fbpx

Histórias de Superação: 5 Pessoas com Deficiência que Superaram suas Dificuldades

Historias de superação mostram como todas as pessoas, mesmo enfrentando grandes dificuldades, podem alcançar seus sonhos e conquistar o mundo! Representatividade é importante! 

Além disso, historias de superação podem servir para que mais pessoas com deficiência (e sem deficiência), percebam seu potencial e dessa forma, conquistem a motivação para perseguirem seus sonhos.

Diariamente, milhares de pessoas com deficiência superam as barreiras de suas limitações, conquistando seus direitos, perseguindo seus sonhos e mostrando ao mundo seu potencial.

Pessoas com deficiência construindo grandes histórias e ganhando destaque socialmente, aumenta a visibilidade desse grupo social. Se você está buscando por motivação, ou quer ler uma historia incrível, veio ao lugar certo! Boa leitura.

Pessoas com deficiência que ajudam a mudar o mundo com suas historias de superação 

Stephen Hawking

O cientista Stephen Hawking teve sua movimentação comprometida durante a maior parte de sua vida. A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença neurológica, foi diagnosticada quando ele ainda era muito jovem. Apesar da doença ter comprometido sua coordenação motora, sua capacidade intelectual se manteve intacta.

Quando a doença foi descoberta, os médicos deram ao físico não mais do que dois ou três anos de vida. Porém, para o bem da ciência, Hawking acabou vivendo 76 anos, mais de 40 deles dedicados à sua incrível carreira.

Historias de superação, Stephen Hawking
Stephen Hawking

Stephen ganhou diversos prêmios, dentre eles um dos mais importantes dos Estados Unidos, a Medalha Presidencial da Liberdade. Além de ter sido membro da Sociedade Real das Artes e da Pontifícia Academia de Ciências, nomeado pelo próprio Papa João Paulo II.

Para se manter ativo, evitando a síndrome do encarceramento, o cientista fez uso de cadeiras motorizadas, sintetizadores de voz e outros acessórios, e sistemas complexos, que davam vida aos seus pensamentos.

Conheça a historia completa de Stephen Hawking.

Frida Kahlo

Aos seis anos de idade, Frida Kahlo superou uma poliomielite. Mas a doença que deixou como sequela: uma perna mais fina do que a outra e o pé atrofiado.

Aos 18 anos precisou encarar outra fatalidade. Ela era passageira de um bonde que se chocou contra um trem. O acidente custou à jovem uma fratura pélvica, vários meses de recuperação e 35 cirurgias.

Foi exatamente nessa fase que, presa à cama, Frida começou a trabalhar na pintura do que ela própria chamava de “minha realidade“. As dores causadas pelas sequelas do acidente a levaram à dependência de morfina.

Além disso, embarcou em um relacionamento conturbado com o artista Diego Rivera, que lhe rendeu dois abortos espontâneos e mais traumas psicológicos. Ainda assim, a pintora fez fama internacional, expondo em New York e Paris ao lado de artistas como Pablo Picasso e Marcel Duchamp.

Hellen Keller

Hellen Keller ficou cega e surda antes de completar dois anos de idade. Isso foi causado por uma escarlatina, doença infectocontagiosa que, devido à falta de recursos da época, não recebeu o tratamento adequado.

Historias de superação, Hellen Keller
Hellen Keller

Quando completou seis anos seus pais conseguiram para ela uma professora também cega, que mudou sua trajetória. Com a ajuda de Anne Sullivan, Hellen aprendeu três idiomas, além do braile e da linguagem de sinais.

Aos 20 anos escreveu à mão a sua autobiografia e foi a primeira pessoa com deficiência visual a se formar em uma universidade. Acabou tornando-se ativista política e militando a favor das pessoas com deficiência.

Historias de Superação com Brasileiros

Camille Rodrigues

A modelo e atleta paralímpica, Camille Rodrigues, é um exemplo de otimismo e superação. Ela teve a perna amputada aos três anos de idade, por causa de uma má formação congênita, e hoje é medalhista na natação.

Competindo nas categorias de 100m e 400m, desde o início de sua carreira ela já apresentava resultados impressionantes. Além disso, Camille pratica fitdance, além de outros exercícios, e posta em suas redes sociais toda semana os vídeos com as coreografias que aprende.

A nadadora também já posou para a revistas e foi rainha de bateria em uma escola de samba. Energia e autoestima não faltam à jovem linda e vaidosa.

Fernando Fernandes

Fernando Fernandes ficou famoso por participar do programa Big Brother Brasil, em 2002. Ele trabalhava como modelo, inclusive em campanhas internacionais. Porém, em 2009, sofreu um acidente que a fez perder o movimento das pernas.

O esporte sempre fez parte de sua vida. E depois que se tornou uma pessoa com deficiência, ele se empenhou ainda mais nessa carreira, consagrando-se tetracampeão mundial de paracanoagem.

Ele conta que precisou se adaptar ao novo corpo. E que, mesmo com a esperança de voltar a andar que possuía no início, sabia que precisava seguir em frente com o que tinha e que a única coisa capaz de ajudá-lo a se sentir melhor era o esporte.

 

Com confiança em si mesmo, você também pode achar a força e motivação para seguir seus sonhos e alcançar seus objetivos! Então não desista e continue em frente.

Você já viveu uma historia de superação ou conhece alguém que viveu? Conta para a gente nos comentários. 

Opa, perai, isso também pode ser legal…

Continue por aqui e confira nosso texto sobre as historias de superação de Atletas Paraolímpicos

Receba nossos conteúdos por e-mail e amplie seus horizontes!

É só cadastrar seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

9 Comentários

  1. Olá, eu quero indicar o meu livro recém lançado pela editora Gramma do rio de Janeiro.
    o livro é uma autobiografia relatando minha historia de adaptação, superação e motivação na vida.

    1. Parabéns pelo lançamento do seu livro Judivan 👏 Enviei mais informações sobre o seu livro para nosso email marketing@freedom.ind.br
      Até mais 😃

  2. Tenho uma pagina incrível, que conta historias como esta! Afinal precisamos nos manter motivados para enfrentar o dia a dia não é mesmo? Se você gosta deste tipo de conteúdo me segue no instagram @Talita_moses e curte minha pagina no facebook https://www.facebook.com/pingodebondade. Vem pra mais essa corrente do bem !!!!

    1. Que legal Talita! Parabéns pela página 😃

  3. Ameiiiii essas histórias de superação! É realmente incrível e imprecionante, A história dessas pessoas que venceram!

    1. Oi, Carolina. Que bom que você gostou 😃 Esperamos que inspire muito você!

  4. Olá amigos!
    Boas histórias de superação.

    1. Olá, Balta.
      Ótimas, né? Que bom que você gostou.

      Acesse a categoria “Histórias que Inspiram” para ler mais histórias como essas 😃

  5. A é muito lindo, de ler a cada uma dessas superação, eu tenho um filho de 24 anos, tem 4 anos que está numa cadeira de roda, está está tão difícil 😪 pra ele pra mim,falta das de uma cadeira pra andar nessas ruas, de banho, e muitas barreiras que vem pra nos desafiar,mas lendo as histórias de Voceis me encoraja há prosseguir, Deus vós abençoe grandemente.❤

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.