fbpx
assento e encosto para cadeira de rodas

Encosto e Assento para Cadeiras de Rodas: Descubra qual é o ideal para você

Escolher uma cadeira de rodas não é uma tarefa fácil. É preciso ter algum conhecimento sobre as configurações e funcionalidades dos equipamentos ofertados no mercado, para então, escolher aquele que melhor atende a sua necessidade.

Porém, existem alguns aspectos que você deve ficar mais atento na hora de escolher a cadeira de rodas ideal. Esse é o caso do assento e do encosto da cadeira de rodas. Eles podem influenciar diretamente no seu conforto e mobilidade.

Por isso, é importante saber quais modelos estão disponíveis e qual função cada um deles oferece. Entender qual tipo de encosto vai te proporcionar mais mobilidade ou qual assento é mais confortável pode fazer toda a diferença no dia a dia.

Por isso, nós preparamos um post que vai te ajudar a entender um pouco mais sobre os assentos e encostos disponíveis no mercado, em quais casos eles são indicados e quais recursos eles oferecem!

Assentos e Encostos

Tanto o assento, quanto o encosto são itens que compõem a sua cadeira de rodas. Eles são partes essenciais do seu equipamento, por isso, é muito importante que você escolha um modelo que melhor se adeque ao seu corpo e à sua rotina.

Um assento ou encosto que não é ideal para a pessoa com deficiência que utiliza a cadeira, pode causar desconforto e por consequência reduzir o tempo de permanência do usuário no equipamento

Além disso, pode causar também lesões na coluna, nos casos em que usuários ficam sentados por longos períodos de tempo, por conta da má postura

Desse modo, antes de comprar uma cadeira de rodas, procure sempre um profissional de terapia ocupacional para fazer a prescrição da sua cadeira com as medidas e opcionais adequados às suas necessidades. 

Se você quiser saber mais sobre quais medidas são necessárias na hora de escolher a sua cadeira, leia nosso post sobre: Como escolher o tamanho da cadeira de rodas e suas configurações.

Na hora de escolher o encosto da sua cadeira, por exemplo, é preciso pensar no seu grau de mobilidade (se você tem um bom controle de tronco ou não), o tipo de cadeira de rodas que você quer (manual ou motorizada)  e como é a sua rotina (se você sai muito de casa, se utiliza o carro com muita frequência). 

Lembre-se que a sua cadeira será uma companheira por muito tempo e que o conforto e a eficiência devem ser uma prioridade na sua escolha. Então converse com um profissional capacitado para discutir quais são suas necessidades e qual é o equipamento ideal.

Encostos

Pessoas que possuem um bom controle de tronco, que são mais ativas e utilizam cadeiras de rodas manuais, geralmente escolhem encostos mais baixos, pois eles dão mais mobilidade para o tronco e braços.

Existem ainda, dois tipos de encosto, o rígido e o flexível. O rígido é composto por um material resistente, como fibra de carbono ou alumínio. Já os encostos flexíveis são feitos em tecidos, geralmente de nylon.

O encosto de nylon é um dos modelos mais comuns e é geralmente escolhido por usuários mais ativos, que precisam transportar a cadeira com mais frequência por conta da sua leveza e facilidade de transporte.

Já os encostos rígidos são muito mais duráveis, por conta do seu material. Além disso, diferente dos encostos de nylon, os encostos rígidos não cedem com o passar do tempo. Entretanto, ele agrega peso à cadeira, dificultando o transporte. 

Prós e contras do encosto rígido

Prós:

cadeira de rodas freedom lumina
Nas cadeiras de rodas Freedom com encosto rígido, uma placa é acomodada na tapeçaria do encosto.
  • Não sela (não cede);
  • Garante uma postura mais anatômica;
  • Maior durabilidade;

Contras:

  • É mais pesado se comparado com outras opções;
  • O preço desse tipo de encosto é maior, se comparado ao flexível;
  • Dificulta o transporte, no caso de cadeiras de fechamento em “X”, o encosto impossibilita o fechamento – Nas Cadeiras de Rodas Freedom, esse não é um problema, já que o encosto rígido é composto por uma placa acomodada na tapeçaria que pode ser retirada para o transporte.;

Prós e contras do encosto flexível

Prós:

  • Mais leve, se comparado a outras opções;
  • Melhor custo benefício;
  • A maleabilidade do tecido facilita o transporte, especialmente em cadeiras em “X”.

Contras:

  • Deixa a cadeira levemente mais instável;
  • Menor durabilidade;
  • Se não estiver bem esticada, com muito tempo de uso, pode causar dores na coluna;

Configurações de encosto

Encosto reclinável e rebatível

cadeira de rodas motorizada millenium freedom
Encosto reclinável e rebatível nas cadeiras de rodas Millenium Freedom.

Permite ao usuário reclinar o encosto em até 80°. Além disso, cadeiras de rodas com fechamento em “X” que possuem essa configuração de encosto podem ser fechadas tanto em “X”, quanto em “L”, já que o encosto rebatível permite o fechamento total do encosto para frente.

Encosto com grau fixo de inclinação

Cadeira de rodas manual Clean
Cadeira de Rodas Clean Freecom com encosto com grau fixo de inclinação.

Esta configuração permite ao usuário alterar a inclinação do encosto de 90° para 95°, 100° ou 105°. Esta configuração é solicitada quando o usuário prefere um encosto com ângulo mais aberto.

Encosto articulado

Cadeira de rodas Freedom Lumina com encosto articulado
Cadeira de Rodas Lumina Freedom com encosto articulado.

Já o encosto articulado é ideal para pessoas que tem pouco espaço de armazenamento para a cadeira, já que a sua função articulada permite a articulação do tubo do encosto para facilitar o transporte

Reclinável

cadeira de rodas freedom com encosto reclinável
Cadeira de Rodas Freedom Clean reclinável

 É o conjunto de encosto reclinável e apoios de pés rebatíveis. Essa configuração permite ao usuário deitar na cadeira de rodas. É ideal para pessoas que ficam muito tempo sentadas no equipamento.

Assentos

O assento é um componente mais importante da cadeira quando o assunto é conforto, O assento ideal, aliado à uma boa almofada garante ao usuário longos períodos sentados sem cansar.

Assim como o encosto, o assento para cadeira de rodas também é ofertado em dois modelos, o rígido e o flexível. Embora cada um tenha suas particularidades, a escolha entre os dois modelos é particular do usuário, ou seja, varia de acordo com a preferência.

Assentos Rígidos

Os assentos rígidos dão mais estabilidade e duram por mais tempo, por conta do seu material resistente. Porém, são muito mais pesados do que os de nylon e por não serem flexíveis, dificultam o transporte.

Assentos Flexíveis

Já os assentos flexíveis são maleáveis e leves, ideal para pessoas muito ativas que precisam transportar a cadeira constantemente. Entretanto, por conta do seu material, com o tempo elas vão selando (o tecido acaba cedendo) e por conta disso, elas precisam de manutenções mais frequentes. 

Almofadas

É impossível pensar em conforto sem pensar também nas almofadas de assento. Junto com o assento, elas podem proporcionar ao usuário, mais equilíbrio, estabilidade, conforto, segurança e ainda evitar lesões na coluna ou até mesmo as escaras (úlceras de pressão)

Escolher uma almofada que garanta um bom posicionamento postural pode fazer toda a diferença no dia a dia da pessoa com deficiência. 

Existem diversos tipos de almofadas, cada uma delas possui uma finalidade. Cada modelo varia de acordo com as características abaixo:

  • Seu material (espuma ou fibra, por exemplo);
  • O material de que são preenchidas (ar, líquido, gel e outros)
  • Sua função ( Alívio de pressão, conforto ou suporte postural)
  • Sua forma (plana ou moldada)
  • Seu modo de produção ( se a almofada foi “esculpida” em uma única peça de espuma ou em várias camadas de espuma, por exemplo)

Almofadas de Espuma

As almofadas de espuma são as mais comuns por serem mais fáceis de encontrar e por terem um bom custo benefício. Além disso, a camada superior da almofada pode ser trocada com facilidade e a um custo baixo.

Porém, sua duração é muito menor em relação a outros modelos. Suas camadas ficam finas e firmes com o passar do tempo, sendo necessária a substituição a cada um ou 2 anos.

Almofadas Ergonômicas

almofada ergonomica freedom
Almofada Ergonômica Freedom

Já as almofadas ergonômicas são ideais para quem quer evitar úlceras de pressão, já que as células de ar fazem com que o peso seja distribuído igualmente. Além de ter uma durabilidade maior, já que é possível calibrar a almofada sempre que necessário.

Entretanto, é preciso ter muito cuidado com elas durante o uso, pois elas podem “furar” caso sejam usadas de forma incorreta pelo usuário.

E ai, gostou do conteúdo? Se você quer saber mais sobre outras configurações e opcionais para a sua cadeira, leia também nosso post sobre apoios de pés para cadeiras de rodas

E se você ficou interessada em algum dos produtos citados aqui, acesse o site da Freedom e conheça nossa linha de cadeiras de rodas!

Por Hillary Orestes

Receba nossos conteúdos por e-mail e amplie seus horizontes!

É só cadastrar seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.