Notícias

Conheça o Portal 156 e saiba como utilizar

Você já ouviu falar no Portal 156? Ele é uma ouvidoria telefônica, utilizada por todas as prefeituras brasileiras para receber manifestações dos cidadãos sobre questões de ordem municipal — não necessariamente reclamações e solicitações, mas também dúvidas, sugestões e comentários.

Se você quer entender melhor como este canal funciona, como você pode utilizá-lo e que tipo de manifestações você pode fazer, continue a leitura!

Quais temas podem ser abordados no Portal 156?

Antes de comunicar um problema à ouvidoria, você deve analisar se os assuntos são da alçada da prefeitura, para que possam ser verificados e resolvidos por ela. Ou seja, tópicos que têm a ver com o sistema judiciário (como processos) ou com o poder legislativo (como leis estaduais) não podem ser atendidos pela prefeitura.

O município tem a função de fornecer serviços básicos, como água e esgoto, iluminação pública, manutenção de ruas e parques, educação básica etc., além de supervisionar o cumprimento de leis de trânsito e leis ambientais, entre outros.

Desta forma, as reclamações que podem ser atendidas pela prefeitura são aquelas que dizem respeito à execução de serviços públicos municipais. Conheça alguns exemplos de tópicos que podem ser abordados no Portal 156.

Cidadania

Promover a cidadania e a inclusão de todos os tipos de pessoas, independentemente de sua classe social, idade ou limitações físicas, é um dos principais papéis do poder executivo municipal. Isso deve ser feito por meio da criação de programas de caráter social, de comissões, destinação de mais verba a secretarias ligadas à educação e cultura, entre outros.

Por isso, se você vive em uma região que é excluída socialmente, sem opções culturais gratuitas, ou geograficamente, com pouca oferta de transporte público, o ideal é comunicar à prefeitura pelo Portal 156.

Transporte

Na maioria das cidades, o transporte público urbano consiste em uma empresa terceirizada fiscalizada pela prefeitura. Caso você precise utilizar um ônibus que não conte com acessibilidade, por exemplo, a reclamação pode ser feita à sede do poder executivo do município.

Nessa situação, o canal telefônico é essencial, por ser uma forma bem mais útil e prática de realizar a reclamação. Evitando o deslocamento, que pode ser um processo muito complicado, além de exigir uma longa espera.

Assistência social

São da alçada da prefeitura programas de assistência social, como distribuição de cestas básicas ou de produtos básicos — como gás de cozinha e medicamentos — a preços reduzidos.

A concessão de benefícios assistenciais para pessoas em situação financeira vulnerável, como o LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), também é uma responsabilidade. Se você ou algum conhecido necessita desse tipo de benefício, deve-se comunicar à prefeitura.

Manutenção de vias

Se há problemas no asfalto ou em calçadas públicas, é preciso levar este fato a conhecimento dos responsáveis. Buracos e rachaduras podem causar acidentes tanto para pedestres quanto para carros, e é função da administração municipal corrigi-los.

Problemas como pichações e depredações ao patrimônio público também entram nessa categoria, assim como mau funcionamento em encanamentos ou iluminação localizados em via pública.

Serviços, limpezas e vistorias

Em caso de problemas com o abastecimento de água, com o serviço de esgoto ou falta de energia elétrica, você também pode contatar a ouvidoria. Contudo, em geral, as empresas responsáveis contam com um canal de atendimento próprio.

Se for necessário remover mato de vias altas, fazer vistoria para focos de dengue ou desratizar vias públicas, também pode ser resolvido pelo Portal 156.

Saúde

O repasse de recursos financeiros aos postos de saúde, prontos-socorros e hospitais municipais é feito pela secretaria de saúde da prefeitura. Por isso, se houver algum problema nesses locais, como falta de um tipo de medicamento de distribuição gratuita, pode-se utilizar o Portal 156 para fazer a comunicação do fato.

Acessibilidade

Fiscalizar o cumprimento das leis é função da prefeitura e seus órgãos. Portanto, caso você precise denunciar uma rua ou estabelecimento sem rampas de acessibilidade, por exemplo, deve-se entrar em contato com a administração municipal.

No caso de locais públicos, a prefeitura pode mandar construir a rampa, e se forem lugares privados, pode-se aplicar multa por descumprimento da lei de acessibilidade.

Como utilizar o canal?

Para utilizar o canal 156, é importante que você forneça o seu nome e documento de identificação, além de tomar nota do serviço solicitado e do local da ocorrência. Por exemplo, se for fazer uma denúncia sobre um problema no asfalto, é importante informar o endereço exato.

Dependendo do tipo de serviço solicitado, é necessário ter documentos complementares ligados ao assunto. Por exemplo, se você deseja tratar sobre assistência social, pode ser necessário informar o número do seu cartão cidadão, protocolos de atendimento anteriores etc.

Além do número telefônico 156 — que é uma ligação gratuita —, algumas prefeituras também disponibilizam um portal online ou endereço de e-mail para o envio de queixas, dúvidas e sugestões.

É importante que, ao fazer uma denúncia ou comunicação, você seja o mais claro e específico possível. Caso deseje se manifestar sobre diferentes áreas — uma relacionada a saúde e uma iluminação pública, por exemplo —, o ideal é fazer duas chamadas distintas.

Como o atendimento funciona?

Há um pré-atendimento automático, onde o cidadão pode escolher o tipo de atendimento que deseja receber. A partir daí, há o encaminhamento para o setor específico responsável, e o retorno depende da complexidade do problema.

Em geral, o prazo de atendimento é de 30 dias, prorrogáveis por mais 15 — após esse período máximo, deve haver retorno ao cidadão. Caso o assunto precise ser processado, o indivíduo que comunicou o problema não será informado de seu andamento.

O horário de funcionamento da linha costuma ser de 24 horas, ao menos para demandas mais graves, como vandalismo e problemas de abastecimento de água. As opções relacionadas a turismo e tributos municipais geralmente têm um horário mais específico.

Para as cidades que contam com um meio de comunicação online, é possível acompanhar o andamento da denúncia. É o caso de São Paulo, que disponibiliza esta opção no seu Portal 156, e também conta com um aplicativo.

O Portal 156 é uma importante forma de exercer sua cidadania e ajudar a melhorar a cidade onde você vive, portanto, é muito importante conhecer os seus direitos e quais tipos de problema podem ser denunciados.

Agora que você já sabe como funciona o Portal 156, que tal aprender tudo sobre acessibilidade digital? Confira o nosso post sobre o assunto.

15 thoughts on “Conheça o Portal 156 e saiba como utilizar

  • Carlos Alberto Carvalho dos santos

    Na rua que moro tem um sujeito aqui que todo dia usa o som dele só basta ter dinheiro para compra uma cerveja .
    Ele mora de alugel já falei com ele mas não respeita ninguém já perdi a quantidade de dias que liguei para 156,e não resolve nada
    190 também não vem joga para 156
    Hoje 10 /04/2020 com essa dificuldade com esse virus liguei para falar do som e da aglomeração de pessoas a rua parece festa com ficar em casa com um som desse
    A polícia tem que da um susto nele
    Pais de Mérda
    E eu sou funcionário público tenho vergonha
    A casa e de alugel da uma intimaca ao dono da casa

    Resposta
  • Carlos Alberto Carvalho dos santos

    Na rua que moro tem um sujeito aqui que todo dia usa o som dele só basta ter dinheiro para compra uma cerveja .
    Ele mora de alugel já falei com ele mas não
    respeita ninguém já perdi a quantidade de dias
    que liguei para 156,e não resolve nada
    190 também não vem joga para 156
    Hoje 10 /04/2020 com essa dificuldade com esse virus liguei para falar do som e da aglomeração de pessoas a rua parece festa com ficar em casa com um som desse
    A polícia tem que da um susto nele
    Pais de Mérda
    E eu sou funcionário público tenho vergonha
    A casa e de alugel da uma intimaca ao dono da casa
    Até o aplicativo está doido kkkkk piada

    Resposta
  • Leonida Maria Camara Teixeira de Oliveira

    O predio em que moro esta realizando obras que nao são de primeira necessidade e sim de embelezamento. Particularmente hoje fecharaam todas as janelas de nosso apartamento.
    de uma lado estao rebocando e o reboque cai dentro de mina casa. Do outro lado fecharam com um anteparo escuro (area de serviço) e avisaram que a area ficara fechada por 10 dias. Nao podemos lavar roupa, pois a roupa na vai secar sem ar e no escuro. Ate onde sei,, so obras emergenciais podem ser feitas. Ha mais de 15 dias estamos sofrendo com esta barbaridade aqui. Para quem denuncio esta irregularidade.

    Resposta
  • Fátima Pacheco Tavares

    Moro na rua: Jorge Soares de Macedo 191 Jardim Ana Maria no Campo Limpo/SP
    CEP 05757-190 desde o começo da pandemia essa praça fica cheia de pessoas não respeitando ao isolamento social …jogam bola, empinam pipas, por vezes fica aberto até tarde da noite passando das 23:00hs e a saúde neste momento é imprescindível se pudessem averiguar nós moradores vamos ficar mais tranquila ..obgda!

    Resposta
  • Poluição sonora! Acho que hoje em dia é um caso grave a saúde, mas nada é feito por autoridades. Pois tenho vários protocolo do 190 e nada é resolvido… Pois tenho a sensação de que a polícia só trabalha de 7da manhã até as 18 da noite. E mesmo assim só em avenida ou área nobre, porque na comunidade onde mora idosos e gente de bem, mal aparece.

    Resposta
  • Aqui em Itaquera tem dois botecos que ficam com algazarras até alta madrugada .
    Já reclamei em todos os canais e ninguém faz nada há anos.

    Resposta
  • Rosilene Francelino da Silva

    Na rua q moro tem uma vizinha em frete q tem um cano da lavanderia dela direto pra rua um Cano grade q quando passa as pessoa molha até quem tá na rua pelo o q sei é proibido esses tipo de na longo q vai até no meio da rua

    Resposta
  • Ernesto Guenther

    Desde 28.09.2020 acesso 156 para reclamar de um caminhão que estaciona todos os dias na minha calçada. Estou cheio de protocolos. Deve ser consolo né?

    Resposta
  • LUIS PAULO S. RODRIGUES

    Moto na rua Antonieta de barros em Florianópolis, existem três vizinhos com cachorros que latem dia e noite, é impossível ficar sossegado, pessoal totalmente sem noção, o que fazer ????

    Resposta
  • LUIS PAULO S. RODRIGUES

    Moro na rua Antonieta de barros em Florianópolis, existem três vizinhos com cachorros que latem dia e noite, é impossível ficar sossegado, pessoal totalmente sem noção, o que fazer ????

    Resposta
  • A Ponte Pequena em São Paulo está virando uma favela,lixo por toda parte sem teto fazendo necessidade nas ruas,barraquinhas que vendem drogas,um nojo fiscalização e polícia isenta e omissa,para que pagamos impostos???

    Resposta
  • A Ponte Pequena tem muitos sem teto pelas ruas,sem máscaras,fazendo sujeira e montes de lixo.tudo por causa de uma ong que fornece comida para eles. Prefeitura acabe com está ong .Só serve para criar drogados e vagabundos.Prefeitura faça cursos profissionalizantes e arrume empregos para eles,ensinem a ter dignidade

    Resposta
  • Pego ônibus pela manhã no terminal Varginha de sp, ônibus que pego é o term Jabaquara 695x, por volta das 5:30-5:40 manhã, todos os dias e nesse horário só mandam micro ônibus, e a demora mais de 15 minutos muitas vezes, lembrando que a demanda de pessoas que utilizam essa linha diariamente é grande, causando filas enormes em até 4a5 filas pra conseguir entrar num ônibus…. Precisamos de mais ônibus na linha e por favor ônibus maiores isso é um desacato com o público que paga pela condução e muitas vezes não tem onde quase por o pé dentro do transporte, principalmente em períodos de transmissão de convid em alta.

    Resposta
  • Rosy denyse pinheiro de oliveira

    Meu pai tem 70 anos, várias comorbidades, cadastrei tanto no mais saude da prefeitura como no saúde digital do estado logo que abriu. Já confirmei cadastro, já confirmei validação, já tiveram várias listas pra vacinar pessoas de 70 anos e ele nada. Amanhã divulgaram que estão comecando 68 anos, no entanto nem acabaram de vacinar os de 70 anos, como e O caso do Meu pai. E nenhum número que informam ser de orientações não sabe informar quando será. O q fazer?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.