5 Filmes sobre a Inclusão de Pessoas com Deficiência
A inclusão de pessoas com deficiência é uma questão com cada vez mais relevância nos dias de hoje. Para isso, foram desenvolvidas leis que auxiliassem na integração total desse grupo com a sociedade.
Por exemplo, a lei de cota para PCDs de 1991, prevê a inclusão de PCDs no ambiente de trabalho. Com legislações em apoio a pauta PCD, a inclusão se torna um assunto mais que moralmente e socialmente relevante, tornando-o obrigatório.
A inclusão de pessoas com deficiência, contudo, não deve acontecer apenas nos ambientes físicos, mas na mídia também, principalmente como forma de conscientização.
Pensando nisso, separamos 5 filmes que falam sobre a inclusão de pessoas com deficiência, mas, antes disso, vamos entender porque a inclusão de pessoas com deficiência é tão importante.
Por que incluir?
Uma em cada sete pessoas no mundo vive com algum tipo de deficiência, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). São 1 bilhão de pessoas ao redor do globo e 45 milhões, somente no Brasil.
Contudo, quantos personagens com deficiência estão na televisão, no cinema, em revistas, em séries, em livros ou nos quadrinhos?
A introdução de personagens PCD nas mídias coincide com a maior aceitação social. Bem como a aceitação do gênero literário, quanto das pessoas com deficiência, após uma longa trajetória de rejeições para ambos.
É necessário que ocorram incorporações de personagens com deficiência em contextos marcados pela naturalização. Ou seja, de forma integrada a um cotidiano comum, sem separações.
Agora que você já entendeu porque essa inclusão é tão importante, confira:
5 filmes sobre inclusão de pessoas com deficiência
1. Todos com todos
Produzido em 2011 pela Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São Paulo, o documentário traz depoimentos e situações comuns no cotidiano, abordando inclusive a questão da educação. A produção, dirigida por Marco Del Fiol, envolve alunos com e sem deficiência, além de alguns educadores.
Você pode assistir Todos com todos aqui.
2. Paratodos
O filme, produzido por Marcelo Mesquita, acompanha a rotina de quatro equipes de atletas paralímpicos. Além de treinamentos e competições, a produção também traz entrevistas com atletas campeões, como Terezinha Guilhermina, Alan Fonteneles e Fernando Fernandes.
De modo geral, o filme é uma excelente oportunidade para analisar e discutir a inclusão de indivíduos com deficiência na sociedade e também no esporte.
Você pode assistir Paratodos através da Plataforma Disney Plus.
3. A pessoa é para o que nasce
Lançado em 2015, o documentário relata o cotidiano de três irmãs cegas e aborda temas como as estratégias de sobrevivência do trio e também a sua leitura de mundo. O destaque da produção fica por conta da forma como as irmãs driblam as dificuldades e conseguem deixar o talento musical aflorar.
4. Todos
Com estreia em 21 de agosto de 2017, na Mostra Gaúcha do 45º Festival de Cinema de Gramado, o documentário trata de temas como acessibilidade, inserção social, diversidade e inclusão. A produção mostra que as limitações encontradas por pessoas com deficiência não são fatores de incapacitação para o estudo, trabalho ou lazer.
5. Os Intocáveis
O filme, produzido por Eric Toledano e Olivier Nakache, resgata uma história real e promove a reflexão acerca da condição humana. Traz uma visão realista sobre a nossa fragilidade e aborda, especialmente, o sentido da existência, além da redescoberta da vida por meio de outra pessoa.
É uma opção válida para ver na telinha questões que vão além da inclusão, pois a produção trata também de redescoberta e conexão entre as pessoas.
Como vimos, opções de filmes sobre inclusão não faltam. Felizmente, todas essas obras trabalham com questões que permitem uma comparação com a realidade. Tanto nos filmes quanto nos documentários é possível ver a inclusão como um processo. Isto é, vai sendo construída aos poucos, esbarrando, aprendendo e sendo reconstruída com cada obstáculo.
É inevitável, ao falar em inclusão, não lembrar das leis que atuam para tentar garanti-la. Por isso, que tal aproveitar e conhecer quais são os direitos garantidos por lei para pessoas com deficiência?