Histórias de Sucesso

Stephen Hawking: um legado de superação

Aos 76 anos, Stephen Hawking, um dos mais conhecidos e consagrados cientistas do mundo, morre no dia 14 de março de 2018. Não é à toa que ele nasceu exatamente 300 anos após a morte de Galileu e nos deixou exatamente no mesmo dia do nascimento de Albert Einstein (14 de março de 1879).

Stephen Hawking, contrariando todas as expectativas, conseguiu se transformar no físico mais brilhante e animado de todos os tempos, mesmo depois de descobrir o diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa, quando tinha apenas 21 anos de idade.

Os médicos não lhe deram mais do que poucos anos de vida, mas Hawking surpreendeu o mundo resistindo aos avanços da doença que manteve apenas seu cérebro intacto. Dentre seus estudos, abordou temas como a natureza da gravidade e a origem do universo.

No final da década de 60, Stephen ganhou fama ao mostrar para o mundo sua teoria da singularidade do espaço-tempo, aplicando a lógica dos buracos negros a todo universo. O tema é abordado no best-seller “Uma breve história do tempo”, lançado em 1988. Ele ainda escreveu 14 livros.

Em 2014, parte da sua história de vida é contada no filme “A Teoria de Tudo”, sob direção de James Marsh, interpretado por Eddie Redmayne, que rendeu Oscar de Melhor Ator na premiação de 2015. O roteiro foi baseado no livro de mesmo nome escrito por Jane Wilde, mulher do físico entre 1965 e 1995.

Sem dúvidas, Stephen Hawking deixa um grande legado acadêmico para o mundo e serve como um exemplo de superação, que inspira e emociona.

 

“Lembre-se de olhar para as estrelas acima e não para seus pés. Tentem encontrar sentido no que vêem, e se questionem sobre o que faz o universo existir. Sejam curiosos. E, não importa o quão difícil a vida possa parecer, sempre haverá algo que você pode fazer e ser bom nisso. O que importa é que você nunca desista”  Stephen Hawking

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.