fbpx
Como limpar seu cesto de transferência: Higienização de Selete

Como limpar seu cesto de transferência: Higienização de Selete

Também conhecido como cesto de transferência, o selete é um dos itens que compõe a estrutura de guincho de transferência, ele também possui outras versões direcionadas a prática de esportes como o parapente.

Os seletes são confeccionados em um tecido resistente com costura reforçada, nesse texto falaremos sobre os modelos para transferência.

O Selete é um dos componentes do elevador individual de transferência. Ele possui vários modelos, que permitem transferir o usuário sentado, deitado ou manualmente.

Por ser um dos componentes do Elevador Individual, o selete de transferência também precisa de alguns cuidados de uso, especialmente na hora da limpeza. Considerada uma manutenção preventiva importante, a sua higienização é simples e rápida, mas precisa seguir alguns cuidados. 

Realizar a limpeza da forma correta é essencial para evitar possíveis danos ao seu selete,  pois alguns produtos químicos acabam o desgastando ao invés de limpá-lo, e, portando, reduzindo a sua vida útil.  

Para garantir a máxima eficiência e durabilidade do seu cesto, é importante que você siga as instruções do manual de uso e utilize somente produtos indicados para o tipo de material que você está limpando. 

Saiba como limpar seu selete de transferência sem causar danos ao material lendo continuando a leitura.

O que é um Selete?

O selete é um dos itens dos guinchos elevadores de Freedom, ele é utilizado para segurar o usuário durante o levante do guincho.

Ele está disponível em diversas opções, que permitem ao usuário ser transferido sentado (selete padrão da freedom), deitado (através do kit maca, que pode ser comprado separadamente) ou para transferências manuais (sem o uso do guincho). 

Além das opções de modelo, o selete de transferência ainda pode ser encontrado em três tamanhos: P, M, G, de acordo com a altura do usuário, para atender a uma quantidade maior de corpos.  

São confeccionados em tecido de poliéster de alta resistência, revestido de policloreto de vinila (PVC), também conhecido como Sanet. Este material é antifúngico e não provoca alergia ou qualquer dano, quando em contato com a pele.

Além disso, o Sanet é super resistente, fácil de limpar e o seu revestimento em policloreto de vinila, impede que a umidade do ar entre em contato com o poliéster, sendo ideal para pessoas que moram em regiões mais frias e úmidas.

Como higienizar o Selete?

A limpeza do Selete evita o desgaste e garante uma maior durabilidade do produto, além de evitar a proliferação de bactérias que podem causar problemas na pele. Se feita regularmente, aumenta a vida útil do produto. 

Por isso, é importante que você siga todas as recomendações de higienização e cuidados que estão no manual de uso do produto. Algumas das recomendações de lavagem são:

  • Usar sempre sabão ou detergente neutro;
  • Nunca lave com água em temperatura acima de 40°C ou utilize ferro para passar roupas no seu selete. Altas temperaturas danificam o seu produto!
  • Não utilize nenhum tipo de alvejante! Ácidos e álcalis mais fortes utilizados nesse tipo de produto, podem desgastar o tecido do Selete;
  • Evite limpar o seu produto a seco;
  • Você pode utilizar a máquina de lavar, sem nenhum problema! 
  • E na hora da secagem, evite colocar o seu Selete para secar no sol. O ideal é que ele seque à sombra!
  • Você pode utilizar Álcool 70% para limpar o cesto de transferência;
  • Além disso, também é possível utilizar uma solução desinfetante a base de quaternário de amônio na limpeza do selete; 

Outros cuidados com o equipamento

Em casos de uso individual do selete, a higienização deve ser feita pelo menos a cada três meses e em casos de uso corporativo, como hospitais ou clínicas, a higienização deve ser feita após o uso de cada paciente. Neste último caso, é recomendado possuir mais de um selete para o mesmo guincho.

Além da limpeza correta do Selete de transferência você precisa ficar atento à limpeza do seu elevador individual de transferência. O recomendado é que a limpeza do Transfer seja realizada com um pano seco.

Ele também possui um lado certo de uso, por isso, coloque sempre as costuras para o lado de fora, para evitar que as costuras machuquem o usuário.  Além disso, antes de utilizar o Selete, verifique se existem cortes, rasgos ou qualquer desgaste excessivo na costura ou tecido, para evitar qualquer acidente.

O seu produto possui partes eletrônicas que podem ser danificadas se forem expostas à água, por isso, ao utilizar o produto em lugares com água em abundância, como no banheiro, por exemplo, tome cuidado para não molhar nenhuma parte eletrônica.

O descarte do selete pode ser feito de acordo com o seu uso, por isso, se usado em ambientes domésticos, pode ser descartado como resíduo doméstico e se for de uso hospitalar, deve ser descartado como tal. Para saber como descartar as demais peças do equipamento, consulte o manual de instruções.

Modelos de guinchos, seletes e opcionais

Os modelos de elevadores elétricos da Freedom possuem opcionais que podem ser comprados separadamente, para melhor atender as demandas dos usuários. Então se você pretende comprar ou trocar o seu elevador elétrico, é importante que você saiba quais funções ele pode te oferecer.

O Guincho Elevador Individual Transfer 130 Kg vem com o selete padrão e tem como opcional o kit Stand Up, que possui função ortostática —permite que o usuário fique em pé. 

Já o Guincho Elevador Hospitalar 200kg além do selete padrão, é compatível com kit Stand Up e o Kit Maca (que permite ao usuário ser transferido deitado). 

O Transfer Stand Up não possui opcionais e tem como principal uso, a sua função ortostática. Seu uso é indicado para quem possui lesão baixa e tônus muscular preservado nos membros superiores. Ele vem com o cinto lombar, o mesmo do Kit Stand up.

Gostou do nosso texto? Leia também sobre As 6 Vantagens do Elevador Individual

Siga acompanhando todos os nossos conteúdos em nossas redes sociais e assine nossa newsletter!

Receba nossos conteúdos por e-mail e amplie seus horizontes!

É só cadastrar seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.