, todo mundo já participou de uma vaquinha para arrecadar fundos e realizar algum tipo de projeto: seja para ajudar um amigo com dificuldades, seja para reunir os colegas para uma comemoração de final de ano. Nesse sentido, a vaquinha tradicional como todos conhecemos, pode ter mais resultados através da internet. 

Chamado também de crowdfunding, a vaquinha online é uma ferramenta de financiamento coletivo. Por ela, é possível realizar campanhas para arrecadação de dinheiro para um projeto ou para compra de produtos assistivos. 

Ainda mais, os sites de vaquinhas online são democráticos e permitem que qualquer pessoa, de qualquer classe e que esteja precisando de dinheiro para alguma causa, possa fazer parte da plataforma. 

A lógica segue a mesma de uma vaquinha tradicional. Entretanto, com a internet é possível alcançar metas de valores muito mais rápido. Do mesmo modo, é preciso da colaboração de outras pessoas para que se alcance o objetivo, e nesse sentido vale o engajamento da campanha nas redes sociais também.

Portanto, a ideia é lançar uma campanha de arrecadação na internet através de um site para este objetivo e, através da divulgação, receber doações em dinheiro. O bacana da plataforma é que várias pessoas de diferentes classes sociais podem contribuir, pois não há necessidade da doação de altos valores. Ou seja, a vaquinha online possibilita a captação de dinheiro através da doação em qualquer quantia. 

Vaquinhas online para comprar cadeira de rodas funcionam? 

Atualmente, é possível encontrar no mercado uma variedade em cadeiras de rodas no que diz respeito às necessidades individuais e valores. Entretanto, nem toda pessoa com deficiência física tem condições financeiras de adquirir produtos assistivos por conta própria ou pode esperar pela doação de uma cadeira de rodas. Visto que, na maioria dos casos é preciso que os equipamentos sejam personalizados de acordo com as características do usuário. 

Nesse sentido, é preciso buscar ajuda através de campanhas de arrecadação em dinheiro. Foi nesse cenário que o financiamento coletivo está se tornando uma maneira alternativa para arranjar fundos para comprar equipamentos de mobilidade. 

Os sites de vaquinha online no Brasil há muito tempo recebem campanhas de pessoas que precisam de ajuda para comprar uma cadeira de rodas. De fato, podem ser uma boa estratégia para conseguir altos valores em dinheiro com a ajuda de um grande número de pessoas. 

Contudo, a única maneira de fazer com que a campanha na internet dê certo, é através da divulgação. Dessa forma é possível direcionar apoiadores para que se mobilizem pela sua causa.

Em suma, a grande vantagem de optar por vaquinhas virtuais para arrecadação de dinheiro está na facilidade do compartilhamento. Através da internet é fácil fazer com que a campanha se espalhe mais rápido entre as pessoas. Além disso, no ambiente virtual não há limite de distância: qualquer indivíduo, de qualquer lugar do país pode ser impactado pela causa e se tornar um apoiador. 

Sites de vaquinha online no Brasil 

Vakinha 

O Vakinha é o maior site gratuito de doações online no Brasil e da América Latina. A plataforma existe há mais de 10 anos e é frequentemente utilizada para vaquinhas de eventos, ajuda animal, solidariedade e causas voltadas para educação. Atualmente trabalha com uma equipe de mais de 15 pessoas focadas em entregar um bom trabalho para quem precisa do dinheiro e para quem se dispõe a doar.

O site é reconhecido pela segurança e pela praticidade na sua utilização. O dinheiro arrecadado fica atrelado a conta do usuário dentro do site do Vakinha. É possível ter acesso a todas essas informações, incluindo quem doou, a data, o valor e a forma de pagamento.

Em suma, não é cobrado nenhum valor para criação da campanha. O site apenas cobra uma taxa sobre cada doação feita, em torno de 6,4% + R$ 0,50 por transação.

Abaca$hi 

O Abaca$hi também é um site gratuito para arrecadação de dinheiro na internet. O site cobra uma taxa de R$ 0,30 por contribuição e o dinheiro pode ser retirado em até 72 horas após a conclusão da campanha. Além disso, a plataforma também permite a oferta de um valor diretamente a um destinatário. 

Por fim, as contribuições através da plataforma Abaca$hi podem ser feitas através do boleto ou cartão de crédito, o que facilita em um maior número de doações. 

Kickante 

Kickante é uma plataforma de financiamento coletivo criada no Brasil em 2013. Desde então é uma plataforma de crowdfunding premiada no país. Ela permite doações de qualquer valor e parceladas em até seis vezes (o criador da campanha recebe o dinheiro à vista).

Nesse site existem dois tipos de vaquinhas: “Vaquinha tudo ou nada”, em que se a meta for alcançada dentro do prazo, o criador da campanha recebe o valor arrecado, caso contrário, o dinheiro é devolvido para os contribuidores; e a “Vaquinha flexível”, em que o criador recebe o valor arrecadado independente de bater a meta da campanha.

Como fazer uma vaquinha online? 

Agora que você já sabe que o segredo para que as vaquinhas online funcionem é a divulgação, deve estar se perguntando como fazer uma campanha de sucesso na internet e alcançar seu objetivo final. Em síntese, o primeiro passo é o planejamento. 

É importante definir um objetivo com a campanha e deixar isso claro para os apoiadores. Ou seja, se você necessita de uma cadeira de rodas, precisa deixar claro para as pessoas sobre sua necessidade e o porquê a vaquinha seria de grande ajuda. Sendo assim, descreva as informações da sua campanha de maneira clara e objetiva. 

Estabeleça uma meta de financiamento realista, de acordo com o equipamento que você necessita. Além disso, a maioria dos sites para este fim precisam do valor estipulado para que se concretizem. Por isso a importância do planejamento da campanha.

Do mesmo modo, é essencial determinar o tempo de duração da campanha. Caso haja necessidade da aquisição do equipamento o mais rápido possível, estabeleça o tempo pelo qual deixará a campanha ativa. Estes passos são importantes para dar credibilidade à causa e fazer com que outras pessoas sejam sensibilizadas a apoiarem. 

Por fim, escolha uma plataforma para se cadastrar e criar a vaquinha online. No Brasil existem empresas especializadas nesse tipo de serviço e que oferecem proteção e segurança nas transações. Além disso, os sites permitem o acompanhamento dos resultados da campanha em tempo real.

Depois é só começar a divulgação da vaquinha online. Nesse sentido, é essencial divulgar a campanha para o máximo possível de pessoas, seja na rede de amigos, seja entre os familiares. Do mesmo modo, as redes sociais são grandes aliadas dessas ações e podem fazer com que a campanha chegue para o maior número de pessoas.

Passo a passo para fazer uma vaquinha online 

Para exemplificar a criação de uma vaquinha online na prática, elaboramos um passo a passo simples sobre como fazer, com as informações que são necessárias na maioria dos sites para este fim. Sendo assim, confira como criar uma campanha online facilmente: 

1 – Acesse o site de vaquinha online escolhido;

2 – Clique em “Criar vaquinha”;

3 – A seguir, é preciso fazer o cadastro na plataforma. Na maioria dos sites é possível vincular a conta de Facebook, o que agiliza o processo da criação da conta na plataforma. Caso opte por se cadastrar diretamente no site, é preciso preencher um formulário com algumas informações pessoais (como nome, CPF válido, data de nascimento, etc.);

4 – Depois do cadastro, é possível acessar a conta no site de vaquinha online através de e-mail e senha; 

5 – Em seguida, é só preencher os dados necessários para criação de uma campanha. Você poderá colocar título, descrever sobre a finalidade, a meta financeira e uma possível data de encerramento. Além disso, é possível colocar uma descrição da causa e imagens para ilustrar, o que chama atenção dos apoiadores. Lembre-se que quanto maior o número de informações sobre a campanha, mais credibilidade ela terá perante as pessoas; 

6- Por fim, basta finalizar a criação e em segundos a campanha estará disponível para acesso. 

Como já visto, uma vaquinha online só terá chances de alcançar seu objetivo através de uma boa divulgação na internet. Por isso, aposte no compartilhamento nas redes sociais. 

Lembrando que, na maioria dos sites de vaquinha online, a publicação das campanhas é gratuita. Entretanto, taxas por contribuição são cobradas. Sendo assim, vale a pena checar qual é a melhor plataforma para arrecadar o valor necessário para compra do produto.

Agora que você já sabe como funciona o mundo das vaquinhas online para comprar equipamentos de mobilidade, que tal conferir o que a Freedom disponibiliza no mercado de cadeira de rodas? Confira na nossa página de produtos!

Receba nossos conteúdos por e-mail e amplie seus horizontes!

É só cadastrar seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    E uma otima cadeira com pena que a minha estragou e eu estou sem condições de compra outra nova eu presiza muito da ajuda de vocês meus amigos estou sem poder me locomover estou precisando de uma cadeira motorizada

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.