Produtos de Mobilidade

6 vantagens do scooter elétrico para idosos

O scooter elétrico é uma tecnologia de apoio que oferece aos idosos uma maneira fácil, prática, segura e mais divertida de se locomover. Estes dispositivos possibilitam mais independência para aqueles que já não tem tanta mobilidade, além de permitir que eles se mantenham ativos.

Certas atividades — como visitar os familiares, ir ao supermercado, shopping ou passear pelo parque —, exigem que as pessoas tenham mais equilíbrio e força. Com essa tecnologia, os idosos podem manter uma vida social equilibrada com muito mais prazer e facilidade.

Afinal, a mobilidade reduzida não pode impedir que você ou seu ente querido desfrutem de mais liberdade e autonomia na vida, concorda? Então, confira neste post, 6 benefícios de adquirir um scooter elétrico!

As vantagens do scooter elétrico para idosos

1. Mais conforto e segurança

Com o passar da idade os riscos de quedas e possíveis complicações aumentam muito. Para evitar que isso aconteça, existem os equipamentos de apoio, como os andadores. No entanto, eles auxiliam o idoso apenas em pequenas distâncias.

Dessa forma, em trajetos mais longos, o scooter elétrico oferece muito mais conforto e segurança, já que o usuário não precisa caminhar, basta guiar o equipamento para onde deseja ir. Isso previne a chance de quedas na rua ou em locais de passeio.

Além disso, outro detalhe é o conforto nos trajetos. Idosos com dificuldade para ficar sentados por longos períodos têm o benefício dos assentos anatômicos e ajustáveis. Portanto, alguns scooters vêm também com apoio para os braços e cabeça.

2. Mais liberdade e independência

O sentimento de independência e autonomia são essenciais para o bem-estar e qualidade de vida dos idosos. Para isso, eles precisam ter a liberdade de ir aos seus lugares favoritos sem precisar de supervisão — e sem medo de cair na rua.

Contudo, alguns idosos tendem a rejeitar a cadeira de rodas por terem um certo preconceito com o equipamento. Com o scooter elétrico a aceitação é muito maior, pois a sensação de manuseá-lo é diferente. Além disso, é uma ótima solução para melhorar a autoestima e independência de idosos que têm dificuldades para vencer grandes distâncias.

Atualmente existe uma gama de scooters elétricos com freios automatizados ou manuais, assentos confortáveis, além de outros inúmeros recursos que garantem a segurança do usuário. Isso possibilita mais liberdade de ir e vir, seja andando por um shopping, passeando com os netos no parque ou indo até a casa de parentes e amigos próximos.

3. Fácil manuseio

Escolher esse meio de locomoção para o idoso tem vários benefícios. Por exemplo, a praticidade. Alguns modelos de veículos são dobráveis, cabendo em pequenos espaços da casa e, até mesmo, em porta-malas e no banco traseiro dos carros. Alias, quem mora em prédios, pode levá-lo dentro do elevador sem nenhum problema.

Outros têm a opção de desmonte facilitado, não sendo necessário nenhum tipo de ferramenta. As peças podem ser retiradas, o que torna muito mais fácil guardar o equipamento em locais de pouco espaço. Quando for usar, basta montá-lo novamente e está pronto para o trajeto.

Outras facilidades do scooter elétrico:

  • painel elétrico de fácil manuseio e apoio de braços ajustáveis;
  • montagem e desmontagem simples;
  • facilidade para dirigi-lo;
  • bancos ajustáveis e anatômicos;
  • controle de velocidade.

4. Bom custo-benefício

A popularidade do scooter elétrico está crescendo muito e os preços, por consequência, estão bem competitivos. Apesar de ser uma tecnologia de ponta, esses veículos apresentam valores bem mais acessíveis. Outro detalhe é o baixo custo para manutenção. Como ele funciona por meio de energia elétrica, pode ser carregado em tomadas comuns.

Além disso, quando comprado de uma empresa confiável, a vida útil desse equipamento é consideravelmente longa, já que os materiais são de alta qualidade. Vale destacar que as baterias do scooter devem sempre estar carregadas.

Ainda mais, outro bom custo-benefício é que você pode optar por pneus maciços e evitar, assim, a necessidade de calibragem periódica — esse fator reduz os gastos com manutenção. Ou seja, além de toda essa praticidade, o veículo não polui o meio ambiente.

5. Rapidez de locomoção

Ter um scooter elétrico facilita a ida de um idoso a lugares que antes ele não conseguia ir, além de levá-lo com muito mais facilidade e rapidez. É muito difícil para uma pessoa com pouca mobilidade e equilíbrio andar dentro de um supermercado, por exemplo.

Com o scooter ele não só pode ir, como também pode fazer suas compras com mais agilidade. O grande benefício, quando analisamos a questão da rapidez, é a facilidade que esse veículo tem de ser usado em qualquer lugar.

Entretanto, antes da compra é preciso considerar o modelo que mais agrada ao idoso. Os veículos maiores, sem dúvida, são mais confortáveis, mas é preciso considerar a questão da locomoção. De nada adianta comprar um scooter grande e ter algumas dificuldades para levá-lo para onde se deseja. Em certos casos, um modelo portátil é mais vantajoso.

6. Muito mais comodidade

A comodidade é um dos melhores benefícios do scooter elétrico. Portanto para um idoso com pouca mobilidade (principalmente aqueles com pouca força nos membros inferiores ou dificuldade para andar longos trajetos) esse equipamento é um grande aliado.

Usar o scooter é muito simples, o que faz com que a locomoção seja bem natural e confortável. Da mesma forma, apesar de não parecer, ele tem apoio para os pés e costas, o que ajuda na postura dos usuários.

Os guidões são fáceis de guiar, possibilitando que idosos com fragilidade nos membros superiores consigam manuseá-lo sem esforço. Além disso, esses veículos aguentam pesos que variam de 110 até 150kg, dependendo do modelo.

O scooter elétrico Freedom

A Freedom tem uma linha de scooters elétricos completa para todos os gostos e necessidades — veículos desenvolvidos para facilitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e segurança. Com design diferenciado, possibilitam manobras mais suaves em todas as direções, com total controle de velocidade.

Os diferentes modelos atendem vários tipos de pessoas. Os maiores são mais potentes e oferecem maior conforto e contêm suspensão em todas as rodas, podendo ser utilizados em diversas formas de terrenos. Os menores são menos potentes, porém versáteis. São ideais para pequenos trajetos e locais planejados.

O motor elétrico é controlado por microprocessador SMD e freios com tecnologia moderna, que garantem a segurança do usuário. Juntamente com um banco composto de assento e encosto de espuma poliuretano, giratório e também removível.

Para mais comodidade, os scooters têm duas opções de baterias: chumbo/ácido selada, que permite o transporte aéreo, ou baterias de lítio, imunes a qualquer vazamento. Bem como, para recarregar o veículo é muito simples, pois o scooter vem com carregador inteligente bivolt ou multivoltagem.

Os produtos Freedom são modernos e buscam facilitar o dia a dia de quem tem algumas dificuldades para se locomover. Todos os detalhes são pensados para melhorar a qualidade de vida de cada cliente. Com o scooter elétrico você pode devolver ao seu ente querido a liberdade e a autonomia de ir onde quiser com muito mais facilidade e segurança.

Nosso artigo foi útil e esclarecedor para você? Novas dúvidas surgiram em relação ao scooter? Entre em contato conosco, converse com nossos especialistas e conheça nossas soluções!

2 thoughts on “6 vantagens do scooter elétrico para idosos

  • Izilda Aparecida Borges

    Gostaria de comprar um escooter financiado poraue eu posso pagar a vists

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.