Histórias de Sucesso

Conheça e se inspire com a história da atleta Amberley Snyder

Muitas histórias reais são fonte riquíssima de inspiração, principalmente quando elas envolvem paixão, superação e uma determinação praticamente impensável. Esse é o caso da jornada de Amberley Snyder, atleta de rodeio que inspirou o novo filme da Netflix: “Andar Montar Rodeio — A Virada de Amberley”.

Se você não conhece Amberley — e também ainda não assistiu ao longa —, saiba que ela é um exemplo valoroso, principalmente quando se trata de pessoas usuárias de cadeiras de rodas. A seguir, você vai descobrir mais sobre sua história e sua trajetória enquanto atleta apaixonada por cavalos!

Quem é Amberley Snyder e qual é a sua história?

Do sul da Califórnia, Estados Unidos, Amberley nasceu em 1991, em uma família com mais cinco irmãos. Desde os três anos, ela começou a ter aulas de esportes equestres, desenvolvendo sua forte paixão por cavalos.

Depois que seu pai — com uma carreira de respeito no time de beisebol Los Angeles Dodgers — se aposentou, eles se mudaram para o Estado de Utah. A menina acabou se envolvendo ainda mais com os cavalos, em corridas e rodeios. Assim, ela desenvolveu um grande senso de comunicação com seus animais e se manteve conectada a eles, tendo o apoio dos pais e dos irmãos.

Em 2009, Amberley Snyder se classificou para as National High School Finals. Logo também venceu o National Little Britches Rodeo, da Association All-Around Cowgirl World Championship, um campeonato mundial de Cowgirl.

Em 2010, ela também se elegeu presidente da Utah FFA, associação voltada para a educação na área agropecuária. A experiência deu a ela boas habilidades de liderança e comunicação, preparando-a para as mudanças que surgiriam em sua vida.

Como ela ficou paraplégica?

No mesmo ano, em 2010, aconteceu um episódio na vida de Amberley que mudou toda a sua jornada: um acidente de caminhonete. Quando ela seguia sozinha para um rodeio em Denver, no Colorado. Ela perdeu o controle da direção na neve e capotou várias vezes — sem cinto de segurança e com o corpo arremessado para fora do veículo. A atleta teve seu corpo prensado entre o próprio carro e um poste.

Apesar da gravidade do acidente e do diagnóstico médico, uma guerra mental foi travada para que Amberley não perdesse a vontade de viver. No entanto, sem os movimentos da cintura para baixo, especialistas ficaram impressionados com sua determinação, uma vez que ela voltou a montar em apenas quatro meses.

Qual modalidade esportiva Amberley pratica?

Para quem não sabe, o peão de rodeio, como conhecemos aqui no Brasil, é também um atleta. A modalidade é reconhecida internacionalmente e torna o peão um profissional, cujo esporte envolve provas de destreza no dorso de animais — equinos ou bovinos — em torneios que podem ser realizados tanto por entidades públicas quanto por organizações privadas.

Como ela desenvolveu as habilidades necessárias para se tornar uma atleta?

Depois de ficar paraplégica, Amberley não pôde desistir da sua paixão por cavalos, nem da sua carreira no mundo do rodeio. Então, ela fez algumas adaptações, incluindo alças com velcro e nylon, e cintos para ajudá-la a andar a cavalo. Como sempre, houve uma conexão muito forte entre ela e os seus animais, apenas a comunicação via mãos e voz já era suficiente.

A atleta também contou com a ajuda de uma companhia especializada em soluções para pessoas com deficiência, a ROHO. Eles produzem sistemas que otimizam a mobilidade com o auxílio da tecnologia. Manter-se, na prática das atividades equestres, além de fazer bem mentalmente, também ajudou Amberley a se manter fisicamente ativa, o que ajuda e muito na sua condição.

De quais competições Amberley participa?

A atleta já competiu de igual para igual com outras 21 moças, como é o caso de Charmayne James, que já conquistou 10 títulos mundiais nos chamados “Três Tambores”. Considerada o maior nome da modalidade de todos os tempos. Também, teve a oportunidade de disputar com outras campeãs mundiais, como Fallon Taylor e Mary Walker.

Em competições como o The American, no Texas, os prêmios somam US$2 milhões em apenas um dia de provas. Mesmo com o estádio lotado, Amberley não se intimidou e, na sua vez, classificou-se para as finais, completando sem erros o percurso e ficando entre as 10 melhores cowgirls do evento. Com esse desempenho, ela inspira milhares de pessoas, principalmente aquelas que competem em rodeios no oeste dos Estados Unidos.

Como surgiu a ideia do filme?

Projeto de seis ou sete anos, a produção envolveu vários escritores até que estivesse pronta para as telas. A Netflix abraçou a ideia em março de 2018 e, em fevereiro de 2019, o longa já estava disponível na plataforma streaming, estrelado por Spencer Locke, que fez o papel de Amberley.

Dentro da categoria de dramas baseados em vida real, a história já emocionou milhares de pessoas. Por mais que a produção seja apenas baseada em fatos, ela se aproxima bastante da vida de Amberley, deixando até mesmo sua própria família emocionada ao relembrar todos os momentos de sua trajetória.

Além de toda a sua força de vontade para continuar a fazer o que ama, também vale ressaltar que a atleta de rodeio também se dedicou aos estudos. Em 2015, ela se graduou como bacharel em agricultura e, em 2018, ganhou seu diploma de mestre pela Universidade de Utah. Ela desempenha um trabalho sério e ético, principalmente nas redes sociais — com mais de 200 mil seguidores —, mostrando que quando a mente quer, nada é impossível.

Assim como Amberley Snyder, outras pessoas com deficiência também podem andar a cavalo, além de praticar vários outros tipos de atividades esportivas. A verdadeira limitação, na maioria das vezes, não é física, mas vem das crenças limitantes que são alimentadas por pensamentos negativos. A vida de um usuário de cadeira de rodas continua e, hoje, várias soluções já foram e vêm sendo pensadas para otimizar cada vez mais seu dia a dia.

Por isso, além de se manter sempre informado sobre as últimas novidades, também é válido procurar por incentivos que alimentem a esperança e a energia da pessoa com deficiência. Então, veja mais histórias de superação e se surpreenda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.