Quais as diferenças do pneu inflável e maciço?

Quais as diferenças do pneu inflável e maciço?

Escolher entre um pneu inflável ou maciço normalmente gera muitas dúvidas nos usuários de cadeiras de rodas e scooters elétricos. Entender as vantagens e desvantagens de cada um pode fazer grande diferença na decisão final, que deve levar em conta o ambiente de uso e o gosto pessoal da pessoa com deficiência física.

Por isso, resolvemos esclarecer algumas questões à respeito dos pneus infláveis e maciços e ajudar quem está com dúvidas sobre qual o melhor modelo deve escolher para sua cadeira de rodas.

Lembrando que o ponto de partida para escolher o pneu certo deve começar com as preferências do usuário entre ter mais conforto, mais confiabilidade ou menos manutenção.

Siga a leitura e saiba o que levar em conta na escolha entre o pneu inflável ou maciço!

Vantagens e desvantagens dos pneus infláveis

Muitas pessoas visam ter o maior nível de conforto possível ao escolher um modelo de cadeira de rodas. Nesses casos, o pneu inflável também pode ajudar, pois proporciona naturalmente um efeito de suspensão.

Esse tipo de pneu acaba se adequando mais que os pneus maciços no uso em terrenos acidentados, pois conseguem fornecer mais conforto ao trafegar por estes lugares. O ar contido na câmara funciona como uma suspensão que absorve os impactos e imperfeições do solo.

Por outro lado, os pneus infláveis exigem manutenção periódica e calibragem semanal, pois perdem ar naturalmente, além disso, podem furar, o que em comparação aos pneus maciços acaba sendo uma desvantagem. Em contrapartida, a regulagem dos pneus pode ser feita de forma fácil e prática em qualquer posto de combustível, assim como sua troca.

Vantagens e desvantagens dos pneus maciços

Se o quesito mais importante a ser seguido é ter menos manutenção e não correr o risco de ficar parado na rua pelo pneu furado, os pneus maciços são a melhor opção.

Todos os tipos de pneus maciços não exigem manutenção periódica, pois não furam e não esvaziam, tendo esse como ponto de vantagem em relação aos pneus infláveis que exigem mais cuidados.

Entretanto, quando é preciso substituí-lo por um novo, o maciço tende a ter um custo mais alto, pois dependendo da montagem do conjunto aro e pneu, a troca pode exigir o uso de máquinas para efetuar a mudança. Além disso, há casos em que a roda completa precisa ser trocada, o que aumenta os custos do trabalho.

No mais, caso a cadeira de rodas do modelo motorizada possua suspensão nas rodas dianteiras, o pneu maciço também fornecerá conforto, o que nas rodas traseiras será levado em conta ainda os efeitos de amortecimento proporcionados pelo conjunto do pneu e almofada. Nesse caso, o tipo maciço pode gerar mais desconforto, principalmente se o equipamento for utilizado em terrenos não planejados, como paralelepípedos.

Outro fator importante a ser destacado é que quando as rodas de tração possuem pneu de borracha, tornam-se mais seguras ao trafegar por terrenos com água, pois evitam a possibilidade da cadeira de rodas derrapar.

Afinal, pneu inflável ou maciço?

Como podemos perceber, não há um padrão para estabelecer uma escolha melhor que a outra. É preciso levar em conta as preferências principais do usuário, além de avaliar os locais que vai percorrer com a cadeira de rodas.

Tendo em vista que os pneus infláveis visam maior conforto e que os pneus maciços possuem vantagens em relação ao baixo nível de manutenção, basta que o usuário entenda como são essas funcionalidades para assim concluir qual a melhor opção para ele.

Percebeu as diferenças dos pneus infláveis ou maciços? Agora vai ficar mais fácil escolher o melhor pneu para sua cadeira de rodas!

Aproveite para compartilhar esse post com outras pessoas que possam se interessar pelo assunto.

Curta a Página da Freedom no Facebook e fique por dentro das nossas novidades.

Receba novos conteúdos toda semana por e-mail!

É só cadastrar seu e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

16 Comentários

    O pneu inflável tem muito diferencial, sua manutenção é só quando fura ou quando troca, já o maciço,
    tem que trocar a roda também, ai o preço é diferente pesa mais no bolso. ok

      Muito bom!, Vivendo e aprendendo, desculpe o nome foi com um pequeno erro, é a vista que já tá falhando.ok

      Poxa, então e por isso que comprei o mesmo aro e não deu certo…

    Ótimo. Qto custa o pneu maciço roda 250

      Olá, Pedro.
      Pegamos seu contato e em breve lhe enviaremos nossos orçamentos.
      Se tiver outras dúvidas, pode falar conosco por este link: http://www.freedom.ind.br/contato/

    Bom dia! Eu optei pelo pneu maciço na dianteira, com isso não me incomodei mais com pneus furados que causa um grande transtorno para o cadeirante.

      Olá Vilson. Você usa cadeira motorizada de pneu dianteiro 250×80? Precisou trocar o aro para aquele parafusado?
      Desde já obrigado.

    Na minha opinião, não abro mão dos meus pneus infláveis são muito melhores e mais confortáveis.

    Olá! Muito boas essas informações, nos ajudam na compra dos pneus. Eu tenho uma cadeira motorizada da freedom e os pneus dela eram infláveis, e estavam causando muita dor de cabeça, pois toda vez que eu precisava comprar novos pneus ou a câmara de ar, tinha que fazer o pedido pela internet e demorava meses para eu receber, logo eu ficava sem utilizar a cadeira. Quando eu troquei pelos pneus maciços, pude dar adeus à dor de cabeça.

    Parabenizo a Freedom, por esse canal de informação, que sem dúvida preenche a lacuna que havia com relação manter o cadeirante bem informado através dos temas aqui abordados.

    Eu uso uma Freedom S e coloquei na dianteira um par de pneus maciços, me dei muito bem com eles. Já tem mais de um ano e meio que os coloquei e nunca tive problemas, porém com os pneus infláveis além de parecer que a vida útil deles são menores, eles me deixaram na mão uma vez. Mas mesmo assim são bons pneus e não vou me desfazer deles.

    desejo comprar um separador de joelhos, pois sou tetra incompleto, mas so cadeira de rodas e scooter elétrico, já comprei um ai na freedom.

      Olá, Vitorino
      Pegamos seu contato e em breve lhe enviaremos um e-mail.
      Se tiver outras dúvidas, pode falar conosco por este link: http://www.freedom.ind.br/contato/

    Pneus infláveis são mais adequados principalmente para o usuário de cadeira motorizada

    Gostaria de saber se precisa trocar o aro para aquele parafusado, se eu usar o pneu 2.50×8 macico da cadeira motorizada ?

      Oi Wagner

      Precisar trocar o aro porque não é possível montar o pneu maciço no aro comum. Esse aro aparafusado permite desmontar o aro para conseguir montá-lo no pneu.

      Espero ter ajudado.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.