Descubra a importância da tecnologia assistiva no trabalho
Você já ouviu falar sobre tecnologias assistiva? Elas são geralmente utilizadas para auxiliar pessoas com deficiência na realização de atividades do dia a dia e no relacionamento interpessoal.
Mas atualmente, elas também têm sido implementadas para proporcionar inclusão no ambiente de trabalho. Continue a leitura e confira!
O que são as tecnologias assistivas?
Tecnologia assistiva é um termo usado para identificar todos os serviços e recursos que otimizam as habilidades de pessoas com deficiência. Dessa forma, ela contribui para que o indivíduo possa ter uma vida com independência e uma maior inclusão social.
Como elas funcionam?
Essas tecnologias são classificas em: recursos e serviços. Os recursos são equipamentos, sistemas ou produtos fabricados para melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Já os serviços são aqueles que auxiliam as pessoas com deficiência a comprar, usar ou selecionar os recursos.
Recursos
Os recursos podem variar entre uma bengala simples e um sistema computadorizado complexo. Ou seja, são todos os equipamentos que podem auxiliar no cotidiano da pessoa com deficiência, proporcionando-lhe mais independência.
Brinquedos, roupas adaptadas, softwares, computadores, dispositivos para adequação de postura e equipamentos de comunicação alternativa, são apenas alguns exemplos do que pode ser um recurso.
Serviços
São prestados profissionalmente à pessoa com deficiência com o objetivo auxiliar na escolha de instrumentos provenientes das tecnologias. Esse trabalho envolve profissionais de diversas áreas, como: psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, educação, medicina e, até mesmo, arquitetura.
Quais são os objetivos e os benefícios das tecnologias assistivas no ambiente de trabalho?
Quando incorporadas ao ambiente de trabalho, as tecnologias assistivas proporcionam maiores oportunidades para que a pessoa com deficiência possa corresponder às demandas do mercado.
Essa possibilidade de integração é muito importante, pois atua junto à pessoa com deficiência para ampliar seu aprendizado, comunicação e integração com a sociedade.
Algumas ferramentas assistivas que podem ser incorporadas no trabalho:
Mouse de cabeça
Desenvolvido pela Indra Tecnologias Accesibles, esse é um dispositivo que funciona ligado a uma webcam. Ele identifica movimentos faciais para que o mouse possa ser movimentado na tela do computador.
Para isso, são necessários movimentos leves, que fazem o cursor se mover na tela. Os cliques são realizados ao abrir e fechar a boca.
Telefones para surdos
Denominado pela Anatel como TSS, o telefone para pessoas com surdez é um sistema de comunicação telefônica que possibilita ao usuário a digitação da mensagem em um teclado e a visualização das mensagens enviadas e recebidas.
Por meio desse sistema, é possível comunicar-se em tempo real: com outro telefone para surdos ou com ligações diretas para qualquer telefone celular ou fixo. Isso com o auxílio da Central de Intermediação Surdo Ouvinte.
Voice Stick
Com a aparência de uma caneta, esse aparelho é um scanner que reconhece todas as palavras escritas e as transforma em sons. Esse dispositivo auxilia pessoas com deficiência visual na leitura dos textos, cartões de visita e folders.
Teclado virtual
Software desenvolvido para que pessoas com deficiência motora possam escrever por meio de qualquer dispositivo de controle — como um eixo de comando de uma cadeira de rodas, por exemplo. Também foi desenvolvido pela Indra Tecnologías Accesibles.
Impressora de textos em Braille
A impressora em Braille faz com que as pessoas com deficiência visual possam imprimir imagens, diagramas e até mesmo gráficos para analisá-los melhor.
Ampliador de textos
Como o nome já diz, o ampliador aumenta textos em até 14 vezes e ajuda pessoas com a visão reduzida. Foi projetado para ser portátil.
Navegador em Braille
Assim como a impressora, o navegador voltado para pessoas com deficiência visual é totalmente pensado e feito em Braille. Nele, é possível navegar no Windows e na internet, uma vez que suas configurações são controladas a partir de um software. A localização dos teclados e os desenhos das células Braille facilitam a navegação.
Você gostou do nosso post? Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos interessantes como este!