Esportes, lazer e turismo

[Filmes do Mês] “Juntos chegaremos lá”

Nossas dicas de filmes para o mês de Maio são como coração de mãe: aceitam e contemplam todos os gostos. Séries, filmes, e até mesmo novelas estão em nossa lista.

Trouxemos as rotinas eletrizantes dos hospitais, as sagas adolescentes, o drama, a comédia e as novelas infantis. Toda essa variedade para você escolher o que mais combina com você. Venha conferir nossas Dicas de Filmes do Mês!

The Good Doctor

The Good Doctor” é uma das muitas séries que se passam em um ambiente hospitalar. A princípio, fala sobre o médico Shaun Murphy, um jovem recém-formado, com síndrome de Asperger e traços de savantismo. Assim como outras séries populares que se passam em hospitais, a história gira em torno da rotina e da vida dos funcionários do hospital San Jose St. Bonaventure.

Shaun sempre teve uma vida dura, quando criança seu pai não entendia seu comportamento e lhe tratava mal. Depois, quando adulto, ele precisa igualmente enfrentar o preconceito das pessoas que não confiam em seu trabalho devido à sua doença.

Mas com o apoio de alguns amigos, ele consegue espaço para mostrar seu talento e ganha visibilidade dentro do hospital. A série é protagonizada por Freddie Highmore, que está sendo muito elogiado pelo papel.

90210

“90210” é uma série baseada em outra série “Beverly Hills, 90210”. Assim como a versão antiga, a nova versão também segue a vida de estudantes ricos que frequentam a mesma escola de luxo em Beverly Hills, Califórnia.

Na quinta e última temporada de “90210”, temos a história de Riley, um adolescente com muita personalidade, que vive em uma cadeira de rodas. Riley aparece na série quando um dos personagens principais, Dixon, sofre um acidente e passa a usar uma cadeira de rodas. Os dois se conhecem em um centro de reabilitação, e viram amigos.

Riley não é definido pelas suas limitações, pelo contrário, ele se destaca por mostrar atitude e força acima de qualquer coisa. Além de ser um bom conselheiro para Dixon nos momentos em que ele apresenta dificuldades em aceitar a nova condição. O personagem é interpretado pelo ator Riley Smith.

Séries e outras mídias estão cada vez mais investindo na inclusão de personagens PCD’s.

Meu filho, meu mundo (Son-Rise)

“Meu filho, meu mundo (Son-Rise)” é um filme de 1979, que trata sobre a importância do diagnóstico e da intervenção médica precoce em crianças autistas. A emocionante história é baseada em fatos reais.

No filme, Raun Kaufman é uma criança que apresenta sinais de introspecção e dificuldade no desenvolvimento. Seus pais notam que seu filho é diferente das outras crianças e buscam ajuda médica. Mas, devido a pouca informação que se tinha na época sobre o autismo, eles encontram dificuldades em conseguir o diagnóstico.

É graças a dedicação dos pais de Raun, que eles passam a estimular a socialização do menino, elaborando várias atividades de interação. A partir dessas atividades que ele vai apresentando uma importante melhora e pode ter um desenvolvimento mais saudável.

Campeones

Campeones” é um filme espanhol bem humorado e inspirador. Baseado na história do time de basquete da ADERES (Asociación Desportiva Rehabilitadora y Social) de Burjassot, o longa-metragem conta até mesmo com a atuação de um dos jogadores da equipe.

A história gira em torno do treinador de basquete Marco que, após dirigir bêbado e se envolver em um acidente de carro, é condenado pela justiça a escolher entre: passar dois anos na prisão, ou passar 90 dias prestando serviço comunitário.

Ao escolher o serviço comunitário, Marco é posto como treinador do time de basquete “Los Amigos”, formado por pessoas com deficiência. O que começa como um grande desafio, acaba se tornando em aprendizado mútuo.

O filme mostra tanto a evolução do time nas competições, quanto a evolução na relação do treinador com os jogadores. Se tornando assim, uma linda história de empatia e superação.

As aventuras de Poliana

Retratar a diversidade em filmes e livros é muito importante. Afinal, essa é uma forma de chamar a atenção das pessoas para a pluralidade de vivências que existem em nossa sociedade.

Agora, quando se trata de filmes infantis, essa importância é ainda maior! Na novela brasileira “As aventuras de Poliana”, a diversidade está presente. Na história, o personagem Bento tem limitações na movimentação e precisa do auxílio para se locomover.

Bento é um menino humilde que vive com uma senhora na comunidade Bem-te-vi, ela cuida dele como se fosse seu filho. Além disso, ele é um menino muito culto, inteligente e com grande talento para a música, mostrando que a limitação física não o impede de levar uma vida normal.

“As aventuras de Poliana” é transmitida pela emissora SBT, de segunda a sexta, 20h50.

Gostou das dicas? Acompanhe a nossa Página no Facebook, lá você encontra dicas de filmes toda semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.