Saúde e Qualidade de Vida

Conheça o Setembro Verde: mês sobre a Luta Nacional da Pessoa com Deficiência

Você provavelmente deve conhecer o Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, porém o mês de setembro é multicolorido, abrangendo causas extremamente importantes. Uma dessas cores é o verde, simbolizando duas ações importantes para a sociedade brasileira.

A primeira é a iniciativa sobre a Luta Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrada sempre no dia 21, já a segunda é para a necessidade da doação de órgãos e tecidos, oficialmente marcada sempre no dia 27.

Nesse post, para encerrar o mês de setembro, você confere tudo sobre as campanhas do setembro verde.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A data referente ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituída em 1982 pelos movimentos sociais que lutavam para os direitos de PCDs, mas foi oficializada pela Lei n.º 11.133 de 14 de julho de 2005 pelo então vice-presidente José de Alencar, instituída na mesma data do Dia da Árvore, sendo essa escolha proposital.

Por isso a cor escolhida para a causa foi o verde, pois o verde das árvores simboliza a esperança. A esperança de um país mais inclusivo.

Contudo, a luta para mais inclusão, respeito e a garantia dos direitos para as pessoas com deficiência é uma luta diária, que demonstram gradualmente resultados positivos como a Lei de Cotas, que determina entre 2% e 5% de vagas de empresas com 100 funcionários ou mais, e para a reserva de vagas em 20% para concursos públicos e 10% das vagas em vestibulares.

Na publicidade, as pessoas com deficiência estão começando a ganhar seu espaço e visibilidade, um exemplo disso foi a campanha do dia dos pais do Bradesco, com um pai que usa uma cadeira de rodas. Além de que na internet, existem diversos influenciadores PCDs conforme falamos no texto Influenciadores Digitais com deficiência: Representatividade na internet

Outro direito para PCDs é a possibilidade de adquirir um carro adaptado e ter a isenção de impostos, garantindo mais independência e diversas oportunidades para a qualidade vida, em outro texto em nosso Blog explicamos 5 vantagens na utilização de carros adaptados.

Além disso, no dia 26 de setembro também é o Dia Nacional do Surdo, data também de conscientização do respeito a pessoas com deficiência auditiva e a valorização da Língua Brasileira de Sinais, destinando mais uma cor ao mês, o azul. 

Doação de órgãos e tecidos

A doação de órgãos e tecidos é uma campanha também muito importante, pois um único doador pode ajudar diversas pessoas que precisam de uma doação, já que pode ser doado mais um de órgão e também os tecidos. Porém, as filas de espera para receber um órgão são longas e ainda se agravaram por conta da pandemia.  

Segundo dados do Ministério da Saúde, no ano de 2021, foram realizados mais de 12 mil transplantes no Brasil pelo SUS. Atualmente existem mais de 51 mil pacientes adultos e mais de 1 mil crianças na lista nacional de espera para transplantes. 

Por isso, existe essa campanha, para que as famílias aceitem a doação de órgãos de um parente falecido e o incentivo para que as pessoas deixem registrados que em seu falecimento seus órgãos podem ser doados. 

Pensando nisso, o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio/Ebserh) criou uma cartilha ilustrada e animada sobre o setembro verde, confira aqui

Bom, esse foi nosso post referente ao setembro verde, não esqueça de compartilhar em suas redes sociais, até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.