fbpx
Aprenda a comprar na internet: Como escolher o cadeira de rodas adequada

Aprenda a comprar na internet: Como escolher o cadeira de rodas adequada

Você já parou para pensar nos benefícios e vantagens de fazer compras pela internet? Nesse sentido, as compras online se tornaram uma opção fácil, rápida e até mais econômica ao longo dos anos.

Entretanto, sabemos que nada substitui aquele test drive na cadeira de rodas motorizada ou aquela olhadinha de perto sobre as opções de cadeiras manuais. Mas tomando alguns cuidados básicos e estando ciente de algumas orientações essenciais no momento de escolher a cadeira de rodas ideal, é possível fazer da internet uma opção prática e certeira para a compra de produtos assistivos.

Por isso, pensando em contribuir para as pessoas que não podem sair de casa com frequência ou que moram longe dos grandes centros comerciais, separamos algumas dicas sobre como comprar a cadeira de rodas adequada pela internet!

Benefícios ao comprar pela internet

Um dos grandes benefícios ao comprar pela internet é o acesso fácil e rápido às variadas marcas. Além disso, é uma opção para quem mora longe dos grandes centros comerciais e que não tem acesso a lojas especializadas próximas. Ou seja, com um clique é possível encontrar uma grande disponibilidade de produtos e serviços de lojas localizadas em diferentes lugares do Brasil.

Do mesmo modo, é possível encontrar diferentes preços do mesmo tipo de produto ao comprar online. Isso acontece porque normalmente os preços dos produtos vendidos na internet são menores, além de encontrar formas de pagamento variadas. Do mesmo modo, muitas lojas físicas possuem sites de vendas que disponibilizam cupons de descontos e acabam se tornando melhores opções de compra.

Ainda mais, a facilidade e comodidade ao comparar preços também é uma vantagem. Sendo assim, você não precisará visitar várias lojas físicas para comparar os preços das cadeiras de rodas. Além de ser cansativo, na maioria das vezes as informações se resumem somente a preço e forma de pagamento.

Em contrapartida, pela internet é possível ter acesso a uma grande variedade de informação sobre os produtos. Ou seja, em minutos o usuário pode comparar os preços e especificidades dos produtos de forma mais detalhada. A princípio, sempre tenha em mente que quanto mais informações sobre os produtos, mais segurança terá para finalizar a compra.

Por fim, uma das razões para que muitas pessoas comprarem na internet é o conforto. Comprar online e receber os produtos em casa, sem precisar enfrentar filas e trânsitos, se tornaram opções cada vez mais cômodas para pessoas com a rotina ocupada. Além disso, o funcionamento em tempo integral – para comprar a hora que quiser – e o acesso a opinião de outros usuários também são vantagens.

Como escolher uma cadeira de rodas pela internet

Assim como em lojas físicas, comprar uma cadeira de rodas pela internet também precisa levar em conta alguns fatores para que sejam atendidas todas as necessidades do usuário, e assim seja atingida a plena mobilidade, autonomia e qualidade de vida através do produto certo.

Portanto, para escolher a cadeira de rodas ideal pela internet, siga o passo a passo e tenha em mãos todas as informações que permitirão optar pelo produto que melhor atenda as características e necessidades individuais da pessoa com deficiência física:

Orientação de um profissional de reabilitação física

A orientação é essencial para decidir sobre qual produto assistivo melhor atenderá a patologia do indivíduo. Ou seja, através da consulta é possível identificar as medidas ortostáticas, o nível do comprometimento físico, assim como compreender se o usuário precisará de uma cadeira de rodas manual ou motorizada, por exemplo. Dessa forma, a escolha será de acordo com aquilo que melhor garantirá a saúde e integridade física da pessoa com deficiência.

Em suma, buscar orientação com terapeuta ocupacional também contribui para escolha adequada da cadeira de rodas. Dessa forma, será possível compreender sobre produtos que, além de contribuir para mobilidade e saúde, poderão garantir mais autonomia na rotina do usuário.

Atividades diárias

Além de compreender as necessidades físicas da pessoa com deficiência, é importante levar em conta as atividades diárias do usuário, para que assim possa escolher o produto que garantirá a autonomia no dia a dia. Ou seja, entender o espaço de deslocamento dentro e fora de casa, questões a respeito do transporte do equipamento e da necessidade de cuidador para impulsionar a cadeira de rodas, é de suma importância para optar por um produto que possa se tornar o mais funcional possível.

Você pode conferir mais sobre como escolher a cadeira de rodas ideal para atividades diárias no artigo disponível aqui.

Medidas da cadeira de rodas

Para encontrar um modelo que atenda o tamanho do usuário é preciso estar atento quanto às medidas básicas do corpo – largura do quadril, comprimento da coxa, comprimento da perna -, assim como as principais medidas do equipamento como: largura do assento, profundidade do assento, altura do encosto e comprimento do apoio de braços. Do mesmo modo, opte por lojas online que disponibilizam essas informações e que façam simulações que atendem diferentes perfis de clientes.

Além disso, opte por marcas que disponibilizam níveis de ajustes configuráveis, para que a cadeira de rodas escolhida possa atender as particularidades do usuário. Nesse sentido, atente-se sobre a oferta de escolha sobre: diâmetro das rodas e tipo de pneu; material do chassis; suspensão dianteira; tipo de almofada de assento e encosto; encosto reclinável; apoio de pés; cintos de segurança e apoios especiais.

Como transportar a cadeira de rodas

Antes de comprar produtos assistivos, é de suma importância pensar sobre o transporte do mesmo. Muitos modelos de cadeiras de rodas não cabem por completo dentro de um automóvel, necessitando de veículos adaptados. Por isso, ao pesquisar por modelos na internet, opte por produtos mais leves e que apresentem tipos de fechamento ou que sejam dobráveis, assim como possibilidade de remover algumas partes do produto para que seja de fácil acomodação para o transporte.

Mobilidade dentro de casa

Muitas pessoas que preferem comprar uma cadeira de rodas em lojas físicas, conseguem perceber se a dimensão do produto é compatível com o ambiente de suas moradias. Ou seja, se é possível ter plena mobilidade no lar e passar em portas, por exemplo.

Entretanto, ao escolher o produto de forma virtual, essa percepção não acontece de forma intuitiva. Sendo assim, opte por sites de compras que forneçam as medidas do equipamento, mas, caso ainda restem incertezas, procure entrar em contato com algum atendente para que esse tipo de dúvida seja sanada.

É possível desmontar a cadeira de rodas

A possibilidade de desmontar uma cadeira de rodas é essencial para que o equipamento possa ser melhor acomodado e guardado, bem como para facilitar no transporte. Sendo assim, opte por marcas que ofereçam produtos que possibilitem esse tipo de opção.

Assista vídeos demonstrativos

Atualmente, é possível encontrar vídeos na internet sobre demonstração de diferentes produtos, em sites como o Youtube por exemplo.. Sendo assim, com cadeiras de rodas e produtos assistivos, não é diferente.

Nesse sentido, para ter ideia de como seria o uso do equipamento, procure assistir vídeos demonstrativos. Dessa forma será possível compreender se o produto é compatível com as necessidades do usuário e se atende suas características, além de saber previamente como é o uso do modelo de cadeira de rodas na prática.

Cuidados e onde comprar pela internet

Na internet é possível encontrar milhares de sites de vendas de todo lugar do mundo. Entretanto, é preciso muito cuidado para encontrar empresas seguras e que ofereçam serviços e produtos de qualidade, com preço justo.

Sendo assim, a regra número um ao comprar pela internet é procurar por sites conhecidos, de renome ou que apresentem boa reputação no mercado. Além disso, é essencial certificar se o site é seguro, ou seja, que oferece segurança no registro de dados pessoais e do número do cartão de crédito, por exemplo.

Nesse sentido, é interessante fazer uma busca por sites fraudulentos. Do mesmo modo, antes de comprar, confira a lista atualizada de sites perigosos divulgada pelos órgãos de defesa do consumidor; ou pesquise na internet se existem reclamações da loja. Além do mais, lembre-se que ofertas muito atrativas podem ser armadilhas e que o melhor é priorizar o custo e benefício.

Por outro lado, ao optar pela compra através de marketplaces, como a Amazon ou Magazine Luiza por exemplo, prefira pesquisar por anúncios com maior quantidade de informações e que contenham o maior número possível de fotos dos produtos, bem como aqueles que forneçam garantia e formas de pagamento seguras.

Da mesma forma, ao encontrar uma empresa que trabalha por e-commerce, avalie a satisfação dos clientes com a mesma, assim como as informações disponibilizadas dos produtos. Além disso, se possível, opte por empresas que possuem serviço de atendimento ao cliente, para que possam ser tiradas eventuais dúvidas ou sanadas alguma irregularidade na transação da compra, por exemplo.

Comprando uma cadeira de rodas pela internet

Depois de fazer uma pesquisa detalhada sobre os equipamentos e encontrar a opção que melhor atenda as necessidades do usuário e à sua rotina, seguindo as orientações de cuidados para comprar online, basta finalizar o pedido e esperar que o produto chegue à sua casa. Entretanto, se a pessoa não encontrar o modelo ideal, ou ainda não se sinta segura para fazer a compra pela internet, é possível solicitar atendimento especializado em algumas lojas. 

No site da Freedom, o usuário tem a opção de ser redirecionado a um dos especialistas de vendas da empresa. Ou seja, o cliente terá a oportunidade de falar diretamente com algum atendente que fornecerá toda a ajuda necessária para finalizar a compra da cadeira de rodas adequada, e indicará uma revenda que possa fazer a entrega técnica do produto.  

Além disso, no site da Freedom é possível fazer uma simulação do produto desejado. Desse modo, informando alguns detalhes e configurações da cadeira de rodas que melhor atenda às características físicas do cliente, é possível ter a ideia de como ficará o equipamento com os ajustes necessários e até opções de acessórios para dar mais autonomia ao usuário.

Portanto, agora que você já sabe tudo que precisa levar em conta para comprar a cadeira de rodas adequada pela internet, que tal acessar nossa página de produtos e conferir o que a Freedom pode te oferecer?! 

Receba nossos conteúdos por e-mail e amplie seus horizontes!

É só cadastrar seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Qual é a lei que eu posso entrar com um pedido obrigatório? cobrando do prefeito da minha cidade, para que seja obrigatório colocar rampas para passagem dos deficientes como os cadeirantes e cegos.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.