Produtos de Mobilidade

Saiba como Carregar as Baterias de Sua Cadeira de Rodas Motorizada

Um dos diversos pontos a se considerar na hora de escolher uma cadeira de rodas motorizada, é a sua bateria, afinal, é ela que vai estabelecer a autonomia do produto

Cadeiras de Rodas Motorizadas funcionam através de um controlador eletrônico que comanda os motores, que são alimentados por baterias. Para a cadeira de rodas se mover, é preciso que haja uma carga mínima de bateria.

Escolha a bateria adequada para sua cadeira de rodas motorizada

Baterias possuem capacidades de armazenamento de bateria, chamados de Ampere x Hora (Ah). Quanto maior for o valor de Ah da bateria, maior será a capacidade de armazenamento de carga, ou seja, a cadeira terá maior autonomia

O tamanho das baterias geralmente tem relação com a sua capacidade de armazenamento.

Existem baterias específicas para serem usadas em Cadeiras de Rodas Motorizadas, qualquer outro tipo de bateria pode acabar danificando seu produto, além de não entregar o desempenho do equipamento.

Antes de optar pelas mais baratas, verifique a capacidade e a indicação de uso de cada uma delas. Afinal, a cadeira de rodas demanda de muita energia para a locomoção, tendo ciclos de carga e descarga realizados diariamente.

Baterias líquidas, normalmente utilizadas em carros, não possuem o mesmo desempenho na cadeira de rodas. Uma vez que, no carro elas são usadas somente para arranque, e na cadeira de rodas ela precisa estar em trabalho constante por todo o percurso.

Geralmente no rotulo, você consegue conferir se a Bateria é indicada para cadeiras de rodas motorizadas.

Com a bateria adequada, cuidados e a utilização correta, o usuário pode preservar uma grande vida útil da bateria, além de garantir que sua cadeira de rodas entregará o melhor desempenho.

Um dos principais cuidados que devem ser tomados coma bateria é carregá-la diariamente.

Carregar suas baterias diariamente prolonga a vida útil

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, não existem excessos quando se trata de carregar as baterias de sua cadeira de rodas motorizada.

A recomendação dos fabricantes de cadeiras de rodas motorizadas é de que as baterias devem ser carregadas todos os dias, independentemente se a carga foi esgotada ou não. Inclusive, deixar que a carga das baterias se esgote não é indicado.

Carregadores de Bateria
das Cadeiras de rodas Freedom

Para prolongar a vida útil de seu produto, as recargas devem ser feitas diariamente. Como a recarga das baterias não afeta significativamente o consumo de energia elétrica, não existem motivos para não fazer disso uma rotina.

Porém, é preciso ter em mente que esse é um processo demorado e pode levar de 6 a 8 horas para ter a carga completa. Durante a recarga não é possível usar a cadeira. Sendo assim, para que isso não afete o seu dia a dia, você pode realizá-la no período da noite.

Além disso, não se esqueça de verificar se a cadeira, a bateria e o carregador são todos da mesma marca. Utilizar marcas diferentes pode causar danos aos produtos. 

Como fazer a recarga de sua bateria em Cadeiras de Rodas Freedom

Para recarregar as baterias siga as instruções abaixo:

Conector de carga da cadeira.
  1. Posicione a cadeira próxima a uma tomada elétrica.
  2. Desligue a cadeira.
  3. Conecte o plugue de três pinos do carregador no conector de carga da cadeira (embaixo do painel do joystick).
  4. Conecte o plugue para a alimentação do carregador na tomada da rede elétrica.
  5. Quando a recarga estiver completa, o indicador de LEDs do carregador indicará o fim da carga com os LEDs piscando na cor verde.
  6. Para desconectar o carregador, primeiramente retire o conector de carga da cadeira de rodas para posteriormente, retirar o plugue da alimentação.

Pronto! Sua bateria está carregada, agora, repita esse processo diariamente para garantir a maior vida útil do seu produto.

Alguns cuidados necessários

A respeito do consumo de bateria, da utilização do produto e outras questões, alguns cuidados devem ser tomados para a sua segurança e a durabilidade do seu produto:

O consumo de energia da cadeira varia conforme o trajeto e terreno percorrido pelo usuário: 

Por isso, é importante conhecer previamente seu equipamento e planejar os percursos que serão feitos, dessa forma, você evita que a carga da sua bateria acabe em um momento inconveniente.

Sempre recarregue as baterias em locais bem ventilados: 

Nunca obstrua a ventilação do carregador quando este estiver ligado, ele pode acabar sendo danificado por decorrência de sobreaquecimento.

Não obstrua a ventoinha

A ventoinha é importante para o controle de aquecimento do carregador enquanto ele carrega a bateria. Se ela estiver obstruída, vai comprometer a circulação de ar interna, fazendo com o carregador superaqueça, podendo gerar a queima do equipamento.

Armazene seu carregador em um local seco: 

O carregador não deve ser mantido ou usado em lugares úmidos, ou molhados. Nessas situações, há o risco de descargas elétricas quando o aparelho for conectado na tomada, o que pode machucar você e até causar um curto circuito.

Nunca remova o pino de aterramento do plug de alimentação do carregador

Lembre-se que o aterramento é importante para o uso seguro do equipamento. Quando você retira o terceiro pino, o aparelho fica exposto a riscos de variação de carga, podendo sofrer um curto ou dar choques.

O carregamento das baterias deve ser feito somente com equipamento próprio para isso

Opções improvisadas de recarga, além de serem ineficazes, podem danificar o seu produto ou gerar acidentes.

Carregue as baterias mesmo que não as utilize: 

Se o equipamento ficar sem uso por um longo período, providencie que as baterias sejam completamente carregadas pelo menos uma vez por mês. Esse carregamento é fundamental para que suas baterias não percam capacidade de armazenamento de energia.

Nunca desconecte o cabo do carregador puxando pelo fio

Isso pode provocar o rompimento de soldas no conector e dessa forma, seu carregador vai ficar inutilizável até um conserto. Sendo assim, desconecte sempre puxando pelo plugue.

Evite efetuar a descarga profunda das baterias

Essa prática diminui bruscamente a vida útil do produto. Você pode entender melhor o porquê nesse post: Como funcionam as baterias para cadeiras motorizas.

Caso os pneus de sua cadeira sejam infláveis, mantenha-os sempre bem calibrados:

Pneus com baixa pressão aumentam o consumo de energia fazendo com que a carga das baterias dure menos. Saiba mais sobre os pneus para cadeiras motorizadas nesse post: Pneus para cadeiras de rodas, infláveis ou maciços?

Carregador de baterias Freedom

O carregador de baterias Freedom foi desenvolvido especificamente para nossos produtos, garantindo a recarga segura de nossos equipamentos.

Ele é equipado com luzes de LED, que ajudam a indicar qual o status de carregamento das baterias. Conforme a seguinte ordem:

  • Vermelho (piscando) – Curto-circuito
  • Vermelho – Carregando
  • Amarelo – 80% carregado
  • Verde – 90% carregado
  • Verde Piscando – Carga completa

Se seu carregador de baterias Freedom estiver danificado ou não estiver carregando sua bateria de forma adequada, você pode abrir um atendimento em nosso SAC clicando aqui.

Se você quer comprar um carregador, uma bateria ou qualquer outra peça da Freedom, conversa com uma vendedora clicando aqui.

65 thoughts on “Saiba como Carregar as Baterias de Sua Cadeira de Rodas Motorizada

  • Boa tarde! Gostei muito das dicas de carregar as baterias!

    Resposta
  • Sonia tozzi Pires

    Ok o artigo
    Minha cadeira esta apresentando no joystick, a cor verm.e am. Após o carregamento .nao ficam acesas aa luzes verdes
    Porquê?

    Resposta
    • Rafaela Martins

      Olá Sonia, existem algumas possibilidade para que isso esteja acontecendo: Pode ser que o seu painel não esteja indicando corretamente, nesse caso é apenas uma falha na visualização do joystick. Mas também, pode ser que sua bateria esteja apresentando algum problema. Para conseguirmos te dar uma resposta mais certa, precisaríamos entender melhor o seu caso. Se quiser um atendimento mais personalizado, e descobrir por que isso está acontecendo, preencha o nosso formulário do SAC: https://form.jotformz.com/90422825753660 ou ligue para o número: +55 53 3284.0600. Abraço!

      Resposta
    • Lindauro José dos Santos junior

      Bom dia minha cadeira já e a segunda vez que acontece isso coloco para carregar e em poucos minutos o carregador para e mostra que está carregado mais não eatar

      Resposta
      • Jessica da Freedom

        Boa tarde !
        Recomendamos que entre em contato com a nossa assistência técnica através do nosso site: https://form.jotformz.com/90422825753660
        Ou você também pode entrar em contato conosco através do whatsapp (53) 3284-0600 e pedir para falar com nosso SAC.

        Espero ter ajudado, demais dúvidas estamos à disposição 🙂

        Resposta
  • Paulo Francisco da Silva

    Nunca tive problema sempre segui corretamente os procedimentos.ok
    Abs.

    Resposta
  • Dioneia Pacheco

    A minha bateria está carregando somente pela metade por favor me ajudem obrigada

    Resposta
  • Ana Paula Ferreira do nascimento

    Oi minha cadeira de rodas só estar dando carga falsa oque pode ser? Carrega muito rápido e descarrega também me ajude

    Resposta
    • Larissa Moreno Freedom

      Olá Ana Paula, nós enviamos uma mensagem para você através do e-mail que cadastrou para comentar aqui no blog. Se esse e-mail não é o que costuma usar, por favor entre em contato com a gente através desta página: https://form.jotformz.com/90422825753660. Obrigado pelo contato, abraços!!

      Resposta
  • Boa tarde! Minha cadeira não está apresentando no Joystick, o quanto de descarrega quando em uso, descarrega de uma vez. O que pode está acontecendo?

    Resposta
    • Rafaela Martins

      Olá Alexandra! Se a bateria também estiver carregando muito rápido pode ser que ela esteja com problemas. Mas, para te dar uma resposta mais precisa, precisamos analisar melhor o seu caso. Preencha nosso formulário de SAC para que possamos entrar em contato e lhe ajudar: https://form.jotformz.com/90422825753660.

      Resposta
  • Olá pessoal
    Tenho uma cadeira e não uso todos os dias, pois eu consigo com minhas muletas. Como devo carregar a bateria se eu não uso a cadeira ?

    Resposta
    • Obrigado a vocês

      Só mais uma pergunta, a cadeira tem que estar ligada sempre ou pode estar desligada que o carregados funciona igual ?

      Resposta
      • Jessica da Freedom

        Boa tarde !
        Para recarregar as baterias siga as instruções abaixo:

        1 – Posicione a cadeira próxima a uma tomada elétrica.
        2 – Desligue a cadeira.
        3 – Conecte o plugue de três pinos do carregador no conector de carga da cadeira (embaixo do painel do joystick).
        4 – Conecte o plugue para a alimentação do carregador na tomada da rede elétrica.
        5 – Quando a recarga estiver completa, o indicador de LEDs do carregador indicará o fim da carga com os LEDs piscando na cor verde.
        6 – Para desconectar o carregador, primeiramente retire o conector de carga da cadeira de rodas para posteriormente, retirar o plugue da alimentação.

        Espero ter ajudado, demais dúvidas estamos à disposição 🙂

        Resposta
  • Rogério kamisima

    Boa tarde, estou com uma cadeira motorizada, quando em conector para carregar as baterias o lede do carregador fica piscando como se estivesse carregada, medi a tensão da bateria está 11,2 v cada, medi a tensão no Pug da fonte e depois no plug do cabo tenho 24v.

    Resposta
  • Sandra Ferreira

    A cadeira de rodas do meu filho pisca o Led verde como se tivesse carregado toda a bateria logo qd liga. E a cadeira está quase sem carga.
    Estou desesperada pq é a vida dele essa cadeira. Me ajuda por favor.

    Resposta
  • Bom dia! Creio que a bateria de minha cadeira zerou a carga, pois estou tentando carrega-lá com o carregador que veio com a cadeira e não carrega, o “led” do carregador fica verde piscando. Tinha ouvido falar que se a mesma ficasse muito tempo sem dar carga poderia acontecer isso e por acaso tive que fazer uma viagem e a cadeira ficou mais de 20 dias sem recarregar. Oque posso fazer para conseguir carregar a cadeira? Por favor peço ajuda.

    Resposta
    • Olá Alex! Para que nosso setor técnico possa orientar você precisamos abrir um atendimento. Responda e envie as perguntas deste link:http://bit.ly/sacfreedom, que entraremos em contato com você 😀

      Qualquer dúvida estou a disposição!

      Resposta
  • Boa tarde, meu irmão é cadeirante, as baterias não estava carregando, mandamos o carregador para uma autorizada numa cidade próxima a minha e eles disseram que era problemas na plca eletronica e tiveram que mandar para a Freedom Pelotas RS, só de frete me cobraram $180,00 e o concerto ficou por $424,00 = Total $604,00, fora que tenho que andar 100km para buscar, achei muito caro tudo. Minha dúvida: Posso usar ouro tipo de carregador?

    Resposta
  • Oportunidade de Trabalho na Quarentena

    Conteúdo de Grande Valor acompanho seus post e gosto bastante. grato por compartilhar seus conhecimentos.

    Resposta
  • Oportunidade de Trabalho na Quarentena

    Olá! sempreacompanho seus post e gosto bastante. grato por compartilhar seus conhecimentos. Conteúdo de Grande Valor.

    Resposta
    • Olá, Luiz! Ficamos felizes em saber que nossos conteúdos são importantes para você 😀 Já assinou nosso news letters para receber novidades por e-mail também?

      Resposta
  • Laudete Lopes da silva

    Adquiri uma cadeira de segunda mão não tenho nenhuma experiências e não veio manual gostaria de um para que eu possa conhecer melhor a cadeíra meu nome é laudete lopes

    Resposta
    • Olá Laudete, seja bem-vinda a Freedom!
      Você pode entrar em contato com o nosso SAC através deste link: http://bit.ly/sacfreedom, sabendo o modelo e o código eles certamente conseguirão enviar o manual para você! 😀

      Resposta
  • Olá, minha cadeira passa das 8:00 para carregar.
    O que será que está acontecendo ?

    Resposta
  • LUIZ ALBERTO FERREIRA JUNIOR

    Boa tarde estou com problemas no carregador de baterias da cadeira de rodas de meu pai

    Resposta
  • Daví da Silva Francelino

    Comecei a usar a cadeira de rodas motorizada a poucos dias gostaria de saber quanto tempo de duração tem as baterias ela descarrega rápido sim ou não?

    Resposta
    • Olá, Daví.
      A autonomia da bateria vai variar de acordo com o tamanho da bateria e o quanto você anda com ela.
      Por exemplo, uma bateria de 26Ah tem uma autonomia de 10km a 20km, dependendo da forma de uso.

      Resposta
  • Wanderson santana dos santos

    Bom diaa
    O carregador da minha cadeira queimo e como é quer eu faço pra compra outro carregador ou eu mando consertar
    E queimo no dia quer eu botei pra carregar o corregador começo a esquenta ae depois de 4 dias quando eu botei novamente nao quis carregar mais só ficou a luz verde piscando

    Resposta
    • Olá, Wanderson.
      Você deve abrir uma atendimento com o nosso setor técnico, através deste link: http://bit.ly/sacfreedom

      Basta preencher os dados solicitados e enviar, assim um técnico entrará em contato com você em até 48h.

      Resposta
  • ADELSON FREITAS

    A minha cadeira de rodas pisca o Led verde como se tivesse carregado toda a bateria logo qd liga. E a cadeira está no vermelho sem carga.
    Estou sem saber o q fazer pq é a minha vida essa cadeira. Me ajuda por favor.
    Meu contato: 71 98276-8180

    Resposta
    • Oi, Adelson. Para que possamos lhe ajudar, precisamos que você abre um atendimento junto ao nosso setor de assistência técnica.
      Para isso você precisa:
      1) Entrar neste link: http://bit.ly/sacfreedom
      2) Preencher os dados e enviar
      3) Aguardar o contato do nosso técnico, em até 48h.

      Resposta
  • ADELSON FREITAS

    Munha cadeira freedom compact não carrega. Quando ligo o carregador na energia o led verde fica piscando e o coçer nao ventila.
    E ao conectar no joistik ele não carrega.

    Resposta
    • Olá, Adelson.
      Para que possamos entender melhor o seu problema e tentar ajudar, basta preencher seus dados neste formulário: http://bit.ly/sacfreedom
      Após dados preenchidos e enviados, nossa equipe técnica entrará em contato com você, em até 48h.

      Resposta
  • Alexandre Rocha e Silva

    Ola
    É verdade que quando o led verde do carregador indica que a carga está completa tenho q desligar rapidamente ou no caso de ser a noite
    Posso esperar ate de manhã

    Resposta
    • Olá, Alexandre. Pode ficar tranquilo, não é verdade! Os carregadores das baterias, funcionam como os de celular, ao completar a carga eles param de liberar corrente, ou seja, não tem problema desligar só no outro dia de manhã caso a carga fique completa no meio da noite!

      Resposta
  • Luciano L Costa

    Se o carregador estiver com uma luz alaranjada? O que pode ser?

    Resposta
    • Olá, Luciano. Qual o produto que você está carregando? Cadeira, Scooter ou Elevador?
      Há quanto tempo a luz já está alaranjada?
      Entramos em contato com você pelo email cadastrado 😃

      Resposta
  • Augusto F. Andrade

    Bom dia!
    Meu carregador fica piscando direto na cor vermelha, o que é preciso fazer para saber se ele está com problema?

    Resposta
    • Olá, Augusto, bom dia!
      Nós temos um setor técnico para ajudá-lo a identificar o problema. Para receber o atendimento, basta você preencher seus dados, enviar e aguardar o contato de um dos nossos técnicos.

      Aqui está o link: http://bit.ly/sacfreedom

      Resposta
  • Bom dia! comprei as baterias da minha cadeira de rodas Stans Up no fim do ano, só que não cheguei a utilizar elas ainda estão na caixa como recebi, porque as que estou utilizando estão aguantando ainda. Gostaria de saber se elas vão enfraquecer estando parada?

    Resposta
  • RIVALDOBISPO de SOUSA

    Minha cadeira ficou 4 meses.parada nunca usei descarregou a bateria ta ni 5.50 v enao carrega figa com 1 luz vermelha pisgando o g faco

    Resposta
  • bom dia
    TROQUEI MINHA BATERIA PORQUE ESTAVA DESCARREGANDO MUITO RAPIDO,E AGORA CONTINUA DESCARREGANDO E QUEIMA O FUSIVEL TAMBEM ,MESMO COM A BATERIA NOVA

    Resposta
    • Olá, Luciana.
      Você foi a uma Assistência Técnica autorizada ou entrou em contato com nosso setor Técnico para realizar a troca da bateria?
      Para obter ajuda, basta acessar http://bit.ly/sacfreedom, preencher seus dados, enviar e aguardar o nosso contato técnico!

      Resposta
  • José Rodrigues de oliveira

    Boa noite, Laura!
    Muito obrigado pela sua dica sobre carga das baterias, quando o veículo vai ficar por longo período sem uso! Pois agora estou bem melhor graças a Deus! E depois de anos na cadeira de rodas freedom personalizada . Agora quero aposentar a mesma, mais as baterias estão com apenas um mês e meio de uso. Já estou fazendo um complemento na carga para guardar, quem sabe até passar a frente! Ela é de 2017, com 42ctms. Super equipada, com faróis de led, lanterna traseira, buzina, e um par de retrovisor além de um jogo de setas de moto! Com revisão total a cada 4 meses na autorizada!

    Resposta
  • Adriano Marcos de Paiva

    Qual procedimento para recarregar a bateria quando ele descarrega totalmente?

    Resposta
    • Oi Adriano, tudo bem?
      As baterias da Freedom devem ser carregadas diariamente, independente se estiverem ou não totalmente descarregadas.

      Resposta
  • José Antonio da Silva

    Em menos de 1 mês o carregador da minha queimou. Mandei pra autorizada e a garantia cobriu. Porém ao chegar de volta O carregador da minha mostra carregando. Mas não carrega nada. O que fazer ?

    Resposta
  • Cristina Oliveira Alves

    Boa noite
    Me tire uma dúvida adquiri a cadeira hoje e quando fui colocar pra carregar na tomada fez um stalo e não acede a luz o que pode ter acontecido.

    Resposta
    • Olá Cristina, tudo bem?

      Para que possamos tentar ajudá-la, precisamos abrir um atendimento para você junto ao nosso SAC.

      É bem simples: Basta clicar no link abaixo, preencher e enviar seus dados. Em até 48h nossa equipe responsável entrará em contato para entender melhor sua situação e tentar auxiliá-lo.

      Abra o SAC neste link: http://bit.ly/sacfreedom

      Qualquer dúvida estou à disposição.

      Resposta
  • Augusto Rodrigues

    Boa noite, ao carregar as baterias da cadeira elétrica da minha filha, o carregamento não ficou completo desliguei o carregador da tomada mas não desliguei o carregador da cadeira. Agora as baterias ficaram sem carga e não consigo carraga-las.
    O que pode ter acontecido?
    Obrigado

    Resposta
  • Bom dia!
    Me ajudem por favor,tô desesperada,a cadeira de rodas do meu filho gasta menos de duas horas pra carregar e logo pisca a luz verde porém está descarregando muito rápido,não sei mais o que faço pois a cadeira de rodas é a vida dele!

    Resposta
    • Jessica da Freedom

      Olá, Gabriela !
      Tudo bem ?

      Você pode preencher nosso formulário através do link: https://form.jotformz.com/90422825753660 . Ali, você colocará as informações solicitadas e nossa assistência técnica entrará em contato para auxiliar.
      Demais dúvidas, estamos à disposição 🙂

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.