fbpx
apoio de pé pedale

Apoios de pés para Cadeiras de Rodas: como escolher

Por mais que pareça um componente mínimo da cadeira de rodas, os apoios de pés são extremamente importantes na questão do conforto e postura em uma cadeira de rodas.

Os apoios de pé ou pedaleiras na cadeira de rodas são responsáveis por dar sustentação às pernas e pés, além disso, são itens que podem proporcionar muito conforto e praticidade aos usuários, caso sejam escolhidos de forma correta.

Para que o usuário consiga escolher o modelo que mais se adapte a suas necessidades ele precisa considerar alguns fatores, que vão ser citados no decorrer desse texto.

Mas antes de avançarmos, que tal conhecer um pouco mais sobre as medidas mais básicas da sua cadeira e a importância destas medidas para um bom desempenho do seu equipamento?

Sobre as cadeiras de rodas e suas medidas

A cadeira de rodas é sinônimo de liberdade e autonomia para a pessoa com deficiência. Porém, se a cadeira não é pensada de acordo com as necessidades do usuário ou não possui o tamanho e as configurações adequadas, pode causar o efeito inverso.

conforto na cadeira de rodas
A adaptação na cadeira de rodas pode ser
melhor com o uso de almofadas.

Usar uma cadeira que não é pensada para o usuário pode dificultar a mobilidade, aumentar o gasto de energia na sua utilização e provocar desconforto, impedindo que o usuário consiga ficar nela por muito tempo.

Encostos mais altos, por exemplo, podem dificultar a mobilidade de alguns movimentos. Já cadeiras mais largas podem não passar em algumas portas ou podem não caber em alguns porta-malas.

Como escolher a cadeira de rodas ideal?

Na hora de escolher uma cadeira de rodas, bem como as suas configurações, é que a pessoa com deficiência procure um terapeuta ocupacional, que vai analisar todos os aspectos de uso da cadeira e indicar as medidas corretas, de acordo com o usuário.

O profissional de terapia ocupacional deve avaliar a largura e a profundidade do assento (o chassi), o comprimento do apoio de braços e a altura do encosto. Além, é claro, de ter conhecimento das medidas corporais, como o comprimento de pernas e coxas, largura de quadril e comprimento de braço do usuário.

Saiba mais sobre os processos para escolher o tamanho de uma cadeira nesse post.

Usuários mais experientes adquirem conhecimento prático de uso da cadeira e podem discutir aspectos mais específicos relacionados à configurações e as demandas que precisam ser atendidas através de adaptações ou opcionais.

cadeira de rodas freedom
As cadeiras de rodas Freedom possuem alturas,
larguras e profundida de encosto e assento
de diferentes tamanhos, para atender a todos.

Também é importante saber que os tamanhos e configurações variam de marca para marca e é preciso que o usuário pesquise e se informe na empresa que ele deseja realizar a compra da cadeira, sobre quais modelos, tamanhos e opcionais ela oferece e se eles atendem às suas necessidades.

Apoios de pés         

A escolha correta do apoio de pé pode fazer toda a diferença na vida do usuário de cadeira de rodas. Apoios de pés que permitem a sua remoção ou movimentação facilitam nas transferências, já apoios articulados podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea, por exemplo.

Um apoio de pé inadequado causa desconforto e até mesmo lesões

Uma pedaleira posicionado muito para cima, pode causar úlceras de pressão por conta da má distribuição de peso, já que a parte posterior da coxa precisa estar inteiramente em contato com o assento.

No caso de apoios de pés muito para baixo, o usuário pode perder o equilíbrio e a estabilidade, fazendo com que ele escorregue da cadeira com mais facilidade. Ou acabe ficando sem apoio nos pés (pés pendurados).

Além disso, a posição incorreta dos joelhos em relação ao corpo, pode causar desconforto, fazendo com que o usuário fique mudando de posição na cadeira de rodas, limitando o seu tempo de permanência no equipamento e podendo causar danos à postura e até lesões na coluna.

Por isso, é importante que na hora da escolha da cadeira de rodas, você verifique se a cadeira possui o ajuste para os apoios de pé e se os ajustes atendem à necessidade do usuário.

Caso o usuário da cadeira seja muito alto, além do ajuste dos apoios de pés, é preciso ficar atento à altura do assento em relação ao solo. Dessa forma, as pedaleiras não ficaram tão próximas ao chão e a mobilidade não será comprometida.

Tipos de apoios de pés

Existem diferentes tipos de apoios para pés e pedaleiras, que oferecem diferentes funções. É preciso entender os benefícios de cada opção para escolher o modelo que irá se adaptar ao dia a dia do usuário e facilitar o máximo possível a realização das tarefas diárias.

Alguns modelos e funcionalidades dos apoios de pés disponíveis nas cadeiras de rodas da Freedom:

apoios de pé freedom

Apoios de pés de plataforma:

Os apoios de pés em plataforma são utilizados normalmente em cadeiras ativas e monoblocos. Elas posicionam os pés mais ao centro da cadeira, proporcionando uma postura ergonômica e um maior controle de tronco, melhorando a estabilidade e a manobrabilidade da cadeira.

apoios de pés removíveis freedom

Apoios de pés Swing-away:

Os apoios de pés Swing-away permitem, além da abertura lateral completa, a remoção total das pedaleiras, facilitando a transferência frontal.

A remoção total das pedaleiras também deixa a cadeira mais compacta, facilitando o transporte e a aproximação à móveis, como mesas, armários e etc. Também é possível regular a altura das pedaleiras, adequando a cadeira à estatura do usuário, melhorando o conforto e a postura.

pedaleiras regulaveis

Apoios de pés reguláveis e destacáveis:

Apoios removíveis facilitam a transferência do usuário. Sua função permite que o usuário retire completamente a pedaleira de maneira simples e sem o uso de ferramentas. Já a regulagem, pode variar de acordo com o modelo, podendo haver variação de entre elas e é facilmente destacável, inclusive sem o uso de ferramentas. 

Apoios de pés articulados:

Já os apoios articulados, normalmente são utilizados juntamente com o encosto de assento reclinável e rodinhas de tombo, permitindo ao usuário, deitar na cadeira.  As articulações dos apoios permitem a movimentação vertical da pedaleira em até 65°, melhorando a circulação sanguínea e proporcionando mais conforto ao usuário. 

Outras configurações da cadeira

Além dos apoios de pés, é possível personalizar alguns outros itens da cadeira de rodas, adicionando funções e deixando a cadeira mais leve ou aumentando o nível de conforto. Estes itens podem ser escolhidos ou configurados separadamente, como:

  • Diâmetro das rodas e tipo de pneu;
  • Material do chassi;
  • Suspensão dianteira ou traseira;
  • Tipo de almofada de assento e encosto;
  • Encosto reclinável;
  • Apoio de pés;
  • Tiras de panturrilhas;
  • Apoios de calcanhar;
  • Almofadas de panturrilha;
  • Cintos de segurança e apoios especiais.

Lembrando que as configurações, bem como os opcionais variam de marca para marca. Por isso, é importante pesquisar e descobrir se a marca escolhida possui opções de tamanhos e opcionais e se eles atendem às suas necessidades.

Para mais dicas sobre configurações, medidas e personalização das cadeiras de rodas, acesse o nosso blog e descubra Como escolher o tamanho da cadeira de rodas e suas configurações.

Saiba como escolher a Cadeira Ideal para Atividades Diárias nesse post.

E para saber mais sobre os produtos Freedom, suas configurações e opcionais, acesse o nosso site!

Receba nossos conteúdos por e-mail e amplie seus horizontes!

É só cadastrar seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.