Produtos de Mobilidade

A História dos Produtos Freedom

Para que o catálogo da Freedom chegasse ao que ele é hoje, com diferentes opções em tecnologia assistiva e abrangendo várias necessidades do público, muito estudo foi feito. Os produtos, principalmente nos primeiros anos da empresa, foram desenvolvidos a partir da experiencia dos usuários e da criatividade dos empresários, e hoje são uma demanda do mercado.

Devido ao fato da empresa ter sido iniciada em uma época em que a internet não era de fácil acesso, os criadores da Freedom, muitas vezes, tinham que ser criativos na busca por referências para desenvolver os produtos. Continue lendo esse post e conheça a história da criação de alguns produtos Freedom.

Cadeira de Rodas Motorizada

O primeiro tipo de produto fabricado pela Freedom foi a cadeira de rodas motorizada. Inicialmente, o projeto consistia em adaptar cadeiras manuais para que elas suportassem a instalação elétrica. Porém, os idealizadores logo perceberam que, para proporcionar a durabilidade de seus equipamentos, as cadeiras motorizadas precisavam ter maior resistência e, portanto, iniciou-se a fabricação do produto completo.

Esse foi o início da fabricação das Cadeiras de Rodas Motorizadas Freedom, que hoje contam com tecnologia assistiva moderna e inteligente, como o Freedom Connect. Em termos de opções, a empresa é a fabricante nacional com maior número de configurações disponíveis para montagem, possibilitando a personalização com um perfeito ajuste às necessidades do cliente, mesmo este produto sendo fabricado em série.

Elevadores

Criados em 2000 e pensados inicialmente para uso doméstico, os Elevadores Individuais Freedom eram chamados de guinchos. Eles foram desenvolvidos frente à necessidade de deslocar pessoas acamadas. E seu projeto teve inspiração na “Girafa”, um equipamento muito utilizado em oficinas mecânicas para erguer o motor do carro ou outras cargas.

Mais tarde, com sua estrutura já desenvolvida e eficiência comprovada, Gino passou a ver esse produto como algo vantajoso para locais que prestam serviços a um maior número de pessoas. Começando, assim, a comercializar o equipamento também para hospitais e clínicas.

Hoje o elevador individual não é apenas uma opção para as áreas médicas e sim uma necessidade garantida em lei, afinal temos em vigor a Resolução Nº7 (do Ministério da Saúde) e a NR-32 (da Anvisa) que preveem esse tipo de equipamento como garantia da segurança, tanto dos pacientes, quanto dos funcionários.

Scooters

Os Scooters Elétricos Freedom tinham como objetivo inicial o auxílio de pessoas com mobilidade reduzida em ambientes de grandes fluxos. Sua necessidade foi constatada pela análise da situação dos clientes da empresa, que demonstravam dificuldades em algumas atividades cotidianas. Porém, o que começou como uma ideia lançada no Brasil pela Freedom, hoje é lei.

A Lei 13.146/2015 estabelece critérios para a disponibilização gratuita de cadeiras de rodas ou scooters elétricos em todos os clientes de shoppings centers, hipermercados e supermercados. Garantindo assim, a inclusão dessas pessoas em espaços mais dinâmicos, em que o deslocamento é dificultado.

Atualmente o scooter é um equipamento mais popular, atendendo tanto o público nos espaços coletivos, como também demandas individuais, de pessoas que adquirem o produto para buscar mais independência e autonomia em suas atividades.

Logística

Um bom exemplo de criatividade está na linha de logística: Quando Gino Salvador, criador da Freedom, recebeu a proposta de desenvolver equipamentos de logística, ele tinha como ideia principal conseguir um veículo em que o operador pudesse dirigir de pé. A necessidade era de otimizar a visão e dinamizar a movimentação no veículo.

Então, para desenvolver esse modelo, Gino se inspirou nas Bigas, um veículo utilizado na antiguidade e que o condutor utilizava de pé. A partir desse exemplo inusitado, a Freedom desenvolveu aparelhos muito úteis e funcionais na área de logística e que, devido a sua inspiração, acabaram levando o nome “Bigga”.

Atualmente, a empresa trabalha com projetos de logística. Possibilitando, com sua ampla variedade de reboques, que o cliente obtenha produtos específicos para as suas necessidades.

 

Muita coisa mudou ao longo desses 27 anos, princialmente em termos de tecnologia e processos de modernização dos produtos. Mas o comprometimento com o usuário, e a busca pela facilitação da vida das pessoas com deficiência, continua a mesma.

Atualmente a Freedom está em processo de evolução para a tecnologia industrial 4.0, ou seja, ela se mantêm na busca pela atualização, e assim, otimização dos equipamentos disponíveis nos catálogos.

One thought on “A História dos Produtos Freedom

  • Paulo Francisco da Silva

    Este blog da freedom é excelente para todos os cadeirantes, onde podemos ver muitas diversidades de produtos, recomendo freedom!.
    Grato
    Abs.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.