Saúde e Qualidade de Vida

Controle de esfíncter: saiba qual a causa da incontinência urinária

Por terem seus músculos enfraquecidos, pessoas com deficiência acabam tendo mais dificuldade em controlar a sua região pélvica, o que resulta em incontinência urinária e/ou fecal. Esse problema pode ser causado pela perda de controle sob o músculo denominado “esfíncter”.

Apesar de ser comum, esse é um assunto delicado e que causa constrangimento. Mas deve ser encarado, pois só assim será possível encontrar soluções e uma qualidade de vida melhor.

Se você quer tirar suas dúvidas sobre controle de esfíncteres, continue a leitura e confira nosso artigo!

O que é esfíncter?

O esfíncter é uma estrutura muscular que abre e fecha fazendo o controle da passagem de substâncias diversas. Há no corpo humano 43 esfíncteres, sendo que alguns deles são microscópicos. Os mais conhecidos são o cárdico, o anal, o pilórico e o urinário.

O esfíncter anal localiza-se no períneo e é, na verdade, composto por duas partes: os esfíncteres interno e o externo.

Já o esfíncter interno apresenta movimento involuntário, cabendo ao externo o controle sobre a hora de defecar.

E o esfíncter da bexiga funciona de maneira similar ao anal, tendo a parte interna, involuntária, e a parte externa, voluntária.

Em geral, o corpo humano consegue manter o esfíncter externo tensionado até que possa ir ao banheiro. Porém, quando a pessoa está com a musculatura enfraquecida, nem sempre é possível manter esse controle. Com a presença de problemas nesse músculo, acontece a famosa incontinência, ou seja, a perda de urina ou fezes de forma involuntária.

Sofrer com incontinência fecal ou urinária não significa necessariamente que haverá completa perda de controle cada vez que a pessoa precisar usar o banheiro. Isso quer dizer que ela estará mais propensa a acidentes por ter dificuldade em controlar os esfíncteres externos.

Em quais situações pode-se perder o controle?

Quem sofre com incontinência urinária e/ou fecal, em geral, tem dificuldade em controlar o esfíncter voluntário nas seguintes situações:

  • Quando já se está há algum tempo precisando usar o banheiro (por isso é importante sempre fazer suas necessidades logo que a vontade surgir);
  • Durante o sono (mais comum em casos de incontinência urinária, causada pelo longo tempo sem esvaziar a bexiga);
  • Em situações fora do normal, como riso intenso ou emoções fortes;
  • Em situações de susto, principalmente os mais graves, como ao bater o carro, ser surpreendido por um barulho muito alto, etc.

Além dessas situações mais comuns, cada pessoa pode ter os seus próprios gatilhos. Por isso, é preciso observar e conhecer as situações particulares em que isso acontece, de forma a preparar-se para elas.

Como melhorar sua qualidade de vida?

Fraldas adultas

A maneira mais simples de estar preparado contra incidentes é utilizar a chamada fralda adulta, também conhecida como roupa íntima absorvente ou fralda geriátrica. Ela recebe este nome justamente porque a perda gradativa do controle sobre os esfíncteres ocorre com uma boa parte das pessoas quando chegam à velhice.

A fralda adulta fará com que qualquer incidente relacionado à falta de controle de esfíncteres seja mais discreto e higiênico, evitando problemas em público. Hoje em dia, elas estão mais confortáveis e anatômicas, sendo possível até mesmo escolher entre modelos masculino ou feminino, além de várias opções de tamanho.

O material utilizado, assim como das fraldas infantis, é mais respirável e fino, diminuindo a incidência de assaduras devido ao contato prolongado com a pele.

A fralda é uma opção simples e que funciona, mas é um cuidado paliativo, pois não melhora a incontinência em si, somente ameniza seus efeitos.

Fisioterapia

A fisioterapia é a melhor opção quando se trata de fortalecimento de músculos. É importante lembrar que esse é um tratamento contínuo, que não apresenta resultados imediatos.

É possível reabilitar o assoalho pélvico a partir de exercícios passados pelo fisioterapeuta e intervenções de baixo impacto, como biofeedback e estimulação elétrica.

A fisioterapia é sempre a primeira escolha quando se consulta um médico sobre este problema, pois as cirurgias nesta área são invasivas e nem sempre apresentam resultados satisfatórios.

Os avanços na área

A estimulação medular é um tratamento que vem sendo estudado recentemente para aliviar várias dores, mas depende de intervenção cirúrgica, pois é necessário implantar o eletrodo estimulador.

Sabe-se que a medula espinhal é uma espécie de centro de controle do corpo humano e da maioria dos vertebrados. Fazer uma intervenção controlada nesta área é uma ideia promissora para tratar diversos problemas, especialmente ao considerar que as deficiências motoras se originam muitas vezes de lesões na medula.

No entanto, atualmente, essa técnica ainda é experimental. Mesmo quando feita por um neurocirurgião experiente, sua taxa de complicação pode chegar a até 40%.

Como a família pode ajudar?

A família, os amigos e as pessoas próximas podem ajudar dando apoio e evitando fazer piadas, que só servirão para minar ainda mais a autoconfiança de quem está nessa situação.

Eles também devem estimular o paciente a frequentar rigorosamente à fisioterapia e fazer seus exercícios em casa com frequência, além de buscar informações úteis sobre o problema e o funcionamento do corpo humano.

É importante lembrar que não é só a perda dos movimentos de partes do corpo que pode causar a incontinência antes da velhice. Há doenças que têm o mesmo efeito, inclusive congênitas.

Da mesma forma, há pessoas que perdem a mobilidade e não sofrem com este problema. Essa não é uma condição necessariamente associada a pessoas com deficiência.

Se este post sobre controle de esfíncteres foi útil para você, que tal conferir agora como pessoas com deficiência podem adquirir mais independência? Vamos lá!

6 thoughts on “Controle de esfíncter: saiba qual a causa da incontinência urinária

  • Paulo Francisco da Silva

    Graças à Deus pai e Criador, não tenho problema nenhum com urinar tudo normal, sempre estou fazendo exames , da próstata tudo normal, seguro a urina sem problema nenhum, sempre procuro o urologista, não me descuido tudo dentro do possível ok.
    Grato
    Abs.
    😀

    Resposta
  • Bom dia pessoal, sou deficiente paraplégico há 18 anos e realmente a incontinência urinaria é algo terrível na vida de um cadeira. Mais temos esperanças se você procurar levar uma vida saudável, com bastante fisioterapia e uma alimentação controlada. Com o passar do tempo tive uma melhora considerável, hoje minha incontinência ficou reduzida entre um espaço de tempo entre 5 a 7 horas. Vamos ter paciência! Boa Sorte.

    Resposta
  • Gostaria de saber onde encontro um esfincter urinário

    Resposta
  • Luciola Munhoz saleh

    Vcs teriam como viabilizar exercícios para o controle de esfincter?
    A necessidade se dá por longo tempo de entubacao devido ao covid.
    Grata

    Resposta
    • Jessica da Freedom

      Olá, Luciola !
      A fisioterapia é a melhor opção quando se trata de fortalecimento de músculos. É importante lembrar que esse é um tratamento contínuo, que não apresenta resultados imediatos.

      É possível reabilitar o assoalho pélvico a partir de exercícios passados pelo fisioterapeuta e intervenções de baixo impacto, como biofeedback e estimulação elétrica.

      A fisioterapia é sempre a primeira escolha quando se consulta um médico sobre este problema, pois as cirurgias nesta área são invasivas e nem sempre apresentam resultados satisfatórios.

      Espero ter ajudado, abraços ! 🙂

      Resposta
  • OSMAR JORGE FERNANDES FERNANDES

    BOM DIA DR.ESTOU LHE PEDINDO UMA GRANDE GENTILEZA , INFORMO QUE A 7 ANOS ATRAZ FIZ UMA CIRURGIA PARA COLOCAR O ESFINTCTER 8OO, E AGORA ESTOU COM UM PROBLEMA BEM SERIO , NÃO ESTOU CONSEGINDO FAZER XIXI, FUI NO PS. DA CRUZ AZUL, E OS MESMO CHAMARAM O MEDICO QUE ME FEZ A CIRURGIA E O MESMOU QUE FAZER UMA CIRURGIA PARA A RETIRADA DO MESMO E COMO TERIA QUE TOMAR ANESTEZIA GERAL NÃO SEI SE SERA AUTORIADO POIS TIVE UMA PARADA CARDIACA, PEÇO SE É POSSIVEI FAZER A RETIRA DO MESMO, POIS ESTOU EM CASA, COM DORES MUITO FORTE E NÃO ESTA ADIANTANO TOMAR REMEDIOS E NÂO SEI O QUE FAZE, PESSO QUE ME ORIENTE SE TEM REGULAGEM PARA QUE EU POSSA ORIENTAR OS MEDICOS POIS MUITOS NÃO CONHECE ESTE APARELHO, TIVE QUE LEVR UMA FOTO DO APARELHO PARA ESLES CONHECER COLOCARAM MUITAS SOLDAS SEM EXITO , PEÇO PELO AMOR DE DEUS ME DE UMA ORIENTAÇÃO POIS HOJE ESTOU MORANDO NA PRAIA GUANDE E NÃO TEM RECURÇOS ESPERO O SEU RETORNO, OBRIGADO, MEU CELULAR É= 13- 978-223370.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.