Legislação

Saiba quais são os direitos do trabalhador PCD

A lei 8.213, conhecida como Lei de Cotas, prevê a inserção de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho. Desde 1991, essa lei vem tratando de maneira essencial à integração do trabalhador PCD, por meio de políticas afirmativas.

A principal intenção da lei é reconhecer as melhores oportunidades de emprego para essas pessoas. Isso porque, sem um conjunto de políticas afirmativas, sua colocação no mundo corporativo torna-se cada vez mais difícil.

Para solucionar esse problema, além da Lei de Cotas, foram criados alguns direitos que garantem inserções com benefícios fiscais para empresas que favorecem e apoiam essa iniciativa. Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira!

Quais são as obrigatoriedades da Lei de Cotas?

Segundo a Lei de Cotas, empresas com mais de 99 empregados têm obrigação de empregar uma parcela de pessoas com deficiência. Em troca, o empregador recebe algumas vantagens fiscais. O percentual da cota depende do número total de empregados no estabelecimento. Veja:

  • 100 a 200 empregados, a cota mínima determina que 2% do total de trabalhadores sejam PCD;
  • 201 a 500 empregados, a cota mínima define que 3% do total de trabalhadores sejam PCD;
  • 301 a 1.000 empregados, a cota mínima estabelece que 4% do total de trabalhadores sejam PCD;
  • acima de mil empregados, a cota fixa passa a ser de 5% do total de trabalhadores.

No entanto, no mercado de trabalho, é necessário considerar que a deficiência esteja relacionada a algum tipo de dificuldade, de acordo com a função exercida pelo colaborador. Se o empregado apresentar surdez em um ouvido e exercer atividades não correlatas à audição, por exemplo, não se pode considerá-lo para fins de preenchimento da cota mínima.

Portanto, para que o trabalhador PCD seja amparado pela Lei de Cotas com todos os benefícios, é preciso que exista uma deficiência medicamente perceptível e que esteja de acordo com as definições da Organização Internacional do Trabalho.

Quem pode ser considerado pessoa com deficiência?

Consideram-se pessoas com deficiência todas aquelas que têm impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. As quais possam impedir a sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições.

No Brasil, as diferentes formas de deficiência estão explicitadas no Decreto Nº 5.296/2004, descritas como:

Deficiência física

Alteração completa ou parcial de partes do corpo humano, que afetam o comprometimento da função física. Podendo ser: paraplegia, monoplegia, paraparesia, tetraplegia, monoparesia, tetraparesia, triplegia, hemiplegia, triparesia, paralisia cerebral, ostomia, amputação ou ausência de membro, nanismo e membros com deformidade adquirida ou congênita.

Deficiência auditiva

Perda parcial, bilateral ou total de quarenta e um decibéis (dB) ou mais. Constatada por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.

Deficiência intelectual (originalmente mental)

Funcionamento intelectual inferior à média, com manifestação antes da maioridade. E limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, como cuidado pessoal, comunicação, habilidades sociais, utilização dos recursos da comunidade, saúde e segurança, lazer, trabalho e habilidades acadêmicas.

Deficiência visual

Cegueira, na qual a precisão visual se iguala ou é menor que 0,05 no olho com a melhor correção óptica; a baixa visão, com acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no olho com a melhor correção óptica; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.

Deficiência múltipla

Consiste na associação de duas ou mais deficiências.

Como é feita a comprovação da deficiência?

A comprovação de deficiência pode ser feita por meio de laudo médico, que deverá conter a descrição da deficiência. E o Código Internacional de Doenças (CID) correspondente à situação que a define, ou certificado de reabilitação profissional, emitido exclusivamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Além disso, é importante lembrar que o CID não deve se referenciar à causa, e sim à sequela. Por exemplo, deve citar a amputação propriamente dita, e não a neoplasia que a originou. Também deve ser emitido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Quais são os principais direitos do trabalhador PCD?

Jornada especial de trabalho

A remuneração deve ser compatível com a jornada de trabalho realizada por cada profissional, variando de acordo com a necessidade de cada um.

Se a deficiência apresentada pelo empregado exigir algum tipo de redução ou flexibilização do horário, a empresa contratante será obrigada por lei a liberá-lo. Porém, ele receberá um salário proporcional às horas trabalhadas. Caso não haja nenhuma restrição nesse sentido, não há especificidades relacionadas à redução de jornada.

Igualdade salarial

A lei garante aos trabalhadores com deficiência a inexistência de desigualdade no salário, desde que a função realizada seja compatível com a dos outros funcionários da empresa. Se existir alguma diferença na remuneração, isso será caracterizado como uma prática ilícita e discriminatória.

A única maneira do salário do trabalhador PCD ser mais baixo, é se ele executar uma jornada de trabalho mais curta.

Vale-transporte

O vale-transporte também é um direito do trabalhador PCD. Desde que ele não disponha de passe livre que o isente do pagamento de passagens no transporte coletivo. Nessa situação, como o colaborador não precisa pagar por sua locomoção, o vale-transporte não é obrigatório para o empregador.

Estabilidade

O trabalhador com deficiência só poderá ser dispensado sem justa causa mediante a contratação de um substituto em condições semelhantes. E que esteja em regime de contrato determinado, superior a 90 dias, ou indeterminado.

Essa regra deve ser considerada enquanto a empresa não tenha atingido o percentual mínimo legal. Fora desse requisito, valem as regras gerais da CLT que abrangem a rescisão do contrato de trabalho.

É importante lembrar que o trabalhador PCD conta, ainda, com uma reserva de cargos e empregos em concursos públicos, garantia de habilitação e reabilitação profissional, tarefas e rotinas adequadas às suas peculiaridades. Além de adaptações do ambiente físico de trabalho, dependências e equipamentos, a fim de garantir melhor acessibilidade em suas funções.

E aí, gostou de conhecer a Lei de Cotas e todos os direitos do trabalhador PCD? Quer ficar por dentro de mais informações sobre o assunto? Então, não deixe seguir nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no YouTube!

41 thoughts on “Saiba quais são os direitos do trabalhador PCD

  • Paulo Francisco da Silva

    Valeu vamos em frente, não deixando esmorecer, porque ser um deficiente não é nada fácil, seja qual for a deficiencia ok.
    Abs.

    Resposta
  • UMA PESSOA E DEFICIENTE EM RETARDAMENTO, PASSOU PELO SISU, COMO NÃO TEM AS PERNAS CORTADAS, OU ALEIJADOS ( DEFICIENTE EM CADERANTE ) E NEM VEM DO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO, APARENTA NORMAL, FOI EXCLUÍDO DOS ROL DE MATRICULA DO IFCE DE MARACANAÚ NO CURSO DE MATEMÁTICA.

    Resposta
  • Fabiana Oliveira

    Sou portadora posso trabalhar 12 horas noturno sem folga.

    Resposta
  • Tania Regina Climaco

    Trabalho em uma empresa a 1ano sou deficiente e sem motivo me mandaram embora.a uma semana atrás foi feita minha avaliação de um ano na empresa e eles me disseram que eu estava me saindo bem.Depois sem motivo nenhum me demitiu.tenho alguma estabilidade.trabalho a 1ano na empresa e não falto sou pontual

    Resposta
    • Jessica da Freedom

      Olá, Tania !
      Recomendamos que você busque orientações com um advogado ou defensor público, eles conseguirão ajudá-lo melhor em relação à sua dúvida! 🙂

      Resposta
  • O trabalhador pcd pode ser demitido de uma empresa no período normal assim como os demais trabalhadores? …. ou tem alguma lei que proíbe?

    Resposta
    • Jessica da Freedom

      Olá, Manuela !
      Recomendamos que você busque orientações com um advogado ou defensor público, eles conseguirão ajudá-lo melhor em relação à sua dúvida! 🙂

      Resposta
  • Silvanio Tiago da Silva

    sou cadeirante de 1985hoje tem 67anos de idade preciso de uma cadeira de roda motorizada mais não posso comprar se alguém puder doar fico muito agradecido que cei que muitos tem condições mas não consigo localizar moro Rua quatro 147campo verde cidade Novorizonte CEP 39568000Mg silvanio Tiago da Silva

    Resposta
  • Lisete rodrigues dos santos

    Eu acho muito legal da oportunidade de emprego p dificiente como eu sou dificiente e ja trabalha obrigada

    Resposta
      • Não concordo com o ponto em que cita que: a deficiência seja medicamente perceptível para enquadramento da pessoa PNE. Pois existe a anos a deficiênte visual unilateral (Visão Monocular) cegueira em um olho, que muitas empresas tem o entendimento para a contratação em cotas!
        Outro detalhe é o remanejamento interno na empresa, devido a pessoa com visão Monocular, não poder ficar muitas horas frente a um computador, ate mesmo, a funcao onde se exiga esforço físico, dependendo do trabalho que a pessoa exerce!
        *Nem toda deficiência é visível.

        Resposta
        • ANDERSON BATISTA NASCIMENTO

          Eu tenho visão monocular. 0% de visão de um dos olhos. Acho inadmissível o fatos de que, dependendo da situação, visão monocular pode ser considerado deficiente físico ou não. Se eu quiser comprar um veículo com descontos para PCD, eu não me enquadro como deficiente. Mas se eu quiser trabalhar como motorista profissional, não posso pois sou considerado deficiente.
          Quem tem visão monocular não pode dirigir remuneradamente, no caso de ser médico, é proibido de executar cirurgias, é proibido ter profissão que use armamento etc… As autoridades não permitem, alegando ser deficiente.
          Mas, na hora de exigir meus direitos como deficiente, as mesmas autoridades não me consideram deficiente.
          Hora, na minha concepção, o fato de uma pessoa possuir uma amputação que a impeça de ter os mesmos direitos de quem é “normal”, automaticamente, esse amputado deve ser considerado deficiente, já que ele não pode concorrer de igual para igual com as pessoas “normais”.

          Resposta
        • Gostaria de saber,sou PCD motorista de carreta, para a empresa me mandar embora seria preciso que. Ela contrate outro na mesma função?

          Resposta
          • Jessica da Freedom

            Olá, Wenderson !
            Recomendamos que você busque orientações com um advogado ou defensor público, eles conseguirão ajudá-lo melhor em relação à sua dúvida! 🙂

  • Lisete rodrigues dos santos

    Eu acho muito legal da oportunidade de emprego p dificiente como eu sou dificiente e ja trabalha obrigada valeu

    Resposta
  • Lisete rodrigues dos santos

    Eu acho muito o dificiente tem q se respeitado

    Resposta
    • NEOCIR CAVALLI

      Todos devem conhecer a lei, estudá-la e buscar seus direitos. Se é lei deverá ser cumprida. A sociedade abraça essa causa, justa e digna, afinal, os órgãos públicos devem ser exemplo!

      Resposta
  • fui contratada como pcd já estou a dois anos na empresa e entrou uma supervisora nova e ela queria me mandar para outra unidade para cobrir outra pessoa e eu falei que não podia pois tinha que pegar dois ônibuspara ir e três para voltar e minha perna não aguentaria e além disso tenho uma perna maior que a outra aí ela me falou que conversasse com meus colegas e se ninguém fosse eu teria que ir sim . achei injusto mas minha colega foi no meu lugar .. passado dois dias depois ripásseis mal e comuniquei ela e ela me deu uma falta injustificada por escrito me obtt eu ilhando a assinar como testemunha o médico chefe dos médico estava lá e me sentir constrangida e ele falou que eu teria que assinar sim e assinei e agora vai ser descontado o que eu posso fazer ?

    Resposta
  • O pcd pode ser promovido na empresa? Há alguma restrição quanto a promoção de um PCD?

    Resposta
  • Rosangela G Silva

    Boa tarde, tenho mobilidade reduzida nos punhos, devido artrite reumatoide há 15 anos. Perda de força nos braços, tenho direito a vaga pcd?

    Resposta
  • Boa tarde pessoal, eu gostaria de saber se este CID G57.9 me da direito a vaga pra deficientes ??

    Me tirem essa duvida por favor

    Resposta
  • NEOCIR CAVALLI

    Todos devem conhecer a lei, estudá-la e buscar seus direitos. Se é lei deverá ser cumprida. A sociedade abraça essa causa, justa e digna, afinal, os órgãos públicos devem ser exemplo!

    Resposta
  • Anderson medeiros

    A pessoa com deficiência qual seria se horário de trabalho tem que se diurno . Tenho visão monocular e minha empresa quer me passa para o horário da madrugada fui contratado como pcd a empresa pode fazer isso

    Resposta
  • Izaque da silva

    Olá meu nome é izaque foi muito boa essa dica

    Resposta
  • Antonio Lionardo

    Trabalho a 3 anos nuna empresa e a tres anos vejo pessoas entrando e fazendo a mesma coisa que eu faço e ganhando de 80% a 100% a mais que eu até mesmo mais que o dobro. Isso me deixa muito chateado.

    Resposta
  • Meu nome é Pedro sou PCD, trabalho na função de Motorista de caminhão 3/4 tive a oportunidade de trabalhar em um caminhão Trucado e consequentemente ganhar um salário maior mas a empresa ou seja o encarregado não se sentiu seguro para me transferir de caminhão. Ex . Existe ainda um pouco preconceito na parte das pessoas. Fiquem todos com Deus.

    Resposta
  • ANDERSON BATISTA NASCIMENTO

    Eu tenho visão monocular. 0% de visão de um dos olhos. Acho inadmissível o fatos de que, dependendo da situação, visão monocular pode ser considerado deficiente físico ou não. Se eu quiser comprar um veículo com descontos para PCD, eu não me enquadro como deficiente. Mas se eu quiser trabalhar como motorista profissional, não posso pois sou considerado deficiente.
    Quem tem visão monocular não pode dirigir remuneradamente, no caso de ser médico, é proibido de executar cirurgias, é proibido ter profissão que use armamento etc… As autoridades não permitem, alegando ser deficiente.
    Mas, na hora de exigir meus direitos como deficiente, as mesmas autoridades não me consideram deficiente.
    Hora, na minha concepção, o fato de uma pessoa possuir uma amputação que a impeça de ter os mesmos direitos de quem é “normal”, automaticamente, esse amputado deve ser considerado deficiente, já que ele não pode concorrer de igual para igual com as pessoas “normais”.

    Resposta
  • Eu sou PCD e gostaria de sair da empresa em que trabalho, mas pra eu querer sair, tem que arrumar outro ?

    Resposta
  • Quem possui Síndrome do túnel do carpo grau 2 ou 3, tem direito a laudo PCD para fins trabalhista? Sabemos que possui direto a isenção de imposto para compras, mas.minha dúvida séria para o trabalho.

    Resposta
  • Uma dúvida. Um PCD pode trabalha no período da noite?! Exemplo; das 15:25 às 23:45!

    Resposta
  • Oi eu sou deficiente sou amputado uso uma protes meu pé da protes quebrou na dentro da empresa e a empresa não me socorreu tive que me segurar gostaria de saber meus direitos……?

    Resposta
    • Oi, Joabe.
      Recomendamos que você busque orientações com um advogado ou defensor público, eles conseguirão ajudá-lo melhor em relação à sua dúvida!

      Resposta
  • Eu sou visual , mas eu trabalho no mercado como balconista eles colocou eu como produção, mas eles tbm pedir nós fazer algumas coisa como repositor tá certo eu queria saber meus direito eu estou registrado como Balconista

    Eu

    Resposta
  • Reginaldo dos Santos nicacio

    Como portador de deficiência física sou obrigado a trabalhar aos domingos e feriados

    Resposta
    • Jessica da Freedom

      Olá, Reginaldo !
      Recomendamos que você busque orientações com um advogado ou defensor público, eles conseguirão ajudá-lo melhor em relação à sua dúvida! 🙂

      Resposta
  • VINICIUS RODRIGO DO NASCIMENTO

    Eu após 5 meses na empresa perdi 80% da visão do olho direito por uma infecção causada pela uveíte, estou em tratamento, a empresa pode me demitir nesse período ?

    Resposta
    • Jessica da Freedom

      Olá, Vinicius !
      Recomendamos que você busque orientações com um advogado ou defensor público, eles conseguirão ajudá-lo melhor em relação à sua dúvida!
      Espero ter ajudado, abraços ! 🙂

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.