Saúde e Qualidade de Vida

Atividades para Idosos: Desenvolvimento cognitivo, físico e social

Estimular atividades para idosos, sejam elas realizadas sozinhas ou em grupo, é fundamental para a conservação da saúde física e mental. Algumas atividades, desde as mais básicas para exercitar a memória, até aquelas que envolvam o movimento do corpo, são importantes para manter o bom funcionamento de algumas funções que vão sendo prejudicadas pelo avançar da idade.

Nesse sentido, apostar em atividades físicas, cognitivas e de socialização é fundamental para melhorar o desenvolvimento dos idosos, como mais autonomia nas tarefas do dia a dia, aumentando a independência e a qualidade de vida dessas pessoas. Além disso, manter o corpo e a mente em movimento previne doenças degenerativas, depressão e atrofia muscular. 

Sendo assim, trouxemos algumas dicas de exercícios que estimulam o desenvolvimento de pessoas na terceira idade que podem ser feitas em casa ou em grupo, além de seus benefícios para saúde física e mental. Siga a leitura e inspire-se!

Importância das atividades cognitivas para idosos

Os exercícios cognitivos para idosos são responsáveis pela estimulação das atividades mentais do cérebro. Elas estão ligadas à atenção, percepção, linguagem, memória e pensamentos. Embora a falha de memória possa aparecer em qualquer idade, durante o envelhecimento as alterações fisiológicas passam por situações que comprometem facilmente o trabalho realizado pelos neurônios.

Da mesma forma, os nossos sentidos – visão, olfato, paladar, audição e tato -, a memória e a capacidade de organizar ideias, são as principais atividades cerebrais que se alteram com a velhice. O processamento das informações passa a ocorrer de forma mais lenta, assim como o funcionamento de demais sistemas do organismo. Por isso a importância de manter a mente ativa para preservar as funções executivas.

Por fim, os exercícios de cognição para idosos têm sido grandes aliados na prevenção de doenças degenerativas, como a Doença de Alzheimer (DA), que prejudica a memória, o comportamento e a capacidade funcional de maneira progressiva. Da mesma forma, previnem a depressão e a ansiedade, contribuindo para o controle emocional, condição fundamental para o bem-estar. 

Atenção: é importante ressaltar que as atividades cognitivas não impossibilitam a aparição de doenças; elas diminuem consideravelmente os sintomas, já que mantêm o cérebro em funcionamento por um maior período de tempo. Em casos de suspeitas, procure um profissional da saúde.

Dicas de atividades cognitivas para idosos

Jogos

Os jogos para idosos são uma ótima maneira de exercitar o cérebro. Além de promover o entretenimento e socialização, são exercícios cognitivos que estimulam o raciocínio.

Por permitir serem realizados de forma individual ou em grupo, é um ótimo pretexto para reunir a família e amigos, pois aliam momentos de lazer, além de manter a mente ativa. Alguns exemplos são quebra-cabeças, jogo da memória, palavras-cruzadas, xadrez, dominó, jogo de cartas, entre outros.

Leitura

Além de exercitar a memória, a leitura ajuda a manter o foco. Ou seja, faz com que o nosso cérebro trabalhe continuamente para processar as informações e guardar aquilo que for útil.

Ler livros, blogs ou jornais, além de ser um passatempo, promove o aprendizado. Da mesma maneira, é uma forma de promover o debate entre mais pessoas, pois é possível conversar sobre o assunto lido, colocando a mente para funcionar.

Olhar fotos

Você sabia que o hábito de olhar fotos é uma maneira de exercitar a mente? Isso porque ao rever momentos antigos em imagens, faz com que lembranças sejam atividades em nossa mente, exercitando a memória a lembrar dos fatos passados.

Além disso, é uma maneira de ter lembranças emocionais marcantes e um ótimo pretexto para contar histórias do passado.

Aprender tecnologia

Seja através das redes sociais, de jogos online ou aplicativos interativos, a tecnologia é uma ótima opção para manter o exercício cognitivo em ação. Pois além de passatempo, é uma maneira de forçar o cérebro ao aprendizado e interação com os demais, ativando o raciocínio e a memória.

Que tal um cursinho de informática ou de edição de fotos? Nunca é tarde para aprender algo novo, pois ao incentivar o aprendizado com recursos digitais e a lidar com as funcionalidades de dispositivos eletrônicos, favorecemos o estímulo cerebral e a concentração.

Ouvir músicas

Todo mundo gosta de ouvir uma boa música, não é mesmo?! Além de prazeroso, pode servir de estímulo para as funções da memória, pois podem remeter a lembranças e experiencias vividas que podem ter sido significativas para o idoso.

Da mesma forma, ouvir música auxilia significativamente no humor. Dependendo do gosto musical, pode ser uma música animada ou calma, trazendo sentimento de bem-estar e estimulando o movimento ao se soltar conforme o ritmo. Alívio da ansiedade, cura de dores emocionais e motivação são alguns dos benefícios.

Criar algo novo

Atividades que envolvam o desenho, pintura, escultura e até mesmo o teatro, são uma maneira de fazer com que os idosos se relacionem com a arte e desenvolvam o processo criativo.

Da mesma forma, ao criar algo novo, essas pessoas podem descobrir um hobby ou talento, trazendo a atividade para rotina e aumentando a autoestima de explorar novos projetos.

Restauração de objetos

Restaurar um objetivo antigo é uma ótima maneira de manter o cérebro ativo e produtivo. Além de exercitar o processo criativo do idoso, envolve técnicas específicas de paciência que contribuem na concentração e na coordenação motora. Alguns exemplos são a restauração de móveis antigos e livros.

Importância das atividades físicas na terceira idade

Manter uma rotina com atividades físicas contribui para o fortalecimento dos músculos e a mobilidade do corpo. Da mesma forma, ao movimentar-se por meio de atividades que envolvem força, flexibilidade e equilíbrio, aumenta-se o controle do corpo, que fica mais lento devido as mudanças ocorridas com o processo do envelhecimento, além de preservar a autonomia em atividades do cotidiano.

Contudo, as atividades físicas para idosos devem ser de pouco impactado, sob prescrição e supervisão de profissionais capacitados, e devem ser iniciadas gradualmente, de modo a seguir orientações quanto ao tipo de atividade, intensidade, frequência e duração. Assim, evitam-se sobrecarga e o aparecimento de lesões.

Por fim, as atividades físicas também são de grande importância para saúde mental. Pois além de cuidar do corpo, os exercícios contribuem para uma mente ativa, concentrada e focada, além de ser uma ótima alternativa para a socialização da terceira idade com atividades em grupo.

Dicas de atividades físicas para idosos

Musculação

Com o passar dos anos, é normal que indivíduos percam força muscular. Nesse sentido, a musculação é uma atividade que contribui significativamente para o fortalecimento dos músculos.

Além disso, atividades que envolvem força e mobilidade, melhoram dores causadas pela artrose, osteoporose, além de auxiliar na flexibilidade e realização das atividades diárias.

Pilates

Uma das atividades mais indicadas para os idosos, o pilates traz benefícios quanto ao alinhamento da postura. Além disso, é uma ótima alternativa para diminuição da pressão entre as articulações.

Da mesma forma, contribui para o fortalecimento muscular e a promoção da mobilidade do corpo. Além de prevenir diversas doenças, como diabetes, hipertensão arterial e diminuição do risco para obesidade.

Caminhada

A caminhada é uma excelente opção para quem precisa de mais disposição. Além do bem-estar, manter o hábito da caminhada diária ajuda a dar energia para os músculos, melhora a respiração e contribui para melhor circulação.

Além disso, a caminhada ao ar livre promove o contato do idoso com o meio ambiente, o que pode contribuir na melhora da saúde cognitiva.

Natação e Hidroginástica

Atividades como natação e hidroginástica, quando feitas regularmente, apresentam benefícios na frequência cardíaca, função respiratória e no aumento da mobilidade. Além disso, não causam prejuízos para as articulações, justamente por serem desenvolvidas na água, evitando lesões.

Dança

A dança na terceira idade também é considerada uma atividade física. Além de ser um momento de descontração, diversão e socialização, é possível promover a saúde física, fortalecendo os músculos e o equilíbrio do corpo, além de diminuir bloqueios emocionais, manter a interação biopsicossocial, diminuir a hipertensão e melhorar sintomas da depressão.

Jardinagem

Você sabia que cuidar do jardim ou da horta é uma atividade terapêutica? Isso ocorre porque a atividade combina o exercício físico com a criatividade ao ar livre.

Ao cuidar do jardim, por exemplo, o idoso necessita levantar, caminhar, ajoelhar, inclinar, sentar; exercícios que o forçam a se manter ativo. Além disso, o simples fato de mexer com a terra proporciona o contato com a natureza, aliando a atividade física com o exercício cognitivo do idoso.

Veja também: 8 exercícios para o idoso praticar com o uso do andador

Importância da socialização no processo de envelhecimento

A socialização é fundamental em todas as etapas da vida. No que diz respeito à terceira idade, se torna ainda mais importante. Isso porque uma das modificações que acontece na vida social dos idosos é o maior tempo livre, principalmente para os aposentados.

Nesse sentido, não deixar esse tempo ocioso é fundamental para evitar a apatia, o isolamento, a tristeza, entre outros fatores que podem ser prejudiciais à qualidade de vida do idoso. Sendo assim, oportunizar a socialização com autonomia é uma maneira de valorizar toda experiência da pessoa para que a mesma possa se sentir útil e motivado a viver com qualidade e realizar aquilo que é possível, sem constrangimento do avançar da idade.

Sendo assim, uma maneira de fazer isso é priorizar momentos de integração com outras pessoas na rotina, seja com a família, amigos ou em grupos de apoio. Portanto, todas as atividades citadas acima são uma maneira de também fortalecer a vida social dos idosos, por meio de atividades que envolvem a interação e a troca com outras pessoas.

Cuidados ao começar atividades na terceira idade

Como vimos, manter o desenvolvimento cognitivo, físico e social de idosos contribui para o envelhecimento saudável, mantém a mente ativa e o corpo fortalecido. Contudo, antes de começar qualquer atividade, é de extrema importância o acompanhamento médico.

Nesse sentido, exercícios físicos só devem ser iniciados antes do idoso passar por exames e avaliação médica, afim de saber quais atividades são indicadas e apropriadas para cada indivíduo. Reforçamos também que as sugestões citadas para o desenvolvimento cognitivo são feitas em caráter geral e não substituem a avaliação de profissionais da saúde, como Terapeutas Ocupacionais, em casos de pessoas com problemas cognitivos, afetivos, psíquicos, dentre outros, independentemente de sua origem.

Agora que você já sabe sobre a importância de praticar atividades que contribuem para o desenvolvimento de idosos e tem dicas valiosas em mãos, conta para gente quais dessas atividades você já pratica ou acrescente mais sugestões para que outras pessoas possam se inspirar! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.