Produtos de Mobilidade

Freedom Connect: Conheça a Tecnologia Exclusiva da Freedom para Cadeiras Motorizadas

As cadeiras de rodas motorizadas da Freedom são compatíveis com o Freedom Connect uma tecnologia que permite ao usuário configurar todos os aspectos ligados ao comando microprocessado das suas cadeiras de forma prática e simples.

Essa configuração é feita através de um software desenvolvido pela empresa, o Freedom Connect. O recurso está disponível para modelos de cadeiras de rodas motorizadas da Freedom lançados a partir de 2012.

Com ele é possível alterar a velocidade, aceleração, habilitar ou desabilitar algumas configurações de fábrica, enviar relatórios remotamente para o suporte técnico, salvar as suas configurações preferidas e mais. 

O Freedom Connect é um software gratuito e pode ser acessado pelo computador, através do site da Freedom ou pelo celular, através da Play Store e é compatível com todos os modelos de celular com sistema operacional Android.

A conexão da cadeira com o aplicativo é feita através de um cabo USB. Em alguns modelos de cadeira de rodas da Freedom, o cabo acompanha o produto. Caso o cabo não acompanhe o seu equipamento, você pode  adquiri-lo diretamente da fábrica.

Quer saber mais sobre essa ferramenta, suas configurações e como utilizá-las na sua cadeira de rodas motorizada Freedom? Então segue a leitura, porque nós vamos te contar tudo!

Entenda o que é o Freedom Connect

O Freedom Connect é um software usado para configurar os parâmetros das cadeiras de rodas motorizadas da Freedom. Com ele você modifica alguns aspectos do seu equipamento que não podem ser alterados através do joystick.

 Entre os parâmetros que você pode alterar utilizando a ferramenta, estão a aceleração (tanto em modo econômico, quanto em modo turbo), a frenagem, o comportamento nas curvas e a velocidade máxima da cadeira.

Com ele, é possível habilitar ou desabilitar funcionalidades especiais da cadeira, como o alerta sonoro de roda livre e o desligamento automático. Além de possibilitar o envio de informações de diagnóstico para a assistência técnica da Freedom através da internet. 

Como baixar o Freedom Connect

O software está disponível tanto na versão mobile, quanto para computadores. Mas antes de realizar o download do Freedom Connect, verifique se o seu aplicativo é compatível com o sistema operacional do seu aparelho.

Para baixar o aplicativo no celular basta ir a Play Store do seu celular, pesquisar por “Freedom Connect” e clicar em “instalar”. Após a instalação, o aplicativo está pronto para uso!

Já para fazer o download da ferramenta para o computador, entre no site da Freedom e, no canto superior direito da tela, clique em “Freedom Connect”. Ao fim da página você encontra o botão para fazer o download. 

Ou você pode acessar esse link para ir para a página do Freedom Connect.

Depois de baixar o software, você deve instalar e pronto, seu Freedom Connect estará pronto para se conectar à cadeira de rodas!

  • Como instalar o Freedom Connect no computador

Para instalar o Freedom Connect, consulte nosso Guia de Instalação.

Como Usar o Freedom Connect

Depois de fazer o download e instalar o Freedom Connect, é preciso conectar a cadeira ao software. A conexão é feita através de cabo USB que acompanha o produto. Desse modo, conecte o cabo USB no computador e a outra ponta do cabo, no conector do canon, localizado na parte frontal do joystick. 

Ao ligar a cadeira, ou se ela já estiver ligada, o led da bateria ficará acendendo as luzes sequencialmente. Isso significa que a cadeira se encontra no estado de espera e está apta a entrar no estado de diagnóstico. 

Por questões de segurança, ao conectar a cadeira no computador ou celular, os motores da cadeira são bloqueados e não poderão ser acionados. 

Com a cadeira no estado de espera, sempre que abrirmos o Freedom Connect, apenas um botão estará habilitado, o botão de conectar. Ao clicarmos neste botão, o Freedom Connect irá iniciar a conexão com a cadeira. 

Parâmetros configurações

Para que você possa configurar a sua cadeira do modo correto, antes de tudo é preciso conhecer os parâmetros e entender a sua funcionalidade. Entre os principais parâmetros de configuração da cadeira estão: 

  • Desligamento automático: É o modo standby da cadeira. Após 10 minutos de inatividade, o painel é desligado para economizar bateria. Essa funcionalidade vem habilitada de fábrica e é possível desabilitá-la.
  • Alerta de roda livre: Sempre que a cadeira é colocada no modo roda livre, a cadeira emite um sinal sonoro  que indica que o freio está desacoplado e as rodas estão soltas. Com o Freedom Connect, é permitido habilitar e desabilitar esse aviso sonoro.
  • Velocidade:  Com essa funcionalidade, é possível alterar a velocidade máxima da cadeira, diminuindo ou aumentando a capacidade máxima dos motores. As cadeiras  de rodas motorizadas Freedom saem da fábrica configuradas para o máximo de velocidade segura permitida, geralmente essa velocidade é de 7,5 km/h.
    A alteração desse parâmetro funciona da seguinte forma: no estágio 5 (máximo), o motor irá trabalhar com 100 % da sua capacidade. Já no nível 1 (mínimo) o motor irá trabalhar limitado a 30% da capacidade máxima.
  • Aceleração do modo econômico: Aceleração é o parâmetro que corresponde ao quão rápido os motores vão responder  aos estímulos do joystick, em outras palavras, ele é responsável pela sensibilidade do joystick. 
    Quanto mais alto esse parâmetro, mais rápido a cadeira vai atingir a velocidade desejada pelo usuário e quanto mais baixa, mais devagar. Esse parâmetro configura a aceleração apenas no modo econômico. 
  • Aceleração do modo turbo: Assim como a aceleração do modo econômico, é possível configurar a aceleração quando o modo turbo estiver ativado. É importante destacar aqui, que a aceleração do estágio ‘1’ no modo turbo sempre será maior que a aceleração “5” do modo econômico.
  • Curva:  Esse parâmetro regula o quão rápido a cadeira faz as curvas. quanto mais rápido for esse parâmetro, mais rápido a cadeira faz as curvas. quanto menor, mais ela vai desacelerar ao fazer a curva.
  • Restauração das configurações: Caso o usuário não queira mais as alterações feitas na cadeira, ele pode restaurar as configurações de fábrica sempre que desejar. 
  • Botão de leitura: O botão de leitura serve para ler os dados que estão gravados na cadeira, sempre que o usuário quiser atualizar a interface com os dados reais que estão gravados na cadeira, basta clicar nesse botão e aguardar o download dos dados.
  • Botão de escrita: O botão de escrita serve para aplicar as alterações feitas no Freedom Connect na cadeira imediatamente após realizar uma operação de gravação ou leitura, os dados do Freedom Connect já estarão sincronizados com os dados da cadeira.

Configurações avançadas

Além das configurações básicas, existem outras alterações que podem facilitar a vida do usuário na hora de utilizar a cadeira.  São elas:

  • Modo Torque+ : O modo torque + libera uma potência extra para os motores, garantindo mais força de tração para as cadeiras. Geralmente é indicado para clientes mais pesados ou que precisem subir rampas com muita frequência.
  • Modo reverso: Essa função inverte o sentido do eixo frente-ré do joystick, em outras palavras, ele inverte os comandos de frente e ré, permitindo ao usuário acelerar a cadeira para frente puxando a alavanca do joystick ao invés de empurrá-lo.
  • Turbo timer: Com ele é possível acionar a função de timer para o modo turbo da cadeira. Com esse recurso, a função turbo é desativada automaticamente  depois de um espaço de tempo, reduzindo o consumo e melhorando a autonomia das baterias. 
  • Envio de relatórios remotamente: Através de uma conexão de internet, é possível ao usuário enviar relatórios para o suporte técnico da Freedom de qualquer lugar que esteja. 
    O envio dos relatórios não depende do auxílio da assistência técnica, desse modo, o usuário pode enviar relatórios sempre que necessário.

É importante salientar que as configurações avançadas só podem ser alteradas através de um cabo de diagnóstico. Desse modo, caso você queira habilitar ou desabilitar alguma destas funções, é preciso procurar uma assistência técnica.

Agora que você já sabe tudo sobre o Freedom Connect, pode personalizar ainda mais a sua cadeira e otimizar a sua experiência com os produtos da Freedom! 

Para saber mais sobre os nossos produtos, tirar dúvidas sobre o uso dos equipamentos ou das cadeiras de rodas, entre em contato conosco através do nosso site ou das nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.