fbpx

Conheça 17 ONGs de apoio para pessoas com deficiência

Os projetos sociais para pessoas com deficiência buscam garantir para esses cidadãos sua inclusão na sociedade e no mercado de trabalho. É com tal objetivo que diversas pessoas e instituições têm se unido em forma de organizações não governamentais (ONGs).

No Brasil e no exterior existem diferentes ONGs de apoio às pessoas com deficiência. Ter conhecimento acerca dessas entidades é importante não apenas para esses indivíduos e suas famílias, mas também para a sociedade como um todo — afinal, é fundamental que essas iniciativas sejam popularizadas, para que atinjam mais pessoas e consigam um maior apoio.

Seja com o intuito de inclusão social da pessoa com deficiência, promoção dos direitos, trabalhos com a família ou seja com o incentivo à prática esportiva, hoje é possível encontrar diversas ONGs de apoio espalhadas pelo Brasil.

Neste artigo, listamos 17 ONGs que fazem esse tipo de trabalho em várias regiões do país:

1. Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD)

AACD, conhecida em todo o território nacional por meio da campanha do Teleton, tem um dos melhores complexos hospitalares da área, além de ser referência em qualidade no tratamento de pessoas com deficiência física.

A Associação tem como público principal crianças e adolescentes, e possui 12 centros de reabilitação e 6 oficinas de ortopedia no Brasil. O Teleton, maratona televisiva exibida anualmente pelo SBT, é uma das principais formas de garantir a sobrevivência dessa ONG.

Os mascotes “Tonzinho” e “Nina”, marca registrada do Teleton, foram inspirados em usuários da ONG. Tais bonecos podem ser adquiridos durante a exibição do programa de TV, pelo site da AACD e via telefone, sendo que toda a renda é revertida para a entidade.

2. AdaptSurf

Promovendo o contato direto com a natureza, a ONG de apoio AdaptSurf desenvolve a ousada proposta de incluir pessoas com deficiência em um esporte radical.

Criada em 2007, a instituição divulga e desenvolve o surf adaptado, ao mesmo tempo que realiza um trabalho de preservação das praias e luta por acessibilidade nesses locais.

A ONG oferece também treinamento e certificação para as pessoas que se interessarem em trabalhar como voluntárias em um dos projetos desenvolvidos. Podem se inscrever tanto educadores físicos profissionais, como pessoas de outras áreas (como setores relacionados à saúde e também administrativo).

3. Associação Mineira de Reabilitação (AMR)

Fundada em 1964, a AMR cuida da reabilitação de crianças e adolescentes carentes com deficiência física. Atualmente, atende mais de 500 jovens que, em sua maioria, possuem alguma deficiência física ocasionada por paralisia cerebral e demais síndromes neurológicas.

Esse projeto social proporciona atividades de colaboração com profissionais de diversas áreas da saúde, prestando serviços de assistência e, principalmente, de reabilitação.

4. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Brasil)

A APAE é uma associação conhecida nacionalmente, destacando-se por seu pioneirismo e abrangência, está presente, atualmente, em mais de dois mil municípios em todo o território nacional.

Criada por familiares e amigos empenhados na busca por melhores condições de vida para seus parentes com deficiência, as APAEs promovem e defendem os direitos destes cidadãos.

Vale ressaltar que essa associação têm unidades próprias em cada município, onde muitas vezes faz parcerias com o poder público municipal e estadual para receber recursos que auxiliam em sua manutenção.

5. APOIO

Fundada em 2007, em São Paulo, a APOIO oferece serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional à pessoa com deficiência. A Associação foi criada por um grupo de amigos que, ou se tornaram portadores de deficiência, ou passaram boa parte da vida auxiliando indivíduos na mesma situação.

A ONG promove eventos e reforça a importância do conhecimento na hora de auxiliar as pessoas que necessitam, por exemplo, de cadeiras de rodas para locomoção.

6. Casa de David

Fundada em 1962, a Casa de David oferece abrigo e cuida de pessoas com deficiência física, intelectual, ou com autismo. Com sede em São Paulo, e uma unidade em Atibaia (SP), a Instituição atende 438 pessoas carentes, a maioria abandonadas por suas famílias.

Com uma equipe de especialistas, a ONG oferece atividades como: reabilitação aquática, fisioterapia, ioga, entre outros projetos. A ideia é dar um pouco de dignidade e qualidade de vida para essas pessoas, que por motivos diversos foram abandonadas por seus familiares.

7. Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD)

Fundado em 1988, o IBDD busca garantir e promover os direitos da pessoa com deficiência e inseri-la no mercado de trabalho. A ONG de apoio oferece cursos de formação profissional e possui especialistas em legislação da pessoa com deficiência.

No site do IBDD você encontra artigos e publicações sobre Direitos da Pessoa com Deficiência, entre outros materiais.

8. Instituto Mara Gabrilli (IMG)

Criado em 1997, o IMG desenvolve ações e trabalhos que buscam promover: projetos de orientação (incluindo também familiares), suporte a atletas paralímpicos, suporte a pesquisas e produção de materiais informativos.

Esse instituto tem impacto direto na qualidade de vida de mais de três mil famílias, trabalha e incentiva pesquisas científicas para a cura da paralisia, disponibiliza mais de 300 guias de acessibilidade e ainda oferece suporte direto a 20 atletas de alto rendimento.

No site do IMG você encontra também dicas de exercícios, de convivência, guias de acessibilidade cultural, entre outros.

9. Instituto Novo Ser

A objetivo do Instituto Novo Ser é contribuir com a produção de mudanças capazes de transformar a ótica negativa que é predominante sobre a deficiência. O projeto tem como foco principal a valorização da pessoa com deficiência enquanto ser humano, ajudando essa a enfrentar seus desafios com dignidade e confiança.

A equipe do Instituto é formada, em sua maioria, por cidadãos com vivência e experiência concreta no cuidado de pessoas com deficiência. E é reconhecida, principalmente, pelo projeto “Praia para Todos”.

10. Vivência e Inclusão da Pessoa Com Deficiência Por Meio de Atividades e Sensibilização (Vidas)

A VIDAS desenvolve um trabalho de socialização para crianças e adolescentes com deficiência física. A ONG busca criar oportunidades de inclusão por meio de atividades de convivência, lazer e prática esportiva.

Surgida da necessidade de espaços escolares mais comprometidos na integração de crianças com deficiência, hoje a ONG também oferece um trabalho junto aos pais e familiares de seus participantes. Como a própria sigla sugere, o seu objetivo principal é prezar pela vida dos participantes.

11. Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu)

“Acreditamos no poder das diferenças. Trabalhamos pela transformação social. Vivemos pela inclusão. Somos a Unilehu”. Esse é o slogan da Universidade Livre para a Eficiência Humana — Unilehu, organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de fazer a inclusão acontecer para as pessoas com deficiência física.

A sede da ONG fica em Curitiba, porém os seus trabalhos se espalham por todo o território nacional. Por meio de grupos e instituições parceiras, a Unilehu faz um trabalho árduo para evitar que as pessoas com deficiência se encontrem em situação de vulnerabilidade social.

O “Programa Mais Eficiência” é o seu carro-chefe e atua principalmente para que as leis de cotas sejam cumpridas, garantindo a empregabilidade das pessoas com deficiência. Além disso, por meio de cursos e eventos, a ONG busca preparar essas pessoas para que alcancem vagas no mercado de trabalho.

12. Associação Ita Wegman de Pedagogia Curativa e Terapia Social (AIW)

A Associação Ita Wegman (AIW) é uma instituição paranaense que há 10 anos tem por norte contribuir para o pleno desenvolvimento humano e social, a partir dos fundamentos da Antroposofia. Especialmente no atendimento às pessoas com deficiência e na realização de cursos que promovam capacitação profissional e autoeducação.

A Antroposofia traz um visão ampliada e profunda do ser humano e de suas relações com o meio ambiente e o cosmos. Foi concebida por Rudolf Steiner, no início do século XX. Ela fundamenta diversas áreas do conhecimento humano, tais como a Pedagogia Waldorf, a Pedagogia Curativa, a Agricultura Biodinâmica e a Medicina Antropósófica, dentre outras.

A AIW oferece atividades pedagógicas, artísticas e terapêuticas (trabalhos manuais, teatro, jardinagem, música, marcenaria etc.) no contraturno para crianças em situação de vulnerabilidade social, e em período integral para pessoas com com deficiência provenientes de Campo Magro, Campo Largo e Curitiba.

13. Escola de Educação Especial 29 de Março

Em Curitiba, PR, a Escola de Educação Especial 29 de Março, criada em 1990 pela professora Ruth Schrank, atende mais de 100 pessoas com deficiência, a partir dos seis anos de idade.

A sede da escola foi conquistada pela idealizadora, em 1989, por meio de doações oriundas da campanha Criança Esperança, da Rede Globo. A partir de então, iniciou-se um trabalho assistencial e educacional, com foco na educação de crianças com dificuldade de locomoção e outras necessidades.

Sem fazer nenhuma distinção, a escola atende toda população de sua região de atuação, recebendo pessoas de diversas classes sociais e níveis culturais, garantindo a todos a mesma qualidade no atendimento, e com uma proposta pedagógica própria.

14. Instituto Vidas Raras

Com sede em Guarulhos-SP, e visando o desenvolvimento de pessoas com doenças raras (que acometem as funções físicas e intelectuais), o Instituto Vidas Raras realiza pesquisas para identificar e diagnosticar essas patologias.

Além disso, o instituto realiza diversos trabalhos junto à classe médica, divulgando as doenças raras e conscientizando os profissionais da saúde. Assim, trazem instruções sobre como diagnosticá-las corretamente e realizar tratamentos que proporcionem mais qualidade de vida aos portadores.

15. Escola de Gente

Fundada pela jornalista e ativista Claudia Werneck, a Escola de Gente é uma ONG que, por meio da comunicação estratégica, visa garantir registros nas mídias e divulgar causas. Tem como objetivo o combate ao preconceito e o bem-estar geral das pessoas com deficiência.

A escola também visa formar jovens com deficiência, para que eles consigam desempenhar boas funções no mercado de trabalho. Outro aspecto interessante é que a Escola de Gente contribui para a formação e visão empreendedora daqueles que desejam se tornar donos de seus próprios negócios.

16. Associação Desportiva Para Pessoas Com Deficiência (ADD)

A administradora Eliane Miada e o educador físico Steven Dubner fundaram, em 1996, a Associação Desportiva para pessoas com Deficiência. Por meio de doações e o patrocínio de empresas parceiras, a associação atua para o desenvolvimento da prática esportiva entre pessoas com deficiência.

Basquete em cadeira de rodas, natação, ciclismo e atletismo são alguns dos esportes que podem ser praticados em equipes formadas pela ONG, na cidade de São Paulo. O objetivo da ADD é que, por meio do esporte, sejam desenvolvidas as capacidades físicas e também a inclusão social das crianças com deficiência.

17. Acessibilidade Brasil

Não é apenas o ambiente físico que apresenta obstáculos para as pessoas com deficiência, isso também ocorre no ciberespaço e nos meios digitais. Pensando nisso, a organização Acessibilidade Brasil se dedica ao desenvolvimento de novas tecnologias, buscando garantir a acessibilidade para todos no ambiente online.

A entidade atua no desenvolvimento e divulgação de: sistemas e aplicativos que permitam a leitura de textos digitais; teclados adaptados para pessoas com dificuldades motoras; entre outras tecnologias de acessibilidade.

 

É cada vez maior o número de ONGs de apoio à pessoa com deficiência no Brasil. Em quase todas as regiões do país, é possível encontrar um grupo de familiares ou amigos realizando trabalhos em busca da promoção do bem-estar, inserção, integração e saúde desses cidadãos.

Ao divulgar o trabalho desses projetos sociais para pessoas com deficiência você ajuda nos resultados, levando-as ao conhecimento de quem necessita. Por isso, atue sempre como um replicador, disseminando esse tipo de informação para os seus familiares e amigos.

Você conhece alguma ONG que faça algum trabalho interessante nesse sentido e que não foi mencionada neste artigo? Então, deixe um comentário no espaço abaixo e compartilhe um pouco sobre o trabalho realizado pelas instituições que você conhece ou participa.

Receba nossos conteúdos por e-mail e amplie seus horizontes!

É só cadastrar seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

43 Comentários

    Gostaria de saber os endereços das ONG

      Olá, Gisea. Em cada ONG citada no texto, está o link para o site oficial. Clicando nesses links, você pode encontrar a localidade onde se encontra a Sede pretendida e verificar se há alguma Unidade na sua região.

    Excelente Abraços Palestrante Flávio Peralta Amputados Vencedores

    O meu nome é jedson sou associado da anparu em uberlandia so que 2019 estou me mudando pra curitiba tem como fazer transferencia ou se associar em outra associaçao em curitiba quando eu chegar ai

      Olá Jedson. Infelizmente não temos contato direto com as ONGs mencionadas no texto, lhe aconselhamos a se informar com alguém dentro da ONG que já participa, ou entrar em contato com alguém que seja ou atue em alguma de Curitiba. Obrigado pelo contato!

    Olá, gostaria de parabenizar a postagem e o importante trabalho de divulgação que estão fazendo.

    Como abriram um espaço para apresentação, venho compartilhar o trabalho de um instituto que está começando sua atuação, mas que foi gerado a partir da experiência de muitos anos no assunto, o IADHEC – Instituto Aplicado ao Desenvolvimento Humano Educação e Cultura – Associação sem fins lucrativos.
    O Instituto tem como objetivo promover ações e projetos educacionais, culturais, esportivos e terapêuticos em prol de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social – com deficiência, mobilidade reduzida, transtornos no desenvolvimento, patologias crônicas ou em condições semelhantes.

    O IADHEC NASCEU:
    De um percurso educacional coletivo que se iniciou há mais de 20 anos;
    Das histórias de crianças, jovens e adultos com deficiência e
    De um grupo de pessoas e de profissionais das áreas da educação, saúde e das artes.

    O QUE FAZEMOS?
    O IADHEC neste momento tem quatro pilares de atuação: Espaço Terapêutico, Oficinas Culturais e Pedagógicas, Cursos e Pesquisas e os Projetos 2018/2019.

    CONHEÇA NOSSO SITE: http://www.iadhec.com.br

    Obrigada pela abertura do espaço e é muito bem-vindo o apoio de iniciativas como a de vocês neste canal!

    Flávia Tavares

      Olá Flávia, muito legal o trabalho da IADHEC! Obrigado por compartilhar conosco, abraços!!

    boa tarde! como sabemos que o processo para obtenção da cadeira de roda pelo sus é bem demorado, pode indicar ongs que possa doar uma cadeira de rodas e de banho para um sr. de idade de 80 anos que precisará amputar o pé devido a uma doença, este sr. é meu padrinho.
    aguardo retorno
    grata

      Olá Michele, as ONGs normalmente têm uma área de atuação. No texto sobre ONGs, nós listamos algumas das organizações mais conhecidas do país, e disponibilizamos os links de seus sites. Recomendamos que você entre em contato com alguma dessas ONGs para saber se elas possuem sede na sua região. Caso nenhuma dessas esteja a seu alcance, você pode ainda buscar ajuda junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua cidade, lá possivelmente saberão lhe encaminhar à ONG mais próxima. Espero ter ajudado, abraço!

    Boa tarde,gostei muito de ter encontrado possibilidade de ajuda,atraves da ong.
    Tenho em casa,uma filha hoje com 33 anos,e conseguimos até aqui dar os cuidados necessários de sobrevivencia a ela.
    Hoje eu pai,e minha esposa,mãe,nos achamos desprotegidos,e sem condições de dar que ela precisa.
    Temos um médico da cidade que presta consulta mensal a ela.
    Se utilsa de remédios faixa preta,oleptal,haldol e sonebom,e fenergan.
    Todo nosso tempo e dedicado a ela,não podendo ter condição de trabalhar,muto difícil.
    Gostaria de poder conseguir um local digno,para ela ter atendimento integlal.
    Como posso fazer para obter esta ajuda ou orientação.
    Aguardo ancioso,e agradeço pela atenção.
    Moro na cidade de Londrina no Paraná.

      Olá Almir Pietrasck, tudo bem com você?
      Fizemos uma pesquisa aqui e esperamos que te ajude.
      Associação dos Deficientes Físicos de Londrina – R. Sen. Souza Naves, 182 – Centro, Londrina – PR, 86010-160 | O telefone infelizmente não encontramos.
      ADEFIL – ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS DE LONDRINA – R Francisco Feijó Sanches, 284 – Petrópolis – Londrina, PR – CEP: 86015-480 | Telefone: (43) 3342-6803 (43) 3024-2176
      APAE Londrina-PR – Av. Robert Koch, 11 – H.U., Londrina, PR – 86038-350 | Telefone: (43) 3305-5924| Email: informatica.londrina@apaepr.org.br| Site: https://www.apaelondrina.com.br|
      Almir, espero que você consiga auxílio e as coisas melhorem para você e sua família. Qualquer dúvida não hesite entrar em contato conosco! Abraços 🙂

    Em São Paulo, tenho conhecimento também da PROMOVE e da ADERE que são instituições para pessoas deficientes que fazem um excelente trabalho.

      Que legal, Eliete! Adoramos a sua dica, obrigada por compartilhar conosco. Abraço!

    Por gentileza pessoal, alguem saberia me dizer se em Brasilia/DF existe alguma ONG que tenha internato ou semi internato para deficiente intelectual ou Múltiplos?

    Alguma ONGs em Minas Gerais para paciente
    deficiênte físico

    Boa tarde preciso conseguir um grupo pra pessoas com deficiência.me ajudem por favor,meu vizinho precisam de ajuda pró filho deles

    Boa tarde! Eu preciso de uma internação hospitalar, para fazer uma cirurgia de artroplastia total de joelhos. Estou à quatro anos sem caminhar e com dores, mesmo em repouso e muitos medicamentos fortes, q compromete negativamente meu organismo. Infelizmente não tenho como pagar por uma cirurgia. O SUS só realiza essa cirurgia após aos 63 anos de idade. Vivemos com salário mínimo do meu esposo q perdeu a visão por causa do glaucoma. Desde já agradeço e espero com ansiedade! Obrigada

    Olá!! Meu nome é Ideuzuite sou de Natal RN , e condeno uma casa de apoio para especiais, síndrome de Down, autismo, esquisofrenia e outras síndromes todos com idade acima de 25 anos, essa casa é mantida pela família desses especiais, e hoje passamos por muitas dificuldades financeiras, não temos prédio próprio e não recebemos nenhuma ajuda do governo, agora com a pandemia a situação piorou e estamos com muito medo de termos que fechar a casa, temos procurado por parceiros da empresa privada mas não obtemos sucesso, se alguém tiver interesse de nós ajudar meu contato é 084 98731- 5390

      Gostaria de contato de organizações filantrópicas para moradia de paciente portador de esquizofrenia.

      Olá Ideuzuite, adorei o seu trabalho e estou planejando fazer um trabalho semelhante ao seu para moradia de pacientes com esquizofrenia, seguindo os novos modelos de inclusão social e desinstitucionalização de paciente protadores de transtornos mentasi, preconizados pela reforma psiquiátrica. Então gostaria de fazer contato com você para conhecer mais o projeto
      Quanto as doações, o governo federal está com um programa de incentivo a solidariedade chamado de Brasil Acolhedor https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-04/governo-e-sociedade-receberao-doacoes-para-instituicoes-filantropicas. A organização pode se cadastrar neste site e conseguir doações. Boa sorte.

    Gostaria de contato de organizações filantrópicas para moradia de paciente portador de esquizofrenia.

    Bom dia, tenho um irmão de 60 anos, deficiente físico e suas limitações estão cada vez maiores, sua esposa também é deficiente e por essa razão, gostaria de saber se existe alguma clinica em São Paulo e Grande São Paulo que onde ele possa ser acompanhado pro profissionais, não temos muitos recursos, mas podemos pagar, desde que o valor não seja muito alto.
    Grato,
    Márcio

      Olá, Márcio.
      Com certeza você encontra clinicas ou casas de repouso em SP. Nós não temos como indicar um lugar em especifico.

      Para escolher o local ideal para o seu irmão, fique atento nas dicas da ANVISA..

    Tenho um filho que tem TOC , gostaria de saber se vcs conhece uma pessoa que possa ajudar nós, Que seja especialista em AT

    REFERENCIA N. 044/ASUMO/2020

    ASSOCIACAO DOS SURDOS DE MOZAMBIQUE

    DELEGACAO PROVINCAL DE INHAMBANE

    ASSUNTO; DIA INTERNACIONAL DOS SURDOS.
    No âmbito das celebrações do dia Internacional da Pessoa Surda, dia 26 de Setembro, a ASUMO – Associalização dos Surdos de Moçambique, Delegação Provincial de Inhambane vem por este meio pedir a V.Excia apoio individual ou colectivo em produtos alimentares, financeiro ou outro disponível para realizar uma reunião de REFLEXÃO, BALANÇO DAS SUAS ACTIVIDADES BEM COMO PARA REFORÇAR A DIVULGAÇÃO DOS MECANISMOS DE PREVENÇÃO DA COVID-19. Importa salientar que as pessoas surdas enfrentam grandes barreiras no que diz respeito o acesso a informação principalmente neste momento em que o pais e o mundo esta assolado pela pandemia.
    Sem mais do momento, agradecemos antecipadamente pela audiência, juntos na luta da inclusão das pessoas surdas e juntos venceremos o coronavirus.
    NB: O apoio pode ser por escolha segundo a disponibilidade, conforme a lista da tabela em anexo, nossos contactos: 847139583, 846270794.

    Trabalhar com vocês

    Como ajudar uma instituição, como uma Ação que farei no 2o Semestre 2021?
    Ação: Corrida Ultramaratona Bertioga X Maresias 75k

      Olá Sidnei, em qual cidade será a ação? O ideal é encontrar uma instituição na sua cidade ou região para conversar diretamente com eles e entender suas necessidades!

    Me tornei deficiente física com 38 anos, após ter sofrido um AVC. Gostaria de contatar com pessoas que passam pela mesma situação. Quem sabe lhe poderei ser útil em alguma coisa. Fico muito em casa sem fazer nada, gostaria de voltar a ser produtiva, fazer parte da sociedade. Obrigada pela atenção

      Olá, Rosa Helena.

      Obrigada pela sua mensagem em nosso blog! Com certeza as trocas de experiências são muito positivas.
      Quero conhecer mais a sua história, envie para nós para o email marketing@freedom.ind.br

      Abraços!

    eu acho muito bom que alguem se preocupe com o proximo

    eu acho muito bom que alguem se preocupe com o proximo e bom saber que nao estamos só que alem de Deus existe pessoas a favor do bem e da humanidade

    gostaria de saber se tem alguma ong que possa me ajudar estou com glaucoma e catarata preciso fazer duas cirurgia para nao perder minha visao alguem me ajude por favor

    Oi gente minha filha tem uma deficiência no cérebro e estar precisando de uma cadeirinha pois ela não anda não senta e nem fala preciso que me ajudem depende de mim pra tudo ela vive acamada e ao sai da cama nos meus braços ela vai fazer 4anos obrigada pela atenção.

    Tenho muita dificuldade em comprar carros com isenção de impostos e a concessionária fica com mais benefícios que o lesionado, ridículos 11% para isenção de IPI e ICMS

    O governador João Doria e seus políticos safados aprovaram uma Lei 529/2020 que limitará isenção de IPVA para carros adaptados para pessoas com deficiência física ,A mudança nas regras para PCD é parte de uma tentativa do governo estadual para equilibrar as contas públicas.

    é super bonito ver pessoas dando de volta o sorriso no rosto de quem necessita ,fazer o bem para que o bem faça de ti amanhã o outro bem.

    sou portador de deficiencia fisica, tenho 04 hernias de disco,tenho carteira de motorista especial, gostaria de saber se voces vao entrar na justiça contra a lei do gov- joão doria sobre a nossa perda de ipva, minhas letras são a- e g-.

    Eu queria saber como eu faço arruma moradia para deficientes físicos ou casas de acolhimento para deficientes quero arrume um lugar para eu mora aqui bauru SP conseguir pago ou gratuito

    Boa tarde eu gostaria de. Saber se. Alguém conhece aqui no Rio de Janeiro algum lugar que ala doação de remédio meu filho faz uso do medicamento quetiapina de 50 miligramas nos postos de saúde não tem !

    Olá tenho desplasia no quadril já fiz duas cirurgias no quadril com 11anos , hoje tenho 46 anos e preciso de uma cirurgia para uma colocação de uma prótese de cerâmica e o SUS não dá tenho muita dor e tomo remédio fortes tramadol e morfina quando vou no hospital tem como me ajudar ,já entrei em contato com vocês de Porto Alegre RS . Me falaram que tenho que pagar , vivo hoje com um salário mínimo do INSS tenho dóis filhos e esposa

      Olá, Rogério. Temos um texto em nosso blog que fala sobre doações e mostra outras opções além do SUS, confira: https://blog.freedom.ind.br/doacao-de-cadeira-de-rodas-saiba-mais-sobre-o-assunto/

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.